Pequinês e crianças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
2Porquinhos
Mensagens: 3
Registado: sexta mar 28, 2014 2:43 pm

terça out 11, 2016 10:46 am

Bom dia
Sempre tive cães desde pequena mas sempre rafeirinhos nunca tive cão de raça.

Tenho um menino de 4 anos Autista que é completamente doido por animais e os médicos sempre me disseram para ter um cão que lhe ia fazer muito bem.
Eu e o meu marido sempre quisemos ter um cão visto ambos já termos tido e gostarmos muito de cães, foi-nos dada a a oportunidade de adoptarmos um Pequinês, a ninhada nasceu a semana passada e a dona diz que oferece um ao meu filho em fins de Dezembro/Janeiro.

Andei-me a informar sobre a raça e li várias coisas, alguns sites dizem que é um otimo companheiro para crianças porque tem muita energia e é meigo, enquanto que outros dizem que não pois é um cão muito nervoso. Fiquei confusa...
Eu pessoalmente acho que um cão é o que o dono o educa para ser ( não sei se me fiz entender), pelo menos com os meus sempre foi assim.

Alguém tem cães desta raça que me possa dar algum exemplo, se devo proceder com a adopção ou não.
Se se dão bem com crianças com muita energia..
Obrigado a todos :-)
LFGomes
Membro Veterano
Mensagens: 1665
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça out 11, 2016 2:25 pm

Olá,
Não aconselho qualquer raça de alta energia para a idade que tem o seu filho e particularmente tendo em conta o seu problema de saúde.
Os cães de alta energia precisam de bastante exercício físico e mental para que não iniciem comportamentos anómalos.
A raça que refere não é fácil de treinar e considero até pouco tolerante com crianças.
Escolha uma raça super dócil, energia media\baixa que me parece que é o mais adequado para o seu caso, ou então adote um cão já adulto do canil com estas características.
Boa sorte.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

terça out 11, 2016 2:35 pm

Parabéns pela iniciativa e pela postura ponderada que está a assumir :)

O resultado final da personalidade e temperamento de um cão depende de um infindável número de factores e muitos deles não dependem dos donos. Há donos bestiais com animais complexos e donos terríveis com animais equilibrados.

A minha opinião é baseada nos 3 Pequinois que conheço. Um macho duma familiar que a partir dos 6 meses se tornou agressivo (mordia os próprios donos e todos os demais), extremamente territorial e nenhuma ajuda profissional resultou em progressos. Outras 2 fêmeas (mãe e filha) que se mostram simpáticas com outros animais e pessoas mas sem grandes interacções e brincadeiras.

Denominador comum é que em casa todos roiam o que podiam abocanhar e dormiam todo o dia com pausas para umas festas, comida e pouco mais. Todos vieram de criadores de exposição. Não são cães de todo energéticos, não toleram muito exercício nem grandes sessões de brincadeira.

Nunca tive pessoalmente nenhum. E ressalvo que a minha opinião não passa disso.... uma opinião.

Não me parece que seja de todo uma raça adequada para ser companheira do seu filho. São pequenos e frágeis, precisam de ser manuseados com cuidado e são cães que querem colo, sopas e descanso.

Não sabendo se é o caso, mas a pessoa que lhe iria doar o cão está registada no CPC? Caso contrário as hipóteses de ser um Pequinois e não uma mistura são ainda mais escassas.

Se tiver disponibilidade monetária o caminho mais lógico seria contactar associações como a "Cães Amigos" e pedir-lhes conselhos para adoção dum animal. Não os conheço mas certamente lhe podem indicar o melhor caminho. Quiça a melhor opção não seja adotar um com um treino específico para estas situações? Procure informar-se das suas opções :)
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça out 11, 2016 5:00 pm

Inesrsoares Escreveu: São pequenos e frágeis, precisam de ser manuseados com cuidado e são cães que querem colo, sopas e descanso.
Concordo com isto.
Não me parecem ter muita energia.

Em termos de temperamento já acho mais variável, uns adoráveis outros nem tanto. E creio que devam ser manuseados com alguma delicadeza e nem sempre isso corresponde às necessidades das crianças.
Responder

Voltar para “Cães”