Truques para "normalizar" fezes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

sexta out 28, 2016 11:44 pm

Boa noite,

Este assunto foi debatido com a equipa Vet que acompanha o meu patudo porém gostaria de mais opiniões e de ouvir outras experiências.

Desde a adopção que o meu cão, agora com cerca de 14 meses apresenta distúrbios a nível gastrointestinal. Nos primeiros 4 meses tomou medicação, levas de probióticos, ração gastro, consultas semanais.... Enfim, tudo. E nós a desesperar pois estava em crescimento e nem peso ganhava.

Só perto de 5 meses depois fizemos uma transição com sucesso para a ração que come agora (aquela que até eu falava mal, mas mantendo-me na marca da ração gastro a pedido da Vet, até resultou).

Bem 2 meses volvidos, as fezes voltaram a piorar. Falando com os Vets, dado tudo o que se passou, é mantê-lo hidratado e acrescentar um pouco de abóbora a vapor. Mudar já de ração é um risco. É certo que as fezes nos últimos 3 dias são moles, porém esta nova ração fê-lo ganhar peso (está perfeito), o pêlo está mais sedoso e brilhante que nunca, tem energia e boa disposição... a mais até :twisted: .... não comeu nada extra e estamos sempre de olho nele na rua.

O truque da abóbora é mesmo para regularizar o trânsito intestinal, serve tanto para diarreias como prisão de ventre.

E vocês que fazem quando o vosso companheiro anda menos bem da barriga?
Venturavnt
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: terça abr 23, 2013 10:24 am

domingo out 30, 2016 3:35 pm

Boas tarde, muito sinceramente e com as melhores intenções possíveis para a saúde do seu cachorro a minha opinião vai em passar a dar ao seu cão alimentação RAW, n sei se se lembra mas também a saude da minha fella não era a melhor a nivel intestinal com ração muitas fezes, moles, fraquissima assimilação acho que o só assimilava o suficiente para não entrar em falência, muito magra e pouco apetite e algumas coceiras, ou seja algo não estava bem.
Ate me decidir em fazer alguma coisa pela saude da minha cadela e mudar de alimentação completamente passei 1 semana a fazer pesquisa e decidi mudar, em 2 dias tinha as fezes da minha cadela firmes pouca quantidade e um entusiasmo por comer que nunca a tinha visto já devo estar com esta alimentação a volta de 2 meses e tenho a dizer que na minha opinião foi a melhor coisa que fiz, pense nisso e acredite ue estas alimentações alternativas não são nada de modismos nós é que inventamos de mais com rações e comodismos em ser pratico e ver no rotulo uma suposta boa formula, até o vet da minha fella o diz para não inventarmos muito ele próprio alimenta alguns dos seus cães com AN...

Mas pronto isto é so uma sugestão respondendo mais directamente a sua pergunta o que pode fazer para tentar firmar as fezes é juntar abobora á alimentação e tentar arranjar iogurte natural integral com uma composição simples sem nada de aditivos conservantes e essas coisas, n se preocupe com a lactose a bactérias benéficas ao intestino do cão tratam de se alimentar da lactose, e falo por exp própria que tanto iogurte natural e abóbora funcionar em caso de diarreia e fezes moles, a minha fella comeu porcarias do chão e a noite fez diarreia antes de dormir dei uma colher de iogurte natural e durante o próximo dia fiz alimentação onde tinha abobora e nesse dia a noite a fezes normalizaram.

caso use iogurte natural compre levedo de cerveja e de uma colher cheia de chá por dia ao seu cão funciona como um alimento para as bacterias beneficas
Inesrsoares
Membro
Mensagens: 79
Registado: segunda jun 30, 2014 4:11 pm

domingo out 30, 2016 7:57 pm

Obrigada pela opinião :),

Como bióloga já varias vezes me questionei sobre o impacto negativo que uma ração processada terá na saúde do meu cão.

Porém será algo que só me irei aventurar quando tiver umas semanas para ler a fundo papers científicos (como os da American Academy of Veterinary Nutrition e afins).

Vejo muita gente a googlar (sites brasileiros então valem o que (não) valem), eleborar um esquema alimentar e nem um Vet consulta...É preocupante. Assim fica fácil só ver o que queremos. O efeito placebo tem destas coisas.

Ainda não me aventurei nos iogurtes pois francamente prefiro dar probióticos apenas (pela pesquisa que fiz, óleo de côco é bem mais benéfico e acarreta menos riscos).
Venturavnt
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: terça abr 23, 2013 10:24 am

domingo out 30, 2016 8:27 pm

são opções, eu acho que inventamos de mais e de tanto proteger os cães muitas vezes fazemos pior, acho q a opção mais saudável é dar como base ossos e carne crus aos cães, pense que os caes têm uma capacidade estomacal muito superior a nossa e para muitos caes terem problemas com rações há que pensar o quão boa á a super premium formula.

site que acho bom é o cachorro verde, e é brasileiro, e também tenho a sorte de o meu vet dar comida natural ao cães dele e não haver aquele entrave da bata branca dizer que não devia fazer isso e ficarmos de pé atrás.

há muita palha por ai sim é verdade, mas se der comida natura ao cão fizer os exames frequentemente e estiver tudo bem acho q n se precisa d muito mais, desde q me lembro tive cães a serem alimentados com carne entalada e osso e muitas vezes restos da nossa carne, nunca tivemos um cão que me dura-se menos de 13 14 anos e cheguei a ter uma cadela que a tivemos na família durante 19 anos e nunca lhe fomos a loja comprar um saco de ração, com a fella decidi fazer diferente e rapidamente me arrependi, se bem q n lhe dou a mesmas coisas que os meus pais davam aos cães a base é a mesma carne crua com osso vísceras e d vez em quando vegetais.

acho que o verdadeiro modismo é ir pelas rações, mas cabe a cada dono saber o que é melhor para os respectivos cães, mas tenho a certeza que se muda-se esse problema com o seu cão iria desaparecer num prado de 2 3 dias

óleo de coco não sei muito sobre, mas com o iogurte e abóbora posso-lhe dizer que pelo menos com a minha cadela funcionou
Responder

Voltar para “Cães”