Os cães e a TV

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

quarta jan 14, 2004 12:41 pm

Uma dúvida: os cães conseguem ver televisão? Ou seja, destinguem as imagens que lá estão?
É que aconteceu uma coisa curiosa com a Rebeca: eu estava a ver TV, a série Friends. Houve uma cena em que apareciam as caras de todos os 6 protagonistas num grande plano, e a Rebeca que estava muito bem sossegadinha no sofá, levantou-se e começou a rosnar e a ladrar baixinho para a TV! Rosnou e protestou durante todo o tempo em que deu esta cena (cerca de 2 ou 3 minutos), e assim que acabou, voltou a vir deitar-se para o sofá!
Porque terá sido? :o
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jan 14, 2004 12:53 pm

Bem....eu nunca fui cão ( que me lembre ;) ) e por isso é-me dificil compovar, mas o que dizem é que os cães não conseguem ver televisão da mesma forma que nós.Eles devem ver certas imagens, movimento, luz e até cor, mas não conseguem distinguir a imagem por forma a percepcioná-la em 3 dimensões. Acredito que um cão siga o movimento de uma bola ou outro objecto que passe na TV, mas será apenas um ponto que se move. Um cão não sabe se é uma bola que vê, se é um cão, se é um passaro ou se é a cara do dono!
Ah....o cão ouve certamente os sons da TV e isso também pode despertar reacções. Inclusivamente os sons que nós não ouvimos, como sejam aqueles que certos componentes electrónicos emitem continua ou ocasionalmente.

Abraços
Paulo C.
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

quarta jan 14, 2004 1:00 pm

Isso são teorias(que eles não conseguem distinguir imagems) que não acredito.O meu distingue perfeitamente cães na tv e começa logo a ladrar quando os vê,e depois até vai ver atrás da tv....
Já passei fotos minhas na tv ele fica a olhar para elas e depois olha para mim e volta a olhar para a tv e gane.
Há muitas teorias que as pessoas fazem sobre o que eles vêm ou sentem,mas são teorias.....na prática há muita coisa que as contradiz.
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

quarta jan 14, 2004 1:04 pm

Não sei se eles veem ou não mas o Guzzi por exemplo reage ao sons nomeadamente de animais, é quase impossivel seguir programas tipo n. geography ou odisseia por causa do chinfrim quie ele faz a ladrar ou ganir
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta jan 14, 2004 2:00 pm

Claro que há muitas teorias em relação a isto e a muitas outras coisas. Mas isso não nos obriga nem a acreditar em tudo nem a duvidar de todas as teorias.
Há uma coisa que se chama convicção, que varia de pessoa para pessoa. Eu tenho as minhas convicções (conceitos), o meu vizinho tem outros e vá-se lá saber que validade absoluta têm as minhas convicções em relação às do meu vizinho?
Onde eu quero chegar é ao benefício da dúvida. De todas as teorias que se nos vão apresentando, em função dessas tais convicções, vamos ou não aceitando umas teorias e achando que outras são um disparate.
Eu normalmente concedo o benefício da dúvida. Se há estudos, experiências e uma investigação relativamente aprofundada efectuada por técnicos neste domínio - a visão do cão - quem sou eu para deitar abaixo essas teorias? Ponho as mãos no fogo por elas? Claro que não. Mas aceito-as, tal como aceito que o homem foi à lua sem perceber nada de astronomia e de astronáutica.

E foi dando o benefício da dúvida que recolhi um texto que julgo bastante elucidativo, curioso e interessante sobre a visão dos cães e que transcrevi para o meu site, ilustrado por mim com base nessas teorias.
Como o whippet é um "sighthound", achei que seria no mínimo curioso saber um pouco sobre a visão do cão, que realmente é diferente da nossa.
O texto é um pouco extenso, e sem querer impingir o site, julgo que vale a pena ler a página. Aliás, o texto é sobre a visão do cão e não sobre a visão do whippet.

Só um pormenor técnico: para se ver em condições, depoids de abrir a página, veja o texto na dimensão "média".

http://whippetp.no.sapo.pt/a_vista_do_cao.htm
.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

quarta jan 14, 2004 5:05 pm

Eu tb já dei com a Taís a olhar muito séria para a tv, sempre ouvi dizer que os cães não distinguem as cores e as formas como nós. Mas é engraçado olhar para eles e eles a verem a tv fixamente, parece mesmo que entendem o que estão a ver.
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
timtim
Registado: sexta mar 28, 2003 9:04 pm

quarta jan 14, 2004 5:30 pm

dizem k ops caes n veem a cores n tv porke veem a 3D(3dimensoes)

mas se souberes alguma resposta contacta-me para [email protected]
ou
[email protected]

abraços

jorge barbosa
melzinha
Membro
Registado: quinta dez 18, 2003 12:52 pm

quarta jan 14, 2004 6:18 pm

o meu melhor amigo de sempre (q já partiu vai fazer 4 anos) sempre q vinha um daqueles grupos de cantares alentejanos à televisão acompanhava-os com belos uivares, era um fartote....
ers
Membro Júnior
Registado: quarta mar 12, 2003 7:41 pm
Localização: caniche, epagneul Breton, 1 gato(cruzado russian blue)papagaio, 2 pirikitos

quarta jan 14, 2004 10:18 pm

O meu spike distingue muito bem os cães na tv, quer tenha som ou mesmo com a tv em modo "mute" ele distingue perfeitamente um cão de qualquer outro animal.

Ponham-lhe a dar o Rex que passa na sic e vao ver ele a tentar seguir o da tv e a ladrar ...

....teorias ....grrr ....teorias ....
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quinta jan 15, 2004 11:39 am

xabita Escreveu: Isso são teorias(que eles não conseguem distinguir imagems) que não acredito.O meu distingue perfeitamente cães na tv e começa logo a ladrar quando os vê,e depois até vai ver atrás da tv....
Já passei fotos minhas na tv ele fica a olhar para elas e depois olha para mim e volta a olhar para a tv e gane.
Há muitas teorias que as pessoas fazem sobre o que eles vêm ou sentem,mas são teorias.....na prática há muita coisa que as contradiz.
:D :D :D :D :D :D :D :D
Responder

Voltar para “Cães”