Se lhe tento tirar o osso, ele rosna e tenta morder...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quarta jan 14, 2004 3:38 pm

Olá a todos

Desculpem eu vir abrir este tópico, não sei se existem respostas a cerca deste assunto, mas se já houver, digam-me onde que eu irer lá lêr.

É relativo ao meu Tião rosnar e tentar morder quando está a roer um osso.
Ontem dei-lhe um osso e pu-lo no quintal para ele roer à vontade e não me sujar o chão e a passadeira da cozinha. Era um osso enorme, do joelho da vaca.
Passado um tempo, fui ver se ele ainda estava entretido com o osso e estava a cerca de 3 metros dele e ele parou de roer o osso, levantou a cabeça, pôs as orelhas para baixo mas ao longo da cabeça e começou a rosnar. Aproximei-me mais um pouco e ia-lhe falando com calma, dizendo o nome dele, num tom calmo, nem muito baixo nem muito alto e ele sempre a rosnar. Aproximei-me mais um pouco e ele continuou a rosnar e começou-me a mostrar os dentes. Tentei-lhe fazer uma festa, mas ele rosnou mais alto e tentou morder a minha mão. Aí eu recuei. Ele continuou a rosnar, a olhar para mim de lado e as orelhas para baixo. Estiquei uma perna quase até ao corpo dele e ele tentou morder o meu pé, mas consegui tirar o pé a tempo. Continuou a rosnar e eu afastei-me....

Não sei que hei-de fazer... ontem não lhe ralhei. Mas de outras vezes, já lhe ralhei, já lhe gritei... mas nunca lhe consigo tirar o osso, pois tenho medo que ele me morda. É que ontem ele nem me deixou passar perto dele, o que das outras vezes não acontecia, porque ele até comia os ossos na cozinha e nós passavamos ao pé dele, mas não lhe tocávamos. Se lhe tocássemos é que ele rosnava e tentava a dentada.

Amanhã ele tem consulta marcada com o vet, para sabermos o resultado das análises, e vou-lhe fazer a mesma pergunta.

que é que vocês me sugerem?

:roll: :roll: :roll:
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

quarta jan 14, 2004 3:48 pm

Olá Susana,

Eu já noutro tópico descrevi uma situação semelhante, que se passou comigo e com a minha Husky (veja: http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=11196).

De qualquer modo acho que você não deve mostrar medo. Zangue-se com ele e tire-lhe o osso. É necessário mostrar-lhe que quem manda é você.

Com essa atitude o seu cão está a subir na hierarquia da casa, e essa situação não pode, nem deve continuar.
Tchinho
Membro Veterano

quarta jan 14, 2004 3:51 pm

Bbaixo

Eu li a tua resposta aquando tu a escreveste, mas eu não lhe consigo tirar o osso como tu fizeste com a tua Husky. O Tião nem me deixa aproximar-se dele... :roll:
theraphosi
Membro
Registado: quinta set 25, 2003 8:54 pm

quarta jan 14, 2004 3:53 pm

http://www.lordcao.com/perg9.shtml

Talvez ajude.

Cumprimentos
AleCa
Membro
Registado: quinta nov 06, 2003 6:43 pm
Localização: Cadela - Kyara, Gatos - Mel, Bianca, Cuca, Pirralho, Soneca, Lana e Dolly

quarta jan 14, 2004 3:57 pm

Tchinho Escreveu: Olá a todos

Desculpem eu vir abrir este tópico, não sei se existem respostas a cerca deste assunto, mas se já houver, digam-me onde que eu irer lá lêr.

É relativo ao meu Tião rosnar e tentar morder quando está a roer um osso.
Ontem dei-lhe um osso e pu-lo no quintal para ele roer à vontade e não me sujar o chão e a passadeira da cozinha. Era um osso enorme, do joelho da vaca.
Passado um tempo, fui ver se ele ainda estava entretido com o osso e estava a cerca de 3 metros dele e ele parou de roer o osso, levantou a cabeça, pôs as orelhas para baixo mas ao longo da cabeça e começou a rosnar. Aproximei-me mais um pouco e ia-lhe falando com calma, dizendo o nome dele, num tom calmo, nem muito baixo nem muito alto e ele sempre a rosnar. Aproximei-me mais um pouco e ele continuou a rosnar e começou-me a mostrar os dentes. Tentei-lhe fazer uma festa, mas ele rosnou mais alto e tentou morder a minha mão. Aí eu recuei. Ele continuou a rosnar, a olhar para mim de lado e as orelhas para baixo. Estiquei uma perna quase até ao corpo dele e ele tentou morder o meu pé, mas consegui tirar o pé a tempo. Continuou a rosnar e eu afastei-me....

Não sei que hei-de fazer... ontem não lhe ralhei. Mas de outras vezes, já lhe ralhei, já lhe gritei... mas nunca lhe consigo tirar o osso, pois tenho medo que ele me morda. É que ontem ele nem me deixou passar perto dele, o que das outras vezes não acontecia, porque ele até comia os ossos na cozinha e nós passavamos ao pé dele, mas não lhe tocávamos. Se lhe tocássemos é que ele rosnava e tentava a dentada.

Amanhã ele tem consulta marcada com o vet, para sabermos o resultado das análises, e vou-lhe fazer a mesma pergunta.

que é que vocês me sugerem?

roll roll roll
O unico problema que vejo aqui é o seu medo pelo cão que demostra e ele sente.

Primeiro que tudo tem que ultrapassar esse medo e numa atitude firme retirar-lhe o osso quantas vezes forem necessárias até que ele pare de rosnar. Mas acredite que por mais firme que esteja na sua postura se sentir medo do cão ele vai lhe morder com toda a certeza.
Acho que o problema é seu e não do cão, por tendência natural eles tendem a avaliar as situações e testar os outros elementos da matilha, como sabe que você tem medo dele assume o papel de líder e é você que tem que tem que perder esse medo e impor-se ao cão.
Tchinho
Membro Veterano

quarta jan 14, 2004 4:02 pm

Obrigada theraphosi ;)

Já li o texto. O Tião também é muito brincalhão, quando eu chego a casa ele vem logo ter comigo, pula para cima de mim, salta-me para as costas, às vezes até caio, com os empurrões. Deixa-me mexer na cama dele, na manta, nos brinquedos, nos comedouros. e até ponho e tiro o prato da ração quando ele está a comer... mas quanto ao osso, não consigo. Mas é só com ossso do talho, porque ossos daqueles de pele de vaca ou boi, posso mexer, tirá-los da boca , esconder e atirar que ele não faz nada. Mas ossos do talho, nem pensar :roll: :roll:

Eu sei que tenho que mostrar quem é que manda, se não qualquer dia é ele que manda lá em casa, se já não é... mas como consigo chegar até ao osso e lhe dar um valente abanão sem ser mordida :o
amg
Membro
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

quarta jan 14, 2004 4:03 pm

Não sou a pessoa mais qualificada para lhe responder a isso. A única situação com algumas semelhanças que tive com a minha cadela foi bastante mais soft e foi resolvida com uma repreensão e retirar o osso.
De qualquer forma a partir dessa altura, sempre que lhe dou uma guloseima faço questão de lhe mostrar a posição dela na “matilha”, ou seja, primeiro tem que se sentar e/ou deitar para que receba o osso.
Há guloseimas que eles gostam mais que outros, talvez fosse útil que das primeiras vezes lhe tirasse algo a que ele não ligue tanto como a um osso e ir aumentando o grau de complexidade (com coisas que ele gosta mais) diminuindo assim a possibilidade de ser mordido.
Mesmo sem ter mais problemas para além do que descrevi, de vez em quando ao dar-lhe algo, retiro-lhe passado uns minutos para observar a reacção e para estimular ainda mais a compreensão da sua posição na familia.
De qualquer forma há aqui pessoas bem mais capacitadas para a ajudarem.
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quarta jan 14, 2004 4:06 pm

Pois se ele percebe que le tens medo, estas feita :?
Olha, Tchinho, não andavam o Tião e tu numa escola de treino? Não tens falado com o treinador sobre este problema?
Lamento não poder dar uma dica, mas desde que o Dylan era muito pequenino brincamos com ele a tirar-lhe as coisas da boca, ainda por cima eu ando o tempo tudo a abrir-lhe a boca para tirar de lá dentro as porcarias que apanha na rua ou mesmo cá em casa.
Espero consigas solucionar isto.

Alicia
Tchinho
Membro Veterano

quarta jan 14, 2004 4:10 pm

Sim, Aligra, nós andavamos numa escola, mas desde que ele levou a pancada na perna do pastor alemão lá na escola, que ficou coxo e cego e o médico veterinário aconselhou a enquanto este problema não estiver resolvido a ele não frequentar a escola.
E então já não vamos lá desde 30 de novembro.
theraphosi
Membro
Registado: quinta set 25, 2003 8:54 pm

quarta jan 14, 2004 4:14 pm

Tchinho Escreveu: Eu sei que tenho que mostrar quem é que manda, se não qualquer dia é ele que manda lá em casa, se já não é... mas como consigo chegar até ao osso e lhe dar um valente abanão sem ser mordida o
Se a aproximação fôr feita com medo e você recuar depois, isso irá reforçar a dominância do cão, e cada vez será pior.
Só lhe retire o osso se tiver a certeza que não irá vacilar (você claro!).
Talvez deva reforçar a sua (da Tchinho) dominância com coisas que para ele sejam menos importantes e depois seguir-se-à o assunto osso.

Cumprimentos
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quarta jan 14, 2004 4:15 pm

Olá

Bom está visto que vai ter um grande problema.

2 soluções;

1º se o cão tem esse comportamento com os ossos é simples , n~ºao lhe dê ossos!

2º mande treinar o bobi, está mais do que visto que nã consegue ter mão no cão.
Um abraço
Tchinho
Membro Veterano

quarta jan 14, 2004 4:17 pm

Gary, ele estava na escola, mas devido a ter ficado coxo e cego, não o pude ter lá mais :|
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta jan 14, 2004 4:17 pm

gary Escreveu: Olá

Bom está visto que vai ter um grande problema.

2 soluções;

1º se o cão tem esse comportamento com os ossos é simples , n~ºao lhe dê ossos!

2º mande treinar o bobi, está mais do que visto que nã consegue ter mão no cão.
E Tchinho, rápido antes que seja tarde demais.... :?
Tchinho
Membro Veterano

quarta jan 14, 2004 4:19 pm

Enquanto que o vet não lhe der luz verde para ele ir à escola não o posso levar :?
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quarta jan 14, 2004 4:27 pm

Então...esqueça a parte dos ossos....
Se bem que não me parece viável..... eu acho que devia "arriscar" ser mordida, mas tem de fazer ver ao cão que manda....

Desculpe não poder ajudar mais, mas nenhum dos meus canitos faz isso... nem nunca experimentou
Responder

Voltar para “Cães”