Trocar de ração, por falhas no pêlo - Opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mecas
Membro Júnior
Mensagens: 34
Registado: quarta fev 07, 2007 11:34 am

quarta dez 07, 2016 2:14 pm

Bom dia a todos,

Já ando há algum tempo para publicar este post... Um desabafo, com sentimento de incerteza...

Tenho uma chihuahua bicolor (cinza e branca) com 1 ano, desde os seis meses comecei a notar que o pêlo cinza é mais fino e baço do que o pêlo branco.
A veterinária, nunca deu muita importância, mas aos 7 meses começaram a aparecer umas falhas de pêlo só nas zonas do pêlo cinza
.
A primeira hipotese colocada foi a alergia à picada da pulga, mas a vet aconselhou a fazer os testes a fungos e bactérias, deram negativo.

Mesmo assim a veterinário aconselhou a manter a ração Royal Canin para Chihuahua Junior, e receitou as capsulas de Omnicutis (oleo de salmão), durante pelo menos 2 meses.
Passado um mês e meio o pêlo da minha menina, estava igual... e voltei ao Veterinario.

A meio da consulta a veterinária, disse que poderia ser algo mais complicado de se tratar... :(
O diagnóstico foi displasia do pêlo, uma doença genética.... Entrei em pânico, fartei de de chorar.... nunca tinha ouvido falar em nada parecido, a vet disse que o pêlo cinza iria cair todo e ficaria só com o pêlo branco.

Não consegui, ficar descansada e pedi uma segunda opinião.

Voltamos ao inicio, testes aos acáros, testes aos fungos ... Os resultados voltaram a ser negativos.

O veterinário, disse-me que a maioria destes cães pequenos têm muita dificuldade na retenção de zinco, e aconselhou-me a manter as capsulas de Omnicutis, intrecalando com umas gotas de vitaminas.
E na realidade o pêlo começou a crescer...

Mas quando pareceu o cio, voltou tudo à estaca zero, perdeu o apetite, não comia nada... A veterinária aconselhou-me a mudar de ração, pois apesar da Royal Canin ser uma ração de nome e muita conceitoada, a qualidade não é a melhor.

Li vários tópicos aqui na Arca de Noé, sobre rações e as suas composições e obtei para uma ração relativamente nova, Wildfield de salmão e arence, pensando que iria ser uma optima escolha...

Comecei a transicção da mudança de ração, ao quarto dia, deixou de quer a ração da wildfield... Em desespero, experimentei de tudo, molhar a ração, juntar arroz cozido, dar-lhe à mão... Ficou sem comer 3 dias, por fim a veterinária aconselhou uma ração da Virbac Baby Small Toy, por ser uma ração de cachorrinho e mais gulosa.... na realidade ela começou a comer... mas as falhas de pêlo voltaram, são precisamente no mesmo lugar...

Estou a entrar em desespero, já não sei o que fazer, por fim comecei a dar-lhe há dois dias uma ração Pro Plan de salmão, não sei se irá melhorar, nem se quer se vai continuar a comer...

Alguém cá no forúm passou por algo do género????
<p>Salome Horta</p>
Venturavnt
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: terça abr 23, 2013 10:24 am

quarta dez 07, 2016 3:02 pm

o problema que aqui relata, é algo sensível só pessoas com conhecimento alargado é que a poderão ajudar neste caso acho bem em pedir uma segunda opinião mas em todas as opiniões que peça que sejam todas de veterinários.

boa sorte com isso, e não desespere não é nenhum caso de vida ou morte, o mais provável é que consiga resolver o problema agora se vai demorar ou não é uma questão de paciência
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

quarta dez 07, 2016 5:27 pm

Não estou a perceber. Tem um cão com um problema genético de difícil maneio, conseguiu encontrar uma solução que até funcionava, para que é que se pôs com invenções????
mecas
Membro Júnior
Mensagens: 34
Registado: quarta fev 07, 2007 11:34 am

quarta dez 07, 2016 5:57 pm

St0pAF

Você como membro veterano, o que anda a fazer neste grupo.... Será só para criticar....

Deu-se ao trabalho de ler com atenção o motivo da troca da ração!!!!????



1º Falhas no pêlo

2º Não foram diganosticados nem fungos nem acaros

3º A suposta doença genética, foi diagnóstica por boca por uma veterinária que nem se deu ao trabalho de fazer quais quer exames para a confirmação de doença genética ou não....

3º O meu cão têm simplesmente um déficie de zinco no organismo, que está a ser tratato com Omicutis, e vitaminas

4º Com o aparecimento do Cio, as falhas de pêlo voltaram

5º O problema que está em causa é acertar na ração que lhe faça bem ao pêlo e que ela não recuse a comer....

No meu parecer isto não é nada de anormal.... pois não???

Nem se quer andar aqui a inventar nada...

Porque a troca de rações, acho eu normal, quando um animal não se adaptada, por qualquer motivo seja ele problemas de pêlo ou não...

Entendeu agora???
Obrigada pelo tempo dispensado.
<p>Salome Horta</p>
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta dez 07, 2016 6:55 pm

Se a cadela piora com o cio a solução acho que é óbvia ... esterilizar ...

Se ela comia bem a royal canin volte para a royal canin, já que está visto que a alopécia não tem nada que ver com a ração ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

quarta dez 07, 2016 9:09 pm

mecas Escreveu:St0pAF

Você como membro veterano, o que anda a fazer neste grupo.... Será só para criticar....

Deu-se ao trabalho de ler com atenção o motivo da troca da ração!!!!????



1º Falhas no pêlo

2º Não foram diganosticados nem fungos nem acaros

3º A suposta doença genética, foi diagnóstica por boca por uma veterinária que nem se deu ao trabalho de fazer quais quer exames para a confirmação de doença genética ou não....

3º O meu cão têm simplesmente um déficie de zinco no organismo, que está a ser tratato com Omicutis, e vitaminas

4º Com o aparecimento do Cio, as falhas de pêlo voltaram

5º O problema que está em causa é acertar na ração que lhe faça bem ao pêlo e que ela não recuse a comer....

No meu parecer isto não é nada de anormal.... pois não???

Nem se quer andar aqui a inventar nada...

Porque a troca de rações, acho eu normal, quando um animal não se adaptada, por qualquer motivo seja ele problemas de pêlo ou não...

Entendeu agora???
Obrigada pelo tempo dispensado.

:roll: :roll: :roll: Percebi perfeitamente, você é que parece ter o tico e o teco desligados ... Ia você no iníci9o da descrição e já eu estava a pensar em "colour dilution alopecia" (escrevo em inglês não só porque dá mais sainete :lol: como é mais fácil de meter na Wikipedia). Obviamente que não foram encontrados nem fungos nem ácaros (seria estranho gostarem só do cinzento para "acamparem") e se está a responder ao Omnicutis muito provavelmente é só graças aos ómega 3 que tem. Acho engraçado dizer que a primeira veterinária fez o diagnóstico de doença genética (que não lhe agradou ...) de boca (não ponho de parte a hipótese de você ser daqueles donos que quando ouve falar em biópsia - que foi o que ficou a faltar - fica em estado de choque ...) mas aceita o diagnóstico da falta de absorção de zinco ainda mais de boca...

É certo que todos os dias "nascem" rações novas mas ainda não se lembraram de fazer uma ração que faça crescer especificamente o pêlo de uma determinada cor :roll: Por isso não sei se está mesmo a perceber: o problema que a cadela tem não tem nada a ver com ração pelo que se há uma ração com que a cadela se deu bem não invente (significa "não mude").

Não precisa de me agradecer, o prazer foi todo meu
mecas
Membro Júnior
Mensagens: 34
Registado: quarta fev 07, 2007 11:34 am

quarta dez 07, 2016 11:23 pm

Para sua informação, nunca foi falado em biópsia pela veterinária que diagnosticou a displasia do pêlo.
Simplesmente achava que deveria ir lá todas as semanas para ver o crescimento do pêlo....
Mudei de veterinário, e não estou nada arrependida.
Quando comecei o tratamento, o pêlo cresceu e ela melhorou bastante. Veio o piorar, quando o cio apareceu, a esterilização será o próximo passo, logo que recupere a perda de peso, pois existe a hipótese do sistema imunitário baixar quando têm o cio.
<p>Salome Horta</p>
Usca
Mensagens: 4
Registado: sexta dez 09, 2016 6:45 pm

sexta dez 09, 2016 11:24 pm

Olá mecas
A minha cadela passou por algo semelhante, começou a ter perdas de pêlo, também fizeram análises a tudo e deu negativo. O único tratamento que tive que fazer foi com um champô, inicialmente eram banhos a cada 3 dias depois 1 vez por semana e agora é 1 vez por mês. O vet desconfia que será uma alopécia hormonal, logo o cio piora tudo. O champô é o WeSkin PioM e nunca mudei a ração dela.

Boa sorte... :)
Responder

Voltar para “Cães”