Relacionamento entre especies ...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ers
Membro Júnior
Registado: quarta mar 12, 2003 7:41 pm
Localização: caniche, epagneul Breton, 1 gato(cruzado russian blue)papagaio, 2 pirikitos

domingo jan 18, 2004 10:24 pm

Olá

Tenho 2 cães - um epagneul breton e um caniche, também tenho 1 gato - arraçado de russian blue, enfim todos se dão bem, o caniche não dá muitas confianças e até é muito reservado mas o epagneul breton e o gato não se podem ver um sem o outro !! Se calhar se fossem irmãos não brincavam tanto !!

Acho mesmo que uma das maiores mentiras é o mitico ódio cão/gato :lol:

Gostaria que dessem o vosso contributo a este topico relatando o vosso testemunho de situações de relacionamento "inter-especies".

Já agora, estou a acabar de criar 3 periquitos que em principio os vou habituar fora da gaiola, mas acho que vai ser uma missao impossivel devido aos outros, é que por parte do caniche e do gato estou descansado pois não lhes desperta a atenção mas em relação ao epagneul breton já fico mais preocupado, é que ele fica muito agitado na presença dos periquitos ... se alguem tiver um exemplo de co-habitação entre cães e aves que faça o seu comentário...

Cumprimentos
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo jan 18, 2004 10:40 pm

Há bastantes casos de interacções positivas entre cães e gatos. Relativamente à sua criação de periquitos, tenho sérias dúvidas que estabeleçam uma relação muito afectiva com o gato...

Cumprimentos

José Carlos
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

domingo jan 18, 2004 10:47 pm

jcsousa Escreveu: Há bastantes casos de interacções positivas entre cães e gatos. Relativamente à sua criação de periquitos, tenho sérias dúvidas que estabeleçam uma relação muito afectiva com o gato...

Cumprimentos

José Carlos
Da experiência que tenho com os meus gatos e os passarocos do meu marido é que nem todos são interessantes para os primeiros. Acho que tem haver essencialmente com as cores dos pássaros. Quando o meu marido tinha rosicolers (não sei se se escreve assim), os meus gatos não se interessavam por eles mas, agora com os mandarins... Acho que as cores fortes são menos atractivas, talvez gostem mais do aspecto estilo pardais... :p
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

domingo jan 18, 2004 11:03 pm

Curiosamente as minhas gatas dao-se melhor com os caes do que uma com a outra!

Pela minha experiencia, gatas (femeas) é raro darem-se bem entre elas, já gatos (machos) são uns mariquinhas uns com os outros (os gatos da minha irma estão sempre enrolados ás turrinhas um com o outro, bem como os gatos dos pais do meu namorado!) ;)

Já a minha gata Marilú nunca se deu muito bem com a Carolina (persa), agora a minha mae adoptou outra gata (Chinha) que passa o dia ás bufadelas com a Carolina e vice versa! :?

A minha cadela Rebecca dá-se muito bem com as gatinhas todas de casa, mas quando vai á rua e vê um gato desconhecido, vai a correr atraz dele, a ladrar! :o ainda nao percebi se a ideia é atacá-lo, ou se é brincadeira, ela nao lhes faz mal (tambem nunca deixei, nunca confiando!)
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

segunda jan 19, 2004 12:14 am

Quem manda aqui em casa é um dos meus papagaios o Mimo!

As cadelas respeitam-no como se esta coisinha de 350g tivesse o dobro do tamanho delas! :lol:

E quando elas estão a comer ele vai lá espreitar à tigela elas deviam-se logo... e se isso não acontece ele começa logo a resmungar com elas!

Não consigo perceber o porquê disto porque elas com outros pássaros reagem com todos os seus instintos caninos!
Charlotte
Membro
Registado: sexta jan 17, 2003 1:16 pm

segunda jan 19, 2004 12:33 am

Relações cães e gatos:

Bem, acho que dpende tudo da predisposição de cada animal e também do tamanho, às vezes. O meu cão (miniatura) é mais pequeno que um gato e comporta-se perante um como se de outro cão se tratasse - cheira e segue em frente (é... ele não é muito de dar confianças lol). Já os cães do meu namorado, são grandes e são uns relaxados, nunca mexem uma palha... mas se lhes aparece um gato no pátio tentam logo matar :( não percebo, já falei até com um etólogo e parece que tem algo a ver já com a natureza deles.

++++++

Aves e cães:

O meu cão ODEIA o papagaio. Se não fossem os 2 do mesmo tamanho ele era capaz de lhe tentar fazer mal, mas como o papagaio não lhe liga, ele também não investe quando o outro anda pelo chão. Já se o papagaio estiver na gaiola, ele está sempre a ladrar-lhe. Presumo que se forem cães grandes, não deve habilitar porque facilmente podem magoar mortalmente as pequenas aves :P[b][/b]
Cool_Dave
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jan 19, 2004 1:17 am

A relação cão/gato/ave tem um pouco que se lhe diga...
Por coincidencia á alguns anos atrás, no espaço de 2 dias vieram cá parar a casa um gato, um cão e um papagaio, todos bebés! E durante os 11 anos de convivio foram 3 amigos inseparaveis, que andavam sempre a brincar, dormiam enroscados uns nos outros... Nas brincadeiras o gato tinha o cuidado de com o papagaio nunca ter brincadeiras "violentas"! E muitas vezes ouve em que passeei o meu cão, com o papagaio no lombo do cão!

No entanto o tal mito cão/gato não é um mito... metam um cão que nunca tenha tido contacto ou habituação a gatos ao pé de um, e vejam o que acontece! O mesmo com os passaros e gatos... principalmente com as gatas (na natureza são elas que caçam mais).

A rivalidade exite realmente... não nada que não seja contornada, pelo menos se houver uma habituação dos animais desde jovens!
Cool_Dave
Membro

segunda jan 19, 2004 1:22 am

Esquecime só de uma coisita...
Não aconselho que tente habituar o seu epagneul breton aos piriquitos... porque para além de ser uma raça já de si muito activa... o cão não por mal, mas por não estar habituado, pode abocanhar ou dar uma patada com mais força no piriquito ao brincar com ele... e lá se vai o pobre do bicho!
nynf
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 19, 2004 11:10 am

Em relação a cães e gatos...
A Shiva gosta de gatos, dos meus 9 gatos 4 dão-se muito bem com ela, os restantes 5 ignoram-na (ou tentam hehehehe). E cada vez que há cá em casa um gatito bébé (para tratar e dar, como é o caso neste exacto momento) a Shiva ajuda-me a tratar dele e eles vão já para os donos perfeitamente habituados a cães. Quanto ás dicas, podem ler no diário da Shiva.

Em relação a pássaros...duvido que os meus gatos os vissem de outra forma que não um belo snack...mesmo a Shiva não perde uma para tentar apanhar as rolas, pardais, melros, gaivotas...

TopDown, tem piada, os meus pais têm um rosicolour e os 4 gatos lá de casa também não lhe ligam nenhuma...
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

segunda jan 19, 2004 11:27 am

ers Escreveu: Já agora, estou a acabar de criar 3 periquitos que em principio os vou habituar fora da gaiola, mas acho que vai ser uma missao impossivel devido aos outros, é que por parte do caniche e do gato estou descansado pois não lhes desperta a atenção mas em relação ao epagneul breton já fico mais preocupado, é que ele fica muito agitado na presença dos periquitos
Eu não tenho aves cá em casa, mas tenho um épagneul bretão de 8 meses (quase 9) e o seu passatempo favorito é tentar apanhar pardales no jardim, acho que o leva mesmo na sangue, o criador onde o comprei é caçador e cria e treina destes cães para a caça, é só ver a forma de parar-se do Dylan quando há pardales por perto, o passo lento com que se aproxima deles 8)
Francamente, eu não deixava um periquito á solta perto do bretão.

Alicia
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

segunda jan 19, 2004 1:56 pm

O epagnol é por natureza um caçador, não confie muito na sorte ;)
Só uma rectificaçãozinha para a Alicia: Plural de pardal=pardais
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

segunda jan 19, 2004 2:05 pm

anavaz Escreveu: Só uma rectificaçãozinha para a Alicia: Plural de pardal=pardais
Pois foi mais uma espanholice :oops:
Obrigada, Anavaz ;)

Alicia
ers
Membro Júnior
Registado: quarta mar 12, 2003 7:41 pm
Localização: caniche, epagneul Breton, 1 gato(cruzado russian blue)papagaio, 2 pirikitos

segunda jan 19, 2004 7:10 pm

As vossas respostas são a confirmação daquilo que eu não queria que fosse verdade LOLOL no fundo no fundo eu já sabia que não era boa ideia juntar os periquitos com o meu Spike mas como a esperança é a ultima a morrer decidi abrir este tópico para recolher algumas opiniões ...

Ok perikitos e Spike é sinonimo de missao impossivel ou não seja ele de uma raça usada na caça. :lol:

Pelo conjunto de comentários já vi que o meu cão não está assim tão fora do contexto ao adorar brincar com o Pipoca (gato) e no entanto é muito pouco tolerante com cães desconhecidos ... assim fico mais descansado :D :D
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda jan 19, 2004 7:39 pm

os meus cães dão-se bem demais com os gatos. o pinóquio é uma vítima das suas investidelas. parece um brinquedo, mas não aparenta importar-se muito com isso. também já o vi a morder no max e este todo contente. está no álbum :D :D ultimamente, a carlota anda demasiado vivaça. passa o tempo a correr atrás dos gatos. não gosto nada disso.
na rua, ficam loucos com gatos desconhecidos. com cães, idem, se vão à trela. se estão no parque, e encontram outros cães é um delírio e brincadeira.
quando tive periquitos, cães e gatos tentavam apanhá-los. a carlota que é arraçada de terrier passa-se com tudo o que tenha penas :roll: :roll:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda jan 19, 2004 8:44 pm

A minha Zorra está a habituar-se aos periquitos.
Mas não têm sido tão fácil como eu previa.

Bem veêm, o Calvin (esse cavalheiro entre os cães - esse verdadeiro senhor) não ligava nenhuma aos periquitos.
Era como se eles não existissem.
Isto apesar da Dª Piu-piu, que é uma provocadora, lhe esvoaçar em frente do focinho.

Já a Zorra...primeiro, quando era ainda cachorra, por duas vezes que me apareceu com pássaros mortos na boca.
Penso que não os terá morto (espero eu) mas revela (eu é que sou parva - bem que o meu cunhado me disse) alguns instintos de caça.

De modo que passou a infância proíbida de ir à sala (onde estão os periquitos, soltos).
Agora, aos bocadinhos, deixamo-la entrar na sala, debaixo de apertada vigilância.

Com alguns problemas.
Pe, outro dia, a Dª Piu-piu resolveu fazero mesmo que fazia com o Calvin - esvoaçou-lhe em frente do nariz.
A Zorra mordeu o ar.
Eu fiquei sem pinga de sangue !
Palmada na Zorra e exílio imediato para a cozinha.

Agora ignora-os o mais possível (a Piu-piu também deve ter apanhado um susto que não repetiu o desaforo).
E eu mantenho-a (à Zorra) debaixo de observação.

É um problema.
Os periquitos são muito amigáveis e espertalhões.
A Zorra têm alguma coisa de cão de caça.

Têm de ser ela a adaptar-se e a saber - nos periquitos nem se pensa, muito menos se toca !
Responder

Voltar para “Cães”