Que cão ter ??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

serene
Membro Veterano
Registado: segunda nov 24, 2003 6:42 pm
Localização: Taz, Nina, Patanisca e Pantufa (Gatos), Pantera (cocker), Peixes
Contacto:

segunda jan 19, 2004 1:49 pm

Eu sempre adorei gatos e o meu namorado cães.
Logo, quando ele trouxe o Taz cá pra casa fiquei muito contente e ao mesmo tempo admirada.

Acontece, que ele continua com vontade de ter um cão...
Vivemos num apartamento de 3 assoalhadas (grandes, felizmente), mas faz-me confusão ter um cão fechado practicamente todo o dia num apartamento :roll:

Assim sendo, eu gostaria de saber se existe alguma raça que se adapte melhor a vida num apartamento.

Muito obrigado
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda jan 19, 2004 1:54 pm

Mas não está a pensar em ir com o cão à rua umas 4 vezes por dia? Ir passear com ele? Deixá-lo fazer exercicio?
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

segunda jan 19, 2004 1:55 pm

Bom, nao há cao nenhum que goste de ficar fechado o dia todo, né? Mas claro que deve haver raças mais calmas que outras, que tolerem melhor ficar sozinhos... nao sou grande entendida em raças, mas pela minha experiencia umas das melhores soluçoes para um animal nao se sentir sozinho é ter 2 caes , em vez de um! :p Claro, sao mais despesas, um pouco mais de trabalho, mas tambem nao é uma graaande diferença: por exemplo, as minhas duas cadelas juntas dao menos trabalho que o meu baltazar dava sozinho.

Eu penso que é uma boa solução, para os animais nao se sentirem tao sozinhos...
serene
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 19, 2004 1:59 pm

Claro que o cão tem de ser levado a rua :roll: e tem de fazer exercicio

Também ja me disseram que realmente tendo 2 animais em vez de apenas 1 é mais facil

O que eu pretendo saber é que raças de cães melhor se adaptam a vida num apartamento.
KROZ
Membro Veterano

segunda jan 19, 2004 2:03 pm

É que como disse que o cão ia estar sempre fechado no apartamento. Se lhe der o exercicio que necessita ele não se queixa.
Ter dois cães é bom para fazerem companhia um ao outro, mas enquanto bebés são sempre dois a sujar e dois a destruir.
serene
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 19, 2004 2:06 pm

Quando eu digo fechado, quero dizer que não temos um terraço ou quintal onde ele possa brincar. Não me expliquei, lamento :oops:

Sim, eu sei que da trabalho. Mas qualquer animal da trabalho e é preciso paciencia para o educar
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

segunda jan 19, 2004 2:09 pm

Serene, acho que isso das raças é muito relativo...
Nao me pronuncio sobre isso, deve haver aqui gente mais habilitada para te elucidar.

Posso é dar-te um conselho que a vet sempre me deu: na escolha de um cachorro da ninhada, escolhe o bebe que for mais calmo, mais pachorrento, o que fica sempre a ver navios (em relaçao ás tetas da mae), enfim, aquele que parece ser mais mosca-morta!! :p se escolheres o que for mais activo, certamente estarás a levar para casa um daqueles "pestinhas", cheios de energia, que estao sempre a ver que disparates hao-de fazer a seguir! ;)

Nao te preocupes a pensar que o "mosca-morta" nao vai dar num cao alegre e divertido, simplesmente nao te vai levar ao desespero, como os mais activos da ninhada costumam, quando chegam aquela fase do "esticadinho", como eu lhes costumo chamar (porque sao sempre magrelas e parvos) ou a fase da gaveta (sao completamente doidos!) :lol:
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

segunda jan 19, 2004 2:19 pm

deinhac Escreveu: se escolheres o que for mais activo, certamente estarás a levar para casa um daqueles "pestinhas", cheios de energia, que estao sempre a ver que disparates hao-de fazer a seguir! ;)
Isso posso garantir que é verdade!
A minha filha mais nova escolheu ao Dylan da ninhada justamente porque era o mais brincalhão e maluco :roll: , a menina estava avisada que para um cachorro ser são tinha que ser brincalhão, e portanto foi escolher aquele que se atirava para cima dos irmãos, mordiscava as orelhas dos outros, corria como doido, e pronto: o malandro é mesmo assim, doido, cheio de energía, sempre a fazer traquinices.
A gente consola-se a pensar que as longas caminhadas e brincadeiras ao ar livre são boas para a saúde tambem dos donos ;)

Alicia
KROZ
Membro Veterano

segunda jan 19, 2004 2:43 pm

Eu prefiro o mais activo, e de prefencia o que morde nos outros :) Para trabalhar são os melhores, embora para um cão de familia não sejam os mais indicados. Mas isto não quer dizer nada pois o cão pode mudar quando crescer, mas é sempre uma ajuda.
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

segunda jan 19, 2004 3:14 pm

Pelo que percebi a serene ainda não teve muita experiência com cães? Digo, a tratar deles e a conviver. Posso estar a julgar mal se for o caso desculpe ;) . De qualquer maneira, pelo facto que apontei em cima, talvez seja mais fácil pesquisar sobre cães de maior obediência, ou mais facilmente treináveis, porque cada cão é um cão, logo todos com temperamentos diferentes. Se fosse eu seguia também a indicação desse mais calmo, a minha Tascha era uma pachorrenta e mesmo assim é muito activa, brincalhona e obedece bem. É preciso é ter mão neles, senão pensam que eles são os donos e não fazemos nada, destroem tudo na brincadeira :D .
Certamente outros foristas que contactem com raças diversas a poderão ajudar melhor, a minha Tascha é uma rafeirota simpática e portanto não tem nenhum padrão comportamental específico.
Taliesin_X
Membro Júnior
Registado: sexta jan 16, 2004 4:12 am

segunda jan 19, 2004 3:22 pm

Porque tem algumas limitações, mas poderás confirmar as respostas com outros membros (muitos mais qualificados do que eu para te ajudarem nesse compromisso):

http://animal.discovery.com/guides/dogs ... ector1.jsp
sclourenco
Membro
Registado: terça set 30, 2003 3:37 pm

segunda jan 19, 2004 3:26 pm

A escolha é complicada, mas se fosse eu ia escolher um cachorro (ou mesmo um adulto) a um canil. São rafeiros e se calhar ñ são tão bonitos como alguns de raça, mas são extremamente inteligentes, fiéis e raramente têm problemas de saúde!
Acho k a única "desvantagem" dos rafeiros é a falta de uniformidade k qualquer raça pura tem, mas para mim isso nem sequer é uma desvantagem.
Quanto a ter um ou dois dentro de casa, é uma opção k se deve tomar logo de início. Não compre um e meses depois compre outro. Eu digo isto pq o meu cão (um PSD - Portuguese Street Dog) foi criado sózinho num apartamento e agora morre de ciúmes de qualquer animal ou criança k eu leve a casa. Ñ morde nem faz barulho ou rosna, mas fica "de burro" e é capaz de ficar s/comer 2 dias só para me fazer ter sentimento de culpa.
É mt, mas mesmo mt, mimado e tem um comportamento típico de filho único. Por isso é k digo k se for para entrarem 2 animais, k entrem ao mesmo tempo.
O meu tá sozinho mas ñ faz disparates e ñ se importa nada, pois assim k eu ou o meu marido chegamos ele é o centro das atenções, dos mimos e das brincadeiras!!! E nem pensar em sair ao fim de semana sem ele, pq dá direito a uivos bem altos e de fazer chorar as pedrinhas da calçada...!
Pense bem, o importante é ñ se precipitar nakilo k kiser fazer!

Espero ter ajudado!!
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda jan 19, 2004 6:58 pm

....
Última edição por jcsousa em segunda mai 24, 2004 7:47 pm, editado 1 vez no total.
serene
Membro Veterano
Contacto:

segunda jan 19, 2004 7:32 pm

muito obrigado pelos conselhos que me têm dado

realmente eu nao tenho muita experiencia com caes :oops: a unica vez que tive uma cadelinha em casa era eu pequena, nem sequer era minha era da minha tia, e nessa altura tinhamos um quintal
entretanto, quando a minha tia morreu, a minha vo que é diabetica viu que nao tinha saude para tratar dela e deu-a aos pais do namorado (tinha sido ele que a tinha oferecido)

obrigado pelo site, ajudou bastante ;)

eu nao faço intenções de comprar um cão, prefiro adoptar um :)
KROZ
Membro Veterano

terça jan 20, 2004 2:06 am

jcsousa Escreveu: Isto já não tem nada a ver com o tópico, mas eu sigo um critério algo diferente - vejo qual é o dominante, separo-o e escolho o que se torna dominante a seguir. Tem todas as hipóteses de ser um cão de carácter forte mas que sabe submeter-se também. Pela experiência que tenho cães-gaviões só dão problemas, seja no treino seja em casa.
Pois, o spot, pinscher nunca se submete seja qual for o adversário. De facto é um problema pois ele é pequeno, mas até agora nunca teve nem um aranhão e já lá vão alguns cães de grande porte mordidos e com feridas. Os grandes apenas tentam dominá-lo enquanto que ele atira-se mesmo as zonas mais sensiveis :D É o meu cão! :D
Já a pa é submissa/timida (eu diferencio 3: dominante, submisso e timido) e para trabalhar é mais complicado... mas vai lá na mesma.
Sendo a minha experiência na aquisição de cães muito pequena, vejo pelos outros e o cão mais bem treinado que conheci é um pastor alemão altamente dominante, mas só mexe uma pata com ordem.
Responder

Voltar para “Cães”