Cachorros & Bebés

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
zhiybala
Mensagens: 1
Registado: terça mar 14, 2017 12:45 pm

terça mar 14, 2017 12:53 pm

Boa tarde!

Estamos a pensar em adoptar um novo amigo, mais precisamente um pastor alemão bebé.

Vivemos num apartamento e já tivemos um pastor alemão anteriormente. Destruiu muita coisa no início, mas ficámos fãs da raça, e com grandes saudades dos nossos longos passeios. Pena não serem companheiros para a vida toda, enfim...
O que se adiciona a esta equação é um bebé de quase 12 meses. Apesar de termos conhecimento dos riscos (a nível de comportamento) que possam envolver este tipo de relação, e uma certa noção do trabalho em duplicado (quem corre por gosto não cansa) estamos mais receosos em relação aos riscos da saúde para bebé. Há muita coisa na internet que diz que até faz bem ao desenvolver o sistema imunitário do bebé, há outras que falam de parasitas e etc; em suma, ficamos na mesma :)

Haverá alguém por aí com experiência na convivência com cães e bebés?
Qual a vossa opinião?

Obrigados!
Tixx
Membro Júnior
Mensagens: 16
Registado: sexta jan 20, 2017 9:54 pm
Localização: Thor

terça mar 14, 2017 1:47 pm

Olá, não tenho experiência própria, mas conheço vários Casais que adoptaram cachorros com bebés em casa e não acho que seja um problema. Desde que o animal e o ambiente sejam devidamente higienizados, não deve ter problemas de maior.
É claro que o cão deve ser sempre desparasitado e vacinado. Idealmente com desparasitante em comprimido, para evitar o contacto com a criança.

Aconselho também a conformar com o seu pediatra se o bebé não tem nenhuma alergia (pelo, baba, etc)

Com as devidas precauções acho que é uma relação muito boa tanto para o bebé como para o cão
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

terça mar 14, 2017 4:56 pm

Eu tive experiência com cachorro de pastor alemão e criança com idade da sua. Em termos de saúde, desde que a criança não faça alergias e o cachorro tenha vacinas e desparasitaçoes em dia e que o limpe com frequência, não há problema. Mas digo-lhe já que é muito difícil no sentido em que perderá muito tempo porque não pode descansar a vigilancia nos primeiros anos. Principalmente se escolher um macho. Eu tinha a tarefa facilitada porque tenho quintal e os cães não têm acesso a toda a casa de modo que quando não tinha tempo para dispender, bastava fechar a porta e pronto; bebé e cão separados. O mais difícil era controlar o desejo de ambos em brincarem um com o outro o que mesmo com vigilancia, às vezes provocava quedas do bebé que ainda não andava bem ou mordidelas que sem serem feitas com maldade (apenas modo do cachorro brincar) deixariam marcas ( a mim deixavam, quanto mais a uma criança). Depois, por volta dos 6-8 meses do cachorro, vem o sentido de posse dos brinquedos e comida. Não se pode descurar vigilancia e treino de ambos; ensinar o cão que o bebé tem prioridade e educar a criança na aproximação ao animal. Não fique com a ideia de que é muito difícil, porque não é. Os pa adoram crianças e o desejo de agradar ao dono é imenso. Mas as crianças têm os seus quereres e são muito mais difíceis de controlar. Tenha a certeza que muitas vezes vai pensar no porquê de ter adquirido o cachorro nesta altura.
Outra coisa: não calcula a imensidão do desgosto, que o miúdo, então com quase 12 anos, teve quando o meu pa morreu. Cresceram juntos e embora tivesse outro pa, mais novo, nada havia que o consolasse. Entrou numa tristeza profunda e acabou por ter que ser acompanhado por um psicólogo. Até hoje, já adulto, nunca mais foi capaz de ter uma ligação tão sólida com um animal. Na altura o psicólogo disse-me que naquela idade, não há como processar devidamente a morte de alguém ou de um animal. A partir dos 13 anos já se é capaz.

Resumindo: Fale com o pediatra primeiro. Na minha opinião, o ideal era o seu bebé já andar, correr e falar desenvoltamente antes de adquirir o seu cachorro pastor alemão
Maria João
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

terça mar 14, 2017 4:59 pm

Repetida.
Última edição por mjoaomarques em quarta mar 15, 2017 4:15 pm, editado 3 vezes no total.
Maria João
brunorolo7
Mensagens: 1
Registado: quarta mar 15, 2017 12:55 pm

quarta mar 15, 2017 1:02 pm

Adotei um pastor alemão, e achei-o muito engraçado, ele e muito brincalhão, meigo e muito adorável.
Aconselho a adotá-lo ou mesmo comprá-lo
Responder

Voltar para “Cães”