Nacional de Retrievers - Santarém

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Cool_Dave
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado jan 24, 2004 7:17 pm

Aqui estou eu acabado de chegar de Santarém. Nunca pensei que este evento tivesse uma recepção tão grande... estavam lá centenas de cães! :|

Relembrando que era um "encontro" e não uma "prova", encontravam-se lá principalmente donos não criadores, que foram passear o seu canito e muitos saber uma opinião dos juizes presentes sobre o seu amigo(a fila para o ringue de labradores era enorme... houve quem estivesse 2h na fila á espera!). :lol:

No entanto, a parte que mais gostei, foram as demonstrações de busca e salvamento, trabalho em escombros, detecção de droga, obdiencia básica e de apoio a invisuais e deficientes motores. À pouco tempo num tópico sobre cães de guerra, alguem afirmou que nós deveria-mos era utilizar os cães para a paz. Aqui estão as várias maneiras em que os nossos canitos podem dar uma super-ajuda!! E estas demonstrações abrem os horizontes de muito boa gentinha que pensa que cão só serve para guardar casa.

De negativo tenho a assinalar uma triste cena. Quando o dono (adulto, vestido normalmente, ou seja, não era um "dread" com mau aspecto) de um roteweiller entra com o seu canito lá no centro de exposições, há um labrador que lhe rosna e o rottweiller nem liga... no entanto várias pessoas começam a fazer comentários arrogantes em voz alta, sendo de salientar que o dono do tal labrador que passou grande parte do tempo a rosnar a todos os cães comenta com a mulher: "pronto, tava tudo sossegado, agora vem este causar o caos lá dentro... aposto que vai andar a luta com 3 ou 4 cães". Há pessoas para quem isto nada tem de mal... mas a mim revoltam-me estas mentalidades!!! :evil:

Ficam aqui algumas fotos para quem não pode ir :)
Por ordem: um Labrador, Goldens, demonstração de obdiencia, demonstração de agility e demonstração de salvamentos e buscas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado jan 24, 2004 9:44 pm

Olá Cool_Dave

Também lá estive, como curiosa, claro.

Fui mais para ver os cães e conhecer alguns foristas e rever outros.

Gostei, principalmente, das demonstrações de busca e salvamento bem como a de uma associação, se não estou em erro é a Ânimo.
O que não gostei nada, foi de ver certos comportamentos agressivos de alguns labradores, como um que estava com a dona, numa fila, perto do ringue 3, que cada vez que o cão se atirava aos outros, ela ria-se em vez de o repreender. Palavra que me deu vontade de ir dizer umas coisas á senhora... são pessoas destas que acabam por dar mau nome às raças...enfim... :roll: :evil: .

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

domingo jan 25, 2004 4:19 am

leonildecarvalho Escreveu: Olá Cool_Dave

Gostei, principalmente, das demonstrações de busca e salvamento bem como a de uma associação, se não estou em erro é a Ânimo.
O que não gostei nada, foi de ver certos comportamentos agressivos de alguns labradores, como um que estava com a dona, numa fila, perto do ringue 3, que cada vez que o cão se atirava aos outros, ela ria-se em vez de o repreender. Palavra que me deu vontade de ir dizer umas coisas á senhora... são pessoas destas que acabam por dar mau nome às raças...enfim... :roll: :evil: .

Leo
Dominancia... não me parece mau em nenhum cão.´Quem sabe Labradores a valer?

Cumprimentos

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

domingo jan 25, 2004 10:16 am

Eu achei este encontro muito bem organizado, que me dera que o Rottweiler Clube de Portugal organiza-se um evento assim :lol:
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo jan 25, 2004 11:21 am

FAbarm Escreveu:
leonildecarvalho Escreveu: Olá Cool_Dave

Leo
Dominancia... não me parece mau em nenhum cão.´Quem sabe Labradores a valer?

Cumprimentos

Tiago
Bom dia.

Claro que é normal num cão dominante, mostrar essa mesma dominancia...

O mal não estava no cão, mas SIM na dona que não sabia controlar o seu animal.

Pela ordem de ideias da dominancia, então numa exposição em que os cães se pegassem, aquando da espera de serem avaliados, enfrente ao Juiz, queria ver... havia de ser lindo...especialmente com donos que não os sabem controlar... :roll:
Aliás : este não era SÓ dominante... eu e mais umas quantas pessoas, vimos precisamente que o cão era é mal adestrado e muito agressivo. Deu-nos até a ideia da dona lhe ter algum receio, mas enfim...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

domingo jan 25, 2004 11:38 am

Mais uma coisa...

Achei muito bem que houvesse juízes a avaliar (sem caracter oficial) os exemplares das pessoas, acho que assim se pode ter uma ideia de como anda a raça no nosso País. ;)
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

domingo jan 25, 2004 12:30 pm

leonildecarvalho Escreveu:
Aliás : este não era SÓ dominante... eu e mais umas quantas pessoas, vimos precisamente que o cão era é mal adestrado e muito agressivo. Deu-nos até a ideia da dona lhe ter algum receio, mas enfim...

Leo
A mim pareceu-me um cão mal educado, muito agressivo e medroso. Uma combinação que eu não gosto nada num cão seja qual for a raça.

O mais grave foi que rapidamente os outros 5 cães mais próximos ficaram muito enervados e excitados. As pessoas deviam pensar duas vezes antes de provocarem certas situações.

Leo, a organização de que falas é a Animas ;) muito giro.
Cool_Dave
Membro

domingo jan 25, 2004 3:07 pm

É, eu também reparei nesse cão, e realmente o problema não era de dominancia, era a agressividade e a total apatia por parte da dona. E o grande problema de se levar estes cães para eventos desde tipo é o clima de stress e tensão que se provoca nos outros cães, o que origina situações muito desagradáveis!

Conheço pessoalmente algumas das pessoas que trabalham na Ânimas, e realmente é de elogiar o esforço e dedicação que eles empregam. É pena não haverem mais associações a seguir-lhes os passos!
RalphShark
Membro
Registado: quarta jul 30, 2003 1:01 pm

domingo jan 25, 2004 8:17 pm

Tambem tive o prazer de estar no encontro, foi uma experiencia bastante agradavel, tanto para mim como para o Senna, que andava super excitado! Para primeiro encontro estava muito bem, espero que muitos mais virão! Gostei da iniciativa de lá terem juizes a avaliar os nossos animais, e como diz o RMarques, assim teremos uma ideia de como anda a raça no nosso pais, mas especialmente de sabermos, de quem sabe, o "aspecto" do nosso animal!
A unica coisa que tenho a apontar foi mesmo a pouca organização nas filas para a avaliaçao dos exemplares, falo no que toca aos goldens!
Muito positivo o dia de sabado no CNEMA de Santarem! O Retriever Clube de Portugal está de parabens!

Abraço a todos!
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

domingo jan 25, 2004 8:55 pm

Nós também fomos lá. Foi muito bom verificar a utilidade posta em pratica destas raças. E o apoio que já vão tendo! Muito bom o contacto que nos deixaram ter com os cães ensinados, como a Margarida que foi nas buscas de salvamento ao Irão.
Para mim foi muito bom verificar outras raças no recinto a relacionarem-se saudavelmente com todas as outras, como os Dogues Alemães, e de Bordéus... e muitas outras que não vou arriscar dizer incorrectamente o nome. De uma forma geral foi positivo e devia-se fazer mais e com outras demonstrações, principamente no exterior, em água.

Triste, muito triste... foram certos donos que deixaram o espaço numa vergonha tal que ao fim de umas horas tinhamos de andar a olhar para o chão... cheguei a ouvir- nem trouxe sacos, sabia lá que tinha de trazer.
- Eu acho que devemos andar sempre com eles. Pelo menos com um.

E agora um olhar negativo, não acharam que tudo foi organizado com dois propósitos sem ser o de mostrar os seis retrievers ( porque nem estavam).
1- Introdução da gama da Royal Canin especificamente para Labrador, fartaram-se de vender...
2- A angariação de sócios para o Retriver Club de Portugal, cujo preidente, Pedro Oliveira, é dono de uma das maiores quintas de criação de Golden, Labrador e actualmente Beagles. ( Foram às centenas que se inscreveram, pagando logo na altura a inscrição).
SeaLords
Membro Veterano

domingo jan 25, 2004 9:02 pm

sea Escreveu: E agora um olhar negativo, não acharam que tudo foi organizado com dois propósitos sem ser o de mostrar os seis retrievers ( porque nem estavam).
1- Introdução da gama da Royal Canin especificamente para Labrador, fartaram-se de vender...
2- A angariação de sócios para o Retriver Club de Portugal, cujo preidente, Pedro Oliveira, é dono de uma das maiores quintas de criação de Golden, Labrador e actualmente Beagles. ( Foram às centenas que se inscreveram, pagando logo na altura a inscrição).
1 - Patrocínio, "rings a bell"? Não é só dar dinheiro, evidente que também estão à espera de receber.

2 - Qual é a ligação perigosa entre ser criador (e ele nem sequer tem uma "quinta" ...) e angariar sócios ?

Já agora, não é actualmente que ele cria Beagles, é já há meia duzia de anos (se não mais).

Então, o que é que os juizes disseram dos vossos canitos ? Ainda ninguém disse nada.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
sea
Membro Veterano

domingo jan 25, 2004 9:10 pm

1 - Patrocínio, "rings a bell"? Não é só dar dinheiro, evidente que também estão à espera de receber.

2 - Qual é a ligação perigosa entre ser criador (e ele nem sequer tem uma "quinta" ...) e angariar sócios ?

Já agora, não é actualmente que ele cria Beagles, é já há meia duzia de anos (se não mais).

Então, o que é que os juizes disseram dos vossos canitos ? Ainda ninguém disse nada.
Sim... é claro que o patrocinio diz tudo!!! ;) Mas achei demasiado forte!
Ele diz que tem uma quinta em Albarraque e que começou, também, a criar Beagles há uns tempos, está numa revista do mês passado. Não costumo falar do que não sei, ou de que ouvi alguém dizer. Se está incorrecto , a mensagem é que foi assim transmitida.

Não acho que exista uma relação perigosa em ele ser criador e andar a angariar sócios, o estranho é ele ter todos os papéis. De presidente da organização também. Mas provavelmente é o único com capacidade e competência para o ser.
SeaLords
Membro Veterano

domingo jan 25, 2004 9:16 pm

A informação não está errada, apenas parecia que tinha começado a criar Beagles "ontem".

Quanto a angariar sócios ali no sítio - não faria a mesma coisa, se tivesse responsabilidades no Clube ? Afinal, quantos mais sócios o Clube tiver, tantas mais coisas se podem fazer e mais intervenção se pode ter. Não vejo nada de estranho, bem pelo contrário. E lá que o homem se mexe - disso não há dúvidas.

E os juizes, hem ? O que disseram ? E quem eram ?
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
sea
Membro Veterano

domingo jan 25, 2004 9:27 pm

Bem, não faço a menor ideia quem eram. Muito sinceramente. Nunca tinha a exposições com a Goldie e só fui porque ao contrário de muitos só esperei 15 minutos.

Da minha disseram:
- Boa estrutura,
- Bom pêlo,
- Bom movimento,
- Composição dentária perfeita;
- e para finalizar mal... gordita!!!

Pois é !!!!!! Vista de cima ela parece!!! mas de lado não! 15 meses 28kg 1 copo e meio de ração por dia 2 horas de exercício diário! Não sei o que fazer... mas todos me dizem o mesmo. Que a cadela está gordita. tenho de começa a dar-lhe light...
De qualquer forma o vet. disse-me para esperar pelos dois anos antes de alterar o que quer que fosse, porque só nessa altura é que tinha atingido a maturidade e o crescimento completo. Ainda faltam dez meses... vamos esperar, sempre com controlo!
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda jan 26, 2004 1:02 am

sea Escreveu: - e para finalizar mal... gordita!!!
Pois, mas neste capítulo estava muito bem acompanhada por pelo menos mais 50% dos outros todos... ;)
Responder

Voltar para “Cães”