Mais morte num IP qualquer.....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jan 30, 2004 9:27 am

Caros amigos,
Ontem estava a ver as notícias, já nem sei em que canal, quando ouvi falar em mais um grave acidente num IP ( já não sei se era o IP4 ou o IP3). Eu sei que, para quem conhece aquelas estradas, este é apenas 'mais um' entre os muitos que lá acontecem. Um dizem que a culpa é dos condutores e dos excessos que cometem, outros dizem que é da estrada....mas neste acidente a "culpa" foi de um cão. Pois é.....aparentemente, para se desviar de um cão que atravessava a estrada, um condutor atirou-se literalmente para cima de outros e o embate foi violento. Ao todo foram envolvidas três viaturas, e o resultado a lamentar foi uma morte e um ferido com bastante gravidade.
Quando eu digo que a 'culpa' foi do cão, é obvio que não a atribuo exactamente ao cão. Atribuo-a ao dono que o deixa andar solto, seja em nome do desleixo, da "tradição
rural" ou do que quer que seja. Atribuo-a também às autoridades que, em vez de fiscalizarem estas situações e evitarem ameaças que são verdadeiramente perigosas, gastam o tempo e o dinheiro dos contibuintes com absurdos.
Mais uma vez se confirma que todos os cães são potencialmente perigosos se não tiverem donos responsáveis. Mais uma vez se confirma que as situações de verdadeira perigosidade não decorrem de raças ou tipologias, mas sim da falta do cumprimento das elementares regras de bom senso e do mais 'básico' da própria Lei.
Infelizmente, este tipo de casos repete-se com alguma frequência. Nem sempre resulta em morte, mas os ferimentos ou apenas danos materiais são frequentes. Valeria a pena fazer uma 'estatística' e ver quantas pessoas morreram ou ficaram feridas, e quais os montantes em prejuizos materiais, causados por cães que se atravessam em estradas. Depois compará-las com as estatísticas de 'ataques' e das mortes e ferimentos, bem como prejuizos materiais, que estes provocaram. Talvez com estes dados bem presentes, as pessoas percebessem onde é que está o verdadeiro perigo e onde é que urge fazer alguma coisa.

Fica aqui uma última nota para as pessoas que vejam um cão a atravessar uma estrada...eu sei que o 'instinto' é procurar desviar-se, mas por favor vejam mais da estrada para além do cão. Desviar-se de um animal para cima de um carro, de uma pessoa ou contra uma Arvore...não vale a pena. A nossa vida e a das outras pessoas que dependem de nós está sempre em primeiro plano.

Os meus sentimentos para os familiares das vitimas
Paulo C
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta jan 30, 2004 10:55 am

Olá Paulo,

Olhe que essa da tradição rural é forte e na maioria dos casos não é verdade. Afinal de contas, a tradição rural é manter os cães acorrentados. Pelo menos na zona centro.
Maria João
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

sexta jan 30, 2004 10:59 am

É bem verdade Paulo, vi essa notícia hoje de manha, foi no IP4.
Já me aconteceu uma coisa identica no IP5, mas com ovelhas :o :o :o , ao fim de passar uma curva, de noite, aparecem-me uma ovelhinhas a atravessar a estrada e um camião de frente, parei logo no posto da BT a 200m +/- e avisei-os. Bem foi cá um susto!
Eu com os meus cães tenho muito cuidado a minha casa fica entre o IP5 e N16, mas já tive sustos.
As pessoas deveriam ter mais cuidado, mas as barreiras das estradas deviam ter uma maior fiscalização para evitar casos como estes.
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

sexta jan 30, 2004 11:05 am

A mim aconteceu-me também uma do género, mas com... um burro! O raio do bicho era preto, estava numa rua mal iluminada, e a sorte foi que não era eu que ia ao volante, porque não o vi até o condutor do carro onde eu ia ter freito uma grandessísima travagem! Avisámos também de imediato a polícia, porque aquilo ali era um perigo... :?
Caterina
Membro
Registado: segunda mar 24, 2003 10:34 am

sexta jan 30, 2004 12:29 pm

Bom eu também já passei por uma situação idêntica. Ia na nacional Braga - Chaves, para iniciar mais uma semana de trabalho, quando uma cabra salta por cima de um muro para o meio da estrada :o Felizmente tudo não passou de um susto. Valeu a minha inexperiência porque tinha a carta há pouco tempo e ia bem devagarinho ;)

Quanto ao IP4, conheço bem porque vou muitas vezes a Vila Real. Existem algumas casas dispersas pelo Marão e provavelmente os animais andam soltos pela serra. Penso que havia de existir maior protecção no acesso à via rápida porque como está, os animais facilmente passam por baixo das barras horizontais de protecção.
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta jan 30, 2004 12:42 pm

mjoaomarques Escreveu: Olá Paulo,

Olhe que essa da tradição rural é forte e na maioria dos casos não é verdade. Afinal de contas, a tradição rural é manter os cães acorrentados. Pelo menos na zona centro.
Na zona Norte é ao contrario.. deixar os cães todos à solta...

Mas também tenho bem presente um carroça que ia abalrroando à dias...

Tiago
Última edição por FAbarm em sexta jan 30, 2004 2:16 pm, editado 1 vez no total.
A forma é a imagem plástica da função
AndLemos
Membro Veterano

sexta jan 30, 2004 2:02 pm

FAbarm Escreveu:
mjoaomarques Escreveu: Olá Paulo,

Na zona Norte é ao contrario.. deixar os cães todos à solta...

Mas também tenho bem presente um carroça que ia abalrruando à dias...

Tiago
Aqui na zona centro também, algum estão presos à corrente outros andam à solta pelas aldeolas
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

sexta jan 30, 2004 2:30 pm

Também vi essa notícia e fiquei parva com o aparatoso acidente!

Não disseram se o cão tinha dono ou não mas caso tenha que responsabilidades lhe vão ser imputadas?? E à entidade que deveria impedir a circulação do animal na estrada??

Outra coisa com a qual concordo com o Paulo, apesar de ser uma atitude fria, é o não se desviar do cão! Mas na hora nunca pensamos nisso vemos o cão e dá-se logo uma guinada e nem se olha pra mais lado nenhum...

Deixo aqui os meus sinceros sentimentos aos amigos e familiares da Vítima e que os restantes tenham uma boa e rápida recuperação!
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

sexta jan 30, 2004 4:40 pm

Pois nos Açores é mais vacas! Sei de diversas histórias. A sorte é que cá não há muitas vias rápidas senão devia mesmo ser uma desgraça total.
Cães e gatos vou sabendo de várias histórias de atropelamentos e também deve haver os que causam acidentes. Cá a maioria dos que andam soltos estão abandonados, o que têm dono geralmente estão presos (com corrente).
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

sexta jan 30, 2004 5:17 pm

Eu conduzo pouquíssimo, detesto conduzir, mas tenho o pressentimento de que, se algum dia tiver um acidente (longe vá o agoiro!), vai ser por causa de um animal.
É fácil dizer que a atitude lógica a tomar é não nos desviarmos do bicho, mas quem é que tem coragem para atropelar um cão, ou um gato, ou um ouriço?

A solução é, realmente, alterar as barreiras de protecção das nossas estradas, de maneira a que os animais não consigam transpô-las e, claro, mentalizar as pessoas que os bichos não podem andar simplesmente à solta por todo o lado...

Já para não falar dos que abandonam os seus cães e gatos à beira das estradas... :evil:
AndLemos
Membro Veterano

sexta jan 30, 2004 5:24 pm

Graças a Deus nunca atropelei nenhum cão, mas há uma lembrança que não me sai da cabeça. Um dia ía com o meu namorado e atravessou um cão à nossa frente quando íamos de carro, instintivamente soltei um grito e encolhi-me. Conseguimos parar sem qualquer dano, mas o cão assustado em ver de fugir para a berma atravessou para a faixa contraria , passou um carro, eu não vi, mas ainda me consigo lembrar do som do embate do outro carro no cão, é horrivel.

Eu instintivamente guino o carro, e quando passo no centro de aldeias vou devagar, porque já sei que andam sempre por ali cães e gato, mas sei que há boa gente que vai à berma de propósito.

Anormais
inezitah
Membro
Registado: sábado jan 10, 2004 4:39 pm

sexta jan 30, 2004 5:26 pm

pois é... infelizmente essas coisas acontecem mas o Estado quando constroi as estradas também deveria ter o cuidado de fazer alguma coisa para os animais não passarem, porque, em muitas estradas não há qualquer protecção. Em muitos casos as medidas que deveriam ser tomadas antes das coisas acontecerem só se tomam depois de estas acontecerem (e por vezes nem se tomam), o dono também devia ter responsabilidade com o seu animal e não o deixar andar por aí á solta!!!
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

sexta jan 30, 2004 5:38 pm

Isso é daquelas situaçoes que eu rezo aos ceus para nunca me acontecer (passar-me um animal á frente enquanto estou a guiar)!!!

Acho que instintivamente dava uma guinada no carro, felizmente nunca tive um acidente, mas presumo que seja tudo tao rapido que as pessoas nao tenham tempo para analizar bem como hao-de proceder...

Há outro lado negro destes acidentes nas estradas, são tambem conhecidos casos de pessoas que saíram do carro para dar assistencia a um animal que fora atropelado e essas mesmas pessoas foram de seguida atropeladas por outros automobilistas que nao esperavam ve-los na estrada! :o Por isso é proibido sair do carro nas AEs, só em situaçoes muito especiais e nestas devem ser tomadas fortes medidas de segurança (colete reflector, triangulo)...
Última edição por deinhac em sexta jan 30, 2004 5:41 pm, editado 1 vez no total.
marta_vasques
Membro Veterano

sexta jan 30, 2004 5:39 pm

Eu conduzo pouquíssimo, detesto conduzir, mas tenho o pressentimento de que, se algum dia tiver um acidente (longe vá o agoiro!), vai ser por causa de um animal.
É fácil dizer que a atitude lógica a tomar é não nos desviarmos do bicho, mas quem é que tem coragem para atropelar um cão, ou um gato, ou um ouriço?

A solução é, realmente, alterar as barreiras de protecção das nossas estradas, de maneira a que os animais não consigam transpô-las e, claro, mentalizar as pessoas que os bichos não podem andar simplesmente à solta por todo o lado...

Já para não falar dos que abandonam os seus cães e gatos à beira das estradas... :evil:
marta_vasques
Membro Veterano

sexta jan 30, 2004 5:41 pm

Responder

Voltar para “Cães”