Sou mau?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sábado jan 31, 2004 2:36 pm

Ontem e pela primeira vez desde que sou criador de cães (9 anos) tive que tomar uma medida drástica relativamente a um recém nascido... uma das cachorras que nasceu para além de mal reagir à reanimação teve o cordão umbilical cortado demasiado curto pela mãe tendo tido ainda alguma hemorragia. A cachorra esteve a tentar respirar durante quase 20 minutos antes de eu tomar a decisão mais drástica... posso dizer que tentei tudo o que sabia de cuidados neonatais em cachorros e nada, e foi a custo que tratei do assunto... o que fariam no meu lugar? :cry:

O resto da ninhada está de boa saude e recomendam-se
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

sábado jan 31, 2004 3:08 pm

casadiscaes Escreveu: ...uma das cachorras que nasceu para além de mal reagir à reanimação teve o cordão umbilical cortado demasiado curto pela mãe tendo tido ainda alguma hemorragia. A cachorra esteve a tentar respirar durante quase 20 minutos antes de eu tomar a decisão mais drástica... posso dizer que tentei tudo o que sabia de cuidados neonatais em cachorros e nada, e foi a custo que tratei do assunto... o que fariam no meu lugar? :cry:
Se acha que tudo fez, não percebo o porquê da pergunta.
alexandrasantos
Membro Júnior
Registado: domingo nov 02, 2003 8:06 pm

sábado jan 31, 2004 3:38 pm

Gonçalo, eu teria feito exactamente o que fez, sem sentimentos de culpa. Menciono sentimentos de culpa, porque fiquei com a sensação que o Gonçalo, embora tenha feito tudo o que pode, culpabiliza-se um pouco pela decisão que tomou, senão não teria colocado este post aqui no fórum. As coisas nem sempre correm pelo melhor...
Cumprimentos,
Alexandra
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado jan 31, 2004 3:44 pm

[quote=casadiscaes]
. o que fariam no meu lugar? :cry:

[/quote]

O mesmo.
Embora tb não entenda bem a razão da pergunta.
Isabel
BETAFERI
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm

sábado jan 31, 2004 3:51 pm

casadiscaes Escreveu: posso dizer que tentei tudo o que sabia de cuidados neonatais em cachorros e nada, e foi a custo que tratei do assunto...
Olá

Não posso deixar de comentar este bocadinho da sua mensagem, ela diz tudo o que nós lhe poderíamos responder. Tentou tudo o que sabia e reconheceu que lhe custou tratar do assunto, não é fácil fazê-lo e muito menos falar dele. Por mim acho que merece os parabéns.
Quanto ao sentimento de culpa, ainda vai ficar aí dentro, por algum tempo;) ;) é natural, mas quando é feito o que está certo, vai passando devagar.

Cumprimentos

Franky
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

sábado jan 31, 2004 4:12 pm

isabelnobre Escreveu:
casadiscaes Escreveu: o que fariam no meu lugar? :cry:
Se acha que tudo fez, não percebo o porquê da pergunta.

Logicamente que o casadiscaes nao espera respostas milagrosas, nao espera absolvição nem punição pela atitude que tomou. Escreveu num desabafo e sendo uma pessoa sensivel, ao ter tomado a decisao de ter interrompido uma vida, sente-se mal com isso, uma mistura de culpa que gera duvidas...

Penso que casadiscaes procura uma palavra amiga, um encorajamento de que o que fez era inevitavel, tendo em conta a situação que descreve.

casadiscaes, se pensa que fez o melhor para o caozinho, mantenha o pensamento dessa forma, evite estar a sofrer por coisas que em nada podem vir a alterar-se. Eu sei que é facil falar, mas... :? espero ter ajudado.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sábado jan 31, 2004 5:23 pm

Em muitos anos a criar cães, nunca tive de tomar a iniciativa, morrer um ou outro cachorro numa ninhada numerosa acontece... não sinto a culpa de não tentar tudo... mas foi a primeira vez que tive de facto de por a dormir um. Achei preferível a deixar ficar o cachorro para o encontrar morto de manhã.

Por isso o desabafo em jeito de tópico... :(
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado jan 31, 2004 7:15 pm

Fez o que tinha de ser.

Nunca passei por isso mas penso que deve ser muito duro.
Primeiro tentar salvar, fazer-se tudo o que se sabe e pode e, por fim, aceitar a derrota e assumir a necessidade lamentável de pôr fim a essa vida que se tentou salvar.

Muito duro.
Teve a coragem de o fazer - louvável - é de homem.

Esqueça o assunto, se puder.
A vida, por vezes, exige de nós coisas violentas e desagradáveis.
São provas de coragem.

Só quem passa por elas é que as pode avaliar.
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

sábado jan 31, 2004 8:30 pm

Tentou fazer o que podia. Agora não pense mais nisso, pense nas outras «pestinhas» da ninhada.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sábado jan 31, 2004 8:41 pm

Olá

Só gostava de um esclarecimento, e sem segundos sentidos:
mas não consultou um vet? Não teria sido preferível? por muita experiência que se tenha ...
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado jan 31, 2004 8:53 pm

Eu compreendo perfeitamente o casadiscaes.
Ao longo da minha vida tomei decisões, tive atitudes, disse coisas de que hoje não me orgulho. Por mais que me queira convencer de que essas "pedras no sapato" não têm qualquer importância quando comparadas com autênticas barbaridades a que tenho assistido nos comportamentos humanos, mesmo assim, não consigo relativizar (este verbo não existe, mas dá-me jeito :lol: ).
Não vale a pena aconselhar: "oh Gonçalo, deixa lá, fizeste o que foi possível". Fica lá sempre essa areia no sapato. E fica porquê? Fica em pessoas sensíveis e boas.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado jan 31, 2004 9:07 pm

E como sempre o Nel disse tudo.

Não se culpabilize, o resto da ninhada está bem.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

sábado jan 31, 2004 9:17 pm

Não, não é mau, pelo contrario demonstrou coragem, caridade e muito amor pelo que faz, evitou o sofrimento desnecessário de um cachorrinho que iria sofrer até a morte inevitável chegar. Parabens pelo resto da ninhada.

... Já agora uma festinha na mãe e desejos que os filhotes sejam umas belezocas saudáveis.
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

domingo fev 01, 2004 12:04 am

Acho que já disseram tudo.
O Gonçalo teve valor e amor pelo cachorrinho que não ía conseguir viver, acortando o seu sofrimento.
É, como disse a aisd, uma prova de coragem.

Alicia
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

domingo fev 01, 2004 12:53 am

Eu sei que acham mal que compare animais a seres humanos, no entanto..., no entanto como ser humano que sou não posso deixar de pensar nos milhares de bebés humanos que nascem quase mortos e que sobrevivem devido aos cuidados médicos.

Custava muito levar o pobre cachorrinho bebé ao veterinário?

Porque é que não o fez?

Se o senhor ter o curso de veterinária retiro o que disse, caso contrário tomou uma atitude, que, sem a devida avaliação profissional poderá ter sido desnecessária e cruel.

Será o caso de o senhor estar a portar-se como esses criadores de vão de escada ( esta expressão é a utilizada aqui no forum), que só pensam no dinheiro e que considerou os tratamentos médicos que o animal viesse a precisar como um prejuizo?

Guida
Responder

Voltar para “Cães”