comentários ao "hora extra"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Kuka
Membro
Mensagens: 85
Registado: sábado mai 18, 2002 9:29 pm
Localização: 3 cães, 1 gato, varios exóticos

quinta jun 06, 2002 4:45 pm

:evil:

Sandrara:

Também me pareceu que o nome daquela veterinária não me era estranho, também já tinha ouvido falar mal dela... Até tive uma cadela que me moreu no colo á porta do Veterinário dela (Centro Comercial M Bica), pois ela estava fechada e não tinha qualquer número de emergência que pudesse contactar, nem sei qual a razão porque foi convidada a participar naquele programa, a verdade é que é uma grande mentecapta mental, é completamente "chéché", não disse nada que se aproveitasse. E não cheguei a perceber qual a fixação dela pelos praticantes de Karaté, alguém me sabe explicar??? Será que é mesma fixação que as "Tiasocas" têm pelos Surfistas??? Qual a vantagem dessa medida? Quem quiser Pitts para combates, obviamente iria-se manter numa situação ilegal... Ou ela está á espera que aqueles palhaços (que se intitulam criadores e donos de cães para combates) vão á polícia para declarar que têm alguns Pitts, uns para companhia e outros para combates, bem pode ficar sentada... Até ganhar raízes... Se tal for possível.
Quanto ao Psicólogo, foi a única pessoa que se encontrava na mesa com um discurso coerente e que expôs a verdadeira personalidade do Sr. Sérgio Sá, um verdadeiro atrofiado mental e que deveria receber tratamento o mais rapidamente possível.
Não sei se repararam mas iniciais do Sr. Sérgio Sá são SS, tal como a polícia Nazi, pelo que acho que este senhor se enquadra bem no estatuto de Porco Nazi...

Inté
Bruno
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

quinta jun 06, 2002 6:09 pm

A responsabilidade e potencialidade de perigo cabem ao dono, o dono é que vive com o animal todos os dias, é que sabe quais são os estímulos que levam o cão a brincar, a pedir festas, ou a ser agressivo.

Muitas vezes, ou melhor, na maior parte dos casos, é o dono que se recusa a ver e a corrigir comportamentos - "que giro, o bobi tão pequenino já sabe que o sofá é dele e nem deixa a aninhas chegar perto" ou "ele já mordeu toda a gente, mas é tão fofinho que não temos coragem de o castigar" ou "só o papá é que treina a lassie que é para ser uma boa guarda"... a lista de asneiras é infindável, e infelizmente, verdadeira.

Como criador é a minha responsabilidade entregar ao novo dono (estou sempre a rezar para não o entregar a um "animal" pois quem vê caras não vê corações) um animal com o carácter mais típico possível, depois o mais correcto morfológicamente possível. Se detecto na ninhada, que fica com a mãe até aos dois meses, algum animal com maior potêncial dominante, o dono é avisado para o facto, e quais os cuidados que deve ter para controlar e educar o novo membro da familia, e estou à disposição 24h por dia para ajudar. Até hoje só me arrependí uma vêz, e, nitidamente, por culpa do dono.

Gostava de deixar bem claro que considero o problema dos Pits e outros infelizes em zonas periféricas (retratadas nas diversas reportagens) um problema que tem de ser resolvido através de iniciativas que envolvam as assistentes sociais e outras estruturas de apoio que há em todas as autarquias. Não considero que meios repressivos venham a ter qualquer resultado... porque não o tiveram em mais nenhum lado do mundo. A questão é cultural (ou uma aculturação, se preferirem) pelo que tem de ser resolvida por uma intervenção positiva e pedagógica. O Pit é, nessas zonas, símbolo de status, pelo seu aspecto e pelos combates que ganha - e se em vês dos combates forem competições de arrastamento de peso ou hanging dog (competição em que se vê qual é o cão que consegue ficar pendurado mais tempo só por força dos maxilares)? tem havido muito bons resultados em experiências que foram feitas noutros países com esta política... por via legislativa só vai afectar quem acredita, cumpre e respeita a lei, que acaba por ser privado dos seus direitos.

Provávelmente valia a pena pensar nisto...

Gonçalo
anavaz
Membro Veterano
Mensagens: 560
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm
Localização: Yorkshire

quinta jun 06, 2002 7:28 pm

Sou só mais uma q tb viu o programa da SIC, não posso deixar de me sentir revoltada com a situação.
Quanto aquele exemplar da classe dos vertebrados mas de certeza de sangue frio gostaria de o dasafiar para um espectaculo, um combate do qual ele de certeza iria disfrutar. "Sá versus Pit bull" O espectaculo poderia ser na encerrada praça de touros de cascais e a receita das apostas serviria para a criação de uma fundação destinada à clonagem de criaturas identicas ao sá que depois serviriam para a desminagem nos Países em guerra.
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jun 06, 2002 8:50 pm

Só uma pequena correcção Cindel, foi a veterinária e a Guida Bessa que pediram a esterilização, a Maria do Céu da LPDA foi frontalmente contra, facto pelo qual lhe dou os parabéns.

Gonçalo
Obrigado Gonçalo. Sinceramente estava convencida que a Maria do Céu ( da LPDA) tinha referido essa medida, inclusive tendo falado no caso de França.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta jun 06, 2002 9:04 pm

Olá a todos,

Como gravei o programa, hoje estive a rever-lo novamente ( desta vez com a cabeça mais fria).
Concordo com o Gonçalo, a D. Maria do Ceu não esteve tão mal como a pintaram, um pouco gaguejante por vezes, mas não esteve nada mal.
Acho que nós é que com a cabeça quente e a nossa revolta, por vezes esperamos "milagres" das pessoas.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
rjpf
Mensagens: 3
Registado: quinta jun 06, 2002 1:10 pm
Localização: 2 cadelas rafeiras

sexta jun 07, 2002 1:36 am

gostava de sintetizar as minhas opiniões acerca do programa de ontem. Antes de mais quero dizer que não assisti até ao fim porque me enojou a conversa do sá. Houve uma altura em que me apeteceu que o programa fosse tipo reality-show-modernaço-interactivo-via-SMS para poder dizer àquela gente o que pensava daquele homem e daquela vet.
Eu também penso que as pessoas que se comprazem com aquele tipo de violência sofrem de perturbações mentais.
Não são os pits que devem ser extintos por meio da esterilização, são os criadores de pits para luta. Se pudessemos estelizar todas essas pessoas num instante acabava-se com isto sem ser preciso criar mais leis que não vão ser usadas.
Também fiquei chocada com a forma como aquelas pessoas conseguem contornar a lei sem sequer sofrerem as sanções previstas na lei.
Concordo com o sá na medida em que também não gosto do "uso" que muita gente dá aos pássaros de cativeiro, porque os usam como adornos e além disso mantêm-nos em espaços infímos onde o animal nem pode simular um habitat confortável. O imbecil só se enganou quando em vez de dizer periquito disse pardal, porque ninguém no seu juízo perfeito tenta manter um pardal em cativeiro - não pode ser considerado um animal doméstico e não tem muitas hipóteses de sobreviver em cativeiro!! além disso, não é por outras pessoas errarem que o nosso erro parece menor e ele não provou razão nenhuma com aquilo.
Gostei da sra. da LPDA, calma e moderada mas definiu bem a sua posição e mostrou ter um bom coração, ao contrário daquela vet, onde eu espero que cada vez menos animais domésticos venham a cair, aquilo é melhor para exterminadora, se calhar saía-se mesmo bem era a trabalhar com pragas de parasitas, ao menos pode esterilizar e extinguir à vontade!
Mais violento do que as imagens, para mim foi a cabeça do sá que mostrou a maldade humana no seu expoente máximo.
E aquela de ele dizer que os donos daqueles cães têm um grande amor pelos seus cães???? Podem-lhe chamar o que quiserem, mas amor é que aquilo não é. Amor envolve uma quantidade de instinto de protecção e ninguém que ame um animal o sujeita àqueles maus tratos e sofrimento, já não falando nas perturbações da personalidade do animal que se formam por meio do tipo de treino a que são sujeitos. há pessoas que não têm consciência que os cães "são pessoas". E não se trata de os "treinar" e sim de educar. Aquele homem era o mal em pessoa.
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

sexta jun 07, 2002 8:10 am

O nome daquele senhor que, de facto, teve a melhor intervenção no programa, é Carlos Guerreiro e é psiquiatra e não psicólogo.
Última edição por aisd em sábado jun 08, 2002 5:10 am, editado 1 vez no total.
Madonna
Membro Veterano
Mensagens: 1121
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

sexta jun 07, 2002 11:02 am

Desculpem-me se vou remexer no assunto, mas só ontem vi a reportagem.
Quer fosse antes, ou depois de ver o programa, a minha opinião mantém-se. Não critico ninguém em especial, mas sim um país mal formado em direitos, deveres, civismo, moral e valores éticos.

De qualquer maneira, antes de ver o programa, li os vossos comentários, o que me deixou muito mais atenta a certas situações.

Não concordo e repito NÃO CONCORDO, com as criticas dirigidas à Senhora da LPDA. São completamente injustas, infundamentas e desmotivadoras, para uma pessoa que demostra sofrer de corpo e alma por esta situação. A Senhora, apesar de extremamente nervosa, tentou sempre conduzir o diálogo, com a calma e a educação que lhe eram humanamente possíveis.
Devemos sim, louvar a coragem de ter dado a cara, pois se bem repararam, a outra Senhora, da União Zoófila, entrevistada fora de estúdio, não se quis identificar, por medo de represálias.
E assim acontece com frequência.
Pois é aqui que as coisas desabam, porque como diz e muito bem, a Senhora da LPDA, vivemos num país de democracia de terror. Mais facilmente dá a cara, quem pratica as ilegalidades, do que propriamente pessoas, que se dizem defensoras dos direitos dos animais. Fomentam o terror de quem tem medo, aumentam a força de quem quer dominar, à custa do vandalismo e criminalidade.

Quanto ao criador, que dizia que não vendia cães para combates e que já muito se falou das cicatrizes duvidosas que uns dos Pit apresentava, eu comento o seguinte e chamem-me ingénua se quiserem: duas das minhas cadelas, pegam-se com frequência, uma delas, apresenta já uma cicatriz ao pé da vista e no outro dia, tinha a pata a sangrar. Não fosse peluda e provavelmente, já se avistavam algumas cicatrizes.
Não é um cão de combates!!
Outra situação: noutro dia, estive "embrulhada" com um Dog Argentino, extremamente simpático - adorei o bicho! Estava coberto de cicatrizes, sabem porquê?! Porque é um grande regateiro e anda frequentemente à pancada com outros cães. A última rixa, foi com um rottweiler, que se encarregou de fazer um tratamento VID ao Dog Argentino.
Este animal está numa escola, para correcção, por iniciativa do próprio dono.

Outros comentários feitos, que não encontrei neste tópico, mas estão algures, foi sobre uma boxer que nem conseguia agarrar a Pit Bull, para se defender. Fiquei escandalizada, pois para além da crueldade do próprio combate, desigualdade de forças, é uma crueladade a dobrar. Não vi boxer alguma. Provavelmente confundiram com um Pit castanho, com malhas idênticas ao boxer.
A seguir, o comentário de que um dos bichos, já nem a orelha tinha (provavelmente arrancada à dentada). Mas este bichos não têm as orelhas, elas são previamente cortadas, precisamente para não serem arrancadas nos combates.

Desculpem o testamento, mas eu só quero atingir um ponto, que é o seguinte:
O drama já existe e há que lutar por ele, mas de uma forma mais fria e mais racional, se queremos ser levados a sério. Dar uma maior proporção ao drama, fazendo de nós autênticos sofredores da questão e peritos em lamechas, não vai resolver nada, muito pelo contrário, vamo-nos tornar fundamentalistas e sensacionalistas, qualidades que em tempos, já criticámos noutras pessoas.
Dar a cara, denunciar as situações sem medos de represálias e munirmo-nos de argumentação plausível em prol de uma legislação, que defenda na integra, uma vida digna a todos os seres vivos, à face da terra, é o objectivo.
Não há que haver democracia de terror, como diz a outra senhora, mas sim a coragem de DIZER AS COISAS, SEM MEDO!!

Ok, podem atacar à vontade!
Um abraço,
Paula
sumy
Membro
Mensagens: 132
Registado: quarta mai 22, 2002 7:59 am
Localização: 2 Malamutes e uma Rafeirinha

sexta jun 07, 2002 11:34 am

Paula, concordo perfeitamente contigo na questão da Senhora da LPDA. Penso que a senhora estava extremamente nervosa, mas ve-se que está na questão de corpo e alma. Agora se Senhora teve a garra necessária para o debate, isso é outra questão.

Quando dizes que, " fazendo de nós autênticos sofredores da questão e peritos em lamechas, não vai resolver nada", Claro que não vai resolver nada, apenas são sentimentos expressados e como deves imaginar a revolta é muito grande. Não é com palavras hostis que se resolvem as situações, mas sim com argumentos, como tu dizes.

Quando falas na Boxer, que não viste, acredita que ela estava lá e foi logo o 1º combate, se não estou em erro.

Relativamente ao criador de Pit Bulls com o cão todo marcado. Eu fui um dos que pos em causa a cara do cão toda marcada. É assim, eu tenho um Malamute que é extremamente territorial. Volta e meia imaginas o que acontece. Mas não é pelas brigas que ele pode ter de vez em quando que tem o focinho no estado em que aquele Pit Bull tinha, acredita que não estou a por em causa a honestidade desse criador, porque não posso falar de uma coisa que não tenho provas. Mas...!!!! acredita que fiquei a pensar nisso.
fabi
Membro
Mensagens: 65
Registado: quarta abr 03, 2002 7:09 pm
Localização: yorkshire terrier,schnauzer gigante, galgo afegão, tartarugas,coelhos

sexta jun 07, 2002 12:11 pm

Lamento imenso que não exista uma verdadeira máquina do tempo, onde se pudesse meter o Sérgio Sá e todos os seus fiéis seguidores, e enviá-los para a Roma antiga, aterrando bem no meio da arena, onde poderia estar ou um leãozinho ou um gladiador à sua espera ( a escolha até poderia ser deles: queres à dentada ou queres à paulada?).
Na falta da máquina do tempo, parece-me que o Sérgio Sá sofre de perturbações mentais profundas, necessitando urgentemente de tratamento adequado, com internamento. Se algum familiar ler estas mensagens, deveria levá-lo, nem que seja à força, a uma consulta de psiquiatria o mais breve possível. É que estas pessoas, no seu delírio, convencidas que são donos da pura verdade, tornam-se muito convincentes, arrastando consigo outros (por vezes multidões),especialmente pessoas com personalidade fraca, baixa auto-estima, sem grandes expectativas ou objectivos de vida.
Os animais não têm culpa dos erros dos humanos. :cry:
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jun 07, 2002 1:16 pm

Olá Paula,

Eu fui uma das pessoas que criticou a senhora da LPDA. Neste debate critiquei pq pensava que tinha sido ela a defender a esterilizaçaõ dos pits - erro meu. Mas continuo a criticar.

Ela pode se entregar de corpo e alma, pode ter as melhores das intenções. Mas isso não basta para estes debates. E a sua prestação em alguns debetes tem sido prejudicial.

Lembro-me perfeitamente de um, tenho impressão~que foi na Sic tb, em que teve presente também um treinador de cães, e que fez uma demonstração de defesa do dono, sem problemas nenhuns, e esta mesma senhora disse alto e bom som que devia ser proibido aquele tipo de treino :roll:
Ou seja, o treinador tinha acabado de demonstrar o contrario, e lá vem a dita senhora contradizer e contrariar tudo !

Sobre aa boxer, aquilo era um boxer, mas já não sei se foi na reportagem da TVI ou da SIC. Era um pit castanho (ate fiquei com impressão que tanto a pit como a boxer eram femeas) a lutar com uma boxer tambem castanho, e umas deles possui uma trela ou corrente, num local cheio de lixo.

Sobre as cicatrizes, podem acontecer sem duvida. Ainda ontem uma cadela minha pegou-se, e possivelmente alguma cicatriz irá ficar, duas cadelas minhas igualmente (deiva ser do dia). O meu macho Serra é também muito territorial, fora do seu territorio nao chateia ninguem, se não o chatearem, mas se envolvesse numa luta acidental (acidentes acontecem) iria deixar cicatrizes. O senhor pode mt bem estar dizendo a verdade, mas nestas situações convém ser algo desconfiado.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
corresponde
Membro Veterano
Mensagens: 318
Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
Contacto:

sexta jun 07, 2002 2:09 pm

No tópico [poll] Opiniao está a decorrer uma sondagem, e podem também deixar o vosso comentário.
AnaS
Membro Veterano
Mensagens: 269
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Localização: Cães (3 Cães de Água Portugueses)
Contacto:

sexta jun 07, 2002 2:58 pm

Olá Paula,

Fui eu que mencionei o facto de ter visto uma cadela boxer a lutar com uma espécie de cadela Pit Bull (digo espécie, porque a achei demasiado pequena para um Pitt, embora saiba que o estalão (?) da raça seja ambíguo).

Era de facto uma boxer, mas não foi na reportagem da Hora-Extra que deu, mas sim no noticiário da TVI que deu no mesmo dia. Estavam a lutar numa lixeira. Fiquei chocada pois como sabemos os boxers possuem uma dentição diferente da maioria das outras raças de cães, que não lhes permite agarrar coisas do mesmo modo que os outros cães fazem. Por isso achei extremamente injusto para com a pobre cadela, e fiquei com a sensação de que talvez ela até tivesse sido roubada a alguém para servir de "estímulo" e de "objecto de treino" para a cadela Pit.

Só de pensar nisto até fico arrepiada :o .

Será que não podemos fazer uma espécie de abaixo-assinado para que sejam retirados todos os cães ao Sr. (??) Sérgio Sá, visto ele ter admitido que os treinava e que era a favor dos combates???
Madonna
Membro Veterano
Mensagens: 1121
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

sexta jun 07, 2002 3:02 pm

Olá CindelP Olá summy,

Reparem, que eu estou sempre receptiva a mudar de opinião, desde que os factos me conduzam à verdade, ou o mais próximo possível dela.
Tento sempre acreditar nas pessoas; dar-lhes o benefício da dúvida, pelo menos uma vez.
Às vezes arrependo-me!

Um abraço,
Paula
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

sexta jun 07, 2002 4:46 pm

Não se arrependa Madona.
Nós não somos da mesma massa que os organizadores de combates de cães.
Temos que ser iguais ou melhores na determinação, na consciência da nossa razão, temos de ser melhores também na acção e na luta.
Nesse aspecto dou razão aos critícos do programa da SIC.É pena não ter havido mais intervenções ao nível da do psiquiatra (impossível de ignorar,
pertinente e irrebatível).

Mas ter dúvidas, procurar ver os dois lados de uma questão, é sinal de inteligência e de civilização, não de fraqueza e indecisição.

Desculpem os foristas se, mais uma vez, tenho um tom doutoral e paternalista.
Não quero, mas as coisas saem-me assim.
Responder

Voltar para “Cães”