praias cães e quercus

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

bill
Registado: quinta jun 06, 2002 5:39 pm

quinta jun 06, 2002 5:49 pm

Eu gostava de saber porque é que o senhor Francisco Ferreira (membro da QUERCUS)numa entrevista a um canal de televisão português afirmou que um dos principais factores da poluição da areia das praias resulta no facto de as pessoas levarem os cães para a praia.
Ora aí está uma bonita afirmação!!!!! Como se não chegasse o abandono de animais que se faz sentir nesta época, ainda por cima vem um representante de uma associação de conservação da natureza com este tipo de discurso.
Pois bem será que são os cães que deixam beatas de cigarro,sacos plástico,latas,embalagens dos bronzeadores na areia,etc....??????
Antes de dizerem para as pessoas não levarem os cães para a praia, têm também que arranjar soluções.
porque é que em Portugal nas praias há zonas para barracas,chapéus de sol,etc... e não zonas para as pessoas levarem os cães??????
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jun 06, 2002 7:35 pm

Olá,
Apanhei essa reportagem a meio mas ainda consegui ouvir algo do genero do que disse. Como alguns dos foristas sabem, eu moro bem perto da praia e vou quase todos os dias até lá passear com os meus cães. Tal como eu, muitas pessoas mais o fazem e, para além dos nossos cães, existem ainda autênticas matilhas nas zonas de barracas perto da praia que não hesitam em fazer por lá também os seus passeios. Onde quero chegar é a um facto simples de observar por quem quiser:
DURANTE TODO O INVERNO E PRIMAVERA as praias estão limpas, excepto quando há aquelas marés que trazem o lixo do mar para terra ( este lixo é lixo humano, não é canino!!) .
Não vejo por lá nenhumas 'porcarias' causadas por cães! MAS BASTOU UM FIM-DE-SEMANA mais quente ( e a abertura da época balnear) para que as praias ficassem cheia de 'porcarias' das 'Bestas' que insistem em vir para a praia com a 'arca congeladora' e o garrafão de 5 litros atrás. São papeis, latas, garrafas de plástico e de vidro, sacos de plástico... etc...
Pois é... os grunhos que passam a vida atrás de secretárias e em reuniões de gabinete, normalmente nem sabem do que falam! Parece que os da Quercus (nesta e noutras) não são excepção! Pelo aspecto, há muito que aquele senhor não deve disfrutar de um bom passeio ( a pé) pela natureza.....até o ajudava a queimar umas calorias!
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

quinta jun 06, 2002 7:42 pm

Concordo em absoluto contigo desde que os cães na praia durante a epoca balnear permaneçam pela trela para não incomodar as pessoas e o dono utilize o celebre saco de plastico em caso de necessidade.
Mais ainda... agora que vem as ferias, nós os possuidores de animais ficamos impedidos de entrar nas areas de serviço, frequentar alguns hoteis, cafés, restaurantes etc. Tudo bem podem dizer deixam o cão no carro com a janela aberta enquanto almoçam etc. Porreiro! fica o cão ao sol ou há lugares reservados à sombra para quem transporta animais?
Na linha de Cascais há esplanadas que ostentam sinais a proibir a presença de cães. Eu acho que se o cão estiver pela trela e não incomodar as pessoas com latidos, e caso seja solicitado ao dono apresentar o boletim de saúde do animal em dia deveria ser permitido pelo menos a sua entrada nas areas de serviço das auto-estradas e permanencia em esplanadas.
luisa_seabra
Membro
Registado: sábado abr 20, 2002 12:26 pm

quinta jun 06, 2002 8:36 pm

isto para não falar dos cagalhões das criancinhas, q são verdadeiras minas destinadas aos pés alheios.já vi vezes sem conta mãezinhas a porem os seus filhinhos a defecar num buraquinho na areia. e os xixis na água? e as micoses (não são originárias dos cães de certeza). e o zig zag q se tem de fazer ao nadar na água, para nos desviarmos dos tampões , pensos higiénicos, fraldas e preservativos usados?
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta jun 06, 2002 9:15 pm

Olá
Éu não vi essa entrevista, mas, embora o meu respeito pela QUERCUS, se o Francisco Ferreira disse isso, de facto não foi nada feliz. A poluição feita pelos cães, toda ela biodegradável, é uma gota de água num oceano de poluição feita pelos humanos.
Essa é mesmo de ter dado ouvidos a "alguem" e arranjar mais um "bode expiatório". :? Mas enfim.... a Quercus tambem já não é o que era..... preocupam-se com ninharias e por vezes ignoram os reais problemas...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta jun 07, 2002 1:01 am

É sempre preciso bodes expiatórios. Os cães servem...
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta jun 07, 2002 1:02 am

É sempre preciso bodes expiatórios. Os cães servem...
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

sexta jun 07, 2002 9:41 am

Olá!

Por acaso vi um pouco dessa entrevista.
Sinceramente esse senhor da Quercus...
Já agora deve também querer interditar a praia às gaivotas e outras aves que por ali costumam andar e que também sujam a praia? :roll:

De facto que estranha coincidência que só no verão é que as praia ficam sujas... é que os cães com o calor costumam defecar garrafas, beatas de cigarros, cascas de fruta, etc. Que animais tão estranhos... :roll:

Quanto às esplanadas que proibem cães, regra geral na minha zona (Lagos) não costumam chatear, mas já me aconteceu ter de deixar o Nubi " a secar" uns minutos porque não o deixaram entrar.

Penso que deveriam ser dadas hipóteses para provar que os nossos amiguinhos são mais bem comportados que muitas das criancinhas que por ali andam.

Mais uma vez o problema passa pelas pessoas, que ao não educarem os cães, e ao darem maus exemplos, prejudicam-se assim como todos os outros que o fazem convenientemente.

Paga o justo pelo pecador.
Lencarnacao
Membro
Registado: sexta mar 22, 2002 3:59 pm

sexta jun 07, 2002 9:42 am

Em Torres Vedras já proibiram os cães nos espaços verdes
A noticia podem ver neste endereço:
http://www.portugaldiario.iol.pt/notici ... p?id=45773
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

sexta jun 07, 2002 10:17 am

Porque é que eles em vez de proibirem não fazem campanhas de sensibilização e instalam mais daqueles baldes de lixo com saquinhos?

E que se aplicassem coimas pesadas aos porcos dos donos que não apanham os cócós dos seus animais?

Também não vejo em que é que esta medida será mesmo eficaz, ou será que não existem cães abandonados vagueando pelas ruas de Torres Vedras?
Anita_ra
Membro Veterano
Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
Contacto:

sexta jun 07, 2002 12:05 pm

Exactamente. Eu tenho um cão infelizmente, um bocadinho nervoso, (culpa minha), que quando era bébé não saía porque "era tão lindo que na rua podiam-lhe fazer mal", " Não é necessário ir à rua pq ele faz aqui no quintal".Ignorância. :?
Nunca tinha tido um cão,( até porque em criança tinham-me diagnosticado alergia ao pêlo dos animais...Tretas).
As coisas mudaram, o Sniff tem 4 anos e quando posso pego no cão, vou de carro com ele até à praia, até um espaço verde e devagar vai-se acostumando a conviver com outros cães, ainda que sempre de trela, ainda me puxa muito, e não é por isso que não levo a mochila com uma taça, uma garrafa de água, uns sacos de plástico, uns guardanapos para eventuais situações e o registo. O que se calhar alguns animais deviam levar para os seus donos quando os vão passear.

Bjs ;)
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta jun 07, 2002 1:31 pm

Pois é Paulo

Mas é gente desta que faz opinião

Gary
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta jun 07, 2002 1:31 pm

Pois é Paulo

Mas é gente desta que faz opinião

Gary :evil:
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

sexta jun 07, 2002 8:15 pm

Olá

Também ouvi o Francisco Ferreira a falar. Ele disse que não se devia levar os cães para a praia durante a época balnear. Obviamente, fora da época balnear o problema não se coloca, porque o mar vai limpando a areia e porque as pessoas não têm tanto contacto com a mesma.

Quanto ao lixo deixado pelas pessoas, como sacos de plástico, latas e garrafas, etc., é verdade que é inestético e pode acarretar problemas, mas não está carregado de coliformes fecais, por exemplo. Fere a vista, mas não causa doenças de pele nem intoxicações. Além disso, se esse lixo for apanhado, não fica lá nada. No caso das fezes e da urina, há sempre contaminação do meio.

Se todos os donos de cães fossem responsáveis ( e não concordo nem um pouco com os números que alguém "atirou para o ar" aqui no fórum, segundo os quais 90% dos donos são responsáveis), o problema provavelmente não se punha, porque todos limpariam a "caca" do seu cãozinho. Mas basta andar pelas ruas para perceber que o que não falta são donos que não limpam a porcaria que os seus cães fazem.

Quanto ao Francisco Ferreira, é licenciado em Engenharia do Ambiente e dá aulas (pelo menos, dava) no departamento de Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Eu diria que é uma pessoa habilitada para falar de Ambiente, vocês não?

Fiquem bem

Florinda
Kuka
Membro
Registado: sábado mai 18, 2002 9:29 pm

sexta jun 07, 2002 10:05 pm

[quote=Florinda]
Olá

Também ouvi o Francisco Ferreira a falar. Ele disse que não se devia levar os cães para a praia durante a época balnear. Obviamente, fora da época balnear o problema não se coloca, porque o mar vai limpando a areia e porque as pessoas não têm tanto contacto com a mesma.

Quanto ao lixo deixado pelas pessoas, como sacos de plástico, latas e garrafas, etc., é verdade que é inestético e pode acarretar problemas, mas não está carregado de coliformes fecais, por exemplo. Fere a vista, mas não causa doenças de pele nem intoxicações. Além disso, se esse lixo for apanhado, não fica lá nada. No caso das fezes e da urina, há sempre contaminação do meio.

Se todos os donos de cães fossem responsáveis ( e não concordo nem um pouco com os números que alguém "atirou para o ar" aqui no fórum, segundo os quais 90% dos donos são responsáveis), o problema provavelmente não se punha, porque todos limpariam a "caca" do seu cãozinho. Mas basta andar pelas ruas para perceber que o que não falta são donos que não limpam a porcaria que os seus cães fazem.

Quanto ao Francisco Ferreira, é licenciado em Engenharia do Ambiente e dá aulas (pelo menos, dava) no departamento de Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Eu diria que é uma pessoa habilitada para falar de Ambiente, vocês não?

Fiquem bem

Florinda
[/quote]

Florinda:

Não concordo com nada do que disse, pois relativamente à "caca", (talvez esse sr. da Quercus que tanto defende iria chamar dejetos) a maioria deve-se aos cães abandonados ou vadios que neste momento proliferam no nosso país. Neste momento a maioria dos donos dos cães já se encontram sensibilizados para o problema dos dejetos. Porque razão o forista que falou na percentagem de 90% pode ser questionado por si, e não pode questionar o sr. Francisco Ferreira? Basicamente a sua intervenção deve-se ao facto deste sr. ter uma licenciatura, mas isso não é sinónimo de estar sempre correcto. Também irá questionar a minha opinião, ou quer o meu certificado de habilitações??? Relativamente á sua última questão, a minha resposta é NÂO, habilitação não é sinónimo de razão!!!

Inté
Bruno
Responder

Voltar para “Cães”