Como prender um cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

hecep
Membro Veterano
Mensagens: 733
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

terça fev 10, 2004 12:47 pm

Olá!
Eu não tenho cães e portanto procuro esclarecimento de quem mais informado para a seguinte questão:
Um amigo meu tem um cão, que estando a crescer está numa fase particularmente destruidora. Quando ele está em casa tem o cão com ele, mas quando sai prende-o com uma corrente a uma casota na rua. A ideia com que fiquei do que tenho lido neste fórum é que se deve evitar a todo custo prender os cães com corrente, sendo preferível um canil. Este meu amigo não percebe porquê (se a corrente fôr grande ou estiver presa a um arame o cão terá mais espaço que preso num canil) e eu sinceramente também não soube explicar porquê. Fiz pesquisa aqui na arca mas não consegui encontrar tópicos relacionados com isto. Se alguém puder indicar-me um tópico que aborde esta questão ou esclarecer-me, agradeço.
Cumprimentos.
xabita
Membro Veterano
Mensagens: 706
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Localização: Dogue de Bordéus
Contacto:

terça fev 10, 2004 12:55 pm

Hum......Será que prefiro estar á solta ou estar preso com uma corrente ao pescoço?

Tenho que ver se encontro algo na net que me ilucide. :o
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

terça fev 10, 2004 1:01 pm

Diga ao seu amigo, para exprimentar as duas situações durante 8 horas, e depois ele que me diga o que prefere.
:evil:
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

terça fev 10, 2004 1:02 pm

A experiência é nele próprio, obviamente.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
kitten
Membro Veterano
Mensagens: 5667
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Localização: muitos !!!!!

terça fev 10, 2004 1:11 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: não sei se hei-de rir se chorar
:evil: :evil: :evil: :evil:
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
hecep
Membro Veterano
Mensagens: 733
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

terça fev 10, 2004 1:11 pm

Sim mas no canil também está preso e pode ter menos espaço que preso com a corrente. Pelo que percebi vocês pensam que o cão se sente muito pior com a corrente ao pescoço do que solto num canil mesmo tendo menos espaço, não é? OK, vou transmitir (mas dúvido que o convença).
JUMP
Membro Veterano
Mensagens: 611
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

terça fev 10, 2004 1:17 pm

viva,

com o seu post, era inevitável ter as respostas q teve....

por exemplo, um animal preso com corrente pode enrolar esta nas patas e magoar-se com gravidade, aliás casos de asfixia são também frequentes.

cumprimentos,
adriana
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

terça fev 10, 2004 1:20 pm

JUMP Escreveu: viva,

com o seu post, era inevitável ter as respostas q teve....

por exemplo, um animal preso com corrente pode enrolar esta nas patas e magoar-se com gravidade, aliás casos de asfixia são também frequentes.

cumprimentos,
adriana
Aínda bem que alguém soube manter a cabeça fria e dar uma resposta com pés e cabeça.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
hecep
Membro Veterano
Mensagens: 733
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

terça fev 10, 2004 1:29 pm

Arriscando-me a levar na cabeça, acabei de mostrar o tópico ao meu amigo. Ele disse que não tinha pensado nisso da asfixia e vai prendê-lo com um peitoral à corrente. Não querem ser um pouco mais construtivos e indicar onde posso obter mais informação acerca do assunto?
O tipo de vida que o cão leva depende e, parte da informação disponível. O que para vocês é óbvio para outras pessoas pode não ser. Cá no Faial uns 70% dos cães estão presos com corrente na rua (quintal).
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

terça fev 10, 2004 1:35 pm

O que me parece é que o seu amigo, dá valor ao facto de a corrente ser mais económica do que um espaço vedado. :roll:
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
marta_vasques
Membro Veterano
Mensagens: 1178
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm
Localização: Calvin (Labrador Retriever)

terça fev 10, 2004 1:46 pm

[quote=casadotrevo]
O que me parece é que o seu amigo, dá valor ao facto de a corrente ser mais económica do que um espaço vedado. :roll:
[/quote]

Pois... Não leve a mal, hecep, mas é mesmo isso que parece...
Mesmo com o peitoral, é coisa que não se deve fazer a um animal. Imagine que tinha de estar não sei quantas horas preso pelo peito, mesmo que tivesse uma corrente grande... Não é lá muito apetecível, não é? E o facto de 70% dos cães do Faial estarem assim não significa que está correcto; às vezes uma maioria significa que as más opções estão todas do mesmo lado! ;)

Um espaço vedado que funcione como canil também não deve ser assim tão dispendioso (estou a falar de alto, porque não faço ideia) e o animal vai sentir-se muito melhor. Estou certa de que o seu amigo quer o melhor para o cão, senão nem se dava ao trabalho de pedir outras opiniões. Portanto, também não deve opor-se a gastar um dinheirinho extra e assegurar o bem-estar do bichinho.

Cumprimentos! ;)
Nanico
Membro Veterano
Mensagens: 1159
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm
Localização: 3 caes

terça fev 10, 2004 1:51 pm

So baseada em intuicao, creio que preferiria ter o cao num canil do que preso com uma corrente.
Se estiver preso com a corrente, ha de facto o perigo das asfixias. Por outro lado, deve ser muido desagradavel para o animal sentir constantemente o peso da corrente.
Num canil, nao tera tanto espaco para correr, mas esta mais resguardado e nao tem aquele peso.
Muito me custa ver as cicatrizes e traumas que alguns caes trazem no pescoco por causa das correntes :(
AndLemos
Membro Veterano
Mensagens: 1060
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm
Localização: Dogue Bordéus, Husky Siberiano, Siamesa

terça fev 10, 2004 2:04 pm

hecep Escreveu: Arriscando-me a levar na cabeça, acabei de mostrar o tópico ao meu amigo. Ele disse que não tinha pensado nisso da asfixia e vai prendê-lo com um peitoral à corrente. Não querem ser um pouco mais construtivos e indicar onde posso obter mais informação acerca do assunto?
O tipo de vida que o cão leva depende e, parte da informação disponível. O que para vocês é óbvio para outras pessoas pode não ser. Cá no Faial uns 70% dos cães estão presos com corrente na rua (quintal).
Atenção o cão consegue cortar o peitoral com os dentes e soltar-se.
Depois de um passeio com o meu cão prendi a trela no gradeamento da escada, para ir fazer qualquer coisa, quando cheguei já o meu cão andava solto, tinha roido o peitoral.Sorte que a minha casa é vedada.
Dalilah
Membro Veterano
Mensagens: 451
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

terça fev 10, 2004 2:25 pm

O tipo de vida que o cão leva depende e, parte da informação disponível. O que para vocês é óbvio para outras pessoas pode não ser. Cá no Faial uns 70% dos cães estão presos com corrente na rua (quintal).
O que é muitíssimo lamentável!... :(
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

terça fev 10, 2004 2:58 pm

Olá,
Vamos lá a ver isto por partes:
- Um canil ou um espaço vedado, dentro da nossa propriedade, tem a dimensão que nós quisermos dar-lhe. Por esta razão não sei porque é que o seu amigo diz que o cão terá mais espaço com a corrente do que no canil!! Tal como eu disse, isso só depende do tamanho do canil (ou espaço equivalente devidamente vedado);
- Mesmo que as dimensões do canil sejam mais reduzidas do que o espaço que a corrente presa com um arame permite correr, há que não esquecer o que aqui já foi dito em relação aos ferimentos provocados pela coleira, aos perigos de fuga, ao perigo de asfixia ou de enrolmento da corrente às pernas e corpo, aos 'esticões' que partem pescoços ou a espinha (quem não viu já cães presos com correntes a correrem e a serem violentamente detidos pelo fim da corrente?);
Pessoalmente, acho que quando decidimos ter um cão devemos estar dispostos a assumir o que isso tem de bom e de mau. "Destruir" coisas faz parte! Claro que podemos tentar minimizar isso, mas que não seja à custa do sacrificio do cão! Ter um cão para mantê-lo preso a uma corrente é um "crime"! Aliás, talvez seja bom ver o que diz o Dec. Lei 276/2001 em relação a isso para ver se não é mesmo crime ( sem aspas)! ( eu agora não me apetece ir ver).

Boa sorte
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”