Como prender um cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

terça fev 10, 2004 3:16 pm

eu só não percebo como alguém tem um cão e tem medo que roa. assim como a possibilidade de o gato arranhar.
já agora nunca pensaram numa alternativa para o cão não roer. levá-lo ao treino, arranjar brinquedos, ter companhia, ficar menos tempo sozinho, etc? é que pensam sempre nos efeitos e nunca procuram as causas.
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

terça fev 10, 2004 3:19 pm

anjaazul Escreveu: eu só não percebo como alguém tem um cão e tem medo que roa. assim como a possibilidade de o gato arranhar.
Subscrevo plenamente.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
hecep
Membro Veterano
Mensagens: 733
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

terça fev 10, 2004 3:43 pm

Obrigada pelas informações. Isso de poder ser proibido por lei (ainda não fui ver) é definitivamente um bom argumento. A maioria das pessoas que cá tem cães sinceramente não percebo muito bem porque os têm. Se é proíbido por lei cá não é aplicada.
O meu amigo gosta do cão e trata-o bem. O problema é que como vive numa casa alugada não pode mesmo deixar o cão danificar as mobílias senão o senhorio põe-o na rua, quando está em casa o cão está com ele. A mim um bocado de impressão o cão estar assim preso mas não conhecia propriamente os argumentos contra isso. A minha vizinha, que é uma dona exemplar para os gatos tem o cão permanentemente preso com a corrente. Já sugeri que construísse um canil, mas ela disse-me que lhe faz muita impressão vêr o cão atrás das grades (nesse caso rede), muito mais do que preso pela corrente. Penso que no fundo isto também será uma questão cultural.
marta_vasques
Membro Veterano
Mensagens: 1178
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm
Localização: Calvin (Labrador Retriever)

terça fev 10, 2004 3:52 pm

Pois é, hecep, voltamos sempre ao mesmo, as questões culturais e as mentalidades...
Pessoalmente, faz-me mais impressão ver um animal preso pelo pescoço durante horas, a dar esticões, do que vê-lo "atrás de grades" num canil que seja espaçoso. Não acha?
E o seu amigo devia tomar a sua decisão, não baseada em questões legais, mas em querer o melhor para o seu animal. Claro que, se for ilegal, é mais um meio de dissuasão, mas o primeiro pensamento devia ser acerca do bem estar do cão.
Quem sabe se, ao construir o canil, o seu amigo não dá o exemplo aos vizinhos?

Cumprimentos! ;)
ladyxzeus
Membro Veterano
Mensagens: 2402
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça fev 10, 2004 4:55 pm

Pois bem, o canil é, sem dúvida mais confortável para o cão. No entanto, há que pensar na onstruçaõ do mesmo para que se torne eficaz, impedindo a fga. Neste momento, eu não tenho os meus cães presos em canil devido a esse pequeno promenor: eles conseguem sair de lá (por cima e por baixo...)
Por isso, se o seu amigo optar mesmo pela corrente (apesar de ser pior) deve escolher uma suficientemente comprida, de peso ideal para o cão. Deve prendê-la a coleira e não peitoral (isto estes serem mais frágeis) de forma a que o cão não fique enrolado nela e que a corrente não se enrole. A coleira deve ser klarga, para que a superfície de contacto no pescoço seja maior e, logo, a pressão seja menor.
No entatto, pense sempre na possibilidade de canil, que é realmente vantajosa.

Quanto à ilegalidade, os meus papéis sobre o assunto desapareceram deste planeta, pelo que ainda não confirmei nada.
Nrc
Membro Veterano
Mensagens: 329
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

terça fev 10, 2004 8:51 pm

Ora bem, tendo em conta que o Faial é um dos poucos sítios deste país onde ainda se multam pessoas por não fazerem pisca...talvez tenha sorte se o ameaçar com a PSP. De qualquer das maneiras não me parece que aí a PSP da Horta se preocupe com isso... Não acho que estejam sensibilizados para essas questões; pelo menos é a ideia que tenho.
Em princípio o quadro do animal não deve ser assim tão negro...ele até o tem dentro de casa quando está não é?

Cumprimentos,
Tishita
Membro
Mensagens: 179
Registado: quinta out 23, 2003 6:56 pm

terça fev 10, 2004 10:17 pm

Eu odeio ver cães presos porque eles se sentem muito mal e tristes. No entanto se nao houver alternativa, o melhor será ou vedar uma parte do terreno só para ele ou optar por uma coleira, trela e um arame bastante extenso por onde a corrente se arraste de preferência que nao seja pesada. O seu amigo no entanto deve solta-lo sempre que possivel para o bichinho andar solto. Mas e preferivel ter uma corrente bem grande como expliquei do que estar fechado numa boxe em que nao pode sequer correr. Obrigada e boa sorte.

Patrícia
Tishita
Membro
Mensagens: 179
Registado: quinta out 23, 2003 6:56 pm

terça fev 10, 2004 10:18 pm

Eu odeio ver cães presos porque eles se sentem muito mal e tristes. No entanto se nao houver alternativa, o melhor será ou vedar uma parte do terreno só para ele ou optar por uma coleira, trela e um arame bastante extenso por onde a corrente se arraste de preferência que nao seja pesada. O seu amigo no entanto deve solta-lo sempre que possivel para o bichinho andar solto. Mas e preferivel ter uma corrente bem grande como expliquei do que estar fechado numa boxe em que nao pode sequer correr. Obrigada e boa sorte.

Patrícia
FBC
Membro Veterano
Mensagens: 683
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am
Localização: Muitos

quarta fev 11, 2004 12:45 am

Caro hecep
Se possível o cão deve andar solto no quintal. Se o quintal não estiver murado deve-se procurar o melhor sitio para o cão (exposição solar, ventos) e principalmente que seja um local de passagem das pessoas porque o cão gosta do contacto.
Quanto à corrente versus canil é tudo uma questão de moda. Antes estavam presos agora metem-nos na gaiola. Pela experiencia que tenho, os cães preferem estar presos num local de passagem do dono porque não se sentem tão isolados como no canil.
O peso da corrente, o incomodo da coleira, etc, etc ...são tretas.Sei de casos em que os cães partiram os dentes de tentarem roer a rede do canil.
Repito, se possível o cão deve andar solto.
nelsonk
Membro Veterano
Mensagens: 853
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quarta fev 11, 2004 10:05 am

[quote=FBC]
Caro hecep
Se possível o cão deve andar solto no quintal. Se o quintal não estiver murado deve-se procurar o melhor sitio para o cão (exposição solar, ventos) e principalmente que seja um local de passagem das pessoas porque o cão gosta do contacto.
Quanto à corrente versus canil é tudo uma questão de moda. Antes estavam presos agora metem-nos na gaiola. Pela experiencia que tenho, os cães preferem estar presos num local de passagem do dono porque não se sentem tão isolados como no canil.
O peso da corrente, o incomodo da coleira, etc, etc ...são tretas.Sei de casos em que os cães partiram os dentes de tentarem roer a rede do canil.
Repito, se possível o cão deve andar solto.
[/quote]


você tem a minima noção daquilo que está a dizer ?
isto aparece com cada um , veja lá se pensa um pouco antes de vir para aqui a dizer parvoices !
e já agora ñ conhece nenhum caso em que ficaram com a coluna partida depois de um bom esticão da corrente ou terem-se estrangulado ou cortado uma pata ?
realmente , ainda dizem que ñ há marcianos .....

Nelson
skylark01
Membro Veterano
Mensagens: 544
Registado: domingo set 28, 2003 8:16 pm

quarta fev 11, 2004 12:15 pm

nelsonk Escreveu:
você tem a minima noção daquilo que está a dizer ?
isto aparece com cada um , veja lá se pensa um pouco antes de vir para aqui a dizer parvoices !
e já agora ñ conhece nenhum caso em que ficaram com a coluna partida depois de um bom esticão da corrente ou terem-se estrangulado ou cortado uma pata ?
realmente , ainda dizem que ñ há marcianos .....

Nelson
ai há há :o

e tb tou farto de ver cães com coluna partida com patas cortadas e estrangulados com correntes :o

e já vi cães com dentes partidos por causa da rede dos canis ;)

tadinhas das aborboletinhas.... :lol:
hecep
Membro Veterano
Mensagens: 733
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quarta fev 11, 2004 12:34 pm

NRC: O cão só está preso na corrente quando os donos estão fora de casa, o resto do tempo o cão está dentro de casa com eles e levam-no a passear com eles. Está vacinado, desparasitado e bem alimentado, é bem tratado de uma forma geral.

Agradeço os contributos de todos, assim já fiquei com uma melhor perspectiva sobre o assunto. O meu amigo já disse que se vier a ter uma casa sua irá vedar o quintal de forma ao cão poder andar solto. Por enquanto o cão continuará a ficar preso quando eles estão fora de casa mas ele irá seguir os vossos conselhos para tentar evitar acidentes. Pode ser que com a idade passe a fúria destruidora ao cão e aí já poderá ficar sempre em casa. (Quando chove muito eles costumam deixá-lo na casa de banho mas mesmo assim ele já lá destruiu várias coisas).

Também quiz saber a vossa opinião por vêr praticamente todos os cães cá presos. É que a associação de defesa dos animais de cá tem um canil e não dá cães para ficarem presos por corrente. Ora como cá toda a gente tem os cães presos assim, praticamente não conseguem dar cães e têm o canil a abarrotar. Sinceramente, entre passarem a vida num canil pequeno, com outros 6 ou 7 cães ou com corrente e casota, venha o diabo e escolha mas se calhar a última opção é melhor...
skylark01
Membro Veterano
Mensagens: 544
Registado: domingo set 28, 2003 8:16 pm

quarta fev 11, 2004 12:50 pm

hecep Escreveu: mas se calhar a última opção é melhor...
ainda tem duvidas???
FBC
Membro Veterano
Mensagens: 683
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am
Localização: Muitos

quinta fev 12, 2004 1:10 am

Caro nelsonk

Ao cão interessa estar em contacto com o dono e isso é mais facil estando preso num local de passagem de pessoas, e pela experiencia que tenho eles preferem esta situação a estar no canil.
Quantos aos perigos, pode haver acidentes em ambos os casos. Tudo depende dos cuidados do dono e da adaptação do cão. Mas partir a coluna é anedota.
Eu falo dos conhecimentos e da experiencia que tenho (e não é pouca).
O senhor se quizer dar a sua opinião também pode dar. Mas não se entra num forum para não dizer nada.
.
bpinheiro
Mensagens: 1
Registado: quinta jul 17, 2014 3:58 pm

quinta jul 17, 2014 4:01 pm

Que pessoas tão pouco arrogantes neste fórum!

Eu tenho reparado que com o meu cão depende. Quando estamos no jardim ou semelhante, ele prefere estar preso por uma corrente, enquanto que quando vamos para a praia ele prefere o canil, no entanto, ele também não é grande fã de água.

É uma questão de ir experimentando e adaptando o cão às situações :)
Responder

Voltar para “Cães”