Qual a melhor maneira de tratar mal um cão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

segunda jun 10, 2002 9:48 am

Será abandoná-lo ou privá-lo de qualidade de vida?

Vamos ver o Bobi.

O Bóbi tem 12 anos de uma vida supostamente feliz, os donos levam-nos 3 vezes à rua por dia, brinca com uma criança de 10 anos que o adora e come pedigree pal.
Todos os ingredientes para um animal feliz da classe média portuguesa capaz de figurar num anúncio da Eukanuba.

Mas o Bóbi não foi durante 11 anos ao veterinario para um check up . Foi lá há um mês com uma crise e o clinico sugeriu efectuar exames complementares para detectar a razão da doença. Os donos recusaram pois não viram necessidade. "Afinal ele continua a abanar o rabo e o nariz está frio,não está"

Se os tivessem efectuado teriam descoberto que o Bóbi era diabético e tinha problemas renais. Que a razão de ele se cansar tanto e desmaiar é um problema cardiaco e não só a idade. E as cataratas já o deixaram quase cego. E é só pela fidelidade canina que ele continua a correr atrás do seu pequeno dono, ignorando as dores com o estoicismo que leva a que um cão com três patas nem se dê conta de que lhe falta um membro, nas suas brincadeiras.

Dentro de um ou dois meses o Bóbi deve voltar ao veterinário. E aí pode ser que os donos concordem em efectuar as análises, mas já será tarde demais. O diagnóstico que poderia dar mais algum tempo de felicidade ao Bóbi devia ter sido efectuado há mais tempo e as alternativas que se põem a este pobre cão que acompanhou fielmente os seus donos 12 anos serão um agonia dolorosa em casa ou adormecer suavemente no veterinario para não mais acordar. A criança que brincava com ele vai pensar que o cão é egoísta em se ir embora e nunca vai ter a mesma disposição para animais que até aqui pois os pais não se vão preocupar em explicar bem o que aconteceu ao seu amigo de brincadeiras.

Imaginem que o Bóbi não é um cão, mas um vosso avô, pai, alguém que sempre esteve perto de vós.

Imaginem também que os custos de detectar os problemas do Bóbi são inferiores ao telemóvel que compram para um filho de 12 anos ou idênticos a umas calças de marca.

Tenham em conta que a medicação por mês para o manter implica o sacrificio do vicio de 4 maços de tabaco por mês ou 20 bicas

Este animal sacrificou-se 12 anos para dar felicidade aos donos. O que recebeu em troca?

A minha saudação aos muitos Bóbis que andam por aqui

Vascov



P.S Este é um caso ficticio a ter como exemplo mas não duvidem, o número de animais nestas condições é muito maior do que o dos que são abandonados...
Rosinha2000
Membro Veterano
Mensagens: 1274
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

segunda jun 10, 2002 6:02 pm

Enquanto lia isto, consegui imaginar um Bobi, como muito Bobis que existem por este mundo fora... :cry:
Pin
Membro
Mensagens: 111
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 2 Pit Bull e 2 S.R.D.

segunda jun 10, 2002 8:15 pm

É isso, a melhor maneira de tratar mal um cão é não lhe ter amor,e quantas pessoas não gostam mais do seu sofá ,ou do carro do que do seu próprio cão,quantos não compram um cachorrinho e tentam ver-se livres deles porque estragaram o sofá ,ou roeram os pés da mesa.Para essas pessoas tenho uma novidade ,um cão é um ser vivo ,sente dor ,angustia e é sensivel ao stress,os móveis da casa,o carro são tudo objectos se o cachorro os estragou o pior que pode acontecer é ficarem com mau aspecto ,e na loja onde os compraram há outros iguaisinhos , enquanto igual ao cachorro não existe mais nenhum no mundo ,pode haver parecidos mas iguais nunca,é um ser vivo e a vida vale mais que qualquer objecto.
Quem quer ter um cão devia pensar antes de o adquirir ,se realmente o vai ter porque adora e respeita estes animais ou porque nesta fase da sua vida até acha que ficaria bem um cão.Se a sua casa arder vai pensar primeiro no recheio ou no seu cão.
spiral
Membro
Mensagens: 104
Registado: quinta mai 02, 2002 12:28 am

segunda jun 10, 2002 8:27 pm

hummm..

se o bobi estivesse abandonado alem desses problemas todos tinha outros tantos...

??..!!...

**s
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

terça jun 11, 2002 1:21 am

mas se eles são capazes de zurgir o filho que partiu um bibelot (se calhar até da loja dos 300), se ficam incomodados com o filho que sujou o sofá só porque se deitou e pôs os pés (nem que sejam descalços) em cima do encosto, se apareceu um risco no chão ou um pelo na toalha da mesa (e eu fui massacrada anos por situações dessas e sei o que é), se dão mais importância aos objectos do que às pessoas, como perdoar os animais? eu neste caso, tenho uma pequena consolação. quando pessoas dessas precisarem, peçam ajuda ao sofá, aos cortinados, ao telemóvel, isto para não dizer mais, porque já me estou a passar.
anjaazul
CMNogueira
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Localização: Cães - Rottweiler
Contacto:

terça jun 11, 2002 10:14 am

Viva,

Sem dúvida que descurar a saúde de um cão é estar a tratá-lo mal e a ameaçar o seu bem estar.

Tenho um um colega que queria um cão. Inicialmente, queria um cão de raça e segundo ele, de confiança. Dado a pessoa em questão recomendei um Labrador e dei-lhe alguns contactos de criadores. Após saber os preços, já queria outra raça...Isto é, qualquer coisa mais barata. Afinal, era por causa dos miudos.

Quando menos esperava, colocaram-lhe no jardim de casa um cão (SRD) com dois meses. Ao que soube foi o delirio para as crianças...e para o Pai (custo zero). Ao me ter contado esta história, perguntei-lhe se já tinha ido ao Vet. com o cachorro. Para meu espanto, responde: “Para quê?...Não me parece estar doente.”

Alertei para as vacinas e para um checkup geral do cachorro. Alguns dias depois , não muito convencido, lá foi ao vet. No dia seguinte, diz-me que ficou surpreso: “Não é que lhe deram umas injecções...Viram-lhe a boca...Mediram a temperatura....” – “Parecia que tinha ido com o meu filho ao médico” – comentou.

A ideia de ter que pagar, para este tipo de coisas não caiu muito bem.

Onde quero chegar é que muitas pessoas, continuam a querer ter cães, sem saber nada de nada sobre os mesmos. Esta é a primeira forma para se tratar mal um cachorro.

Obs – Pelo que tenho tentado apurar, esse meu colega, tem tratado bastante bem o cachorro, dando-lhe todo o conforto possivel. Tudo está bem quando acaba bem...esperemos.
Tobias
Membro
Mensagens: 152
Registado: quinta abr 11, 2002 11:01 am
Localização: Duas cadelas: Pastora Alemã e Presa Canário e um casal de Piriquitos

quarta jun 12, 2002 9:19 am

Realmente é a triste realidade de mtos animais...não só cães...!!!!


Dá que pensar...não é verdade... será que todos nós, mesmo os mais experientes conseguimos detectar qdo os nossos amigos não se encontram bem ??? Será que sabemos os sintomas das possíveis doenças que os podem afectar ??? De todas ??? Pois... Confesso que não sei todos os sintomas...tb não sou experiente... mas uma coisa podem ter a certeza...tenho a minha cadelita sempre debaixo de olho...come ou não come... o que entra e o que sai... brincar ou não brinca... e levo-a sempre às consultas do vet... Mas continuo com a sensação de que o que faço não é suficiente. Gostaria de saber mais sobre os sintomas das doenças que mais a podem afectar, por isso peço-vos que me aconselhem um livro (bom se possível), onde possa recolher informações, ou consideram que o que vem no site oficial do Cão Pastor Alemão é suficiente????????


Obrigado

Carla
besourinha
Membro Veterano
Mensagens: 926
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm
Localização: 3 cadelas (Yara, Taís e Vicky), pássaros, peixes

quinta jun 13, 2002 12:50 pm

:( Infelizmente existem donos, que apesar de gostarem dos animais, acabam por não gostar realmente deles. A saúde, entre muitas outras coisas, é importantissima na vida de um animal, não consigo entender como existem pessoas capazes deste tipo de "maldade".
Eu vejo por mim, assim que a Yara tá xoxa ou não come, fico logo em "pânico" e vou logo à veterinária com ela, felizmente até hoje tem sido uma cadela muito saudavél. Estou sempre de olho nela.

:|
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)



Carla</strong>
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

quinta jun 13, 2002 5:41 pm

eu já nem sei responder sobre o que fará um animal infeliz. mas há muito tempo que ando com uma questão "metafísica" a que não sei responder. porque será que certa (muita) gente quer animais?

andei durante uns tempos a fazer um trabalho num bairro de barracas. ali não há cães e gatos, hã "verdadeiras" pragas de cães e gatos. não é culpa deles, claro. descontando os que são atirados vivos para as lixeiras, espancados, envenenados, etc. há que considerar aqueles que vêeem "atrás de ti" porque lhes dá o cheiro a comida.

um dia reparei num cachorro gordinho e comentei com a pessoa com quem estava a falar - "que gordinho". resposta - a minha filha ATÉ LHE DÁ DE COMER. quer dizer, alimentar um animal, nem que seja de restos, é uma coisa que não passa pela cabeça de muita gente.
e então a mania de animais de raça? é ve-los também nas barracas. então, não têem direito? estamos em democracia? vi alguns a serem alimentados com pão duro (que luxo) e até assisti a "quem" comesse esparguete cru.
e depois, pergunta-se - dá de comer ao bichinho? às vezes... então, se a gente não tem comer para nós todos os dias.

nesse bairro, também vi uma crianchinha a "brincar" com um cachorro como quem brinca com um boneco de trapos. atira o cão à parede, atira o cão ao chão, pontapé... e isto sob os olhares impávidos da mãezinha. felizmente que ela lá condescendeu a que eu trouxesse o cachorro.
uns dias mais tarde, outra pessoa pergunta-me - não pode levar aquela cadelinha para o canil? (da associação de animais). é porque já está de corda ao pescoço para a levarem para abate. de quem era a cadela? dos mesmos que me tinham dado o cachorro. só que esta embora nova, era maior e mais dificilmente podia ser atirada contra a parede.

mas isto passa-se só em bairros degradados? há tempos, zanguei-me a sério com uma pessoa que achava irrelevante um cão levar um pontapé. o importante era defender a fauna, a flora, os pobrezinhos, os ceguinhos, blá-blá-blá. enfim, coisas inatingíveis que mais não são que desculpas para tudo continuar na mesma. esta pessoa era das barracas? não. era um quadro superior de uma empresa!!!
anjaazul
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

quinta jun 13, 2002 5:43 pm

eu já nem sei responder sobre o que fará um animal infeliz. mas há muito tempo que ando com uma questão "metafísica" a que não sei responder. porque será que certa (muita) gente quer animais?

andei durante uns tempos a fazer um trabalho num bairro de barracas. ali não há cães e gatos, hã "verdadeiras" pragas de cães e gatos. não é culpa deles, claro. descontando os que são atirados vivos para as lixeiras, espancados, envenenados, etc. há que considerar aqueles que vêeem "atrás de ti" porque lhes dá o cheiro a comida.

um dia reparei num cachorro gordinho e comentei com a pessoa com quem estava a falar - "que gordinho". resposta - a minha filha ATÉ LHE DÁ DE COMER. quer dizer, alimentar um animal, nem que seja de restos, é uma coisa que não passa pela cabeça de muita gente.
e então a mania de animais de raça? é ve-los também nas barracas. então, não têem direito? estamos em democracia? vi alguns a serem alimentados com pão duro (que luxo) e até assisti a "quem" comesse esparguete cru.
e depois, pergunta-se - dá de comer ao bichinho? às vezes... então, se a gente não tem comer para nós todos os dias.

nesse bairro, também vi uma crianchinha a "brincar" com um cachorro como quem brinca com um boneco de trapos. atira o cão à parede, atira o cão ao chão, pontapé... e isto sob os olhares impávidos da mãezinha. felizmente que ela lá condescendeu a que eu trouxesse o cachorro.
uns dias mais tarde, outra pessoa pergunta-me - não pode levar aquela cadelinha para o canil? (da associação de animais). é porque já está de corda ao pescoço para a levarem para abate. de quem era a cadela? dos mesmos que me tinham dado o cachorro. só que esta embora nova, era maior e mais dificilmente podia ser atirada contra a parede.

mas isto passa-se só em bairros degradados? há tempos, zanguei-me a sério com uma pessoa que achava irrelevante um cão levar um pontapé. o importante era defender a fauna, a flora, os pobrezinhos, os ceguinhos, blá-blá-blá. enfim, coisas inatingíveis que mais não são que desculpas para tudo continuar na mesma. esta pessoa era das barracas? não. era um quadro superior de uma empresa!!!
anjaazul
shelly
Membro Veterano
Mensagens: 605
Registado: terça mar 26, 2002 3:34 pm
Localização: 4 gatos, 1 cão, 2 agapornis fischer, 2 piriquitos e 5 canários e uma tartaruga

quinta jun 13, 2002 6:39 pm

Olá

Qual a melhor maneira de tratar mal um cão? Existem muitos especialistas nessa matéria! E cada vez mais... :x

Esta é apenas uma história fictícia mas quantas não existem verdadeiramente por aí??? Imensas, aliás todos os dias nos deparamos com um caso novo, não é verdade???

Quando é que as pessoas vão entender que para tratarem dessa forma o seu animal mais vale não o ter???

Que loucura o que se passa á nossa volta :x todos os dias tentamos incutir valores decentes mas parece que é sempre em vão :evil: :x

Beijinhos
Shelly
VascoV2
Membro Veterano
Mensagens: 1166
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
Localização:

sábado fev 26, 2011 11:40 am

Uns senhores que vi hoje lembraram-me disto.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
MaguiC
Membro Veterano
Mensagens: 886
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
Localização: Vicky e Simba

sábado fev 26, 2011 1:31 pm

Sabem a Vicky poderia ter sido um bobi... Eu sempre quis um cão entretanto a minha mãe reformou-se e eu fiz 18anos e ela quis fazer-me a surpresa...

A sorte da Vicky foi ser "de raça" e Eu estar minimamente informada e ir sensibilizando os meus pais para as questões além vacinas...

À 9 meses a Vicky foi mãe e ficamos com o filhote dela, o Simba... acontece que estou precisamente em fase de "negociações" porque o Simba tem testículos ectópicos e os meus pais não o querem castrar porque coitadinho do bichinho e querem ter um filho dele :x :evil: ... eis o que vai acontecer... já falei com o vet e na próxima consulta vamos convencer a minha mãe de que o Simba tem MESMO de ser operado!

Conclusão: Os meus pais apesar de gostarem MUITO dos meus cães em certos assuntos têm uma mentalidade MUITO retrógada, felizmente eu já "viajo" pela arca, pela net e pelos livros há algum tempo (muito antes de ter um cão) e por isso vou estando atenta e vou "implicando" com eles para bem dos animais...
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
MaguiC
Membro Veterano
Mensagens: 886
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
Localização: Vicky e Simba

sábado fev 26, 2011 1:33 pm

Ainda bem que o tópico veio "ao de cima" !
É sempre importante recordar que bem tratar não é só alimentar mas também providenciar todos os cuidados de saúde!
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
Marco99
Membro Veterano
Mensagens: 303
Registado: sábado dez 20, 2008 2:06 pm

sábado fev 26, 2011 3:03 pm

em portugal a muita gente que tem essa filosofia, que basta o cão ter comida e mostrar felicidade que esta tudo bem com ele.
mas apesar de os cuidados de saude com um cão serem fundamentais e condenar quem não se preocupa com isso, a casos que me chocam muito mais que esse referido em cima.
esses ao menos sem cuidados de saude ainda se interessavam pelo cão, pior é ver quem não tem condições para ter um cão, fica com eles e depois vemos que a vida do cão resume-se a estar numa cazota preso ao cadeado, a comer restos e fazer as suas necessidades a beira de onde dorme e come sem ninguem lhe dar um minimo de atenção.
isto sim revolta-me.

mas aplaudo e subescrevo completamente o texto do vasvov2, agora a filosofia de o cão ter que ir ao veterinario vai continuar a ser muito dificil de entrar na cabeça de algumas pessoas apesar de gostarem dos seus cães.
Responder

Voltar para “Cães”