A liberdade

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

segunda fev 16, 2004 4:21 pm

A liberdade dos outros cães não pode começar onde termina a do meu.
Ontem mais uma vez tive problemas quando pelas 8 da noite vim à rua com o Guzzi.
Nunca o meu cão andou na rua sem ser pela trela, primeiro porque é um inconsciente e acha que os pneus dos carros só servem para alçar a perna, depois porque a lei assim o obriga!

Andavamos nós pacatamente de arvore em arvore quando um Labrador lindo mas que andava solto acompanhado de uma criança aí com uns 5 anos veio pacatamente e refiro mais uma vez pacatamente meter-se com o meu, ora o Guzzi que tem o sidrome de cão grande metido em embalagem pequena desatou a rosnar, peguei nele ao colo e fiquei à espera que algum adulto supostamente dono do cão aparecesse. Realmente apareceu a rir às gargalhadas e a dizer que eu podia por o cão a pilhas no chão que o dele não fazia mal, expliquei-lhe que não era boa ideia nem legal andar com o cão solto na rua, resposta imediata do Sr. se está mal mude-se... mudei-me realmente mas revoltada.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda fev 16, 2004 4:26 pm

Sem querer pegar consigo, e até compreendo o seu ponto de vista, lembre-se que a lei também prevê o uso de açaime.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

segunda fev 16, 2004 4:38 pm

lembre-se que a lei também prevê o uso de açaime.
Não,não.
A lei diz ".... uso de trela e/ou açaime"

Portanto se estiver de trela está perfeitamente dentro da lei.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda fev 16, 2004 4:40 pm

casadotrevo Escreveu: Sem querer pegar consigo, e até compreendo o seu ponto de vista, lembre-se que a lei também prevê o uso de açaime.
Olá,
A Lei prevê o uso de trela OU açaime. Pelo que leio, não me parece que o Labrador viesse açaimado, logo estava "fora da Lei".
Ora, por muito que nos custe e se desconfiar dos resultados, quando alguém faz alguma coisa fora da Lei que nos afecta o que se faz é chamar a Policia ( ou pelo menos ameaçar). Assim, da próxima vez que o tal senhor do Labrador lhe disser "Quem está mal muda-se", responda-lhe então para ele ficar ali só mais um bocadinho enquanto você chama as autoridades....vai ver que ELE se muda num instante....ou pelo menos põe a trela ao cão.

Boa sorte
Paulo C.
sclourenco
Membro
Registado: terça set 30, 2003 3:37 pm

segunda fev 16, 2004 4:40 pm

Pois, eu sofro dos mesmos problemas: o meu cão também se acha muita mau(mas não faz mal a uma mosca e é o primeiro a fugir da própria sombra...) e no meu prédio há um "cãozinho adorável" (um petit pastor alemão) que ataca seja que animal for, para matar.
Ainda outro dia, os sensatos donos decidiram ir não sei onde e deixar a porta de casa aberta. Até aqui tudo bem, mas o cãozinho desceu as escadas até ao RC e assim que o meu meteu o nariz fora do elevador foi imediatamente mordido... :x :evil: :evil: :evil: Acha que os donos se incomodam? Dão-se ao luxo de andar com o cão SOLTO na rua e assim que o cão corre atrás de outro, a única coisa que sabem fazer é chamar! Eu já avisei as pessoas: o próximo problema que tiver com o cão, chamo de imediato a polícia.
O cão se calhar nem tem culpa nenhuma, mas os donos têm que ser responsabilizados.

Cumprimentos,
sclourenco
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 16, 2004 4:44 pm

Cara xabita,

O e/ou serve claramente para demonstrar que, caso necessário deve ser trela e açaime. Aliás a actual legislação deixa bastante claro que caso o cão demonstre agressividade deve deslocar-se na via publica de açaime, portanto ...
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 16, 2004 4:45 pm

Desculpe lá sclourenco, mas a culpa destas coisas também é da passividade das pessoas! Fica sempre "para a próxima" chamar as autoridades, e os casos vão acontecendo...até que acontece um tão grave ( Morte ou agressão grave de um animal ou de uma pessoa) e lá se chama mesmo a autoridade. Pena que nesta altura seja já demasiado tarde e depois é que se pensa que 'devia tê-los chamado antes'!!!
Com a nova legislação estes cães vão passar a ter um histórico de agressões ( uma especie de cadastro), e consoante a gravidade assim são as penalizações. Estes são os verdadeiros 'Cães perigosos', independemtemente da culpa deles serem assim poder ser dos donos, do bicho da fruta ou das fases da Lua!

Boa sorte
Paulo C.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 16, 2004 4:52 pm

casadotrevo Escreveu: Cara xabita,

O e/ou serve claramente para demonstrar que, caso necessário deve ser trela e açaime. Aliás a actual legislação deixa bastante claro que caso o cão demonstre agressividade deve deslocar-se na via publica de açaime, portanto ...
Escapou-me alguma coisa? O Cão da Anavaz mordeu o outro? Não me parece!! Pelo que sei, um açaimo não evita que o cão ladre ou rosne aos outros!! O Cão que está solto é que está mal! O Cão da Anavaz não representou perigo para ninguém, enquanto que o Labrador solto representa um perigo porque pode eventualmente agredir o pequeno, porque pode colocar em perigo as viaturas que circulam na via publica, porque simplesmente pode incomodar ou importunar as pessoas que calmamente passeiam na via pública e não têm de 'levar com cães em cima'!! ;)

Abraços
Paulo C.
sclourenco
Membro

segunda fev 16, 2004 4:53 pm

Tem razão, PauloC... :oops: Já devia mesmo ter denunciado estas pessoas. :roll:
A administradora do prédio está farta de ter chatices e queixas dos inquilinos por causa do dito cão e os donos continuam sem ligar "peva"! :evil: Olhe que o desgraçado já partiu uma trela em pleno passeio só para ir a correr atrás de outro. A dona bem o chamou, mas o cão está-se "nas tintas"... :?
Mesmo sem ter tido algum problema neste momento, posso apresentar queixa?

Obrigado!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 16, 2004 4:55 pm

sclourenco Escreveu: Tem razão, PauloC... :oops: Já devia mesmo ter denunciado estas pessoas. :roll:
A administradora do prédio está farta de ter chatices e queixas dos inquilinos por causa do dito cão e os donos continuam sem ligar "peva"! :evil: Olhe que o desgraçado já partiu uma trela em pleno passeio só para ir a correr atrás de outro. A dona bem o chamou, mas o cão está-se "nas tintas"... :?
Mesmo sem ter tido algum problema neste momento, posso apresentar queixa?

Obrigado!
Desde que a queixa se reporte a uma situação concreta da qual tenha testemunhas e provas, pode. No entanto, estas coisas surtem mais efeito se forem feitas na hora em que acontecem para a policia poder aperceber-se o mais possivel do que se passou.
Não tenha demasiadas esperanças que a queixa vá dar em alguma coisa em termos judiciais, mas pelo menos pode ser que sirva para 'acordar' os donos.

Boa sorte
Paulo C.
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 16, 2004 4:58 pm

Caro Paulo C,

Eu não estou a tomar partido de ninguém, é claro que o Labrador vinha em infração, isto nem se discute. Mas, só quis chamar a atenção para o facto, de isto de só se usar a metade da lei que nos interessa poder reverter contra nós. De facto o cão que ia preso não mordeu a ninguém, mas demonstrou o que pode ser entendido como comprtamento agressivo, eu sei que é uma situação ingrata porque o meu SRD sofre exactamente do mesmo sindrome e é igualmente um trauma de passear na rua.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
anavaz
Membro Veterano

segunda fev 16, 2004 4:59 pm

Não pode andar na via pública, ou em quaisquer outros lugares públicos, ]sem açaimo funcional, excepto se o levar preso por uma trela (Decreto-Lei nº 314/2003, de 17 de Dezembro, artº 7º).

Para quem não sabe o meu cão, o Guzzi pertence a uma raça potencialmente perigosa, pesa 4,5Kg e é um Yorkshire ;)
sclourenco
Membro

segunda fev 16, 2004 5:03 pm

PauloC Escreveu: Não tenha demasiadas esperanças que a queixa vá dar em alguma coisa em termos judiciais, mas pelo menos pode ser que sirva para 'acordar' os donos.
Eu sei que as queixas raramente dão em alguma coisa, pois já uma vez apresentei sobre um Cocker que também era agressivo e andava sempre solto, e o resultado foi que nunca mais vi tal animal solto. Tinha uma despesa de vet para eles pagarem (o meu cão tinha sido mordido), mas por causa da contrariedade de testemunhas - eles diziam que o cão era meiguinho e nós dizíamos exactamente o oposto - não deu em nada. Mas lá está, ganharam para o susto e foi até hoje!
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 16, 2004 5:30 pm

anavaz Escreveu: Para quem não sabe o meu cão, o Guzzi pertence a uma raça potencialmente perigosa, pesa 4,5Kg e é um Yorkshire ;)
O decreto-lei nº 312/2003 - artigo 2, define como "Animal Potencialmente Perigoso" qualquer animal que, devido às carecteristicas da espécie, comportamento agressivo, etc. possa causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais.

Portanto, qualquer cão que se mostre agressivo com outros cães é considerado como potencialmente perigoso, independentemente do tamanho, a não ser que não tenha dentes.

O mesmo decreto-lei, no capitulo II - artigo 8º-1 diz que sempre que o detentor (dos animais perigosos ou potencialmente perigosos) necessite circular na via publica ou em lugares publicos, deve fazê-lo com meios de contenção adequados nomeadamente caixas, jaulas ou gaiolas, ou açaimo funcional que não permita morder e, neste caso, deviamente seguro com trela curta ate 1 m de comprimento. ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
anavaz
Membro Veterano

segunda fev 16, 2004 5:43 pm

Bom vou ter alguma dificuldade em passea-lo com trela curta (até) um metro, o desgraçado vai ter que andar só nas patas traseiras ou eu de joelhos :lol:

Qual acha que seria o resultado de uma briga Yorkshire pela trela versus Labrador solto????

À partida não penso que isso pudesse acontecer mas o cão pode reagir ao ser provocado como é obvio.

De relembrar ainda que o Labrador em questão quando vê algum cão do outro lado do passeio, desata numa correria louca ( sem más intenções é para a brincadeira) atravessando a rua que embora pouco tem algum movimento.
Responder

Voltar para “Cães”