Há criadores e criadores e não se esqueça que a criação de cães é um negócio como outro qualquer, logo, se uma ferramenta de trabalho não serve porque está desactualizada ou não dá frutos, não presta.
A Criação de cães é um negócio? Acredito que o seja para alguns. Mas esses são os BYB, as Puppy Mills e todo o rol de criadores com um 'c' muito pequenininho. Talvez isto seja muito subjectivo, e é concerteza a minha posição pessoal, mas não penso que um cão seja propriamente uma galinha poedeira ou uma vaca leiteira que vão para o talho quando não dão para 'produzir'!!
O cão em questão pode ter ido parar às mãos dessa pessoa por muitas razões, e as razões para o querer dar podem ser muitas também. Se o cão for realmente bom e não tiver problemas, o registo não será objecção a que possa dar e receber muito amor. O problema será se esse cão tiver displasia ou outro tipo de problemas que estejam a dar despesa ao suposto criador! Não é aos 4 anos que um criador decide que o cão não serve porque não tem LOP!!! Ou o recebeu agora devolvido sabe-se lá porquê, ou foi buscá-lo na esperança de usá-lo para o 'negócio' mas depois o cambalacho não deu certo!
É de ficar desconfiado, e por isso sugiro que, se a raça não lhe importa, procure mesmo um cachorro saudável dos tantos que estão por aqui para adoptar.
Boa sorte