COLEIRAS DE ESTRANGULAMENTO

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
cadworx
Membro
Mensagens: 122
Registado: terça abr 30, 2002 3:40 pm
Localização: um husky e uma boxer

quinta jun 13, 2002 4:20 pm

Caros amigos,

Agradecia que me elucidassem sobre as coleiras de estrangulamento.
São cruéis, usam-se para passear ou apenas para treinos comportamentais?
ana_link
Membro Veterano
Mensagens: 536
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
Localização: Cão da Serra de Aires

quinta jun 13, 2002 6:45 pm

São crueis, desnecessàrias e só devem ser utilizadas por "profissionais creditados" e sempre durante o mais curto espaço de tempo possivel.
Um bom treinador não necessita de coleiras
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Ines2002
Membro
Mensagens: 146
Registado: quinta abr 25, 2002 8:05 pm
Localização: 1 castro laboreiro

quinta jun 13, 2002 7:44 pm

Boas!!
Não concordo que essas coleiras sejam crueis, se é que estamos a falar do mesmo tipo de coleira, que se encontra à venda em qualquer loja de animais. (podem inclusive ser de vários materiais que não o típico metal com argolas)
Acho que são um mal menor, já que tudo passa por habituamento, tal como uma coleira normal (em que não se regula o tamanho).

Há cães que pelo seu porte, e em situações inesperadas, não conseguem ser controlados com uma normal coleira, quanto mais sem ela.
O cão acaba por se habituar à coleira estranguladora e após os primeiros puxões acaba por ficar mais calmo, sendo que posteriormente basta colocar a coleira que o próprio cão evita puxar e torna-se mais controlado.

Conheço muita gente responsável cujos cães têm essas coleiras e não vejo que o eventual desconforto ultrapasse a segurança que esta coleira dá. Claro que há que ter cuidados e não abusar, mas isso é como em tudo.

Pessoalmente, uso um estrangulador de metal quando vou passear meu doggy, porque me sinto com mais controlo e o próprio cão responde melhor. Em casa normalmente não o usa. Recentemente comprei uma semi-estranguladora de tecido que parecia mto confortável (era almofadada) e tinha também algum efeito.

Fica ao critério de cada dono, mas às vezes axo um bocado triste as cenas (por vezes com consequências graves) em que os cães fogem às pessoas porque se escapam da coleira que ou foi mal posta ou foi mal escolhida para o tipo de cão. (há coleiras lindas no mercado, só que de eficiência, por vezes não têm nada!)

Xauzinho
CMNogueira
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Localização: Cães - Rottweiler
Contacto:

sexta jun 14, 2002 12:21 am

Viva,

O colar estrangulador na minha opinião, não é um acessório cruel. Depende da forma como é usado e em que circunstancias. Uma simples trela pode ser cruel, caso o dono a utilize para agredir o cão.

A estranguladora deverá ser vista como um método de contenção. Caso o cão esteja educado, o recurso à mesma será muito reduzido.

A estranguladora quando colocada incorrectamente, não só é prejudicial para o cão como perde o seu efeito correctivo. Pode ser prejudicial, uma vez que estrangula permanentemente (podendo mesmo asfixiar) o cão e perde o seu efeito. O cão irá sentir-se preso e aflito, levando a que puxe ou se movimente de forma descontrolada, no sentido de se libertar.

A estranguladora poderá ser usada como uma coleira normal, ou seja sem recurso ao estrangulamento. Basta para isso prender a trela aos dois anéis em simultâneo.

Pessoalmente, sempre que passeio os meus cães na via pública, a coleira que uso é uma estranguladora.

Quanto aos treinos, desde que não seja usada de forma abusiva e incorrecta, não vejo porque não.
TomasGil
Membro Veterano
Mensagens: 341
Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am
Localização: Welsh Corgi

sexta jun 14, 2002 12:55 am

Olá a todos!
Na minha opinião, as coleiras estranguladoras não sao propriamente um objecto de crueldade. Podem ajudar muito no treino e também acho que pode ser eficaz quando formos a passear o nosso amigo ele quiser cheirar algo prejudicial a coleira pode ter mais reacção de afastamento do cão. Mas contudo, existem vários tipos de coleiras estranguladoras e nao sei se pode ser classificada esta sendo estranguladora:
Coleira normal por exemplo como aquelas de cabedal so ke é de ferro.
Rodeada de picos de ferro a apontarem para o pescoço:
Eu acho que sim estas são realmente crueis para os cães.
Kurika_
Membro Veterano
Mensagens: 302
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am
Localização: Boxer (Duda), 3 Tartarugas

sexta jun 14, 2002 9:30 am

Olá a todos...
Eu também uso sempre uma estranguladora, desde que por duas ou três vezes a Duda se soltou da coleira normal com uma ou duas piruetas. Não a uso é sempre no 'modo estrangulador', ou seja, como diz o CMNogueira, na maior parte das vezes ando com a trela presa às duas argolas e assim a estranguladora torna-se uma coleira normal. Só quando estou em situações em que possa ser problemático ela soltar-se da coleira é que a uso como estranguladora efectivamente.

Tomás, essas coleiras com ferros virados para dentro (não são própriamente picos, pois não são afiados) é que só se devem usar para treino e mais nada. Aliás, já li várias opiniões onde se diz que são menos agressivas para o cão do que as estranguladoras. Farto-me de rir é quando vejo pessoas que as usam com os ferros para fora... será para proteger o cão dos lobos ??? :lol:
CMNogueira
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Localização: Cães - Rottweiler
Contacto:

sexta jun 14, 2002 9:39 am

Viva,

À semelhança da coleira estranguladora, o colar de "picos" não deve ser visto como um acessório cruel.

Esta coleira não é para uso diário, mas sim para correcção de determinados comportamentos ou para aperfeiçoar a condução do cão.

O efeito que causa sobre o cão, é como o de uma pequena mordida. Tal e qual acontece em matilha, sempre que um cão repreende outro ou mostra a sua dominancia.

O seu uso deve estar bem definido e controlado. Sem método e com brutalidade o colar de "picos" tem efeitos negativos no cão. Pode estimular agressividade o que é exactamente o oposto do que se pretende aquando da sua utilização.

Os "picos" de um colar são boleados e não em pontas. Pelo que a sua utilização moderada não causa a dor que a maior parte das pessoas associa a este colar.
wasserluft
Membro
Mensagens: 78
Registado: quinta mai 09, 2002 9:32 am

segunda jun 17, 2002 5:57 pm

De maneira nenhuma que o "Estrangulador" é um elemento cruel !
Temos que ter en conta o porte do cão !
Devo tb dizer que o estrangulador já salvou o meu cão de cair num fosso do qual se ele tivesse uma coleira normal a mesma tinha escapado !


Wasserluft
Nuria
Membro Veterano
Mensagens: 468
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

segunda jun 17, 2002 6:07 pm

Olá

Também acho que a estranguladora não é absolutamente nada cruel. Eu uso em todos os meus cães, e para além de não apertarem muito ficam bonitas em qualquer cão.
Já não concordo com algumas pessoas que usam estas coleiras em cachorros(tipo 3 meses) porque para além de serem incómodas podem magoar muito o cão se for usada incorrectamente.
Acho até esta melhor do que peitorais que não controlam totalmente o cão, e fica algo feio a bastantes cães.

Abraços
nokio
Membro Veterano
Mensagens: 395
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Localização: Dobermann
Contacto:

terça jun 18, 2002 4:25 pm

Olá a todos,

Para o Thor uso sempre a coleira no modo de estrangulamento, pois caso contrário seria quase impossível conter a sua impetuosidade. Não acho que seja nada cruel, ele apercebe-se que está a fazer algo errado qd puxo a trela e aperta. Para a luna já não necessito de estrangular pq ela é pequenina faz pouca força, a não ser que esteja a ensiná-la.

Abraços,
Nokio.
genius37
Mensagens: 1
Registado: sábado ago 17, 2013 6:33 pm

sábado ago 17, 2013 7:01 pm

Olá
Alguém sabe onde posso arranjar um coleira estranguladora?

Francisco
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado ago 17, 2013 7:29 pm

qualquer petshop tem.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado ago 17, 2013 7:32 pm

PARABÉNS, ressuscitou um tópico com onze anos de existência!!!! :D

Descontando o facto de uma coleira estranguladora só dever ser usada por quem sabe muito bem fazê-lo, o que parece não ser o seu caso porque nem sequer sabe onde se arranja tal artefacto, para que quer saber? Que cão é o seu? É para o treinar ou é só por uma questão de estilo?
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

sábado ago 17, 2013 9:05 pm

Estas coleiras podem ser muito cruéis, brutais mesmo.

Já levei acidentalmente com uma nos nós dos dedos e doeu que se fartou.
anja-azul
Membro Veterano
Mensagens: 3256
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

sábado ago 17, 2013 9:40 pm

Imagem

para controlar o bichinho, já isei estranguladora simples, de bicos. mas sem dúvida que o halti é menos agressivo e muiito mais eficaz
Responder

Voltar para “Cães”