cão agressivo
Moderador: mcerqueira
Peço a vossa ajuda para a seguinte situaçaõ.
Há sete anos os meus sogros adoptaram um cachorro bebe e até há cerca de ano e meio tudo correu bem.
Desde então, ao gesto mais brusco, ao pisar sem querer, reage, mordendo aos proprios donos. Como é um animal corpulento - 30 Kg os meus sogros já com 70 anos, começam a recear que o comportamento piore e mantêm-no afastado de outros animais e pessoas, o que não é solução.
Têm conhecimento de casos semelhantes, o que fazer???
Há sete anos os meus sogros adoptaram um cachorro bebe e até há cerca de ano e meio tudo correu bem.
Desde então, ao gesto mais brusco, ao pisar sem querer, reage, mordendo aos proprios donos. Como é um animal corpulento - 30 Kg os meus sogros já com 70 anos, começam a recear que o comportamento piore e mantêm-no afastado de outros animais e pessoas, o que não é solução.
Têm conhecimento de casos semelhantes, o que fazer???
Aparentemente o veterinário não encontra nada de anormal.
Tambem não se alterou a situaçaõ onde vive e com quem vive. Sempre teve companhia dos donos, ambos reformados.
O vet diz que nalgumas raças, alguma agressividade é normal. Eu propria tenho um pincher que é muito agressivo mas...só tem é 7Kg.
Tambem não se alterou a situaçaõ onde vive e com quem vive. Sempre teve companhia dos donos, ambos reformados.
O vet diz que nalgumas raças, alguma agressividade é normal. Eu propria tenho um pincher que é muito agressivo mas...só tem é 7Kg.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Então e essa suposta agressividade de 'algumas raças' só se manifesta a partir dos sete anos?
A mim parece-me mais que a causa possa ser orgânica ( alguma doença ou ferida que o faz reagir agressivamente) ou pode ser também devida a alguma alteração ambiental.
Tente ver melhor o que se passa, antes de passar pela solução mais fácil de 'não há razões'....'é normal'....a solução é....?

A mim parece-me mais que a causa possa ser orgânica ( alguma doença ou ferida que o faz reagir agressivamente) ou pode ser também devida a alguma alteração ambiental.
Tente ver melhor o que se passa, antes de passar pela solução mais fácil de 'não há razões'....'é normal'....a solução é....?
-
- Membro
- Registado: terça set 30, 2003 3:37 pm
Não poderá ter a ver com problemas de visão? Já ouvi falar nisso, mas sinceramente é só uma hipótese...
De que raça é o cão?
De que raça é o cão?
O cão é rafeiro, oriundo de uma ninhada abandonada.
Eu penso que ele passa muito tempo fechado em casa e convive pouco.
tem um estilo de vida semelhante aos donos.
Por isso gostava de experimentar pô-lo num quintal ou quinta ao ar livre para ver como se comporta, mas tirando canis que não são propriamente espaçosos não sei se existe algum sitio para onde possa ir.
Eu apesar de viver num apartamento e ter tres cães, sempre que o tempo o permite vou com eles para o campo ou praia e dou longos passeios.
Os meus sogros, nem carro têm, pelo que raramente o cão sai de casa tirando obviamente os passeios higiénicos.
Eu penso que ele passa muito tempo fechado em casa e convive pouco.
tem um estilo de vida semelhante aos donos.
Por isso gostava de experimentar pô-lo num quintal ou quinta ao ar livre para ver como se comporta, mas tirando canis que não são propriamente espaçosos não sei se existe algum sitio para onde possa ir.
Eu apesar de viver num apartamento e ter tres cães, sempre que o tempo o permite vou com eles para o campo ou praia e dou longos passeios.
Os meus sogros, nem carro têm, pelo que raramente o cão sai de casa tirando obviamente os passeios higiénicos.
Suponho que o cão tem agora cerca de 8/9 anos, não?
Se o cão nunca mostrou sinais de agressividade, até à um ano atrás, e se segundo o veterinário está de saúde... (Já consultou outro veterinário?), realmente é estranho..
Faz-me lembrar de casos, que tive conheccimento à uns anos atrás, de alguns Dobermann's e Pastores Alemães, que chegavam +/- a essa idade e "flipavam", sem motivo nenhum tornavam-se agressivos, mesmo com os donos...
Aconselho-o a procurar opiniões de outros veterinários e, especialmente, de treinadores com experiência em problemas comportamentais... talvez o ilucidem acerca do assunto.
Se o cão nunca mostrou sinais de agressividade, até à um ano atrás, e se segundo o veterinário está de saúde... (Já consultou outro veterinário?), realmente é estranho..
Faz-me lembrar de casos, que tive conheccimento à uns anos atrás, de alguns Dobermann's e Pastores Alemães, que chegavam +/- a essa idade e "flipavam", sem motivo nenhum tornavam-se agressivos, mesmo com os donos...
Aconselho-o a procurar opiniões de outros veterinários e, especialmente, de treinadores com experiência em problemas comportamentais... talvez o ilucidem acerca do assunto.
Viva,Baileys Escreveu: Faz-me lembrar de casos, que tive conheccimento à uns anos atrás, de alguns Dobermann's e Pastores Alemães, que chegavam +/- a essa idade e "flipavam", sem motivo nenhum tornavam-se agressivos, mesmo com os donos...
Como diz? Teve conhecimento de facto, em pessoa ou ouviu dizer?
Cumprimentos,
Boas, Nrc!
Tive conhecimento através do meu avô, proprietário de um pastor alemão puro na altura. Em pessoa nunca tive o desprazer de tal confronto, mas como lhe disse, o meu avô que na altura vivia em França, presenciou o facto com o cão de uns amigos (tb. pastor alemão), felizmente sem consequências mto graves... este facto presenciado não foi o primeiro, depois deste o cão foi levado a veterinários e treinadores experientes, foi então que descobriram que não era caso único... mas não era exclusivo a França.. porque em conversas com amigos cá em Portugal, o meu avõ teve conhecimento de outros casos.
O que não sei era se os cães eram puros, mas segundo os treinadores que foram consultados, principalmente em relação aos dobermans, a única explicação que se encontrava (mais credivel), provinha do facto de ser uma espécie "criada" em laboratório, que sempre teve alguns problemas comportamentais apartir de certa idade. E por esse motivo, foram abatidos. Assim como existem, cães destas.. e julgo de outras raças.. não quer dizer que sejam todos, que reachem agressivamente à cor vermelha... (e desta sou testemunha, que o cão do meu avô uma vez atacou um amigo dele no braço... pura e simplesmente, pelo facto de este ter posto o braço dele sobre os ombros do meu avõ.. e porque estava vestido de camisola vermelha, e o cão nunca fez mal a ninguém!).
É claro que com a apuração das raças este problema já pode ter desaparecido.. ou mesmo ser já mto esporádico.. mas em rafeiros e arraçados nunca se sabe o que herdam...
Tive conhecimento através do meu avô, proprietário de um pastor alemão puro na altura. Em pessoa nunca tive o desprazer de tal confronto, mas como lhe disse, o meu avô que na altura vivia em França, presenciou o facto com o cão de uns amigos (tb. pastor alemão), felizmente sem consequências mto graves... este facto presenciado não foi o primeiro, depois deste o cão foi levado a veterinários e treinadores experientes, foi então que descobriram que não era caso único... mas não era exclusivo a França.. porque em conversas com amigos cá em Portugal, o meu avõ teve conhecimento de outros casos.
O que não sei era se os cães eram puros, mas segundo os treinadores que foram consultados, principalmente em relação aos dobermans, a única explicação que se encontrava (mais credivel), provinha do facto de ser uma espécie "criada" em laboratório, que sempre teve alguns problemas comportamentais apartir de certa idade. E por esse motivo, foram abatidos. Assim como existem, cães destas.. e julgo de outras raças.. não quer dizer que sejam todos, que reachem agressivamente à cor vermelha... (e desta sou testemunha, que o cão do meu avô uma vez atacou um amigo dele no braço... pura e simplesmente, pelo facto de este ter posto o braço dele sobre os ombros do meu avõ.. e porque estava vestido de camisola vermelha, e o cão nunca fez mal a ninguém!).
É claro que com a apuração das raças este problema já pode ter desaparecido.. ou mesmo ser já mto esporádico.. mas em rafeiros e arraçados nunca se sabe o que herdam...
Baileys, pleaseee... essa da cor vermelhaBaileys Escreveu: Assim como existem, cães destas.. e julgo de outras raças.. não quer dizer que sejam todos, que reachem agressivamente à cor vermelha... (e desta sou testemunha, que o cão do meu avô uma vez atacou um amigo dele no braço... pura e simplesmente, pelo facto de este ter posto o braço dele sobre os ombros do meu avõ.. e porque estava vestido de camisola vermelha, e o cão nunca fez mal a ninguém!).

o cão não gostou foi que o amigo do seu avô lhe pusesse o braço em cima, o que é perfeitamente normal.

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am
Então isto é assim, a minha avó teve 4 pastores alemães, todos eles duraram cerca de 10 anos+-, e nunca nenhum foi agressivo para ninguém.
Essa história dos sete anos é mentira, os doberman não são cães feitos num tubo de ensaio, e não são fruto de experiencias genéticas em laboratório.

Essa história dos sete anos é mentira, os doberman não são cães feitos num tubo de ensaio, e não são fruto de experiencias genéticas em laboratório.

Boas, Musky!
Então explica-me pq. é que as capas de toureio são da cor vermelha ou rosa forte??!
E explica-me pq. é que esse amigo do meu avô, que fazia aquele gesto varias vezes quando estava com ele.. e foi precisamente naquele dia que estava vestido de vermelho que o cão o mordeu?!?
É claro que ele não vê a cor vermelha.. mas lá a tonalidade de cinza, conjugada com o movimento, deve de ter lhe causado alguma diferença...
Então explica-me pq. é que as capas de toureio são da cor vermelha ou rosa forte??!
E explica-me pq. é que esse amigo do meu avô, que fazia aquele gesto varias vezes quando estava com ele.. e foi precisamente naquele dia que estava vestido de vermelho que o cão o mordeu?!?
É claro que ele não vê a cor vermelha.. mas lá a tonalidade de cinza, conjugada com o movimento, deve de ter lhe causado alguma diferença...
Boas,Baileys Escreveu: O que não sei era se os cães eram puros, mas segundo os treinadores que foram consultados, principalmente em relação aos dobermans, a única explicação que se encontrava (mais credivel), provinha do facto de ser uma espécie "criada" em laboratório, que sempre teve alguns problemas comportamentais apartir de certa idade. E por esse motivo, foram abatidos.
Oh meu amigo/a
Francamente, eu quase caía da cadeira! Criado em laboratório?? E não ouviu aquela dos nazis por acaso não? E a de o cérebro inchar e depois ficarem malucos? Tss tss...
Quer dizer agora estamos a dar os primeiros passos de genética e acha que, no final de 1800´s, o sr. Friedrich Dobermann dominava a genética a ponto de "criar" algo em laboratório?
Aliás esses assuntos já foram aqui debatidos, em mitos e afins.
Deixo-lhe aqui a transcrição de um texto, dos muitos que pode encontrar pela net:
"The Dobermann breed bears the name of its first known breeder Friedrich Louis Dobermann (January 2nd, 1834 - June 9th,1891). According to tradition, he collected taxes,administered a knacker's yard, and moreover he was municipal dog-catcher legally authorized to catch all straying dogs. From this reservoir he mated especially sharp dogs. The so-called "butchers dogs" surely played the most important role in the formation of the Dobermann breed. Under the circumstances at that time, those dogs can be considered as a relatively homogenious "breed". the dogs were a kind of precursors of today's Rottweilers mixed with a kind of shepard dog with rust-red makings as they used to live in Thuringia at that time. With this mixture of dogs. Dobermann bred in the seventies of the last century. He created "his breed". i.e. working dogs that were not only alert, but also "men-firm yard and house dogs". They were used a lot as guard dogs and police dogs. As a large number of these dogs were used as police dogs, they were also called "Gendarm dogs" (country constable dogs). When used as hunting dogs they were mainly used for game (predaceous animals). Due to the conditions mentioned above, Dobermanns were almost inevitable officially acknowledged as police dogs already at the beginning of this century. The Dobermann breed aims at a medium-sized, powerful, and muscularly built dog that shows elegance and nobility in his body lines despite of all substance. He must especially be suitable as a companion dog, protection dog, working dog, and as a family dog."
A única coisa que eles fez foi...o que fazem os criadores agora; cruzar cães para fixar as características que acham que o seu cão deve ter; consoante a raça e seu respectivo estalão (o que na altura não se aplicava claro).
Essas afirmações são tão injustas como dizer que os rotts são raças de cães perigosos, e os pit´s e afins. No futuro dir-se-à que estas raças eram agressivas e assassinas porque fizeram isto e aquilo; estas afirmações são muito injustas para as raças, donos e para quem verdadeiramente se dedica a ela como bom criador... Não leia a Visão e a Focus ok?
Entretanto deixo-lhe algo com que se entreter quando tiver tempo, para não espalhar isso por aí

http://www.dobis.net/englisch_fr.htm
http://www.dobermann.de/
http://www.dobermann-club-france.asso.fr/
http://www.dobermann.pt/
http://www.dobermann.ee/eng
Em várias linguas para não haver a desculpa de não saber alguma delas

Cumprimentos
Última edição por Nrc em sexta fev 20, 2004 10:23 pm, editado 2 vezes no total.
Os touros reagem à provocação, e se a capa fosse preta dava o mesmo efeito.Baileys Escreveu: Boas, Musky!
O vermelho é... a cor do sangue, da "fiesta", é todo um aparato "de luces"...
Já agora, porquê os coletes dos nossos campinos são vermelhos e os touros não os atacam?

Quanto ao seu avô... nesse dia o amigo não o terá aproximado pelas costas?
Se estou errado corrijam-me mas, os touros, como a maior parte dos animais (mamíferos) são daltónicos...ou seja cores na base do verde/vermelho/laranja...nickles.
É assim?
É assim?