Caça ou não eis a questão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado jun 15, 2002 10:10 am

A minha opinião sobre a caça resume-se tirando a cedilha à mesma...

Fala-se em caça desportiva mas o que será esse desporto.

Terá algum interesse caçar por prazer neste sec XXI?

E quem não quer que se caçe nas suas terras. Tem de aturar individuos aos tiros junto de sua casa? ( um tio meu colocou guarda na herdade e avisos do genero " se entram levam" depois de um caçador de rolas disparar contra uma rola no seu telhado)

Devem existir mais guardas florestais para dominar a mole de "rambos" clandestinos que se vestem de camuflado e andam, aos tiros contra tudo incluindo eles proprios e seus cães?
A grande maioria dos caçadores trata bem os cães ( o problema é que são tantos que os que não prestam acabam por ser muitos também) mas que condições é que esses cães têm.

Acham logico um cão de 10 anos ser levado para a caça?

Só umas ideias...
Última edição por VascoV em domingo jul 14, 2002 3:45 pm, editado 2 vezes no total.
angel
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado jun 15, 2002 12:29 pm

Olá Vasco
Pois na minha opinião, nem todos os caçadores tratam bem os respectivos cães. Não quer dizer que sejam todos, mas, como disse são mais os que não prestam.
Conheço o caso de uma cadela que pariu hoje (exemplo),e, no dia seguinte foi para a caça. Escusado será dizer o que aconteceu á cadela... :(
Dizem que os animais de caça são muito "felizes" no seu habitat natural caçando, até pode ser, mas, o resto????? Por onde pára o humanismo por parte do dono, que só vê o seu animal com esta função, e se não der rendimento, é simplesmente abandonado ou até mesmo abatido????
E, vai-se á procura do animal seguinte...
Não deixa de sêr um assunto polémico!!!
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sábado jun 15, 2002 1:36 pm

Estimados Amigos

Mais uma vez os nossos pontos de vista divergem mas nesta matéria, muito mais.

Sou um adepto incondicional deste desporto, que pratico há 6 anos, mas desde cedo que acompanho o meu pai nas lides venatórias.

A ideia que passa para a opinião pública é que nós os caçadores, somos uma espécie de bicho, que matamos tudo que nos aparece pela frente, que maltratam os nossos cães, etc., etc., etc.
Efectivamente e para meu grande pesar existem de facto caçadores desta índole, como há donos que abandonam os seus cães quando chegam as férias, como há pais que maltratam os filhos, etc.

Poderemos tomar a parte pelo todo?

Julgo que não.

O que acontece e acontece com todos os assuntos, só o que é negativo é que é noticia ou então escolhem os maus exemplos.
Vemos os caçadores no seu Range-Rover ( passo a publicidade ), todos vestidos a rigor qual passagem de modelos e com aquelas peças ( dúzias e mais dúzias ) capturadas.
A caça pode ser praticada assim nas chamadas Reservas Turísticas, onde as espécies habituadas ao Homem se deixam apanhar até à mão.
Mas esta não é a verdadeira caça. Aqui ninguém encontra o verdadeiro espirito desportivo... mas quem não está dentro do meio não se apercebe de que as realidades são bem distintas.

Convido então e é meu hábito faze-lo a acompanharem-me durante uma jornada para comprovarem In loco o que é isto da caça... não serão os primeiros, porque chamo a isto pedagogia e tem resultado.

Outra questão colocada e com muita pertinência: é a do direito há não caça. Este direito está consagrado e deverá ser respeitado, como as distâncias a que se pode caçar de habitações, de explorações de animais, de bebedouros, etc. Se há quem não as cumpra demito-me da posição dessas pessoas...

Vivemos num país em que cidadania e civismo são apenas conceitos.

Em relação aos cães, essa ideia de que os temos maltratados dá-me vontade de rir... verdade. Se tenho os meus cães maltratados não sei então como os tratar melhor. Alimentação 2x ao dia com Royal Canin raças médias, exercício diário, vacinas e desparasitações dentro dos prazos, suplemento energético e ração de alta energia Royal Canin durante a época toda e nos dois meses que a antecedem, atrelado onde cabem 5 cães e vão 2 ou transportadora. Isto é tratar mal um cão?

É que mitos há-os em todo o lado. Já ouvi dizer que não se devem vacinar os cães pois tira-lhes o faro, há quem não alimente os cães dois dias antes de uma jornada para instigar o instinto predador, já ouvi tantas coisas... mas volto a frisar: procedem todos os caçadores desta forma? Aqui respondo eu: NÂO!!!

Quanto ao abandono nos cães, é mais um reflexo do nosso " portuguesismo ".
Um caçador quer um cão para caçar, mas na altura da sua aquisição não procura um criador idóneo, com provas dadas e vai sempre ao fulano que coloca no jornal o tal anuncio: " Vendem-se cães de caça baratos " e lá vai o Sr. comprar o cachorro e poupar uns cobres mas quando o começa a treinar vê que aquilo de caçador nada tem e quando o leva para o monte ainda pior.
Conclusão andou a gastar tempo e dinheiro e o cachorro de caça não percebe nada, consequência ou o abandona ou o abate ( para mim um mal menor ).

Um cão com 10 anos pode caçar perfeitamente, dependendo do seu estado físico, do tipo de caça a praticar e do tipo de dono. Posso dizer que este ano se reformou uma cadela minha com 14 anos.

Para finalizar, não se esqueçam que foram muitos os caçadores que através da sua carolice conseguiram repor as espécies autoctones que muitos haviam dizimado e que em certa medida evitaram a sua extinção.

Sei que me excedi mas a paixão é muita e espero ter também contribuído para uma melhor compreensão deste desporto.

Um abraço

Tiago
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

sábado jun 15, 2002 2:17 pm

Srº Tiago ,desculpe a minha ignorância,mas qual é o prazer que sente ao matar animais? Não me vai dizer que caça para comer,pois não estamos na idade da pedra.
Gostava mesmo de saber o que sente.É o descarregar de frustações?Batiam-lhe quando era pequenino?Ou sente-se um predador da natureza e pensa que se não fossem os caçadores,seriamos invadidos por perdizes e coelhos?

Mto obrigado,

Nuno Luz.
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

sábado jun 15, 2002 2:18 pm

Srº Tiago ,desculpe a minha ignorância,mas qual é o prazer que sente ao matar animais? Não me vai dizer que caça para comer,pois não estamos na idade da pedra.
Gostava mesmo de saber o que sente.É o descarregar de frustações?Batiam-lhe quando era pequenino?Ou sente-se um predador da natureza e pensa que se não fossem os caçadores,seriamos invadidos por perdizes e coelhos?

Mto obrigado,

Nuno Luz.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado jun 15, 2002 2:25 pm

Se ler a minha mensagem em vez de passar os olhos pela globalidade há de perceber que eu não generalizei os maus tratos, antes pelo contrário,agradeço que não comente o que escrevo sem me ler.

Quanto a desporto é o seu ponto de vista tem direito a ele,mas pegando na sua deixa de se o cão guia de cegos será feliz com o que faz, pergunto-lhe qual acha ser a opinião das peças de caça sobre este "desporto".

Se só dentro do meio é que nos apercebemos ( não me perguntou se já fui à caça alguma vez...) está com essa expressão a definir que, aplicando a sua medida a outra situação, somente os donos de cães treinados para combate percebem realmente o prazer orgásmico que os cães têm em arrancar bifanas uns aos outros...

Já agora preciso de me drogar para saber se isso é mau ?

O equilibrio cinegético é uma piada em Portugal graças aos caçadores. Práticamente cada um daqueles que gostaria de ter ido à guerra colonial desde que os "turras" estivessem armados com catanas e eles com canhões sem recuo, andam aos tiros contra tudo e todos. Há quem abata CEGONHAS e MILHAFRES pelo gozo ou pela idotice...

Quanto a abater um cão ser um mal menor, seria se os idiotas que o fazem tiverem boa pontaria. É que geralmente não se certificam que os matam, ou atam-nos a uma arvore, etc,etc

A ideia de desporto é dúbia. No Sec XVI-XVIII no Japão era desporto cortar condenados ao meio com um movimento do sabre. Devia ter-se mantido?

A matança tradicional do porco terá alguma vantagem em termos de qualidade da carne?

Desporto para mim não envolve sofrimento imposto a pessoas ou animais..

Na minha opinião matar sem necessitar de comer é desperdicio.

No que se refer ao direito á não caça... os caçadores não ligam ( e aqui generalizo) muito a ela...

Mas enfim você sabe muito bem. È o célebre Sindroma do Rato Mickey

;)
Cumprimentos

Vascov
FAbarm Escreveu: Estimados Amigos

Mais uma vez os nossos pontos de vista divergem mas nesta matéria, muito mais.

Sou um adepto incondicional deste desporto, que pratico há 6 anos, mas desde cedo que acompanho o meu pai nas lides venatórias.

A ideia que passa para a opinião pública é que nós os caçadores, somos uma espécie de bicho, que matamos tudo que nos aparece pela frente, que maltratam os nossos cães, etc., etc., etc.
Efectivamente e para meu grande pesar existem de facto caçadores desta índole, como há donos que abandonam os seus cães quando chegam as férias, como há pais que maltratam os filhos, etc.

Poderemos tomar a parte pelo todo?

Julgo que não.

O que acontece e acontece com todos os assuntos, só o que é negativo é que é noticia ou então escolhem os maus exemplos.
Vemos os caçadores no seu Range-Rover ( passo a publicidade ), todos vestidos a rigor qual passagem de modelos e com aquelas peças ( dúzias e mais dúzias ) capturadas.
A caça pode ser praticada assim nas chamadas Reservas Turísticas, onde as espécies habituadas ao Homem se deixam apanhar até à mão.
Mas esta não é a verdadeira caça. Aqui ninguém encontra o verdadeiro espirito desportivo... mas quem não está dentro do meio não se apercebe de que as realidades são bem distintas.

Convido então e é meu hábito faze-lo a acompanharem-me durante uma jornada para comprovarem In loco o que é isto da caça... não serão os primeiros, porque chamo a isto pedagogia e tem resultado.

Outra questão colocada e com muita pertinência: é a do direito há não caça. Este direito está consagrado e deverá ser respeitado, como as distâncias a que se pode caçar de habitações, de explorações de animais, de bebedouros, etc. Se há quem não as cumpra demito-me da posição dessas pessoas...

Vivemos num país em que cidadania e civismo são apenas conceitos.

Em relação aos cães, essa ideia de que os temos maltratados dá-me vontade de rir... verdade. Se tenho os meus cães maltratados não sei então como os tratar melhor. Alimentação 2x ao dia com Royal Canin raças médias, exercício diário, vacinas e desparasitações dentro dos prazos, suplemento energético e ração de alta energia Royal Canin durante a época toda e nos dois meses que a antecedem, atrelado onde cabem 5 cães e vão 2 ou transportadora. Isto é tratar mal um cão?

É que mitos há-os em todo o lado. Já ouvi dizer que não se devem vacinar os cães pois tira-lhes o faro, há quem não alimente os cães dois dias antes de uma jornada para instigar o instinto predador, já ouvi tantas coisas... mas volto a frisar: procedem todos os caçadores desta forma? Aqui respondo eu: NÂO!!!

Quanto ao abandono nos cães, é mais um reflexo do nosso " portuguesismo ".
Um caçador quer um cão para caçar, mas na altura da sua aquisição não procura um criador idóneo, com provas dadas e vai sempre ao fulano que coloca no jornal o tal anuncio: " Vendem-se cães de caça baratos " e lá vai o Sr. comprar o cachorro e poupar uns cobres mas quando o começa a treinar vê que aquilo de caçador nada tem e quando o leva para o monte ainda pior.
Conclusão andou a gastar tempo e dinheiro e o cachorro de caça não percebe nada, consequência ou o abandona ou o abate ( para mim um mal menor ).

Um cão com 10 anos pode caçar perfeitamente, dependendo do seu estado físico, do tipo de caça a praticar e do tipo de dono. Posso dizer que este ano se reformou uma cadela minha com 14 anos.

Para finalizar, não se esqueçam que foram muitos os caçadores que através da sua carolice conseguiram repor as espécies autoctones que muitos haviam dizimado e que em certa medida evitaram a sua extinção.

Sei que me excedi mas a paixão é muita e espero ter também contribuído para uma melhor compreensão deste desporto.

Um abraço

Tiago
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado jun 15, 2002 3:21 pm

Só tenho a dizer que o pai de uma amiga minha foi morto a tiro quando caçava sózinho, ali para as bandas de Rio Maior.

Em Portugal há vários tipos de caçadores : a maioria são os 'caçarretas'
que disparam contra tudo o que mexe, dentro e fora da época, de qualquer maneira e em qualquer sítio.
Cálculo que tenha sido um desta espécie o responsável pela morte que referi acima.

Depois há os 'tios' e 'tias' que acham que se fizerem uma caçada à raposa se tornam, automáticamente, em 'gentleman' ou 'ladies' inglesas.
(é de chorar - é mesmo de chorar - a rir).

Também há aqueles que se estão 'borrifando' na caça : é um pretexto para se livrarem da família e com outros homens, passarem o dia no campo rematando com uma grande patuscada.(tenho um vizinho que é assim e me confidenciou que há anos que não caça nada)

Depois há aqueles que se esforçam imenso - como a caça é pouca chegam a comprar animais mortos para dizerem que os caçaram - que pensam que a caça é mais uma afirmação da sua virilidade e que o maior homem é o que mais mata.

Haverá mais tipos.
Estes que referi conheço pessoalmente.

Devo lembrar que o maior desporto na área da caça, é a caça ao homem.
Isso é que é uma prova !
Isso é que testa as limitações de cada um!
Se ambos estiverem armados.
Se forem da mesma idade e condição física.
E, já agora, do mesmo sexo.

Agora, andar a matar animais ? Porque não bater em ceguinhos ? Ou espancar paraplégicos ?
Acha mesmo que há uma similitude de forças e possibilidades na caça ?
Que desportivo !
luisa_seabra
Membro
Registado: sábado abr 20, 2002 12:26 pm

sábado jun 15, 2002 5:07 pm

aisd:
BATO PALMAS!!!! ;)
FAbarm
Membro Veterano

sábado jun 15, 2002 5:17 pm

Então é assim:

Vasco, li a sua primeira MSG com toda a atenção e não quis direccionar a resposta para si pessoalmente. Quando abordei o tema dos maus tratos foi de uma forma genérica, porque o Sr. terá que concordar comigo que é uma ideia muito presente que nós caçadores maltratamos os nossos animais.

Quando o Vasco fala em perguntar à perdiz qual será a opinião dela - aqui funciona o Síndroma do Rato Mickey, desculpe a minha rudeza.

O Equilíbrio Cinegético ocorre em muitos sítios e desde já o convido quando quiser, a vir comigo ao Parque do Douro Internacional e aí perceber como é possível o mesmo sem demagogias nem cinismos.

Noto também que se escusa a comentar grande parte do que escrevi e isso não compreendo ou então estará de acordo. Será isso?

Gostaria de acrescentar um tipo de caçador. Aquele que recolhe as munições vazias, aquele que respeita o limite ( quando o atinge ), que se não caçar nada, não fica muito preocupado pois não vê a sua virilidade ameaçada, que respeita o nascer do Sol, que respeita as épocas de reprodução, que não atira sobre animais isolados nem pousados, que respeita as espécies protegidas.

Em relação há similitude de forças, posso dizer que algumas das espécies cinegéticas estão em vantagem, nem todas mas algumas estão. E é por isso que me escuso a caçar algumas delas.
Se algum dia tiver interesse em comprovar esta ideia, terei todo o prazer em ser o seu anfitrião.

Há caçadores que morrem em acidentes, mas o que vem isso provar?

A falta de educação de alguns deste fórum fica sem comentário.

A lei permite-me o exercicio da caça como eu a pratico e nunca abdicarei de esse direito.
Para informação de todos como a caça e garanto-vos que não há nada como uma Perdiz com Castanhas.

Um abraço aos que perderam tempo a ler esta intervenção

Tiago
arquea
Membro
Registado: sábado fev 23, 2002 8:28 pm

sábado jun 15, 2002 5:24 pm

Para mim a caça não é um desporto, mas sim uma possibilidade de as pessoas frustadas com a sua vida descarregarem as suas frustações com animais que não têm culpa nenhuma da mentalidade atrasada que na minha opinião é uma constante nos caçadores.
Permita-me que lhe faça uma pergunta indiscreta sr. Fabarm: passa fome?
necessita de matar animais para se alimentar? não encontra comida nos supermercados?
Sabe quantos coelhos bébés eu tive de salvar e alimentar durante dias seguidos porque os caçadores simplesmente lhes matavam a mãe? Sabe que esses mesmos caçadores iam vender os coelhos que apanhavam para a estrada e se não o conseguissem ao fim do dia deixavam os animais mortos ao pé da estrada? Para quê? Pelo puro prazer de matar? Isso não se chama desporto, chama-se crueldade e mediocridade.
Eu própria já estive quase a levar com um tiro na cabeça no meio de uma escavação arqueológica porque os senhores caçadores embirraram que tinham de caçar a 1 metro de mim porque naquela zona achavam que havia mais coelhos.
Se estivessemos na pré-história eu até compreendia, e mesmo assim eles conseguiam ser mais inteligentes do que os caçadores actuais porque escolhiam bem a sua caça para não provocar rupturas no sistema animal, mas em pleno séc. XXI este tipo de actividade só mostra o quão mesquinho e mediocre o ser humano consegue ser.

Lúcia Miguel

P.S.- nem me vou referir aos cães que esses senhores usam, que por acaso até já vi maltratarem muitas vezes, porque aí é que o meu testamento era capaz de conter alguma linguagem não muito própria. Folgo em saber que o senhor trata bem os seus cães e os meus parabens por isso.
FAbarm
Membro Veterano

sábado jun 15, 2002 5:47 pm

Sinto que não falamos a mesma lingua... assim não dá para discutir o que quer que seja.

Os cães de quase todos os caçadores são bem tratados.
Isto já começa a ser perseguição.

Tiago
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado jun 15, 2002 6:54 pm

Se você gosta de matar animais por desporto, este não é de certeza o melhor lugar para si!!!

Aqui nunca ninguém simpatizará com a sua actividade, pelo simples principio em que ela se rege: morte de animais por prazer e sem qualquer utilidade!!!

O que é que interessa que nem todos tratem mal os cães, que respeitem o por do sol, as épocas de caça, as espécies poisadas?!?!?!

TODOS MATAM!!!!

Passe bem e faça-nos a todos um favor, não volte!
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado jun 15, 2002 6:55 pm

eu sempre acho graça a muita gente. gabam-se de ir à lua, estão quase a pôr os pés em marte, fazem descobertas fantásticas, o espírito humano evoluíu até ao infinito e depois continuam com práticas do tempo da barbarie e em nome das tradições mais retrógadas. Exemplos? Touradas, caçadas, etc. que pena o nero (o autêntico) não andar por cá. como ainda há por aí muitos circos, podíamos retomar a tradição de atirar os homens (não interessa a religião, raça, etc) às feras. devia ser um desporto com muita saída e com muito lucro.
anjaazul
arquea
Membro
Registado: sábado fev 23, 2002 8:28 pm

sábado jun 15, 2002 6:56 pm

Lamento desiludi-lo, mas a maior parte dos caçadores que conheço, e infelizmente conheço bastantes, NÃO trata bem dos seus animais. A maior parte dos cães estão durante o ano inteiro "encaixotados" em pseudo-canis minusculos sem as mínimas condições, passam fome e frio e não têm as minimas condições de higiene e saúde.
Faço-lhe eu também um convite para vir visitar alguns dos muitos exemplos que eu infelizmente tenho bem perto de mim.

Lúcia Miguel
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

sábado jun 15, 2002 7:58 pm

Caro Tiago

O facto de eu não comentar não significa concordância. O silêncio não serve como aceitação de um contrato. Não esperava é que quisesse que eu dissecasse a sua resposta . Tendo em vista a orientação da sua mensagem, tudo apontava para uma resposta à minha.Como não, ok...

Quanto à rudeza não a vejo, o Mickey é um personagem simpático pese o significado cabalístico desse síndroma sobre o qual manifesto a minha ignorância e relativamente ao qual o TIago mantém um manto de secretismo. Se dissesse que eu tinha sindrome de Walt Disney sentir-me-ia ofendido

P.S
O caçador de que me fala é o das fábulas e pese a defesa do ambiente que prega, prefiro não ser caçador de todo a ser caçador politicamente correcto.
Responder

Voltar para “Cães”