Cães fechados e a passar fome num prédio na Figueira da Foz

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ismota
Membro
Registado: terça ago 13, 2002 1:17 pm

quarta fev 25, 2004 5:10 pm

Mensagem apagada
Última edição por ismota em sábado fev 28, 2004 2:11 pm, editado 1 vez no total.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta fev 25, 2004 7:07 pm

Contacte a LPDA, tem um 'mail' no 'site' que é

http://www.lpda.pt

e o Miguel Moutinho

http://www.pelosanimais.com

A situação parece urgente.
Não é verdade que a polícia não possa fazer nada.
Trata-se de maus tratos a animais.
Provávelmente as pessoas não estão para se ralarem.
Alguém meteu queixa ou falou com a polícia ? Aposto que não.

As pessoas gostam é de chorarem pelos cantos mas não mexem um dedo para tentar resolver a situação.

Os cães nunca saiem ?
Onde fazem as necessidades ?
Não podem dar algum alimento pelas janelas ou outro buraco ?(não me venham dizer que os drogados recusariam pão seco ou ração para os cães).
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta fev 25, 2004 7:29 pm

o melhor é tentar arranjar rapidamente donos para os bichos. se não têm dinheiro porque querem cães? a carlota veio de gente igual a essa. com a agravante de estar numa vivenda ocupada, mas com a sorte de estar no quintal. foi fácil traze-la.
eu fazia queixa à polícia. o barulho é proíbido. claro que as consequências não serão as melhores para os animais.
bom, era tirá-los e arranjar um local até aparecerem novos donos.
anjaazul
Membro Veterano

quarta fev 25, 2004 7:30 pm

o melhor é tentar arranjar rapidamente donos para os bichos. se não têm dinheiro porque querem cães? a carlota veio de gente igual a essa. com a agravante de estar numa vivenda ocupada, mas com a sorte de estar no quintal. foi fácil traze-la.
eu fazia queixa à polícia. o barulho é proíbido. claro que as consequências não serão as melhores para os animais.
bom, era tirá-los e arranjar um local até aparecerem novos donos.
ismota
Membro

quinta fev 26, 2004 11:43 am

Já enviei email para a Liga, para a SOS Animal e para o Miguel Moutinho, que conheço pessoalmente. Infelizmente a polícia não pode mesmo fazer nada. Aliás, já tive envolvida em dezenas de casos destes e é sempre inútil falar com a polícia, que regista a queixa mas diz que é o Departamento de Salubridade Pública da Câmara Municipal que tem que actuar. Há 2 anos eu e uma forista tentámos resgatar uma cadela que estava num terraço em pele e osso, em Setúbal, rodeada de fezes sem água e sem comida. Era um cheiro horrível e a cadela estava lá literalmente ao abandono dos donos (que moravam em casa, atenção!). Nem polícia, nem câmara, nem ninguém nos ajudou. Talvez tivessem ajudado mas num processo que não seria imediato, e a cadela acabava por morrer se tivesse mais tempo à espera. Acábamos por, através de ameaças à moradora da casa (a antiga presidente do Instituto Português da Juventude de Setúbal!!!), conseguir que ela nos entregasse a cadela, que acabou por arranjar uma excelente família. Por isso, se tem boas experiências com a actuação da polícia tem imensa sorte porque eu nunca tive essa sorte.

Quanto ao facto das pessoas não estarem para se ralar, infelizmente é isso mesmo. Possivelmente entregam comida aos moradores quando os vêem mas estar a tirar os cães de lá e fazerem mesmo alguma coisa útil já sabemos que não fazem. Só pessoas com muito amor aos animais sacrificam o próprio conforto que têm em casa ou perdem tempo a resolver as coisas a sério. De qualquer forma, penso que o importante nesta altura é tentarmos arranjar uma solução urgente, independentemente da postura «preguiçosa» dos vizinhos. Estou à espera que a SOS Animal ou o Miguel me digam se têm voluntários ali perto que possam, pelo menos, ir averiguar a situação e saber mais dados.
sclourenco
Membro
Registado: terça set 30, 2003 3:37 pm

quinta fev 26, 2004 11:53 am

Eu moro na Figueira, mas fiquei burra ao ler este caso...

Bem, vou falar com um colega meu que recolhe os animais aqui da zona para ver se ele os vai lá buscar. É complicado porque o canil é todo financiado por ele e o dinheiro não chega para tudo, mas vou tentar na mesma.
Vou também tentar com a APAFF, pode ser que eles consigam.

Se conseguir alguma coisa eu digo-vos.

Até breve, com boas notícias (espero eu)!
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

quinta fev 26, 2004 12:50 pm

olá
A APAFF vai investigar este caso hoje à tarde, logo saberemos mais pormenores mas pelo que me foi dito a Polícia costuma colaborar bastante com eles quando se verifica que é necessária a intervenção. Vamos ver se conseguem porque a morada está incompleta...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta fev 26, 2004 2:27 pm

O problema com a polícia é que, normalmente, não querem "chatices".

Por isso é que aconselhei a LPDA e o Miguel Moutinho - conhecem as leis e sabem como obrigar a polícia a agir.
Se houvesse tempo (estas coisas levam sempre muito tempo) aconselhava-a a ir ao tribunal e meter queixa directamente na secretaria do MP (ministério público) que é uma das tais entidades que pode obrigar a polícia a agir.
Mas como é urgente...

O importante, parece-me, é ir alimentando os bichos.
Depois já temos mais algum tempo para ver o que se pode fazer - se são de tamanho pequeno não devem ser muito difíceis de dar para adopção.

Eu acho que valia a pena falar com os donos - drogados ou não, são capazes de gostar dos animais e aceitarem ajuda (tipo ração, mas dada aos bocadinhos não vá haver tentação de vender) para a alimentação.

Os drogados perdem todo o sentimento quando estão em carência - nem pais, nem filhos, nem nada, conta.
Mas quando estão normais são pessoas como as outras (tirando o aspecto do dinheiro - estão sempre com falta de dinheiro e fazem tudo por dinheiro).
ismota
Membro

quinta fev 26, 2004 4:58 pm

Fiquei muito contente por saber que a APAFF vai investigar o caso hoje à tarde. Apesar da morada estar incompleta e não termos número de porta acredito que não seja difícil ir lá dar, porque naquela rua a vizinha está quase toda a par do caso, pelo menos foi o que me transmitiu a senhora com quem falei.

É verdade que os toxicodependentes perdem sentimentos quando estão de ressaca ou na busca frenética de dinheiro, e até acredito que gostem minimamente dos animais, mas tendo em conta que a situação deles não melhorará num futuro próximo é urgente tirá-los de lá.

Por acaso não sabia que poderia fazer a queixa directamente no Ministerio Público aisd, obrigada pela dica porque em casos graves que não necessitem de uma intervenção tão imediata é o que vou passar a fazer.

Aguardemos, então, novidades deste caso.

Obrigada a todos.
sandrape
Membro Veterano

quinta fev 26, 2004 7:31 pm

olá

Acabei agora mesmo de falar com a APAFF e realmente eles investigaram e nesta rua da Providencia não existe nenhuma loja, a rua é pequena, falaram com vários vizinhos, ninguem sabe de nada, não há nenhuma loja nesta rua...

ismota pode confirmar com a pessoa que falou consigo qual o nome correcto da rua, outras indicações? A APAFF está muito interessada neste caso, eles vão lá verificar a situação mas têm de ter a morada correcta...sem saberem onde estão os cães não podem fazer grande coisa.
anjaazul
Membro Veterano

quinta fev 26, 2004 9:47 pm

em relação à lpda... quando foi da carlota, estiveram a borrifar-se. depois de a trazer, assim como a um "primo", os toxicodependentes arranjaram logo outro cão. lindo e manso. voltei a contactar a lpda. nada. neste caso, mais não pude fazer.
ismota
Membro

sexta fev 27, 2004 10:53 am

Vou voltar a falar com a senhora para que ela me tente dar mais dados, incluindo o número do prédio. Ainda bem que na Associação os podem recolher. Vão ficar, de certeza, muito melhor. Agora espero que se consiga identificar ao certo o local.

Assim que tiver mais dados volto aqui.

Obrigada.
ismota
Membro

sexta fev 27, 2004 6:25 pm

Mensagem apagada :x
Última edição por ismota em sábado fev 28, 2004 2:08 pm, editado 1 vez no total.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta fev 27, 2004 7:26 pm

Sabe que andar a dar moradas via net e a difamar chanado uma pessoa de drogada é uma óptima maneira de ser processada e se LIXAR EM GRANDE ?

faça o favor de a sua amiga falar com a LPDA EM PRIVADO, e em privado tratarem disso.

Se a burrice de não recear as cosequências legais for muita ao menos que pensem que a pessoa que faz isso poderia ter internet, ver que se fala dela e dar sumiço ao cão.

BURROS PÀ, não há outro termo, fazem mais mal que bem

LIVRA !!!!! Ou são crianças ou são PARVOS....
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
sandrape
Membro Veterano

sexta fev 27, 2004 10:38 pm

pois é melhor apagar...pelo menos a que diz tudo ou as ultimas 2. tenho o texto.
Responder

Voltar para “Cães”