Recusar comida e carícias de estranhos...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

quinta fev 26, 2004 3:18 pm

Caros foristas:

Este é um pedido de conselho, nada mais que isso. Adoptei uma cadela SRD, com cerca de 5/6 meses, a Sioux (um dos castanhos) e, visto não perceber de treino gostaria que me aconselhassem quanto a ensiná-la:

:arrow: a recusar carícias de estranhos;
:arrow: recusar comida dada por estranhos.

Tenho lido alguns sites que vão sendo indicados aqui no fórum, peço apenas que me dêem alguns conselhos simples e que possam ser postos em prática com frequência e por curtos espaços de tempo.

Obrigada. ;)
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta fev 26, 2004 3:28 pm

E o objectivo desse treino é?
topdown
Membro Veterano

quinta fev 26, 2004 3:44 pm

PauloC Escreveu: E o objectivo desse treino é?
:arrow: impedir que estranhos a levem ou lhe façam mal por excesso de confiança da parte da cadela;
:arrow: que ingira algo que, maldosamente lhe dêem para a matar;
:arrow: se torne obediente.

Repare que não tenho pretenções idiotas, pretendo apenas a segurança da cadela e a sua educação. Se puder aconselhar, agradeço desde já.

P.S. Para mim, não é por ser uma SRD que tem que ficar um animal mal educado. ;)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 26, 2004 3:55 pm

topdown Escreveu:
:arrow: impedir que estranhos a levem ou lhe façam mal por excesso de confiança da parte da cadela;
Se a cadela estiver devidamente condicionada, sem acesso ao exterior e sem que do exterior tenham acesso a ela, e quando vier à rua estiver devidamente acompanhada pelo dono à trela este perigo não se verifica
O que foi dito acima também se aplica aqui ;)
Para ser obediente nao precisa de ser 'antisocial' ou não aceitar comida de estranhos. Increva-se com ela numa escola de obediência e vai ver como é ;)

Repare que não tenho pretenções idiotas, pretendo apenas a segurança da cadela e a sua educação. Se puder aconselhar, agradeço desde já.

P.S. Para mim, não é por ser uma SRD que tem que ficar um animal mal educado. ;)
topdown
Membro Veterano

quinta fev 26, 2004 4:07 pm

PauloC Escreveu:
topdown Escreveu:
Se a cadela estiver devidamente condicionada, sem acesso ao exterior e sem que do exterior tenham acesso a ela, e quando vier à rua estiver devidamente acompanhada pelo dono à trela este perigo não se verifica
O que foi dito acima também se aplica aqui ;)
Para ser obediente nao precisa de ser 'antisocial' ou não aceitar comida de estranhos. Increva-se com ela numa escola de obediência e vai ver como é ;)

PauloC, obrigada pela resposta mas ainda lhe coloco umas dúvidas:

:arrow: a cadela está em casa e ninguém tem acesso a ela senão nós, os donos. Quando vai à rua é de trela e só é solta quando as condições de segurança existem. No entanto, visto que ela é engraçada e meiga as pessoas apróximam-se e nós temos receio que lhe possa ser dado qualquer alimento perigoso sem que tenhamos essa percepção. Faço novamente a pergunta: como ensinar a cadela a recusar esse «alimento»?

:arrow: Não pretendemos que ela se torne «anti-social» mas que não seja confiante em excesso. Que desconfie, por exemplo, mas que não se torne agressiva...

:arrow: Se nós tivessemos tempo e dinheiro para levá-la a uma escola de obediência não duvide que era isso que fariamos mas, à falta de tal, peço os conselhos aqui no Fórum... ;) É possível então dar-me esses tais conselhos?

Agradecida
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quinta fev 26, 2004 4:17 pm

topdown Escreveu: Caros foristas:

Este é um pedido de conselho, nada mais que isso. Adoptei uma cadela SRD, com cerca de 5/6 meses, a Sioux (um dos castanhos) e, visto não perceber de treino gostaria que me aconselhassem quanto a ensiná-la:

:arrow: a recusar carícias de estranhos;
:arrow: recusar comida dada por estranhos.
Não sei se isso era bom, e até não sei se isso é de facto possível, uma cadelinha meiga e confiante, que vive num lar onde recebe amor e cuidados, é difícil não ser sociavel mesmo com extranhos, o meu Dylan aceita carícias e não só, baste qualquer um na rua dizer-lhe "ai, que girinho" e já o maroto esta a jogar-se para cima das pessoas para brincar.
A comida tambem é a mesma coisa, nunca passou, mas eu estou certa que ele ía aceitar comida de qualquer um sem duvidar, é uma trabalheira para mim cuidar que não apanhe e coma porcarias da rua.
No entanto, tem treino de obediência básico e obedece aos comandos simples como o "senta", "junto" e coisas dessas.
Há cães com instinto de guarda que são naturalmente desconfiados com extranhos, mas não é o caso do meu, e se calhar tambem não é da sua Siux.
A cadelinha fica num quintal com acesso á rua?

Alicia
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta fev 26, 2004 4:24 pm

topdown Escreveu: [ :arrow: Não pretendemos que ela se torne «anti-social» mas que não seja confiante em excesso. Que desconfie, por exemplo, mas que não se torne agressiva...
O problema é que se calhar, para atingir os seus objectivos, vai torná-la anti-social.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
topdown
Membro Veterano

quinta fev 26, 2004 4:25 pm

A Sioux está em casa e tem um quintal para brincar mas sem acesso à rua. O quintal confina com dois, pertencentes aos vizinhos.
Ela é realmente muito meiga e demasiado confiante. Enfim, queria apenas uns conselhos básicos para a orientar visto, neste momento estar impossibilitada de fazer mais despesas e dispender mais tempo pois tenho uma filhota pequenina.

Obrigada
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quinta fev 26, 2004 4:30 pm

topdown Escreveu:
PauloC, obrigada pela resposta mas ainda lhe coloco umas dúvidas:

:arrow: a cadela está em casa e ninguém tem acesso a ela senão nós, os donos. Quando vai à rua é de trela e só é solta quando as condições de segurança existem. No entanto, visto que ela é engraçada e meiga as pessoas apróximam-se e nós temos receio que lhe possa ser dado qualquer alimento perigoso sem que tenhamos essa percepção. Faço novamente a pergunta: como ensinar a cadela a recusar esse «alimento»?

:arrow: Na minha opinião não acho que haja perigo deixe as pessoas aproximarem-se da cadelinha e fazerem festas, ninguém anda com comida venenosa escondida no bolso à espera que apareça um cão, nos casos de envenenamento a maior parte são feitas por vizinhos incomodados. Se ela anda sempre sob a sua vigilância não haverá perigo e ela será uma animal sociável. Eu adoro que façam festas aos meus.

:arrow: Não pretendemos que ela se torne «anti-social» mas que não seja confiante em excesso. Que desconfie, por exemplo, mas que não se torne agressiva...

:arrow: A minha primeira resposta responde a esta segunda, olhe não gosto nada de fazer festas a um cão que me está a olhar com um ar desconfiado.

:arrow: Se nós tivessemos tempo e dinheiro para levá-la a uma escola de obediência não duvide que era isso que fariamos mas, à falta de tal, peço os conselhos aqui no Fórum... ;) É possível então dar-me esses tais conselhos?

:arrow: Tente ensinar-lhe então os treinamentos básicos de obediência, sentar, responder ao chamamento, andar de trela a ser social, etc.

Agradecida
[/quote] :arrow:

Não se esqueça a socialização de um cão é muito importante
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 26, 2004 4:34 pm

Olá,
Sem o apoio de alguém ( escola ou particular) para ajudá-la, acho didficil que consiga objectivos tão ambiciosos por si só. Aliás, se este tipo de treino nao for devidamente feito, pode ter efeitos colaterais indesejados.
Não aceitar comida de estranhos tem várias formas de ser feito, desde através de choques electricos, a comidas com produtos que provoquem o vómito ao simples treino por tentativas recompensadas quando obedece(O que acontece muitas vezes neste caso é que quando o dono está presente o cão odedece, mas quando o dono se volta o cão aceita a comida na mesma...hehehehe!) Só mesmo um treino bem preparado poderá ter resultados práticos.
Um efeito colateral deste treino, quando ele resulta perfeito, é que o cão não aceita comida mesmo de estranhos e se depois, por qualquer razão, o tratador habitual tem de separar do cão ( momentanea ou definitivamente), o cão NAO COME.
Essa de ser desconfiada com estranhos e ao mesmo tempo sociável é que é dificil!! Então é suposto a cadela fazer o quê quando vê algum estranho? fugir? Brincar com ele mas não o seguir? Morder-lhe?
Para não o seguir, seria suficiente que a treinásse em obediência para vir ao seu chamamento e apenas ao seu chamamento ( mas sem ajuda e alguém experiente, é dificil também).
Se mal feito, a cadela pode tornar-se demasiado medrosa e desconfiada e tornar-se uma "fear bitter" ( mordedora por medo), e isso não é nada agradável ou sociável!
Se não tem possibilidade de increver-se numa escola ou dispôr da ajuda de um treinador, talvez possa tentar algumas coisas por si mesma, mas tal como eu já disse, os resultados podem não ser os esperados.

Boa sorte
Paulo C.
topdown
Membro Veterano

quinta fev 26, 2004 5:16 pm

Obrigada, fiquei bastante esclarecida. Farei o meu melhor... Espero ser bem sucedida!! :? ;)

P.S. Excluem-se choques eléctricos e similares... :lol: ;)
zuky
Membro Júnior
Registado: sexta fev 20, 2004 5:49 pm

quinta fev 26, 2004 6:11 pm

topdown

Vou-lhe revelar o meu metodo, que se calhar até vai de encontro as opinioes de muita gente, mas comigo e com os meus caes tem resultado.

Peça a dois três amigos que sejam desconhecidos da sua cadel para irem a sua casa, um de cada vez é claro e arranje, um pedaço de carne ou outra golusice qualquer embebida em picante, mostarda, malagueta, eu uso gindungo,,, e peça-lhes que deem isso ao animal..

passadas umas horas, dê vc algo bem gostoso á cadela, vai ver que depressa ela se aperceberá que a unica pessoa que lhe dá bom comer, é você..

Os cães aprendem atravès da associabilização.....

Portanto , uma boa acção, uma festa ou uma golusice, uma má acção apanhada em flagrante, um ralhete...... ao de leve é claro.....

Experimente o meu método....

Cumprimentos

ps: li numa opiniao acima que a sociabilizaçºão do cachorro é muito importante, ora não podia tar mais de acordo, habitue sempre os animais com crianças, pessoas, outros animais, etc
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quinta fev 26, 2004 6:20 pm

zuky Escreveu: Peça a dois três amigos que sejam desconhecidos da sua cadel para irem a sua casa, um de cada vez é claro e arranje, um pedaço de carne ou outra golusice qualquer embebida em picante, mostarda, malagueta, eu uso gindungo,,, e peça-lhes que deem isso ao animal..
E nos cães que até gostam de picante? É que eu tive um cocker, a quem devido aos envenenamentos aqui na zona se tentou ensinar assim a não apanhar comida do chão, e deliciou-se e veio pedir mais, depois de esfregar o focinho em tudo quanto era sitio. E sim era bem picante, daqueles que mais de 3 gotas no prato e já não se conseguia mesmo comer.

Como disse o Paulo, sem um bom acompanhamento, pode vir a ter mais problemas que os que queria. Um cão ensinado a vir ao chamamento do dono, para quem ir ao dono é sinónimo de brincadeira e protecção, não vai seguir outras pessoas. Alem disso, solto ou preso é preciso estar sempre com um olho no bicho, e não esquecer que ele existe, como tenho apanhado uns quantos por aqui.
E um não bem forte e na altura certa impede a ingestão de alimentos. Eu que o diga, que às vezes tenho amigos a dar de comer ao cão e de repente digo não. O que tenha na boca deita logo fora, e depois não aceita até saber que pode aceitar... o que demora um pouco a convencer
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
topdown
Membro Veterano

quinta fev 26, 2004 9:11 pm

Obrigada mais uma vez, a todos. Sugestões são sempre bem vindas, assim como os alertas. Gostei da sinceridade com que me responderam e fiquei bem ciente dos prós e contras de cada uma das opções.

Bem haja :D
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta fev 26, 2004 9:33 pm

Não pretendemos que ela se torne «anti-social» mas que não seja confiante em excesso. Que desconfie, por exemplo, mas que não se torne agressiva...
eu tenho mais medo do que não vejo. ou seja, que os cães comam algo que está no chão posto , sabe-se lá por quem.
vez levei a carlota à praia. quando dou por ela, estava a maluca refastelada junto de umas pessoas que lhe estavam a dar presunto.
a dita acha que toda a gente nasceu para lhe fazer festas e brincar com ela. quando isso não acontece, fica super ofendida.
com o maxz é o contrário. é muito desconfiado e não dá confiança a estranhos. mesmo quando lhe querem fazer festas, ele não se aproxima. preferia que fosse mais sociável.
enfim... feitios :D [/quote]
Responder

Voltar para “Cães”