Cães Albinos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Joana_
Membro
Registado: sábado fev 28, 2004 12:26 am

sábado fev 28, 2004 1:02 am

Gostava de saber qual a probabilidade de nascer um cão albino.

Isso deriva já dos pais do cão e dos seus antepassados ou isso não tem qualquer influencia?
anuk
Membro Júnior
Registado: terça fev 17, 2004 2:46 pm

sábado fev 28, 2004 1:27 am

BOAS JOANA

A probablidade de nascer um cao albino quando os progenitores o sao é muito grande uma vez que o albinismo ja existe mesmo em feto; ou seja trata-se de um "problema genetico", a causa é da falta de produçao de melanina uma vez que os melanocitos que se encontram na epiderme estao inactvos (responsaveis pela produção de cor) o mesmo nao se passa com os progenitores que sao de cor "normal" (desculpem o termo).
espero que tenha podido ajudar a esclarecer a duvida.

um abraço

susana
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sábado fev 28, 2004 11:21 am

O albinismo é uma caracteristica recessiva. Em cães conhecem-se mutações em dois genes, o locus C ( tirosinase ) e o P ( pink-eye dilution).

Existem muitos tipos de albinismo, mas o mais tipico é o albinismo oculocutânio do tipo 1, onde os cães são todos brancos com olhos rosa.

Sendo uma caracteristica autossomica recessiva, existem 3 tipos de cães:

- Os de cor normal que não têm o gene mutante para o albinismo.
- Os de cor normal que herdarem de um dos pais o gene mutante do albinismo, mas como é necessário também herdarem do outro progenitor outra copia do gene albino para serem albinos, o gene albino sozinho não consegue expressar albinismo e por isso estes cães têm uma cor normal.
- Os albinos, que herdaram do pai e da mãe duas copias do gene mutante para o albinismo.

As probabilidades são:

normal ( não portador) x normal ( não portador) = 100% normais ( não portadores)

Normal ( portador) x normal ( não portador) = 50% normais ( portadores) + 50% normais ( não portadores)

Normal ( portador ) x normal ( portador) = 25% normal ( não portador) + 50% normal ( portador) + 25% Albinos

Albino x normal ( não portador) = 100% normais ( portadores)

Albino x normal ( portador) = 50% normais ( portadores) + 50% albinos

Albino x Albino = 100% albinos
sweetmoni
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 1:15 pm
Contacto:

sábado fev 28, 2004 11:53 am

Não fui eu que coloquei a questão mas obrigado pelas explicações!!!
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sábado fev 28, 2004 2:58 pm

Obrigado Elsa. Se me permite, vou utilizar essa informação para receber o meu merecido vinte a CTV (juntamente com outras coisas. Enfim, genética)
Responder

Voltar para “Cães”