Vacinas e Efeitos Secundários

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

quinta mar 04, 2004 1:17 pm

Caros foristas,

Como penso que este assunto poderá ser de interesse geral, optei por abrir um tópico sobre os efeitos secundários da vacinação, assunto que estava a ser abordado noutro tópico deste fórum ("Brinquedos de Plástico? (em inglês)").

Os casos de cancro canino estão a aumentar assustadoramente. Uns dirão que terá a ver com o aumento da esperança de vida, mas a maior parte dos casos dos quais tenho tido conhecimento são de cães na faixa etária dos 6 aos 8 anos. Daí que, na minha modesta opinião, tenhamos de começar a questionar tudo aquilo que rodeia os nossos animais. Baseando-me em leituras e pesquisas que tenho feito, cheguei à conclusão que o factor mais importante a ter em conta é a dieta dos nossos animais. Neste aspecto, deveríamos confeccionar a própria alimentação deles ou tentar oferecer-lhes uma ração sem corantes nem conservantes e suplementá-la com proteína animal (optei pela última hipótese). Outros factores importantes a ter em conta são a administração excessiva de desparasitantes tópicos (quantas vezes não aplicamos desparasitantes externos sem o nosso animal ter pulgas, mas apenas porque nos é aconselhado renovar a aplicação todos os meses?) e o excesso de revacinações anuais.

E é precisamente acerca das vacinas que julgo estarmos mal informados. Pelo que tenho lido e pesquisado, as vacinas antigas eram de vírus morto e as vacinas actuais são de vírus vivo modificado (à excepção da vacina da raiva, julgo eu). As vacinas de vírus morto precisavam de ser repetida várias vezes, pois precisavam de se reforçar a elas próprias para se obter uma melhor protecção. Por esse motivo, eram dadas vacinas de reforço anualmente. Pelo contrário, as novas vacinas, de vírus vivo modificado, não se reforçam e são desde logo eficazes se administradas correctamente (das duas uma: ou funcionam, ou não funcionam). O problema é que continuam a ser tratadas como se fossem de vírus morto.

Hoje assume-se que a imunidade conferida pelas vacinas contra a esgana e parvovirose, por exemplo, pode durar vários anos (fala-se entre 7 1/2 a 8 anos) ou até mesmo a vida inteira do animal. Para quê então sobrecarregar-lhes o organismo com vacinações anuais? É que os riscos de uma vacinação excessiva não se resumem a um eventual cancro. Vários efeitos secundários nocivos têm sido associados às vacinas (graves reacções alérgicas, anemias hemolíticas auto-imunes e fibrossarcomas no local da inoculação).

Além de que todas as vacinas reduzem as defesas do sistema imunitário durante duas a três semanas, o que poderá atrasar a imunidade (enquanto o corpo cria anticorpos) e fazer com que o corpo se torne susceptível a outras doenças. E, quanto mais vacinas forem dadas de uma vez, maior a pressão sobre o sistema imunitário (pois tem de desenvolver anticorpos contra mais doenças).

Por outro lado, também é certo que não podemos ter garantias de que a vacina surtiu efeito. Vacinação não é garantia de imunidade. Quantos animais não sofrem doenças contra as quais tinham sido vacinados?

Nos Estados Unidos e no Canadá, alguns veterinários já começaram a alterar o protocolo de vacinação, tendo a revacinação anual passado a tri-anual. Mas sei que também há quem dê apenas as primeiras vacinas e depois nunca mais vacine os seus animais, pois considera que a revacinação tri-anual continua a ser em excesso.

A titulação de anticorpos seria uma forma excelente de contornarmos esta problemática, mas não é 100% fiável. Um cão pode estar totalmente imune mas, se não tiver sido exposto à doença há algum tempo, os anticorpos poderão não estar presentes na corrente sanguínea para mostrar a imunidade, o que poderia indicar um valor mais reduzido do que na realidade é. Este artigo aborda essa questão: http://www.caberfeidh.com/Titers.htm

Quanto ao facto de as vacinas norte-americanas poderem ser diferentes da europeias, esse receio não se justifica. Desde que o fabricante seja de confiança (Intervet, Merial, etc.) as vacinas serão certamente de boa qualidade e o período de imunidade quando bem administradas será igualmente longo.

Tendo em conta estas informações, e pesando os prós e os contras, por enquanto optei pela revacinação tri-anual dos meus animais. Os meus cães mais jovens tomaram as primeiras vacinas recomendadas, foram revacinados um ano depois (na eventualidade de as primeiras vacinas não terem surtido efeito) e só voltarão a ser vacinados daqui a 3 anos (excepção feita à vacina da raiva, que é obrigatória todos os anos). Optei por fazer o mesmo com os meus gatos.

Sei que este é um assunto controverso e gostaria de salientar que *não* pretendo convencer ninguém a não vacinar os seus animais anualmente. Apenas pretendo partilhar informações que tenho recolhido e alertar para o facto de que a vacinação tanto tem vantagens como desvantagens, algumas delas podendo ser fatais. Por enquanto, optei pela revacinação tri-anual dos meus animais (mas talvez opte entretanto por a espaçar ainda mais, logo se verá), mas cada um fará aquilo que entender com as informações que recolher. Para quem se quiser informar melhor acerca desta questão e tirar as suas próprias conclusões, poderá consultar os seguintes sites:

http://www.critteradvocacy.org/

http://www.knowbetterdogfood.com/dogcar ... nation.php

Se alguém souber de argumentos contra estes novos protocolos de revacinação, agradecia que os partilhasse. Quanto mais e melhor informados estivermos, melhores decisões poderemos tomar e, consequentemente, melhor poderemos ajudar os nossos animais.

De resto, se este assunto já tiver sido aqui abordado antes, agradecia que me indicassem o tópico. Fiz uma pesquisa no fórum, mas não encontrei nada a este respeito.

Cumprimentos a todos,
Isabel

Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quinta mar 04, 2004 2:11 pm

Olá Isabel

Já houve esse tema cá no forum, eu só me lembro deste tópico:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Como pode ver, não teve muita resposta.
Houve um tópico anterior: http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... =&start=45 onde a discusão sobre as vacinas surgiu porque o tópico foi ganhando temperatura ;)

Não posso falar pelos outros foristas, mas no meu caso, acho que você até pode ter razão, de facto o tema das vacinas e das doenças provocadas pelos químicos é um tema do qual se fala tambem na medicina humana, mas eu não tenho conhecimentos sobre medicina veterinária que cheguem para julgar se isto esta certo ou errado, e perante esse facto, acho melhor confiar no meu veterinário.

Alicia
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

quinta mar 04, 2004 2:18 pm

Acho isto muito interessante, mas afinal de contas quem estuda medicina veterinária são os médicos e não os donos. Se isto tudo for verdade eu entendo que deve ser a minha médica veterinária a dizer-mo, ou seja, quando tiver provado cientificamente tenho a certeza que entram em vigor novas calendarizações para as vacinas.

Até lá ela é que estudou para veterinária, ela sabe mais que eu! E se ela me diz que as vacinas são para ser dadas anualmente eu hei-de continuar a ir lá anualmente.

Mas a termo de curiosidade vou-lhe colocar esta duvida, logo vejo o que é que ela me diz.

:D
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

quinta mar 04, 2004 3:01 pm

O problema aqui será até que ponto o veterinário mesmo concordando com a vacinaçao de 3 em 3 anos, irá informar o s/ cliente desse facto uma vez que isso irá pesar na facturaçao da sua clinica....

Será integro e honesto a esse ponto?....
tigris
Membro Veterano

quinta mar 04, 2004 3:33 pm

Obrigada, Alicia! Já estive a dar uma vista de olhos pelos tópicos que indicou e realmente a adesão ao assunto foi muito pouca...

Sara, os médicos veterinários americanos também estudaram certamente medicina veterinária. E, se alguns deles já chegaram à conclusão que a revacinação tri-anual é a ideal, também deverão merecer alguma credibilidade da nossa parte. Infelizmente sou da opinião que a maior parte dos veterinários portugueses não está actualizada, tendo-se ficado pelo que aprendeu na faculdade e com a experiência que foi adquirindo.

Jujubele, entendo e partilho da sua preocupação. E, de certa forma, também entendo que seja difícil para os veterinários mudarem o seu protocolo de vacinação. A esse respeito, existe este artigo também muito educativo no site que já mencionei anteriormente: http://www.critteradvocacy.org/Finding% ... Change.htm

Claro que também já tentei abordar esta questão com os veterinários dos meus animais (recorro a clínicas diferentes consoante os casos) mas, como seria de esperar, nenhum se mostrou receptivo (ia munida com fotocópias e trouxe-as de volta) e continuam a defender a revacinação anual. No entanto, um deles admitiu que a vacina contra a raiva oferece efectivamente um período maior de imunidade do que apenas um ano (não me recordo se ele falou em 2 anos ou mais 2). Coincidência ou não, a esta vacina não podemos fugir porque é obrigatória...

Além disso, lembro-me de ter lido algures, já há algum tempo, que alguns (ou muitos, não sei) dos manuais de veterinária são "patrocinados" pelas farmacêuticas. Olhem o Manual de Veterinária da Merck, por exemplo.

Por tudo isto, continuo a defender que confiar cegamente no que nos dizem sem nos questionarmos e informarmos melhor, não será o ideal.

Cumprimentos a todos,
Isabel

Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta mar 04, 2004 3:51 pm

É preciso não esquecer, idependentemente de todas as teorias que se paossa "querer" seguir, que a vacina anual é obrigatória por lei.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quinta mar 04, 2004 3:57 pm

Pois! :roll:

Haverá algumas coisas a dizer em relação aos métodos utilizados pelos veterinários dos nossos animais.

Eu há 5 dias tive um grande problema com uma Veterinaria de Lisboa.

Esta Sra., vacinou o meu cão contra a Raiva, vacina esta que me deixou doente e sinceramente, hiper-descontente com a dita Sra.

Esta sra. levou simplesmente 2h35 minutos para administrar esta vacina!!!!!

Descculpem, mas nunca na vida eu pensaria que uma Veterinaria demorasse este tempo todo para dar uma simples vacina.

Acontece que o meu Oskar e muito energico, assim que pos os olhitos em cima da seringa ninguem o conseguia segurar!!
A Sra. colocou-lhe 2 açaimes, e mesmo assim, com os donos a segurarem o animal, ela nao consegui administrar a vacina, tendo deixado o animal todo cheio de "matulões" no dorso ( ao todo foram 12 picadas, sem inserção do liquido!!!!).

E ainda, esta médica aconselhou-me na altura a desistir de lhe dar a vacina, e voltar lá com o animal mais calmo ( imaginem que ela me aconselhou a dar meia hora antes de ir á Clinica, um Valdispert!!!!!! :o )

Podem ver como está a classe veterinária em Portugal!!!

Mas nao posso ser generalista, porque devido a uma gastrite, tive de chamar um Vet de urgência, que administrou 3 injecções no emu cão em menos de 3 minutos!!

Não quero ser má, mas se quiserem os contactos da Veterinaria da vacina, peçam. Eu ja escrevi uma reclamação á Ordem dos Veterinários.
tigris
Membro Veterano

quinta mar 04, 2004 4:00 pm

Sim, casadotrevo, tem razão. Mas, actualmente, a única vacina obrigatória por lei para registarmos os nossos cães é a vacina da raiva. Como referi acima, a essa não podemos fugir. Mas, se assim o entendermos, podemos optar por não dar as outras vacinas "tradicionais". Ninguém nos pode "obrigar" a dá-las.

Cumprimentos a todos,
Isabel

Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quinta mar 04, 2004 4:51 pm

Eu dei as vacinas iniciais à minha cadela e este ano ela vai levar o reforço.
Na generalizadade concordo com essa administração da vacina anualmente, embora o que o forista descreveu comprove que às vezes a aclamada irresponsabilidade do dono que não vacina até poderá ser benéfica para o animal.
Não nos podemos é esquecer que as vacinas passam por inserir a própria "doença" em quantidades muito reduzidas para o animal criar anticorpos, supostamente isso fortalece-o fisicamente, não é o mesmo que dar medicação, do género de antibiótico que reduz a capacidade imunitária do animal. Isto é o que acho, contudo não tenho conhecimentos suficentes ou algo sequer lá perto para poder julgar. Logo, também vou seguindo a indicação do vet., mesmo lá deixando uns trocos, que as vacinas tb estão caras :o
veganinha
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 3:56 pm
Localização: 1 collie, 2 rafeiritos, 8 gatos, 1 cadela arraçada de épagneul

quinta mar 04, 2004 7:14 pm

Claro que também já tentei abordar esta questão com os veterinários dos meus animais (recorro a clínicas diferentes consoante os casos) mas, como seria de esperar, nenhum se mostrou receptivo (ia munida com fotocópias e trouxe-as de volta) e continuam a defender a revacinação anual. No entanto, um deles admitiu que a vacina contra a raiva oferece efectivamente um período maior de imunidade do que apenas um ano (não me recordo se ele falou em 2 anos ou mais 2).

Acredito muito sinceramente que sendo esta teoria verdadeira (a ciência está sempre a mudar as suas teorias), não vá ser bem aceite pelos nossos vets porque quer queiramos ou não, eles estão lá para ganhar dinheiro e realmente as vacinas são caras...nestes 3 meses de vacinação da Noa (as primeiras) gastei bem mais do que esperava...
Além disso, lembro-me de ter lido algures, já há algum tempo, que alguns (ou muitos, não sei) dos manuais de veterinária são "patrocinados" pelas farmacêuticas. Olhem o Manual de Veterinária da Merck, por exemplo.
Pois, haveria de ser diferente da medicina humana?

O problema aqui será até que ponto o veterinário mesmo concordando com a vacinaçao de 3 em 3 anos, irá informar o s/ cliente desse facto uma vez que isso irá pesar na facturaçao da sua clinica....

Será integro e honesto a esse ponto?....
Esta é a grande questão...
Até lá ela é que estudou para veterinária, ela sabe mais que eu! E se ela me diz que as vacinas são para ser dadas anualmente eu hei-de continuar a ir lá anualmente.
E também é humana e não detém a verdade...por isso pode errar...
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta mar 04, 2004 8:12 pm

Bem, já se anda aqui a tirar conclusões sem se saber peva do que se fala.... pardon my french ;)

Antes de falar de vacinas, oskarina, o problema foi do seu cão, os veterinários não são domadores de feras e pelo que conta o seu cão é uma fera.Você como dono/A é responsável pela sua educação, não o veterinário, não lhe pagam para ser mutilado.
Desculpe mas é assim mesmo. A meu ver o único problema da vet foi após dez minutos não a mandar para casa com o vetranquil e indicações de como o dar.Em vez disso perdeu duas horas de tempo dela, com stresse e quiça risco pessoal, só para você sair convencido/a que a culpa era dela e não de quem nao sabe sociabilizar o seu cão...não é um ataque, mas a contatação de um facto. Se a sua criança se porta mal é o pediatra que a mete na linha ? Havia de ser bonito... ;)

Quanto à vacinação de 3 em 3 anos, cumpre dizer que se defrontam nos EUA 2 linhas de pensamento, uma que defende a vacinação anual e outros que defendem a vacinação de 3 em 3 anos e em alguns casos, uma só vez na vida...

Qual ganhará ? Não vamos saber para já, por isso não vamos tirar conclusões do que concluído não está.
Mas existem outros factores em jogo, indo par além da vacina. 90% dos donos portugueses ( e americanos) só vão ao veterinário para a vacinação anual, altura em que é efectuado o check up do animal. Não existe forma de fazer as pessoas irem ao vet sem a obrigatoridade o que faria esses cães e gatos ficarem 3 anos sem serem observados, impedindo a detecção precoce de n problemas de saúde até ser demasiado tarde para serem resolvidos de forma satisfatória.

Económicamente, que penso que é o que vos interessa também saber, causaria uma revolução em veterinária. Sim, as vacinas são a grande fonte de rendimentos dos veterinários e agora escandalizem-se, são os que lhes permite efectuar cirurgias a preços acessíveis, tais como uma esterilização de gata por 150 euros ( pois, é acessível, acreditem ou não). Como consequência económica todos os serviços aumentariam em flecha ou muitas clinicas fechariam as portas....

E volto a dizer, são duas linhas de pensamento antagonistas a enfentar-se... aliás é saudável, a ciência evolui por confronto de ideias....
Oskarina Escreveu: Pois! roll

Haverá algumas coisas a dizer em relação aos métodos utilizados pelos veterinários dos nossos animais.

Eu há 5 dias tive um grande problema com uma Veterinaria de Lisboa.

Esta Sra., vacinou o meu cão contra a Raiva, vacina esta que me deixou doente e sinceramente, hiper-descontente com a dita Sra.

Esta sra. levou simplesmente 2h35 minutos para administrar esta vacina!!!!!

Descculpem, mas nunca na vida eu pensaria que uma Veterinaria demorasse este tempo todo para dar uma simples vacina.

Acontece que o meu Oskar e muito energico, assim que pos os olhitos em cima da seringa ninguem o conseguia segurar!!
A Sra. colocou-lhe 2 açaimes, e mesmo assim, com os donos a segurarem o animal, ela nao consegui administrar a vacina, tendo deixado o animal todo cheio de "matulões" no dorso ( ao todo foram 12 picadas, sem inserção do liquido!!!!).

E ainda, esta médica aconselhou-me na altura a desistir de lhe dar a vacina, e voltar lá com o animal mais calmo ( imaginem que ela me aconselhou a dar meia hora antes de ir á Clinica, um Valdispert!!!!!! o )

Podem ver como está a classe veterinária em Portugal!!!

Mas nao posso ser generalista, porque devido a uma gastrite, tive de chamar um Vet de urgência, que administrou 3 injecções no emu cão em menos de 3 minutos!!

Não quero ser má, mas se quiserem os contactos da Veterinaria da vacina, peçam. Eu ja escrevi uma reclamação á Ordem dos Veterinários.
Última edição por CasadeAnaval em quinta mar 04, 2004 9:06 pm, editado 1 vez no total.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta mar 04, 2004 8:17 pm

Adenda.

Nos EUA existem as "parking lot Clinics", básicamente vacinam ao preço da chuva os animais, mas, e atenção, NÃO EFECTUAM O EXAME DO ANIMAL, limitam-se a dar a injecção. Há problemas, reacções anafilácticas ? Azar, vão ao veterinário sério, que eles só dão injecções. O veterinário habitual, faz muito menos vacinas, e sempre com exame fisico, apostando na qualidade. Como tal uma cirurgia que em Portugal custa 250 euros, custará nessa clinica um minimo de 600 , com meios equivalentes...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
tigris
Membro Veterano

quinta mar 04, 2004 8:34 pm

CasadeAnaval, ainda bem que levantou o assunto do check-up anual, pois é algo que também me parece muito importante. Mesmo que optasse pela revacinação tri-anual no caso de todas as vacinas, continuaria a levar os meus animais ao veterinário para um check-up anual. Um exame anual é sem dúvida importantíssimo na detecção precoce de vários problemas.

No entanto, julgo que este caso por enquanto não se impõe, porque a vacina da raiva é obrigatória e tem de ser dada todos os anos. Portanto, continuaria a haver a necessidade de levar o animal ao veterinário anualmente para a administração da vacina da raiva e o correspondente check-up anual.

Oskarina, tenho um cão com um temperamento muito semelhante ao do Oskar e, se o quiser levar ao veterinário, tenho mesmo de o sedar antes, senão ninguém consegue ter mão nele. Existem de facto animais mais enérgicos e/ou intolerantes do que outros e, nesses casos, sei bem o quanto é difícil para os veterinários controlá-los e tratá-los adequadamente.

Cumprimentos a todos,
Isabel

Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quinta mar 04, 2004 9:38 pm

Penso que se focou um ponto muito importante, o check up, a maior parte das pessoas só vai ao vet. com o animal para as vacinas, mas visto bem estes donos acabam por ir a veterinários municipais que muitas vezes não têm os devidos recursos para analisar o animal devidamente, tiram o peso e a temperatura e já está. Isso também posso fazer em casa, peso-me, depois peso-me com o cão e faço a dif. aqui está o peso, seguro o animal e ponho o termómetro no rabinho e vejo a temperatura...isso para mim não é lá grande check up, e as análises? Só quando estão doentes?

Neste assunto das vacinas é como tudo na vida, há que saber primeiro muito bem uma coisa para a transcender e não quebrar "regras" por ignorância e eu ainda me sinto muito ignorante no universo canídeo.
Há que pesar muito bem os prós e os contras.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta mar 04, 2004 9:43 pm

há dias, a falar com uma vet, ela disse-me que não vacinava os gatos, porque havia muitas contra-indicações. disse-me que era importante vaciná-los, caso se trouxessem animais da rua.
no caso, ainda de gatos, o joão embora vacinado, apanhou uma coriza que até o vet se admirou. ia morrendo. este diz que nenhuma vacina protege a 100%.
para os cães... nem me passa pela cabeça não os vacinar. andam na rua e contactam com todo o tipo de coisas. mesmo assim :o o max não levou a vacina da raiva. nos açores, não é obrigatório. a vet diz que esta está irradicada e que não valia intoxicar o animal em vão.[/quote]
Responder

Voltar para “Cães”