Desmaio

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lencarnacao
Membro
Mensagens: 119
Registado: sexta mar 22, 2002 3:59 pm
Localização: Pastor Alemão (Lara)

quarta jun 19, 2002 8:37 am

Meus amigos vou partilhar convosco o que aconteceu com a minha cadela na semana passada:
Ao chegar do trabalho e á semelhança do que acontece todos os dias fui passear com ela para um pinhal que existe perto de minha casa estivemos durante um bocado a jogar a apanhar paus e de regresso a casa parei por uns minutos a falar com um vizinho , de repente a Lara que estava sentada ao meu lado caiu para o lado e ficou imovel sem reacção, de imediato com uma mangueira dei-lhe um banho o que a fez reagir mas mesmo assim tinha dificuldade em se aguentar de pé , levei-a rapidamente para a clinica veterinaria , mas ao chegar lá já não apresentava quaisquer sintomas e a veterinaria mesmo tendo feito analises ao sangue não pode fazer qualquer diagnostico pois ela estava bem a unica coisa que apresentava na analise ao sangue era um pouco de desidratação mas nada valores preocupantes.
Já ia embora quando a medica repara que a Lara estava a coçar a vista e criar um alto , levou-a de volta para a sala de observações e todo o focinho da cadela começou a inchar e a criar altos já mal se via os olhos e o focinho parecia de um shar-pei , levou uma injecção de Cortizona que não fez efeito , passado um bocado levou outra de Atarax que algum tempo depois lá estabilizou o estado da minha cadelinha , levei-a para casa e por volta das 24h os inchaços já começavam a diminuir por receita da medica dei-lhe mais um comprimido de Atarax.
No dia seguinte estava como se nada tivesse acontecido , fomos novamente á consulta e veterinaria confirmou que estava bem de saude e que a unica explicação para o sucedido no dia anterior seria a picada de algum insecto.
Agora continua bem disposta e brincalhona mas foi um susto que espero não se repita, e já agora há alguem aqui do forum que já tenha passado por uma situação destas?
nizi
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: segunda dez 17, 2001 10:47 am
Localização: 2 cadelas (Labrador e Springer Spaniel)

quarta jun 19, 2002 8:51 am

Bom dia,

aqui há volta de 3 meses atrás a minha cadela apanhou na boca uma lagarta dos pinheiros que lhe tirei imediatamente da boca, por já ter ouvido falar dos perigos que traziam para os cães. Passado pouco tempo começou a esfregar-se no chão e a boca e garganta a ficarem muito inchados, mesmo disformes, e a respiração cada vez mais fraca. Levei-a de imediato para o veterinário que lhe deu doses maciças de cortisona na veia e antibiótico. Durante os dias seguintes teve de levar mais injecções de cortisona, mas pelo menos a língua não ficou afectada, que é o que acontece muitas vezes. Será que não foi isso que aconteceu também, visto estarem a passear num pinhal? A veterinária viu-lhe a boca?
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

quarta jun 19, 2002 9:50 am

Já me aconteceu o mesmo com a minha Rotti e com o meu Pastor Alemão.No caso da Rotti com lagartas dos pinheiros e no caso do Pastor porque se lembrou de meter o focinho num ninho de vespas.Quer num caso quer no outro desenvolveu-se uma intensa reacção alérgica inchando o focinho. Estas reacções alérgicas no limite podem ser fatais pois podem sufocar o animal ou provocar paragem cardíaca. O animal deve levar logo um anti histamínico normalmente á base de cortizona. Em príncipio não haverá reacções segundárias voltando o animal á normalidade após desaparecer a alergia.
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta jun 19, 2002 9:53 am

O Spot também já teve reações alérgicas que fizeram o focinho dele parecer um focinho de um Bull Terrier. A vet também não sabia qual a razão, mas dizia quew devia ser ou alergia ao pólen ou algum contacto com algum animal. Agora ando sempre com umas gotas para o caso de ele voltar a ter alguma reacção destas.
mindbullet
Membro Veterano
Mensagens: 210
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am
Localização: Nubi (Golden Retriever)

quarta jun 19, 2002 10:32 am

Olá!

Desculpem lá a ignorância, mas nunca tinha ouvido falar nas lagartas dos pinheiros.

Como é que são? (cor, tamanho, pormenores que dêem para reconhecer facilmente)

Só habitam na mata ou podem ser encontradas nos parques citadinos?

Tirando levar o cão imediatamente para o veterinário, existe alguma coisa que se possa fazer entretanto para minimizar os efeitos nocivos da (toxina?) da lagarta?
nizi
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: segunda dez 17, 2001 10:47 am
Localização: 2 cadelas (Labrador e Springer Spaniel)

quarta jun 19, 2002 11:02 am

A lagarta dos pinheiros, conhecida como processuaria, é uma lagarta de cerca de 3 cm castanha e verde escura, toda coberta de filamentos urticantes. Normalmente andam em fila indiana, mas podem eventualmente andar sozinhas. O período mais crítico é de Janeiro a Maio, porque depois transformam-se em borboletas e fazem casulos nos pinheiros. As zonas mais atingidas são a Margem Sul do Tejo, Setubal e Cascais
Segundo a minha veterinária, o cão deve ser assistido nos próximos 20 minutos após ter estado em contacto com a lagarta, mas aconselhou-me a dar um comprido de Meticorten logo de seguida para diminuir o inchaço até se chegar ao Veterinário. Um dos maiores problemas para além da possível asfixia é a perda parcial da língua.
filipa02
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: segunda mai 27, 2002 12:38 pm
Localização: 1 DA (dakar), 2 rafeiros (tripé e zulu), 2 periquitos, 2 agapornis e 2 gatos (tobias e Riscas)

quarta jun 19, 2002 11:08 am

Olá a todos,

A minha Sasha quando tinha 3 meses teve também uma reacção alérgica ao medicamento para as otites. Após a colocação do medicamento ela começava a inchar até ficar disforme; no primeiro dia foi difícil descobrir a que é que se devia a alergia, mas no dia seguinte quando a medicamos novamente, detectamos que realmante era o medicamento para as otites. Mudámos de marca e nunca mais aconteceu tal situação.
Por outro lado, o Berg anda a fazer um tratamento numa pelada que tem no focinho, e no outro dia esqueci-me da pomada (Nizoral) em cima da casota dele. Quando fui ter com ele novamente, já estava o tubo da pomada todo mordido, e, no dia seguinte lá estava ele todo inchado no focinho.
Neste sentido, noto que é normal as alergias a alguns medicamentos. Por acaso o seu animal não estava a ser medicado com nada?

No entanto a minha Laika que já é velhota, já tem desmaiado algumas vezes (poucas) sem razão aparente; fica por breves segundos sem sentidos e tem qualquer coisa parecida com espasmos. Quando volta a si é como se nada tivesse acontecido.
O vet., após ter feito várias análises diz que ela apesar de ser velhinha (12 anos) tem uma saúde de ferro, e não detecta qualquer anomalia.
Por isso pergunto: O que será???

Saudações a todos!
Lencarnacao
Membro
Mensagens: 119
Registado: sexta mar 22, 2002 3:59 pm
Localização: Pastor Alemão (Lara)

sexta jun 21, 2002 12:39 pm

Obrigado por o alerta para a lagarta do pinheiro desconhecia tal e vou passar a ter mais atenção mas pelo menos desta vez não foi isso porque a veterinaria examinou-a e não viu nada na lingua , se junto com o desmaio espumasse e tivesse espasmos como o cão da filipa02 seria epilepsia , mas não é o caso e ainda assim não justifica o inchar do focinho , estou desconfiado de que tenha sido a picada de uma vespa.

Obrigado a todos
Responder

Voltar para “Cães”