Usam? Trela, Açaime, Arnês e/ou outros.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Usam? Trela, Açaime, Arnês e/ou outros.

Trela e Açaime
3
8%
Trela e Arnês
4
11%
Trela e Peitoral
9
24%
Trela
19
50%
Outros
1
3%
Nenhum
2
5%

Total de votos: 38
elayne
Membro Júnior
Registado: sexta dez 20, 2002 6:33 pm

quarta mar 10, 2004 5:10 pm

Caros Foristas:

Todos sabem (ou deveriam saber) que quando levamos os nossos cães à rua, eles têm de levar trela e açaime.

Apesar da lei, há quem não o faça, ou porque não gosta de ver o seu cão amordaçado, ou porque acha que ele não vai fazer mal a ninguém pois é de feitio dócil, ou por um outro motivo qualquer.

Gostaria de saber a vossa opinião sobre este assunto.
Como levam os vossos companheiros à rua? Cumprem todas as normas? Se não, ou se sim, porquê? Que meios usam?

Eu própria levo sempre o Kopernik de trela, mas o açaime :oops: só quando tem mesmo de ser (comboio p.e.). Primeiro porque ele fica todo aflito, e não é para menos. Durante uma hora de passeio com corrida incluída, acho que não é o melhor para ele, pois dá-me a sensação que não consegue libertar o calor como se estivesse sem açaime.
Recentemente comprei um arnês e parece-me que consegui um 2em 1.

Venham de lá essas opiniões!
Elayne
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

quarta mar 10, 2004 5:23 pm

Que saudades de uma bela sondagem... :roll:
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

quarta mar 10, 2004 5:25 pm

Que saudades de uma bela sondagem... :roll:
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quarta mar 10, 2004 5:30 pm

Oi

Se não me engano, e das diversas discuções sobre o assunto que já aqui houve, a lei diz que o animal tem de usar trela ou açaime, tirando nas excepções como nos transportes publicos.

O meu usa coleira sempre que vem à rua, juntamente com a trela. Excepções:
Da trela, quando o solto para correr num local em que não incomode e sobretudo não seja incomodado, como praia, campo ou aqui nas minhas traseiras a horas menos próprias :D
Da coleira, confesso que quando chego da discoteca às 5 e 6 da manha, venho muitas vezes sem nada à rua. Isto no fim de semana, ou seja, madrugada de sábado e domingo, que sei que não tenho vivalma na rua.
Mas tenho a certeza que o meu gorducho me obedece em 98% dos casos, e a atenção é redobrada.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta mar 10, 2004 5:40 pm

elayne Escreveu:Todos sabem (ou deveriam saber) que quando levamos os nossos cães à rua, eles têm de levar trela e açaime.
Vou corrigir: trela ou açaime. Por lei não é obrigatório levar os cães com os dois acessórios.

Duvido que uma sondagem para este efeito tenha algum interesse.
No entanto, julgo que a esmagadora maioria das pessoas não usa o açaime nos seus cães e apenas a trela.
Aliás, seria mais interessante, a meu ver, questionar as pessoas sobre o tipo de trela que usam (curta, extensível, estranguladora, etc.) embora isso já tenha sido assunto abordado aqui neste fórum várias vezes.
Mas como os temas se esgotam, a gente de vez em quando tem que virar o disco e tocar o mesmo, não é?

É muito provável que eu venha a usar açaime (eu salvo seja :lol: ) não para o fim a que ele se destina, mas para evitar que os meus lingrinhas metam na boca toda a porcaria que encontram lá fora, especialmente na praia, que está repleta de lixo nesta altura do ano.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
sclourenco
Membro
Registado: terça set 30, 2003 3:37 pm

quarta mar 10, 2004 5:48 pm

Olá

O meu "monstrinho" anda sempre de coleira e trela. Só quando vamos para passeios mais longos ou onde saiba que me vou cruzar com outro cães é que leva o peitoral de treino, pois assim cansamo-nos menos e eu já não preciso de me chatear tanto com ele (por ele puxar e ser antipático com outros conterrâneos... :evil: ).

A trela é que nunca pode falhar, a não ser que vá para o meio de um terreno amplo ou para a praia. ;)
Vaso
Membro
Registado: quinta out 16, 2003 3:10 am

quarta mar 10, 2004 7:50 pm

sclourenco Escreveu: Olá

O meu "monstrinho" anda sempre de coleira e trela. Só quando vamos para passeios mais longos ou onde saiba que me vou cruzar com outro cães é que leva o peitoral de treino, pois assim cansamo-nos menos e eu já não preciso de me chatear tanto com ele (por ele puxar e ser antipático com outros conterrâneos... :evil: ).

A trela é que nunca pode falhar, a não ser que vá para o meio de um terreno amplo ou para a praia. ;)
Existe ai uma parte que nao tou a perceber , se ele levar um peitoral voces cansam-se menos???
Pela experiencia que tenho, um cão que usa peitoral faz o dobro da força do que se estiver a usar uma coleira.
RuteMartins
Membro Veterano
Registado: sábado jun 21, 2003 2:36 pm

quarta mar 10, 2004 7:54 pm

Os meus usam ambos coleira com trela :roll:
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

quarta mar 10, 2004 8:11 pm

eu neste momento tenho 2s amstaffs e andam sempre com trela em coleira ou peitoral mas por lei o açaime é obrigatorio, a minha sorte é que os policias daki nao sao maus pois meto poucas vezes o açaime mesmo na cidade, mas moro na frança e aqui eles nao brincam nem ignoram......
claro quando vou a outra cidade ou departamento ai meto açaime e nao tiro senao em em propriedade privada...
uma das cadelas nao tolera outros caes e nela nao tenho muitos problemas em lhe meter o açaime, afinal assim protego-a do sistema
pois vejo muita gente com caes "gentis" que nao metem trela aos caes deles pois sabem que s o meu morder nos é que pagamos mesmo que nao tenhamos culpa
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

quinta mar 11, 2004 9:40 am

Coleira e trela. Não está na sondagem, não posso votar :roll:
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 11, 2004 10:23 am

Os meus cães andam sempre com coleira, mesmo em casa. É uma questão de hábito. Quando lhes dou banho e andam algum tempo sem as coleiras, olho para eles e parecem-me nus. :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mar 11, 2004 10:44 am

nel Escreveu: Os meus cães andam sempre com coleira, mesmo em casa. É uma questão de hábito. Quando lhes dou banho e andam algum tempo sem as coleiras, olho para eles e parecem-me nus. :lol:
Olá Nel,
Quando em casa, convém retirar as coleiras. Para além de ser um alivio para o pelo, que normalmente fica todo quebrado ou mesmo gasto nessa zona, é uma questão de segurança. Acontece por vezes, em particular com cães que ficam soltos em quintais, jardins ou outro tipo de espaços exteriores, que os cães ficam com a coleira presa a qualquer coisa e morrem estrangulados.

Os meus cães usam trela e coleira estranguladora. Quando (se) o açaimo passar a ser de uso obrigatório, vou passar a andar com um pendurado ao pescoço mas sem colocar. Se alguma autoridade chatear, eu coloco e depois deles passarem volto a deixar pendurado ( até já vi uns açaimos á venda bem levezinhos que dão para isto às mil maravilhas).

Abraços
Paulo C
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quinta mar 11, 2004 10:57 am

xabita Escreveu: Que saudades de uma bela sondagem... :roll:
E o meu sobrinho como vai? :D :D

Trela e coleira, ambas em pele. Trela com 1,5m +/-
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

quinta mar 11, 2004 10:58 am

nel Escreveu: Os meus cães andam sempre com coleira, mesmo em casa. É uma questão de hábito. Quando lhes dou banho e andam algum tempo sem as coleiras, olho para eles e parecem-me nus. :lol:
O o nel não gosta de andar nu em casa :p
Eu gosto e acho que eles também. Se repararmos, em casa a coleira não tem qualquer utilidade, a não ser que corram o risco de fugir.

Eu tenho por hábito retirar a coleira e trela, sempre que volto dos passeios e volto a colocá-la quando saimos para os passeios. Aliás, retiro a coleira e a trela vai "atrelada" ;)
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 11, 2004 11:05 am

PauloC Escreveu:Quando em casa, convém retirar as coleiras.
angie_bcl Escreveu:O nel não gosta de andar nu em casa
Pronto, vamos todos fazer nudismo cá em casa. Vai ser uma festa :lol:
Quando tiver fotos, ponho aqui :lol:

Agora a sério.
Concordo plenamente convosco. Eu devia tirar-lhes as coleiras enquanto eles andam em casa. É uma questão de hábito e de comodismo. Mas vou seguir o vosso conselho.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”