SERRA DE AIRES - AOS CONHECEDORES DA RAÇA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

sexta mar 12, 2004 4:33 pm

:lol:

Caríssimos,

Mais uma vez estou aqui, agora apenas para saber mais alguma coisa sobre a raça dos Serra de Aires.

Segundo os Veterinarios do Óskar, ele é Serra de Aires, apesar de eu não saber quem é a mãe e o pai dele.

Sei que na várias raças de cães, há características que os distinguem dos outros.

É mesmo sobre este tópico que eu pretendo que algum de vós, minimamente conhecedor da Raça, me esclareça.

Quais as características típicas desta raça, a nível de comportamento, tamanho, peso, etc?

Posso contar com a vossa ajuda?

:)
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

sexta mar 12, 2004 4:46 pm

Já pesquisaste aqui na arca?

http://arcadenoe.clix.pt/race.php3?race=56

;)
Oskarina
Membro Veterano
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

sexta mar 12, 2004 5:07 pm

SarahKay Escreveu: Já pesquisaste aqui na arca?

http://arcadenoe.clix.pt/race.php3?race=56

;)

Malandreca! :)

Por isso é que és o membro da semana!

Obrigado, não tinha visto ainda, apesar de não haver fóruns criados sobre a raça, mas já me elucidou bastante!

SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

sexta mar 12, 2004 5:11 pm

:oops: :oops: :oops: ... opá.... :oops: :oops:

Pronto, confesso:

Já os vi todos, albuns de fotos incluidos..... E também sei os animais que estão nos classificados... :oops: :oops:

:p :lol:
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

sexta mar 12, 2004 11:55 pm

Bem... nisso eu sou capaz de poder dar uma ajudita...

Mas convinha saber ao certo o que queres saber, que senão ainda escrevo um testamento de 3 páginas! :lol:

Mas pegando no que falaste, o estalão da raça está neste momento a ser actualizado, por isso não posso dar valores muito certos, até porque não me apetece ir agora buscar a proposta e não a tenho em computador. Mas o peso foi alterado nos machos para 20 a 25 kg. De resto:

Estalão do Cão da Serra de Aires

I – ASPECTO GERAL E APTIDÕES

Cão de corpulência média, sub-longilíneo. Excepcionalmente inteligente e muito vivo, dotado de rusticidade e sobriedade apreciáveis, muito dedicado ao pastor e aos gados que vigia, é esquivo para os estranhos e vigilante de noite. Tem atitudes e aparência simiescas, pelo que, no seu solar, o conhecem por "cão macaco".

Utilizado, com mais frequência no Alentejo, na guarda e condução de rebanhos de ovelhas e cabras, de varas, de manadas e de piaras, distingue-se pela forma hábil como mantém os gados nas pastagens, os conduz e busca os animais que se tresmalham.

II – CABEÇA

Forte, larga, não comprida, nem globosa.

NARIZ – Bem destacado, ligeiramente arrebitado e com narinas amplas; arredondado, cilíndrico e truncado quase verticalmente; de cor negra, de preferência, ou mais escura do que a da pelagem.

CHANFRO – Quase cilíndrico; de perfil rectilíneo ou ligeiramente concavilíneo; curto, medindo cerca de dois terços do comprimento do crânio; de largura proporcional ao comprimento e à forma.

LÁBIOS – Unidos, não sobrepostos; delgados; firmes; rasgados quase a direito.

MAXILAS – De desenvolvimento normal; perfeita oposição das duas maxilas, com dentes brancos e sólidos.

CHANFRADURA NASAL (Stop) – Bem marcada; os eixos longitudinais superiores crânio-faciais são divergentes.

CRÂNIO – Pouco mais comprido do que largo; abaulado nos dois eixos, mas mais no sentido lateral, arcadas supra-ciliares não salientes; sulco frontal acentuado e até meio da fronte; espaço inter-auricular quase plano com protuberância occipital aparente.

OLHOS – Expressão viva e inteligente mas dócil; bem aflorados; de preferência de cor escura; arredondados, de médio tamanho e rasgados horizontalmente; pálpebras pigmentadas de negro ou sempre mais escuras do que a cor da pelagem.

ORELHAS – Inserção alta; pendentes e não quebradas, quando inteiras e direitas quando cortadas; triangulares; de tamanho médio, finas e lisas.

PESCOÇO – Ligação harmoniosa com a cabeça e com o tronco; direito e ligeiramente subido; de grossura regular; sem barbela.

III – MEMBROS ANTERIORES

Fortes, regularmente afastados e bem aprumados de frente e dos lados.

ESPÁDUA E BRAÇO – Fortes; de comprimento médio; bem musculados; ângulo da espádua recto.

ANTEBRAÇO – Vertical e bem musculado.

CARPO – Enxuto e não saliente.

METACARPO – De grossura regular; de comprimento médio; não muito inclinado de cima para baixo e de trás para a frente.

PÉ – Arredondado, não espalmado; dedos compridos e unidos, com curvatura pronunciada; unhas compridas, fortes e negras ou mais escuras do que a pelagem; palmas espessas e resistentes.

IV – TRONCO

Linha superior do tronco pouco mergulhante; linha inferior do tronco subida.

PEITORAL – Proeminente e descido para trás e para baixo; amplo.

PEITO – Bem descido, de largura média e profundo.

COSTELAS – Pouco arqueadas, sendo as arcadas costais ovais; oblíquas da frente para trás.

DORSO – Direito ou ligeiramente mergulhante e comprido.

LOMBO – Curto e arqueado; largo e abaulado; bem musculado e bem ligado ao dorso e à garupa.

VENTRE E FLANCOS – Regularmente volumoso, ligeiramente subido.

GARUPA – De comprimento e largura médios; ligeiramente descaída.

V – MEMBROS POSTERIORES

Fortes, regularmente afastados, bem aprumados de trás e dos lados.

COXA – de comprimento e largura médios; bem musculada.

PERNA – Pouco inclinada; comprida; bem musculada.

TARSO (Curvilhão) – Mais baixo do que alto; de largura regular, forte e enxuto; ângulo do jarrete medianamente aberto.

METATARSO – De grossura regular, mas forte; de comprimento médio, não muito inclinado de cima para baixo e de trás para a frente; pode apresentar presunhos simples e duplos.

PÉ – Arredondado, não espalmado; dedos compridos, com curvatura pronunciada; unhas compridas, fortes e negras ou mais escuras do que a pelagem; palmas espessas e resistentes.

CAUDA – Inserção alta; ponteaguda, afilando desde a base; tocando os curvilhões; em repouso cai entre as nádegas mais ou menos arqueada e voltada na ponta; em acção estende-se um pouco arqueada e abana ou ergue-se enrolada.

VI – PELAGEM

Muito comprida, lisa ou pouco ondeada, formando longas barbas, bigode e sobrancelhas, mas deixando ver os olhos.

PÊLO – As cores são a amarela, a castanha, a cinzenta, a fulva e a lobeira, com as variedades clara, comum e escura ou torrada e a preta; mais ou menos afogueadas e interpoladas, mas nunca malhadas, a não ser uma pequena malhinha no peitoral; pelagem muito comprida na cabeça, tronco e membros, incluindo os espaços inter-digitais; pêlos de grossura média e de textura cabria; regularmente densos e repartidos por todo o corpo; ausência de sub-pêlo ou lã.

PELE – As mucosas internas e externas, são de preferência, pigmentadas; a pele não é muito tensa.

VII – ALTURA

Machos – 45 a 55 cm; Fêmeas – 42 a 52 cm.

PESO – 12 a 18 Kg.

VIII – ANDAMENTOS

Ligeiros e suspensos, predominando o trote; o galope, quando o trabalho o exige, é energético.

IX – DEFEITOS

PENALIZAÇÕES

NARIZ – ponteagudo;
LÁBIOS – sobrepostos ou pendentes;
CHANFRADURA NASAL – pouco marcada;
OLHOS – claros, pequenos, não arredondados ou oblíquos;
ORELHAS – dobradas;
TRONCO – linha superior enselada ou demasiadamente mergulhante, linha inferior alebrada;
GARUPA – horizontal ou derreada;
CAUDA – inserção baixa, curta ou enrolada sobre o dorso, em repouso;
UNHAS – brancas;
PELAGEM – pêlo pouco áspero ou malha branca no peitoral.

DESQUALIFICAÇÕES

CABEÇA – estreita e comprida;
CHANFRO – perfil convexilíneo;
MAXILAS – defeituosa oposição;
CRÂNIO – achatado, em bola ou estreito;
ORELHAS – inserção baixa;
CAUDA – amputada ou ausente de nascença;
PÊLO – pouco comprido, frisado e encaracolado; brancos nas extremidades dos membros ou malhados;
ALTURA – nanismo.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
ana_link
Membro Veterano

sábado mar 13, 2004 12:00 am

AHH é verdade... esqueci-me de dar os sites:

Este Finlandês é excelente, que para alem de ter imensas fotos, tem os links para outros sites internacionais:
http://www.kutrin.net/serra/

Este é do Clube Português do Cão da Serra de Aires, não está muito completo, mas tem o estalão comentado:
http://www.cpcsa.net/

Quanto ao que se encontra aqui na Arca... bem... não é grande coisa na minha modesta opinião... :?

De resto... fico à espera de perguntas mais concretas... para não me por aqui a falar, e falar, e falar...
<p>Ana</p>
Oskarina
Membro Veterano

segunda mar 15, 2004 4:40 pm

ana_link Escreveu: AHH é verdade... esqueci-me de dar os sites:

Este Finlandês é excelente, que para alem de ter imensas fotos, tem os links para outros sites internacionais:
http://www.kutrin.net/serra/

Este é do Clube Português do Cão da Serra de Aires, não está muito completo, mas tem o estalão comentado:
http://www.cpcsa.net/

Quanto ao que se encontra aqui na Arca... bem... não é grande coisa na minha modesta opinião... :?

De resto... fico à espera de perguntas mais concretas... para não me por aqui a falar, e falar, e falar...

Eh eh eh

Gracias Aninhas!!!

Es uma kida!

Tu tb tens??
ana_link
Membro Veterano

segunda mar 15, 2004 4:49 pm

Também tenho o quê?
Serra de Aires? Claro... tenho esse borracho aqui ao lado :lol: :lol: :lol: , e também tenho uma cadela, mas que não está comigo.
Site? Ainda não :oops: mas estou a trabalhar nisso :D

Mas conta lá a história do teu cão. Já sabes que é puro... o que se passou :?:
<p>Ana</p>
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

segunda mar 15, 2004 5:13 pm

A minha Becas (a belezura da foto ao lado) para além de amarela (cor mais ou menos invulgar nesta raça) deve ser uma serra de aires "puríssima" porque tem uma personalidade que em tudo bate certo com a descrição habitual dos serras de aires!
ana_link
Membro Veterano

segunda mar 15, 2004 6:20 pm

deinhac Escreveu: para além de amarela (cor mais ou menos invulgar nesta raça)
Invulgar? Nem por isso. O que é dificil de encontrar são os fulvos e ainda mais os castanhos, que geralmente "degeneram" para um amarelado escuro. Não conservam a cor... Pretos são os mais comuns, assim como os cinza e os lobeiros.
<p>Ana</p>
Oskarina
Membro Veterano

terça mar 16, 2004 5:35 pm

deinhac Escreveu: A minha Becas (a belezura da foto ao lado) para além de amarela (cor mais ou menos invulgar nesta raça) deve ser uma serra de aires "puríssima" porque tem uma personalidade que em tudo bate certo com a descrição habitual dos serras de aires!

:p
Personalidade vincada, pode crer que têm, são muito inteligentes e amigos dos donos, mas muito malandrecos!!!
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

quarta mar 17, 2004 1:40 pm

Por que dizes que é um Serra de Aires? Só porque o vet disse?
deinhac
Membro Veterano

quarta mar 17, 2004 4:11 pm

Eu sei que é um serra de aires porque há uns anos uns amigos conhecedores da raça me disseram que deveria ir ao CPC para, ao menos registar a cadela como serra de aires (uma vez que ela veio de uns criadores da raça, mas sem LOP nem registo).
Segui o conselho e no CPC o responsavel registou-a e até fez uma chamada de atenção - disse "trate de levar essa cadela a exposições! Ela é um optimo exemplar!" :lol: ;) ó pra mim toda babada, ehehe

Por acaso levámos uma vez, por piada e diga-se de passagem, a cadela fez um sucesso incrivel. ;) Foi um episodio lindo, por acaso: O juiz nao parava de rondar a cadela, muito interessado, fazia-nos perguntas antes mesmo de saber que íamos participar; um dos criadores com quem íamos competir veio tirar nabos da púcara e perguntou-nos qual era a descendencia da cadela, ao que respondemos que eram uns ilustres desconhecidos. Momentos depois ouvimos o gajo sorrateiramente a dizer isso ao juiz;
No meio do desfile, a Becas nao achou graça á forma atrevida com que o juiz lhe pôs as maos em cima e refilou - ora foi desclassificada :p
e o outro criador, muito conhecido e simpatico (e cheio da pinta, por acaso!) veio dizer-nos que nao ficássemos tristes, que a cadela era um espectaculo e que se fosse dele teria ganho! Palavras mais, para quê?

Eu confesso que nao percebo nada disso, ela ate podia ser zarolha que eu ía amá-la loucamente na mesma :p
valis
Membro Júnior
Registado: terça out 14, 2003 9:50 am

quinta mar 18, 2004 5:24 am

Becas nao achou graça á forma atrevida com que o juiz lhe pôs as maos em cima e refilou
Quanto a este ponto existem 2 coisas a referir a sua cadela provavelmente não foi desclassificada pois qualquer cão desclassificado perde o seu registo (RI ou LOP), o que deve ter acontecido foi o facto de o juiz ter penalizado o comportamento da cadela e como tal ter atribuido o premio a outra cadela "mais bem comportada". Seja como for isso na realidade não deverá ser razão para desistir ate porque so indo a exposições pode melhorar esse comportamento.

Caso pretenda pode sempre falar com alguns expositores que certamente a podem ajudar a levar e controlar esse tipo de comportamento dentro e fora de exposição, neste momento o serra de aires esta isento de taxas de inscrição em muitas das provas pelo que e uma boa altura para mostrar o seu exemplar da raça mesmo que não tenha intenções de a reproduzir pode assim saber mais sobre ela e sobre a raça. Dependendo das pessoas algumas ate são bastante acessiveis e sempre dipostas a falar sobre a raça e os seus cães (sem peneirisses).
deinhac
Membro Veterano

quinta mar 18, 2004 12:17 pm

Obrigada, Valis, pois eu fiquei com a ideia que ela tinha sido desclassificada... :p é para verem como eu percebo da coisa.

Eu agradeço a sugestão, mas nao vale a pena e explico porque: isto já aconteceu há alguns anos (mais de 6) e nessa altura a cadela era mais desconfiada e nervosa, coisa que se conseguiu contornar e agora ela é uma cadela com um temperamento optimo. E presumo que ja esteja velhota para participar nesses concursos... continua fantastica, mas eu noto que o pelo ja nao está tao forte, os dentes já nao sao brancos, etc, etc... ela quer é dar umas corridas na praia, de brinquedo que chia na boca! ;)
Responder

Voltar para “Cães”