Viajar em transportes públicos
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Esta semana, estou a pensar em trazer um dos meus cães para uma viagem em Lisboa. A grande crise é que, para ir de uns sítios para os outros, lá terei de usar transportes públicos.
A pergunta é: há alguma coisa que proíba cães de andar de metro, autocarro e táxi?
Qual a lei que os permite usar estes transportes (para eu a poder mostrar a quem quer que me queira proibir)?
Quais as condições de tranporte do animal para cada um dos transpotes referidos? (é preciso caixa ou pode ir só de trela?)
A pergunta é: há alguma coisa que proíba cães de andar de metro, autocarro e táxi?
Qual a lei que os permite usar estes transportes (para eu a poder mostrar a quem quer que me queira proibir)?
Quais as condições de tranporte do animal para cada um dos transpotes referidos? (é preciso caixa ou pode ir só de trela?)
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Tanto quanto sei falta a portaria que regulamenta exactamente as questões que a Ladyzeus coloca.
Mas pode confirmar telefonando para o Ministério da Agricultura que é uma das entidades envolvidas no processo (eles têm, salvo erro, uma linha de atendimento ao público, linha azul).
Mas pode confirmar telefonando para o Ministério da Agricultura que é uma das entidades envolvidas no processo (eles têm, salvo erro, uma linha de atendimento ao público, linha azul).
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
os gatos, pelo menos, de transportadora podem andar de taxi. o resto é proíbido. já perguntei se podia levar os cães de metro e disseram-me que não. no autocarro, nem pensar. também, coitados.
tem graça. hoje tive a infeliz ideia de os levar a passear até aos barcos do cais do sodré. ainda pensei perguntar se podiam viajar de barco. mas depois de ver a chusma que anda por ali... meia volta e toca a passear para um sítio melhor.
tem graça. hoje tive a infeliz ideia de os levar a passear até aos barcos do cais do sodré. ainda pensei perguntar se podiam viajar de barco. mas depois de ver a chusma que anda por ali... meia volta e toca a passear para um sítio melhor.
-
- Membro Veterano
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Que chatice. Eu a pensar que podia ir a Belém comer uns pasteis... E depois aproveitar o resto da tarde para ver as montras da baixa... Pelos visto só ficarei por Benfica e Sete rios, visto que o meio de locomoção será mesmo os pedunculos...
Obrigado.
Obrigado.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
maos o cão também tem pedúnculos. andar a pé faz bem ao coração :p estes levam cada "esfrega", chegam a casa prontos para irem para a cama e eu tambémPelos visto só ficarei por Benfica e Sete rios, visto que o meio de locomoção será mesmo os pedunculos...

acho que estes dois já correram toda a cidade e arredores. onde é que eles já não foram? costumo dizer que se os abandonasse em qualquer sítio, eles davam com a casa

Última edição por anjaazul em quarta mar 17, 2004 1:08 pm, editado 3 vezes no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am
O problema é que, mesmo quando a lei permite, há problemas, como acontece tantas vezes com os cães-guia.
Eu concordo com a aisd e seguia o conselho dela .Tanto quanto sei falta a portaria que regulamenta exactamente as questões que a Ladyzeus coloca.
Quando viajo de comboio pago o bilhete do Kopernik e ele pode ir desde que tenha trela e açaime. Antes de o fazer também me informai na CP. Já dei uns belos passeios até à praia com ele! É preciso que a linha chegue lá!
Boa sorte!
Elayne
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am
Olá,
o que a lei diz é que os animais podem viajar nos transportes publicos, desde que, devidamente acondicionados e acompanhados. Os responsáveis pelos transportes públicos não podem recusar o transporte de animais de companhia.
L.P.A., Artº 7º, capítulo I
Em todas as linhas, qualquer cão ou gato, com menos de 5 quilos, pode viajar dentro de uma caixa transportadora... e de graça! Os cães maiores pagam meio bilhete e terão de viajar com trela e açaimo
Para mais informações, consulte os serviços informativos da CP através dos números 21 888 40 25 ou 22 536 41 41
Fonte: http://mulher.sapo.pt/Xt82/434269.html
o que a lei diz é que os animais podem viajar nos transportes publicos, desde que, devidamente acondicionados e acompanhados. Os responsáveis pelos transportes públicos não podem recusar o transporte de animais de companhia.
L.P.A., Artº 7º, capítulo I
Em todas as linhas, qualquer cão ou gato, com menos de 5 quilos, pode viajar dentro de uma caixa transportadora... e de graça! Os cães maiores pagam meio bilhete e terão de viajar com trela e açaimo
Para mais informações, consulte os serviços informativos da CP através dos números 21 888 40 25 ou 22 536 41 41
Fonte: http://mulher.sapo.pt/Xt82/434269.html
Isso da CP é já muito antigo, o meu primeiro cão viajou várias vezes de comboio, eu era pequenina mas ainda me lembro.
O meu irmão, que era muito mais velho, fazia questão de sentar o cão nos bancos do comboio. Dizia que se ele pagava meio bilhete como uma criança também tinha direito a sentar-se
O meu irmão, que era muito mais velho, fazia questão de sentar o cão nos bancos do comboio. Dizia que se ele pagava meio bilhete como uma criança também tinha direito a sentar-se

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 24, 2003 6:42 pm
- Localização: Taz, Nina, Patanisca e Pantufa (Gatos), Pantera (cocker), Peixes
- Contacto:
bem... hoje vinha eu da universidade, apanhei o metro e quando me sentei reparei num rapaz que trazia um cachorrinho ao colo
tambem foi so duma paragem para a outra, mas o cachorrinho ia bem calminho ao colo do dono 

-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
- Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....
ladyxzeus Escreveu: Esta semana, estou a pensar em trazer um dos meus cães para uma viagem em Lisboa. A grande crise é que, para ir de uns sítios para os outros, lá terei de usar transportes públicos.
Eu ja coloquei esta questão aqui...
Naquilo que sei e averiguei é o seguinte:
Comboios - até 5 Kg, o animal deve viajar na box, mais de 5 Kg pode viajar sem ser na box, desde que devidamente acondicionado, com açaime e trela, além de pagar meio bilhete;
Metro - por várias vezes, na linha da Gare do Orieente, vi inumeras pessoas, com o cão, apenas pela trela dentro do combio, e segundo li, tb não é proibido, desde que o animal, não represente perigo para os passageiros, e que esteja devidamente "higienizado".
Carris - só pode mesmo andar dentro da box

Taxis - depende do taxista, normalmente e por norma da ANTRAL, os animais têm de ir nos táxis, nas suas boxes ( o que nao faz sentido, porque eu nao consigo colocar uma box dum rott, se é que existem, dentro dum táxi).
Rede de Expressos - os animais obrigatoriamente vão dentro das boxes, e na bagageira ( sujeiros a imenso calor e sem luz, o que eu acho criminoso)
Alguns deixam os animais irem no banco de trás, sem problema, mas cobram por isso.,
Mas na clínica onde o Oskar vai, está afixado um Decreto Lei que te pode informar destas situações.
Espro ter ajudado, porque eu tb tenho o mesmo problema, e fui obrigada a mexer-me para saber destas coisitas.
-
- Membro Veterano
Obrigado.
Já está decidido que o canito vai ter mesmo de andar pelos próprios pézinhos. Ui vai ser um passeio e tanto, fazer tr~es vezes a estrada de Benfica...
Já está decidido que o canito vai ter mesmo de andar pelos próprios pézinhos. Ui vai ser um passeio e tanto, fazer tr~es vezes a estrada de Benfica...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm
Bom eu sou do barreiro e já vim a lisboa com o meu cão, e andamos de metro e de comboio, só não o levei no autocarro porque me ia chatear, uns marretas dizem que é proíbido outros que não, mas fui de metro e comboio e claro no barco também e nada de chatices, comprei o meio bilhete e lá fui eu feliz da vida. 

-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
- Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....
Eh lá!!!!ladyxzeus Escreveu: Obrigado.
Eu quero ver o "gajo", estou aqui no Alto dos Moinhos!!!