Viajar em transportes públicos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça mar 16, 2004 8:12 pm

Esta semana, estou a pensar em trazer um dos meus cães para uma viagem em Lisboa. A grande crise é que, para ir de uns sítios para os outros, lá terei de usar transportes públicos.
A pergunta é: há alguma coisa que proíba cães de andar de metro, autocarro e táxi?
Qual a lei que os permite usar estes transportes (para eu a poder mostrar a quem quer que me queira proibir)?
Quais as condições de tranporte do animal para cada um dos transpotes referidos? (é preciso caixa ou pode ir só de trela?)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça mar 16, 2004 8:38 pm

Tanto quanto sei falta a portaria que regulamenta exactamente as questões que a Ladyzeus coloca.
Mas pode confirmar telefonando para o Ministério da Agricultura que é uma das entidades envolvidas no processo (eles têm, salvo erro, uma linha de atendimento ao público, linha azul).
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça mar 16, 2004 8:54 pm

Eu julgo que no site do PauloC, em Legislação, está a resposta:
http://www.rottpt.net/
.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça mar 16, 2004 11:16 pm

os gatos, pelo menos, de transportadora podem andar de taxi. o resto é proíbido. já perguntei se podia levar os cães de metro e disseram-me que não. no autocarro, nem pensar. também, coitados.
tem graça. hoje tive a infeliz ideia de os levar a passear até aos barcos do cais do sodré. ainda pensei perguntar se podiam viajar de barco. mas depois de ver a chusma que anda por ali... meia volta e toca a passear para um sítio melhor.
ladyxzeus
Membro Veterano
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta mar 17, 2004 1:00 pm

Que chatice. Eu a pensar que podia ir a Belém comer uns pasteis... E depois aproveitar o resto da tarde para ver as montras da baixa... Pelos visto só ficarei por Benfica e Sete rios, visto que o meio de locomoção será mesmo os pedunculos...
Obrigado.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta mar 17, 2004 1:05 pm

Pelos visto só ficarei por Benfica e Sete rios, visto que o meio de locomoção será mesmo os pedunculos...
maos o cão também tem pedúnculos. andar a pé faz bem ao coração :p estes levam cada "esfrega", chegam a casa prontos para irem para a cama e eu também :D
acho que estes dois já correram toda a cidade e arredores. onde é que eles já não foram? costumo dizer que se os abandonasse em qualquer sítio, eles davam com a casa :evil:
Última edição por anjaazul em quarta mar 17, 2004 1:08 pm, editado 3 vezes no total.
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

quarta mar 17, 2004 1:06 pm

O problema é que, mesmo quando a lei permite, há problemas, como acontece tantas vezes com os cães-guia.
elayne
Membro Júnior
Registado: sexta dez 20, 2002 6:33 pm

quarta mar 17, 2004 4:34 pm

Tanto quanto sei falta a portaria que regulamenta exactamente as questões que a Ladyzeus coloca.
Mas pode confirmar telefonando para o Ministério da Agricultura que é uma das entidades envolvidas no processo (eles têm, salvo erro, uma linha de atendimento ao público, linha azul).
Eu concordo com a aisd e seguia o conselho dela .
Quando viajo de comboio pago o bilhete do Kopernik e ele pode ir desde que tenha trela e açaime. Antes de o fazer também me informai na CP. Já dei uns belos passeios até à praia com ele! É preciso que a linha chegue lá!

Boa sorte!
Elayne
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

quarta mar 17, 2004 4:42 pm

Olá,

o que a lei diz é que os animais podem viajar nos transportes publicos, desde que, devidamente acondicionados e acompanhados. Os responsáveis pelos transportes públicos não podem recusar o transporte de animais de companhia.
L.P.A., Artº 7º, capítulo I

Em todas as linhas, qualquer cão ou gato, com menos de 5 quilos, pode viajar dentro de uma caixa transportadora... e de graça! Os cães maiores pagam meio bilhete e terão de viajar com trela e açaimo

Para mais informações, consulte os serviços informativos da CP através dos números 21 888 40 25 ou 22 536 41 41

Fonte: http://mulher.sapo.pt/Xt82/434269.html
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quarta mar 17, 2004 4:51 pm

Isso da CP é já muito antigo, o meu primeiro cão viajou várias vezes de comboio, eu era pequenina mas ainda me lembro.

O meu irmão, que era muito mais velho, fazia questão de sentar o cão nos bancos do comboio. Dizia que se ele pagava meio bilhete como uma criança também tinha direito a sentar-se ;)
serene
Membro Veterano
Registado: segunda nov 24, 2003 6:42 pm
Localização: Taz, Nina, Patanisca e Pantufa (Gatos), Pantera (cocker), Peixes
Contacto:

quarta mar 17, 2004 8:26 pm

bem... hoje vinha eu da universidade, apanhei o metro e quando me sentei reparei num rapaz que trazia um cachorrinho ao colo ;) tambem foi so duma paragem para a outra, mas o cachorrinho ia bem calminho ao colo do dono ;)
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quinta mar 18, 2004 11:55 am

ladyxzeus Escreveu: Esta semana, estou a pensar em trazer um dos meus cães para uma viagem em Lisboa. A grande crise é que, para ir de uns sítios para os outros, lá terei de usar transportes públicos.
A pergunta é: há alguma coisa que proíba cães de andar de metro, autocarro e táxi?
Qual a lei que os permite usar estes transportes (para eu a poder mostrar a quem quer que me queira proibir)?
Quais as condições de tranporte do animal para cada um dos transpotes referidos? (é preciso caixa ou pode ir só de trela?)

Eu ja coloquei esta questão aqui...

Naquilo que sei e averiguei é o seguinte:

Comboios - até 5 Kg, o animal deve viajar na box, mais de 5 Kg pode viajar sem ser na box, desde que devidamente acondicionado, com açaime e trela, além de pagar meio bilhete;

Metro - por várias vezes, na linha da Gare do Orieente, vi inumeras pessoas, com o cão, apenas pela trela dentro do combio, e segundo li, tb não é proibido, desde que o animal, não represente perigo para os passageiros, e que esteja devidamente "higienizado".

Carris - só pode mesmo andar dentro da box :(

Taxis - depende do taxista, normalmente e por norma da ANTRAL, os animais têm de ir nos táxis, nas suas boxes ( o que nao faz sentido, porque eu nao consigo colocar uma box dum rott, se é que existem, dentro dum táxi).

Rede de Expressos - os animais obrigatoriamente vão dentro das boxes, e na bagageira ( sujeiros a imenso calor e sem luz, o que eu acho criminoso)

Alguns deixam os animais irem no banco de trás, sem problema, mas cobram por isso.,

Mas na clínica onde o Oskar vai, está afixado um Decreto Lei que te pode informar destas situações.

Espro ter ajudado, porque eu tb tenho o mesmo problema, e fui obrigada a mexer-me para saber destas coisitas.
ladyxzeus
Membro Veterano

quinta mar 18, 2004 12:13 pm

Obrigado.
Já está decidido que o canito vai ter mesmo de andar pelos próprios pézinhos. Ui vai ser um passeio e tanto, fazer tr~es vezes a estrada de Benfica...
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quinta mar 18, 2004 12:20 pm

Bom eu sou do barreiro e já vim a lisboa com o meu cão, e andamos de metro e de comboio, só não o levei no autocarro porque me ia chatear, uns marretas dizem que é proíbido outros que não, mas fui de metro e comboio e claro no barco também e nada de chatices, comprei o meio bilhete e lá fui eu feliz da vida. :D
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quinta mar 18, 2004 12:45 pm

ladyxzeus Escreveu: Obrigado.
Já está decidido que o canito vai ter mesmo de andar pelos próprios pézinhos. Ui vai ser um passeio e tanto, fazer tr~es vezes a estrada de Benfica...
Eh lá!!!!

Eu quero ver o "gajo", estou aqui no Alto dos Moinhos!!!
Responder

Voltar para “Cães”