Ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Aram
Membro Júnior
Registado: segunda mai 13, 2002 11:07 pm

segunda mar 22, 2004 12:09 pm

Oi,
Sou uma apaixonada por caes em especial, tenho um rottveiller e uma rafeira, todos os caes que tenho e tive foram caes abandonados. :(
O meu pai tem uma quinta e uma cadela serra da estrela que teve 8 cachorros, felizmente todos já têm uma familia.
Tudo isto porque fez-me pensar, gostaria imenso de construir boxes para guardar caes, animais, para passear, tratar, quem sabe fazer criação, etc, mas infelizmente não sei por onde me virar!!!!
Existe ajuda por parte do estado?? Que papeis pedir???
Agradecia que respondessem para [email protected]

obrigada
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda mar 22, 2004 12:14 pm

Eu ouvi dizer que a comunidade europeia anda a distribuir subsidios para criação de cães. Na verdade, chegou-se à conclusão que existem poucos cães abandonados, criadores de vão de escada e Puppy mills, e por isso há que fomentar. Para se candidatar basta ter uma cadela ( não importa a raça ou se é rafeira) e conhecer alguém que tenha um macho (também não importa a raça). Se não conhecer, não faz mal...pode sempre ver a secção de 'matrimónios' da Arca!!!

Cumprimentos
Paulo C.

P.S. - Agora alguém mas paciente, que explique convenientemente a esta senhora o que é Criação de cães....que eu não me apeteceu!
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda mar 22, 2004 12:18 pm

PauloC Escreveu: P.S. - Agora alguém mas paciente, que explique convenientemente a esta senhora o que é Criação de cães....que eu não me apeteceu!
Se o PauloC, que normalmente é o forista mais didático, não lhe apeteceu acho que não vai apetecer a ninguém. Pelo menos a mim também não me apetece.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SeaLords
Membro Veterano

segunda mar 22, 2004 2:14 pm

Última edição por SeaLords em sábado nov 22, 2008 11:11 am, editado 1 vez no total.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda mar 22, 2004 2:20 pm

Para se candidatar basta ter uma cadela ( não importa a raça ou se é rafeira) e conhecer alguém que tenha um macho (também não importa a raça). Se não conhecer, não faz mal...pode sempre ver a secção de 'matrimónios' da Arca!!!
o paulo c esqueceu-se de uma coisa importante- as cunhas. se fôr preciso, eu intercedo junto do eurodeputado responsável pela criação de cães. é só dizer.
novata
Membro
Registado: sexta out 03, 2003 8:42 am
Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar

segunda mar 22, 2004 2:33 pm

Vocês são tão mauzinhos!.....expliquem lá como é se faz isso, nunca se sabe se não me vou dedicar também à criação.....de aves raras!

Só porque se têm um macho e uma fêmea já são criadores.....o que pr'aqui vai....
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

segunda mar 22, 2004 2:43 pm

novata Escreveu: Vocês são tão mauzinhos!.....expliquem lá como é se faz isso, nunca se sabe se não me vou dedicar também à criação.....de aves raras!

Só porque se têm um macho e uma fêmea já são criadores.....o que pr'aqui vai....
Realmente!

Eu pensava que isto era um Forum onde poderiamos tirar duvidas, partilhar conhecimentos, etc.

Mas ao que parece, e mais uma anedota!

Então não seria mais lógico dizerem á ARAM para ler alguma coisa, fazer alguns telefonemas, em vez de tornarem a questão dela motivo de chacota?

:( :evil:
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

segunda mar 22, 2004 3:03 pm

Realmente, também me parecem respostas ásperas demais para quem pediu ajuda. Não é assim que a vamos fazer perceber que criar cães não é o mesmo que coleccionar isqueiros. E se a menina sempre teve cães vadios, não pode ser má pessoa. Talvez goste mesmo de cães, e não tem a noção exacta do que é criar e ter a responsabilidade completa pelos cachorros que nascem.

Aram, pense se está disposta, e tem possibilidades, de, de repente, ter 10 filhos. Se tiver tempo, dinheiro, espaço, e disposição, então comece a ler uns livros, a visitar canis e a falar com criadores. Acredite que normalmente são mais simpáticos, eu pelo menos já venho aqui há um mês e ainda ninguém me insultou ;) (excepto o daktari, claro).
A reação deve-se ao facto de haver uma quantidade enorme de gente que acha que basta ter um cão e uma cadela para ser criador. Fazem-se asneiras enormes, sem qualquer respeito pelos cães. Por isso veja bem se quer engrossar o número dos chamados criadores de vão de escada.
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 22, 2004 3:17 pm

casadofarol Escreveu: Realmente, também me parecem respostas ásperas demais para quem pediu ajuda. Não é assim que a vamos fazer perceber que criar cães não é o mesmo que coleccionar isqueiros. E se a menina sempre teve cães vadios, não pode ser má pessoa. Talvez goste mesmo de cães, e não tem a noção exacta do que é criar e ter a responsabilidade completa pelos cachorros que nascem.

Aram, pense se está disposta, e tem possibilidades, de, de repente, ter 10 filhos. Se tiver tempo, dinheiro, espaço, e disposição, então comece a ler uns livros, a visitar canis e a falar com criadores. Acredite que normalmente são mais simpáticos, eu pelo menos já venho aqui há um mês e ainda ninguém me insultou ;) (excepto o daktari, claro).
A reação deve-se ao facto de haver uma quantidade enorme de gente que acha que basta ter um cão e uma cadela para ser criador. Fazem-se asneiras enormes, sem qualquer respeito pelos cães. Por isso veja bem se quer engrossar o número dos chamados criadores de vão de escada.
Alguém havia de ter a posição didática ... ;)

Obrigado, casadofarol, por fazer aquilo que não nos apeteceu.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 22, 2004 3:20 pm

casadofarol Escreveu: , eu pelo menos já venho aqui há um mês e ainda ninguém me insultou ;) (excepto o daktari, claro).
Esse não conta ... 8)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 22, 2004 5:37 pm

Ora bem....
Agora com um pouco mais de paciência, e assumindo que a finalidade desta mensagem nao era mesmo gerar controvérsia, vamos lá tanter explicar algumas coisa a esta nova candidata a criadora.
Se fizer por aí umas pesquisas em tópicos anteriores, vai concerteza encontrar informação mais detalhada sobre o que os participante deste forum acham que é preciso para se ser criador ( a conselho de alguns foristas que percebem desta matéria, o que não é o meu caso, parece que os topicos de um tal "daktari" não são para levar muito a sério).
Basicamente, criar cães deve ter como finalidade básica o aperfeiçoamento de uma raça e a obtenção de exemplares com qualidade apurada. Criar porque se acha 'engraçado', para 'ganhar uns cobres', porque "a cadelinha/cão precisa", e objectivos similares é um erro que apenas contribui para a degradação do património genético das raças e para o aumento de cães com problemas ( desde problemas físicos a comportamentais).
Se a nossa amiga tem cães SRD adoptados da rua, saberá concerteza que, para além do abandono, é a criação sem regras e a irresponsabilidade dos donos em relação ás cadelas com cio e aos seus cães, que contribui para que estes cães existam. Infelizmente, eles são cada vez mais e não são apenas SRD. Os cães de raça também encontram actualmente lugar entre o rol dos abandonados e este número só tem tendência a aumentar. Nestas circunstãncias, porquê criar mais cães? Só mesmo com um objectivo claro de protecção e conservação das raças, dentro de regras e com responsabilidade. Isto só se pode fazer com muito estudo e conhecimento, e com condições fisicas, monetárias e humanas.
Se pensarmos nas raças portuguesas em extinção, não será um grande absurdo pensar-se em "subsidios" e apoio estatal (até acho que eles existem mesmo para uma ou duas raças). No entanto estes é um assunto muito especifico, inserido em determinadas areas geográficas e com determinadas regras que eu, infelizmente, não lhe sei informar.
Nesta base, estará fora de questão (pensou eu de que ;)) obter subsidios do Estado para iniciar uma canil para criar Rottweiler ( é assim que se escreve ;)), ou mesmo Serras da Estrela (que parece que entre as raças portuguesas vai muito bem).

Boa sorte, e as minhas desculpas pela ironia da minha resposta inicial....mas não resisti....
Paulo C.
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

segunda mar 22, 2004 6:33 pm

Casa do Trevo

Pois não, eu até julguei que era um ritual de iniciação :lol: :lol: :lol:
sandrobernardo
Membro
Registado: segunda mai 26, 2003 10:50 am
Localização: 3 Cães 1 castro laboreiro 1 Rhodesian Ridgeback 1 SRD; Caturras

segunda mar 22, 2004 6:53 pm

[quote=Aram]

Tudo isto porque fez-me pensar, gostaria imenso de construir boxes para guardar caes, animais, para passear, tratar, quem sabe fazer criação, etc, mas infelizmente não sei por onde me virar!!!!
Existe ajuda por parte do estado?? Que papeis pedir???

obrigada
[/quote]

Tanta indignação e revolta e respostas mal humoradas só porque a membro ARAM veio tentar tirar uma dúvida!!! E nem sequer diz que está mesmo decidida a fazer criação. Só diz "quem sabe fazer criação...".
Não consigo mesmo entender o porquê de tanta relutância em responder ás pessos que procuram ajuda e referem criação de cães como um dos objectivos.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda mar 22, 2004 7:43 pm

Não consigo mesmo entender o porquê de tanta relutância em responder ás pessos que procuram ajuda e referem criação de cães como um dos objectivos.

mas é fácil aprender. basta, por exemplo, visitar alguns canis municipais e ver os montes de cães que esperam a morte; pode visoitar algumas assoc. animais e ver como estão sobrelotadas; se andar com atenção na rua, pode ver quantos animais andam ao deus dará; com sorte, pode observar o modo como muitos animais são tratados pelos donos. como pedagogia, não chega?
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda mar 22, 2004 10:06 pm

SeaLords Escreveu: Então, ó gente? Não é só ter uma cadela e depois recorrer aos matrimónios da tal agência? Ah, não esquecer o Lope e o "pidigri". E depois chama-se o daktari para ele-minar (ou seja, pôr minas) nos cachorros que têm defeitos e eles fazem "pum" e desaparecem. Pode começar pelos rotvailers, mas também tem os lavradores, os pequeno As, os Chau chaus, os xiuauas, etc. Para guardar cães, para além das boxes, também tem as cadernetas de cromos.
Ò isabel, mijei-me a rir com esta.Andei à tua procura ontem na expo mas a certa altura perdi a Maria José e a Catarina de vista :D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”