Como escolher o seu cachorro!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

daktari
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 12:38 am

segunda mar 22, 2004 10:49 pm

Como escolher o seu cachorro!
Antes de adquirir um cão, tenha a certeza de que é isso mesmo o que quer.
O relacionamento entre o cão e o seu dono prolonga-se, seja ele bom ou mau, por mais ou menos quinze anos. Um cachorro não é um brinquedo e impõe certas obrigações. Sem falar do amor, que é primordial, terá de alimentá-lo, levá-lo à rua várias vezes por dia e isto com qualquer tempo.
Antes de tudo, lembre-se de que ele é um ser vivo, e não um objecto ou máquina, e que por isso, tem sentimentos como afecto, carinho, tristeza, alegria, raiva e que também sente dores e sofre como nós, humano.
Os cães têm sentimentos e os maiores são os de amizade e de lealdade ao seu dono, sendo de grande injustiça pagarmos essa amizade com desprezo, abandono ou maus-tratos, pois os cães não são objectos que, se deles nos enjoarmos, possamos guardar num armário e esquecê-los até que nos dê vontade de os utilizar novamente. Após meditar sobre isso, deve lembrar-se que os cães, por mais amigos, inteligentes e dóceis que sejam, não deixam nunca de ser animais, e que se regerão sempre pelos seus instintos. Por isso deverá compreender as suas atitudes mesmo quando lhe pareçam absurdas, visto elas serem ditadas pelo seu comportamento animal, fruto dos instintos herdados desde a sua origem de animais selvagens ancestrais.
Não devemos esquecer que os cães, quando selvagens, viviam em matilhas, e lutavam para serem guias do seu grupo. Hoje, eles consideram as pessoas com as quais vivem como seus guias absolutos, e por isso devemos mostrar ao cão, através de adestramento, que o seu «leader» somos nós, pois caso contrário, será ele o «leader», e imporá a sua vontade a todos e passará então a ser o dono da casa, cuja rotina girará em torno dele.
Quando se resolver a adquirir um cão, deve levar em consideração vários factores, entre os quais
- Qual o objectivo da aquisição
- O local onde o cão vai viver
- O seu temperamento (se é calmo ou agitado)
- A idade do animal
- O sexo
Quando novinhos, todos os cães são brincalhões e afectuosos. Quando crescem, os machos ficam mais desenvolvidos. Apresentam características mais firmes de temperamento. São independentes, sisudos, brigões, embora não deixem de ser afectuosos.
Creio que uma cadela convém mais a quem tiver filhos, por ser mais dócil e mais meiga.
A única desvantagem é o período de cio (duas vezes ao ano), com ligeiras perdas de sangue que podem manchar os tapetes, além de nos obrigar a uma maior vigilância por causa dos cães da vizinhança.
Quanto à idade do animal não acho aconselhável adquirir um cão adulto, já meio educado. Além do mais, se o cão foi muito bem tratado e adestrado pelo seu dono anterior, pode ficar-lhe muito afeiçoado, o que ira dificultar o seu relacionamento consigo.
È preferível escolher um cachorro. Assim, você e o seu cão farão uma aprendizagem mútua.
Evite comprar um cachorro em lojas de animais ou estabelecimentos da especialidade. À primeira vista estas deveriam ser o lugar ideal para se escolher um filhote, mas o inconveniente das lojas desse tipo, apesar da boa vontade dos seus proprietários, é que nem sempre os animais são saudáveis, o que é compreensível dado o grande número de cães e as suas diversas procedências. Cada um deles traz consigo doenças e parasitas que, apesar de não os afectarem, podem prejudicar os seus companheiros. Sei que um grande número de amadores de cães são decididamente contra adquirir animais nestas casas, porque há comerciantes «honestos» que não se importarão de vos enganar quanto à idade, raça e estado de saúde os cães que pretendem vender. São comerciantes tão escrupulosos na venda de um cão como os que vedem automóveis usados….
Cuidado ainda ao adquirir um cachorro em casas particulares.
Geralmente esses cães não são de raça pura, visto não terem registo de origem (Pedigree). O amigo que pretende ver-se livre dos cachorros, sem dúvida vai descrever-lhe as magnificas qualidades da cadela que acaba de ter a sua «ninhada», contar-lhe-á as suas formidáveis façanhas e valorizará todas as vantagens que exaltam orgulhosamente a sua genealogia.
Conquistado, o leitor não tirará os olhos do diabo do cachorro, que também não deixará de o fitar e, intimamente, começa a chamar-lhe «papá» (salvo seja). Bom, o seu mal é ter uma alma sensível, e a verdade é que não se sentirá feliz enquanto não o levar para casa.
A compra deve ser efectuada em canis de Criadores. Normalmente estes são pessoas dedicadas, filiadas na maior parte das vezes em sociedades caninas acreditadas. Ser membro de uma destas organizações é a melhor credencial que um criador poderá exibir. Estas sociedades controlam regularmente os nascimentos e os canis, mostrando-se extremamente severas com a elaboração das genealolgias, que são de facto, a garantia do cão de raça pura. Pais e avós registados, e você pode travar conhecimento com toda a família e ver gerações juntas. O preço não é mais caro do que numa loja de animais.
De qualquer maneira, é preciso aprender um pouco sobre as características da raça que pretendemos adquirir, para poder aquilatar as qualidades e defeitos do filhote. Sem estarmos prevenidos podem vender-nos o pior cachorro da ninhada. Canis e estabelecimentos devem sobretudo apresentar-se escrupulosamente desinfectados. Se, ao entrarem se vos depara um cheiro desagradável a cão, desconfiem. As conhecidas doenças dos cães desenvolvem-se com maior violência nos locais pouco limpos.
Assim que estiverem decididos quanto à raça e ao sexo, o próximo passo será a obtenção do padrão ou estalão da raça escolhida. É da máxima importância a visita a um maior número possível de criadores da raça, para se familiarizar com as características psicológicas e com a sua estrutura morfológica.
MÉTODO DE ESCOLHA.
Chegado ao canil ou outro local onde compraremos o cãozinho (nunca entre num canil com ares de profundo conhecedor) comecemos, desde a entrada, a verificar as condições de limpeza e higiene, não só do lugar onde se encontram os cães, mas também do imóvel em geral, e podemos, assim, fazer já uma ideia sobre o criador. Essa inspecção deve ser rigorosa, principalmente ao canil ou ao local onde se encontram os animais, para avaliar o seu estado sanitário. Devemos conversar o mais que pudermos com o criador ou vendedor, para termos uma ideia dos seus conhecimentos sobre cães (raças, vacinas) e também sobre a sua personalidade, para verificarmos até que ponto podemos confiar nas suas informações sobre cães e, particularmente, sobre o animal a adquirir. Depois pedimos para ver a cadela e a ninhada, da qual escolheremos o cãozinho e também, se possível, devemos ver o pai dos filhotes.
Quando tudo corre bem, passamos à escolha do filhote.
Seleccione sempre por eliminação. Em primeiro lugar, decida-se pelo sexo. Retire do conjunto os filhotes recusados e deixe as dúvidas para a escolha final.
A seguir, de entre os restantes filhotes, escolheremos um que seja esperto, com bom temperamento, e que esteja em perfeitas condições de saúde, isto é sem nenhum corrimento anal, vaginal, nasal. Nunca leve um filhote com diarreia ou sem apetite. Examine os olhos, principalmente quanto à cor da conjuntiva, que deve ser rosada, e quanto à presença de corrimento, lágrimas ou coriza. Veja se ele possui olhos vivos, pêlos brilhantes, e se tem um bom desenvolvimento (se o diâmetro do corpo está bem desenvolvido), de acordo com a raça. As pernas tortas ( anão ser no «basset»), e as articulações inchadas, são evidentes sinais de raquitismo.
Exija que observem a temperatura do animal. Se o vendedor for honesto fá-lo-á imediatamente. A temperatura normal é de 38 graus e não pode ir além dos 38,5 graus. Verifique se apresenta erupções do tipo brotoeja, com ou sem pus. Veja se o cão tem hérnias – pequenos inchaços em volta do umbigo. O interior das orelhas deve ser rosado e não apresentar sinais de irritações. Os dentes devem ser brancos e as gengivas rosadas e fortes.
O ideal seria estabelecer, com o criador ou vendedor, que a compra só seria definitiva após o parecer favorável do veterinário, pois pode acontecer que o filhote esteja com alguma doença em incubação, ou que possua algum defeito grave, não visto por nós ou mesmo pelo vendedor.
Escolha um cachorro com bom carácter. Observe a alegria e a liderança. Veja como os filhotes reagem na presença do dono do canil; repare se os cachorros têm medo ou se assustam à toa. Repare como se comportam com os outros filhotes. Peça ao criador para separar e retirar logo os que estiverem quietinhos num canto, enquanto os outros brincam.
Jamais assuste um filhote propositadamente; o dono do canil poderá aborrecer-se, com toda a razão. Peça licença e faça algum barulho sem que eles percebam a procedência, como bater palmas fortes. Mande retirar os que se assustam e se escondem; mas cuidado! Não descarte os que se refizerem do susto.
Quanto a boa movimentação observe o andamento dos filhotes. Aquele que não conseguir movimentar-se, alternando a passada traseira, deve ser descartado, Os filhotes que conseguem alternar as passadas traseiras certamente terão melhor movimentação quando forem crescidos.
FALTAS DESQUALIFICANTES.
Na leitura do padrão anote as faltas desqualificantes antes de visitar a ninhada pretendida. Atenção especial para a presença dos testículos, cuja falta é desqualificante em todas as raças caninas, e que não vem expressamente descrita nos padrões.
FALTAS MUITO GRAVES
Caso não sejam desqualificantes, observe as seguintes faltas graves, e a não ser que sejam expressamente aceites pelo padrão recuse
- Filhote com olhos claros.
- Prognatismo acentuado ( mais de 7mm).
- Retrognatismo.
- Manchas na trufa e / outros sinais de despigmentação.
- Timidez e /ou medo de barulho.
FALTAS GRAVES
Evite comprar
- Mal desenvolvidos, raquíticos, magros ou tristes.
- Com manchas brancas nas patas, na cabeça e na ponta da cauda, a não ser que estejam descritas no padrão da raça.
- Totalmente brancos ou albinos, a não ser que esteja descrito no padrão.
- Com presunho por amputar, a não ser que exigido pelo padrão.
GARANTIAS PARA OS COMPRADORES.
Infelizmente em Portugal não existem leis que garantam a transacção de compra e venda, ou que dêem garantias ao comprador quanto à qualidade do animal que está a adquirir.
Prém, todo o criador criterioso tomará consigo o compromisso de lhe dar outro filhote, caso o adquirido seja comprovadamente portador de alguma doença infecto-contagiosa, ou venha mais tarde a apresentar algum defeito que o elimine para reprodução, de acordo com o regulamento de criação do Clube Português de Canicultura (CPC).
A TATUAGEM.
Esta é a melhor maneira de identificação e de controlo de um cão, para verificar a autenticidade do mesmo em relação ao seu pedigree, assim como aquando das suas actuações em manifestações caninas, a fim de um melhor controlo de acesso e de sanidade dos intervenientes nas mesmas.
PEDGREE – LOP.(registo no livro de origens Português)
O pedigree é emitido quando o criador regista o cachorro, e consta do seguinte
- Nome do cão.
- Numero de registo no LOP.
- Raça.
- Data de nascimento.
- Sexo.
- Cor.
- Nome do pai e numero de registo.
- Nome da mãe e numero de registo.
- Criador.
- Proprietário.
- Avós e bisavós.
Depois de adquirido o filhote, e antes de chegar a casa, passe pelo veterinário da sua confiança e solicite um check-up ao cachorrinho. É aconselhável que tenha todo o controlo da vacinação em seu poder. Siga as instruções de cuidado e tratamento e, após completado o programa de vacinação, permita que ele tenha as suas aventuras, sem interferir, e ature as traquinadas do filhote. Boa sorte!
Vitor Oliveira (criador de cães)
Última edição por daktari em sexta mai 28, 2004 1:24 am, editado 8 vezes no total.
<p>Vindo do passado, galopando no presente a caminho do futuro. Criando Pastor Alem&atilde;o - Fazendo Amigos. </p>
<p>Cumprimentos </p>
<p>Vitor Oliveira</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça mar 23, 2004 12:49 am

mas quem é que consegue ler isto tudo? prefiro comprar os cães e mascotes ou outra revista. sempre traz "bonecos" para ilustrar e distrair. :p
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

terça mar 23, 2004 1:03 am

Não é por nada, mas realmente parece daqueles textos dos livros....
Tenho uns quantos semelhantes...
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

terça mar 23, 2004 1:16 am

Eu até compreendo que o Daktari tenha muito para dizer, mas vou ser sincera não li nadica daquilo que escreveu em nenhum post, li o resumo citado pelos outros foristas apenas, e este vai pelo mesmo caminho.
Já estou como a anja, ao menos a cães e companhia tem bonecos para o pessoal arregalar as vistas. ;)
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

terça mar 23, 2004 1:29 am

Vou tentar ler, mais tarde... ;)
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça mar 23, 2004 1:35 am

É por causa destas que as pessoas vão às lojas...
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

terça mar 23, 2004 1:43 am

Antes de mais peço desculpa a todos pela falta de acentuaçao do meu texto,visto que o meu teclado esta avariado. :oops:
Realmente nao ha paciencia...
Eu nao entendo o que lhe passa pela cabeça para dar este tipo de conselhos,dizer que nao se devem comprar caes que sejam timidos ,que estejam tristes,ou que fujam ao assustar-se,e outras coisas mais que realmente nao entendo...
Devo-lhe dizer que li o seu outro topico"criador e facil intitular-se" e fiquei pasmada... Acho que essa frase se adapta perfeitamente a si!
Caso nao saiba,existem pessoas que compram cachorros nao so para irem as exposiçoes,adquirem um animal porque simplesmente gostam de animais,e ,nao se importam se o animal , e "mais alto ou mais baixo "do que o padrao definido,ou se tem manchas brancas nas patas...
Teria muitas mais coisas a dizer,mas ja nao tenho paciencia,so lamento que pessoas como o Sr. venham dar este tipo de conselhos...
Ja agora,oseu topico nao deveria ser "como escolher cachorro",mas sim,"como escolher um cao para concorrer as exposiçoes " e mesmo assim...
Quem gosta realmente de caes nao se importa com essas" faltas desqualificantes" que refere.
Espero que volte a este forum com intervençoes mais felizes...

Abraços a todos:
Rainbow
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça mar 23, 2004 2:17 am

Agora é que reparei que a personagem assina como "criador de cães"...

Vá lá... não mete Prof. Mestre Dr. criador de cães... já não é mau
Cool_Dave
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça mar 23, 2004 2:40 am

Olá Daktari! Então aqui está o tal artigo anunciado!

Bom, ao contrário de outros foristas devo admitir que este texto está bem melhor que o outro... no entanto e exactamente como o Rainbow diz, aqui não exemplefica como um cidadão vulgar escolhe um cachorro de companhia, mas sim como alguem deve escolher um cachorro para futuramente vir a reproduzir e expor.

Concorda que bastantes coisas que diz não se aplicam a um cão escolhido para companhia. Ora eu para companhia, posso perfeitamente escolher um pastor alemão que por acidente tem falta de pigmentação... ou um sheltie mais alto que o estalão... ou um galgo que foge se eu bater palmas.... e qualquer destes animais será o meu melhor amigo e o cão mais lindo do mundo para mim! Estou certo?

Outro ponto é o de insistir em raças e estalões e raças e estalões, etc... faltou o grande companheiro da maioria das pessoas, e não menos digno que um cão de raça, o puro rafeiro! Acho que hoje em dia, com os problemas de cães abandonados que há, em qualquer artigo ou opinião sobre escolha de cachorros, se deve sempre referir a possibilidade de ir a um canil municipal e escolher um vira-lata!
Do mesmo modo, concordo coma chamada de atenção em relação aos particulares e a cães não inscritos no LOP, mas por podermos estar a ser enganados ao comprar "gato por lebre". Pois se estamos informados que é um cão cruzado, ou mesmo um de raça mas sem "pedigree" e estamos cientes do que isso acarreta (não criar), esses cães darão tão bons cães de companhia como qualquer outro.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

terça mar 23, 2004 2:49 am

KROZ Escreveu: Agora é que reparei que a personagem assina como "criador de cães"...

Vá lá... não mete Prof. Mestre Dr. criador de cães... já não é mau
Também já tinha reparado nisso... Mas tem o "c" pequeno.... Vá lá....
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça mar 23, 2004 5:37 am

Eu achei o texto bom.

Realmente tem partes que apenas interessam a para quem procura cães de exposição (ou para reprodução), mas, de uma forma geral, dá bons conselhos no que respeita à observação dos canis - muito importante a meu ver - dos cachorros e próprio criador.

Esqueceu-se de referir os testes que se destinam a ver a futura dominância do cão.
Para quem procura um cão de guarda ou de defesa pessoal é importante procurar na ninhada o mais atrevido, o mais curioso, o que se impõe aos manos.
Por outro lado, para pessoas como eu (que procuram um cão de companhia) estes aspectos podem ser, até, negativos e a evitar.

Falta, a meu ver, também referir a paixão da raça.
Eu gosto de criadores que são apaixonados da sua raça.

São chatos, eu sei, falam, falam, falam e, a certa altura, já não os ouvimos, mas é bom encontar logo alguém que, pressentimos, se vai interessar sempre pela evolução e progressos do cachorrinho.

Além de que é um bom sinal da qualidade dos animais.

Achei um bom texto.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça mar 23, 2004 9:00 am

Olá,
Eu tive a paciência de ler todo o texto. Devo admitir que estou de acordo com algumas coisas, que são básicas para quem pretende escolher um cachorro de qualidade.
Falar em cães sem raça ou de pessoas que não se importam com manchas brancas ou comportamento, parece-me desadequado deste contexto. Parece-me claro, que esta escolha se reporta à escolha de um cão de raça, e isso implica a escolha de um cão cujas características estão de acordo com o que se definiu para determinada raça - o estalão. Mal comparado, porque um cão não é um automóvel, a comparação seguinte dá para perceber o que pretendo transmitir: Dizer que se quer comprar um BMW e depois ficar satisfeito com um Audi que, por acaso, tem as jantes de um BMW e o respectivo simbolo no capot, não me parece lógico. Ou se quer um BMW, ou se quer um AUDI, ou se quer um carro sem importar a Marca. Mas se, de facto, o que queremos é um BMW, temos de nos assegurar que o carro que compramos está de acordo com as especificações técnicas do veículo, que não traz defeitos ou avarias...enfim...que está de acordo com certos padrões de qualidade.
Embora não concorde com alguns termos e conselhos do Sr. "Daktari", no geral, penso que ele pretendeu dizer-nos como se avaliam os padrões de qualidade num cachorro. Os conselhos pecam no entanto em algumas partes, sobretudo porque as raças de cães são muito diversas e é impossível estabelecer um standard de avaliação completo que abranja cachorros de todas as raças. É por isso que alguns conselhos são bons, mas outros, apesar das ressalvas, são menos claros.
Também devo fazer uma referência especial ao facto de aconselhar que não se deve comprar a 'particulares' porque os cães não possuem registo, mas sim e apenas a criadores. É que isto leva a crer, erradamente, que só existem duas especies de pessoas ligadas à criação, os quem têm cães sem LOP ( os tais 'particulares'), e os que têm cães com LOP, que serão os criadores. Seria importante salientar que nem todos os cães com LOP são bons reprodutores nem quem os tem é automaticamente criador. Aliás, o perigo maior vem precisamente dos cães com papeis nas mãos de certas pessoas! Quem compra um cão sem ser registado, sabe ( ou deveria saber) que está a correr um risco grande de vir a ter um cão fora dos padrões da raça ( ou mesmo completamente diferente da raça que pretende). Estas pessoas não se devem sentir enganadas. Mas quem compra um cão registado a pensar que está a comprar um cão de raça e dentro de um estalão, e depois descobre que comprou gato por lebre, é que se deve sentir enganado. Por esta razão é que não há que confiar APENAS nos papeis (sejam de clubes Nacionais, Internacionais, publicos ou paticulares), mas também fazer uma correcta avaliação do cachorro que é colocado à nossa frente. É por isso que a aquisição de um cão ( para quem pretende um cão de raça e não é indiferente à qualidade), deve ser algo muito bem ponderado e precedido de muita pesquisa e recolha do máximo de informação possível. Voltando à comparação com automóveis, quando nos dispomos a comprar um carro de marca, é bom que saibamos o que queremos comprar , nomeadamente conhecer as características técnicas do carro. Se vamos comprar apenas porque ouvimos falar na marca e no modelo, corremos o risco de gastar dinheiro e ficar na mão com um carro com defeitos, ou que não é o mais adequado a nós.
SeaLords
Membro Veterano

terça mar 23, 2004 10:08 am

Última edição por SeaLords em domingo nov 23, 2008 7:59 am, editado 1 vez no total.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça mar 23, 2004 6:21 pm

Como eu sei que Vítor Oliveira é criador de pastor alemão, para mim é óbvio que neste texto ele se está a referir a esta raça. E como quem investe num cachorro pastor alemão (ou de outra raça) está interessado em que ele esteja o mais próximo possível do estalão, fico agradada que haja um “manual” que nos ensine a fazer uma boa compra. Aliás, o que eu tenho a apontar neste texto é além da ressalva muito pertinente (como é habitual) feita pelo PauloC, é que o texto não seja ainda mais “massudo” para abordar as diferenças de comportamento dos cachorros como a aisd abordou muito bem e que não tenha mencionado as doenças hereditárias relevantes na raça (displasia coxo-femural, insuficiência exócrina pancreática, doenças sanguíneas como a Von Willebrand, hemofilia A, ...) para que o futuro comprador saiba como se há-de defender de adquirir um animal que mais tarde não venha a ser saudável.
Maria Jo&atilde;o
amg
Membro
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

terça mar 23, 2004 6:27 pm

mjoaomarques Escreveu: abordar as diferenças de comportamento dos cachorros ...
Sobre esse assunto, embora não seja um conhecedor da matéria, li um texto que me pareceu bastante razoável em:
http://users.skynet.be/hexental/training.htm

AMG (o não-criador de cães)
Responder

Voltar para “Cães”