10 Vantagens em se Adoptar um Cao Adulto

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Sussu
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta mar 24, 2004 7:50 pm

Achei na net e resolvi publicar porque infelizmente ainda muita gente tem preconceitos ou ideias que nao correspondem a realidade qdo se trata da questao de adoptar caes adultos. Eu já adoptei vários e devo dizer que realmente são formidaveis.
Vai aqui entao a sugestão pra quem esta a pensar adoptar um cachorro, que leia, pense e quem sabe acabe por mudar de idéia e escolha antes um adulto - que sao muito mais difíceis de adoptar pelas razoes que já disse e quase sempre vao ficando e se amontoando nos canis e associaçoes de protecçao animal, e tendo destinos nao muito felizes na maior parte das vezes...
Cumps,
Cristiane

10 Vantagens de se Adoptar Um Animal Adulto

01) É um animal mais tranquilo, não ladra muito e não chora à noite;
02) É mais obediente por já ter uma capacidade de assimilação maior; 03) É mais independente, no caso de ter que ficar sozinho algumas horas; 04) Dificilmente destrói coisas dentro de casa;
05) Aprende, com maior facilidade e mais rápido, a fazer as necessidades no local adequado;
06) Sujam menos que os filhotes (geralmente 2 ou 3 vezes por dia);
07) Se adapta rapidamente ao ambiente e às pessoas da casa, crianças inclusive;
08) Não requer a necessidade de muitas doses da vacina (apenas manutenção anual);
09) São mais atentos às chegadas de pessoas estranhas ao seu território, defendem mais a casa;
10) Será eternamente grato aquele que o adotou e será sempre um amigo fiel.

E, acrescentado por Angie_bcl:
11) No caso dos srd já sabe qual o seu aspecto (sem surpresas)
12) O seu carácter e temperamento já está completamente formado
13) Não tem os dentinhos a despontar e a querer morder (nas mãos inclusivé)
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quinta mar 25, 2004 9:06 am

Oix ;)

Eu sou das mais suspeitas talvez aqui no forum pq dos 17 que tenho só 4 é que foram para minha casa cachorros , os restantes foram adoptados já adultos e bem adultos e sem duvida alguma que me deram mto menos trabalho que os 4 primeiros.

Um cão adulto é mto mais rapido na aprendizagem, mto mais companhanheiro, mto mais mto mais :p tou aqui a escrever e a pensar neles ao m tempo e fico xéxé das ideias pq começo a pensar nas graçolas deles que me perco um cadito ;)

Hoje em dia e acho que desde sempre as pessoas sempre tiveram a inclinação para adoptar animais novinhos e infelizmente mais tarde estão esses mesmos animais á procura de um novo lar pq o cachorrinho adoptado inicialmente não correspondeu às expectativas ou então pq houve decoração na casa. O que é certo é que adoptar um animal adulto só nos impede de o ver crescer e de achar piadad a ALGUMAS coisas que eles façam.

Tenho actualmente uma cachorra em casa que me dá mais trabalho do que todos os outros pq a atenção é redobrada nas coisas que ela pode roer, nos xixix perdidos pela casa, pela quantidade de confusão que ela cria enfim.

Isto tudo para dizer que assino em baixo ;)

Sandra Albuquerque
dougat
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

quinta mar 25, 2004 10:35 am

Eu tenho um cão com dez anos que criei de bebe e duas cadelas adoptadas adultas.
Devo dizer que até em termos de dedicaçaõ e afecto elas são muito mais reconhecidas.
Talvez por lhes ter custado mais a arranjar o tal "lugar ao sol".
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

quinta mar 25, 2004 10:37 am

Olá,

Eu já tive vários cães mas o único que adoptei já adulto foi a Mel. Não me arrependi, pelo contrário.

Acho que a adopção em adulto só tem vantagens, as que referiu e mais algumas que acrescento:

11) No caso dos srd já sabe qual o seu aspecto (sem surpresas)
12) O seu carácter e temperamento já está completamente formado
13) Não tem os dentinhos a despontar e a querer morder (nas mãos inclusivé)

...
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quinta mar 25, 2004 11:09 am

Por acaso é só vantagens!!!

O meu tb o adoptei adulto, e foi a coisa mais fácil de se habituar a nós, embora com 13 meses, ainda tenha a mania de morder os meus dedos, punhos, mãos e braços, sempre na brincadeira, aqui é um cachorro autêntico.

Infelizmente, é que os cães adoptados em adulto, apesar de todos estes prós, vivem intensamente o dia dia com os novos donos, e nisto falo por experiência própria.
Há días em que chego da rua completamente estafada, ele é demasiado enérgico para uma alentejana como eu :D

Quando chego a casa, é uma festa que dura até eu me deitar.

Este é o único senão, mas eu acho que tem ver tb com a felicidade de ter novos donos que o adoram, etc.

Em relação á aprendizagem..... hum.....
as necessidades são feitas a horas marcadas ;) , e em casa não tenho nada destruido ( excepto os nossos chinelos de quarto, que devem ser apetitosérrimos para ele:)), mas que ele é um bocadiro desobediente, é.

Mas isto com o tempo vai ao lugar, espero eu!!!
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quinta mar 25, 2004 11:31 am

Bom, adptei uma cadela com 9 anos o ano passado e vou tomar a liberdade de apenas algumas correcções ;)
Isto porque o comportamento varia de cão para cão, não se pode generalizar nem atirar "poeira" para os olhos das pessoas.
Sussu Escreveu: 01) É um animal mais tranquilo, não ladra muito e não chora à noite;
Bom...não ladra se não tiver porquê ladrar....é cão, se tiver que ladrar, vai ladrar... :)
Sussu Escreveu: 02) É mais obediente por já ter uma capacidade de assimilação maior;
Nem por isso....por ter estado na rua, sente por vezes a falta da liberdade de ir para onde bem lhe apetece, por isso pode por vezes dar uma corrida na intenção de "passear" ;)
Sussu Escreveu: 03) É mais independente, no caso de ter que ficar sozinho algumas horas;
Talvez...mas como é carente, gane na mesma no momento da separação
Sussu Escreveu: 04) Dificilmente destrói coisas dentro de casa;
Ahhhhhhhhhhhhhh, isso vai depender do cão...a Maria ignorou a árvore de Natal semanas..até que um dia achou piada e começou a tirar as bolas e as fitas e destruiu o centro de mesa. Só não come as minhas plantas porque não lhe dou oportunidade!! :o
Sussu Escreveu: 05) Aprende, com maior facilidade e mais rápido, a fazer as necessidades no local adequado;
De facto, é asseada, mas poderá haver o azar de o cão ser velho e ter problemas de saúde, nesse caso não irá conseguir controlar tanto.
Sussu Escreveu: 06) Sujam menos que os filhotes (geralmente 2 ou 3 vezes por dia);
Esta não percebi!
Sussu Escreveu: 07) Se adapta rapidamente ao ambiente e às pessoas da casa, crianças inclusive;
Verdade, e ama todas elas :)
Sussu Escreveu: 08) Não requer a necessidade de muitas doses da vacina (apenas manutenção anual);
Como qualquer cão adulto, adoptado ou não ;)
Sussu Escreveu: 09) São mais atentos às chegadas de pessoas estranhas ao seu território, defendem mais a casa;
Nem por isso :D. Só quer é festas, e se forem desconhecidos melhor, ainda não sabem da mania das lambidelas na ponta do nariz, apanha-os desprevenidos ;)
Sussu Escreveu: 10) Será eternamente grato aquele que o adotou e será sempre um amigo fiel.

Ah isso é, sem dúvida nenhuma ;)
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quinta mar 25, 2004 11:38 am

cgtorres Escreveu:
Sussu Escreveu: 06) Sujam menos que os filhotes (geralmente 2 ou 3 vezes por dia);
Esta não percebi!
Eu penso que se estão a referir às necessidades, um cão bébé passa a vida a fazer o seu xixizito e não só em muitos sítios, um cão adulto controla-se mais.
Sussu
Membro

quinta mar 25, 2004 11:43 am

Pois é, ainda bem que há mais pessoas que tb tenham adoptado adultos, tenho mais pena deles nestes canis que dos cachorros, que sempre conseguem dono, mesmo tendo a sensação de que Siioux referiu "as pessoas sempre tiveram a inclinação para adoptar animais novinhos e infelizmente mais tarde estão esses mesmos animais á procura de um novo lar pq o cachorrinho adoptado inicialmente não correspondeu às expectativas"... e infelizmente está certa.
Por isso tb me faz certa confusao estas feiras de adopcao em que qquer um leva os cachorros, e sao as proprias "protectoras" que as fazem, como tentativa de solucionar a superpopulaçao de seus canis, ou por realmente nao teram muito mais que boa vontade pra fazerem o que fazem - que nao vou estar aqui a falar mal, acho mesmo louvavel todo esforço destas pessoas - mas faltam condiçoes, etc e tal que já todos estao cansados de saber. Mas penso que ao fazerem isso e como sabemos que a maioria das pessoas não pratica a posse responsavel de seus animais, ao verem ainda por cima as entidades que defendem seus direitos a muitas vezes "despachá-los" como já tive a oportinidade de ver, tb nao contribui em nada pra mudar a mentalidade desta gente...
Sussu
Membro

quinta mar 25, 2004 12:01 pm

Só para esclarecer cgtorres, minha intenção não foi generalizar até porque todos sabemos que isso é impossivel.
A ideia foi mostrar vantagens que existem em se adoptar caes já adultos, em [u]comparação[/u] a filhotes, que costumam ser a primeira e unica escolha qdo se decide ter um cão.
E comentando alguns seus comentarios, geralmente os caes adultos para adopcao em sua [u]maioria já viveram anteriormente com pessoas[/u], e já possuem o aprendizado necessario para voltarem a conviver com elas novamente.
Portanto foi a considerar isso que elaboraram este ""10 Vantagens...", e tb pela minha experiência e de outros foristas parece corresponder bem, mas nunca seria a 100% dos casos, como o de sua cadela, mas tb nao acredito que se tenha arrependido de adoptá-la, nao é?
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quinta mar 25, 2004 12:07 pm

Sussu Escreveu: mas tb nao acredito que se tenha arrependido de adoptá-la, nao é?
Nunca ;)
É a minha "velha maluca"!!
Quando se apanha com outro cães, só quer é brincadeira!! :D
maria_zinha
Membro
Registado: quarta jan 15, 2003 9:49 pm

terça nov 09, 2004 6:00 pm

Para quem anda a pensar em adoptar um cão... Não se esqueçam dos "grandes" que também precisam de dono...
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça nov 09, 2004 11:14 pm

dougat Escreveu: Talvez por lhes ter custado mais a arranjar o tal "lugar ao sol".
Para mim esta é mesmo a essência da questão.

Só criei 2 cachorras, os outros vieram já adultos. E foi só vantagens! E nem tem a ver com ser de raça ou srd, é igual.

Por isso também sou fã de cães já adultos.

Quanto a ladrar... bom, isto acho que depende da herança genética do cão, e não tem a ver com a idade. :)
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

quarta nov 10, 2004 7:17 pm

Siioux Escreveu: Oix ;)

Eu sou das mais suspeitas talvez aqui no forum pq dos 17 que tenho só 4 é que foram para minha casa cachorros , os restantes foram adoptados já adultos e bem adultos e sem duvida alguma que me deram mto menos trabalho que os 4 primeiros.

Um cão adulto é mto mais rapido na aprendizagem, mto mais companhanheiro, mto mais mto mais :p tou aqui a escrever e a pensar neles ao m tempo e fico xéxé das ideias pq começo a pensar nas graçolas deles que me perco um cadito ;)

Hoje em dia e acho que desde sempre as pessoas sempre tiveram a inclinação para adoptar animais novinhos e infelizmente mais tarde estão esses mesmos animais á procura de um novo lar pq o cachorrinho adoptado inicialmente não correspondeu às expectativas ou então pq houve decoração na casa. O que é certo é que adoptar um animal adulto só nos impede de o ver crescer e de achar piadad a ALGUMAS coisas que eles façam.

Tenho actualmente uma cachorra em casa que me dá mais trabalho do que todos os outros pq a atenção é redobrada nas coisas que ela pode roer, nos xixix perdidos pela casa, pela quantidade de confusão que ela cria enfim.

Isto tudo para dizer que assino em baixo ;)

Sandra Albuquerque
Off topic

xiiii Siioux voçê tem mm uma colecção de cães e gatos... :D
Parabêns são todos muuuiiitttooo giros... bem eu tenho uma mini colecção tb... (4 cadelas e 1 gato)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta nov 12, 2004 10:04 pm

Tópicos que convém relembrar.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”