10 Vantagens em se Adoptar um Cao Adulto
Moderador: mcerqueira
Achei na net e resolvi publicar porque infelizmente ainda muita gente tem preconceitos ou ideias que nao correspondem a realidade qdo se trata da questao de adoptar caes adultos. Eu já adoptei vários e devo dizer que realmente são formidaveis.
Vai aqui entao a sugestão pra quem esta a pensar adoptar um cachorro, que leia, pense e quem sabe acabe por mudar de idéia e escolha antes um adulto - que sao muito mais difíceis de adoptar pelas razoes que já disse e quase sempre vao ficando e se amontoando nos canis e associaçoes de protecçao animal, e tendo destinos nao muito felizes na maior parte das vezes...
Cumps,
Cristiane
10 Vantagens de se Adoptar Um Animal Adulto
01) É um animal mais tranquilo, não ladra muito e não chora à noite;
02) É mais obediente por já ter uma capacidade de assimilação maior; 03) É mais independente, no caso de ter que ficar sozinho algumas horas; 04) Dificilmente destrói coisas dentro de casa;
05) Aprende, com maior facilidade e mais rápido, a fazer as necessidades no local adequado;
06) Sujam menos que os filhotes (geralmente 2 ou 3 vezes por dia);
07) Se adapta rapidamente ao ambiente e às pessoas da casa, crianças inclusive;
08) Não requer a necessidade de muitas doses da vacina (apenas manutenção anual);
09) São mais atentos às chegadas de pessoas estranhas ao seu território, defendem mais a casa;
10) Será eternamente grato aquele que o adotou e será sempre um amigo fiel.
E, acrescentado por Angie_bcl:
11) No caso dos srd já sabe qual o seu aspecto (sem surpresas)
12) O seu carácter e temperamento já está completamente formado
13) Não tem os dentinhos a despontar e a querer morder (nas mãos inclusivé)
Vai aqui entao a sugestão pra quem esta a pensar adoptar um cachorro, que leia, pense e quem sabe acabe por mudar de idéia e escolha antes um adulto - que sao muito mais difíceis de adoptar pelas razoes que já disse e quase sempre vao ficando e se amontoando nos canis e associaçoes de protecçao animal, e tendo destinos nao muito felizes na maior parte das vezes...
Cumps,
Cristiane
10 Vantagens de se Adoptar Um Animal Adulto
01) É um animal mais tranquilo, não ladra muito e não chora à noite;
02) É mais obediente por já ter uma capacidade de assimilação maior; 03) É mais independente, no caso de ter que ficar sozinho algumas horas; 04) Dificilmente destrói coisas dentro de casa;
05) Aprende, com maior facilidade e mais rápido, a fazer as necessidades no local adequado;
06) Sujam menos que os filhotes (geralmente 2 ou 3 vezes por dia);
07) Se adapta rapidamente ao ambiente e às pessoas da casa, crianças inclusive;
08) Não requer a necessidade de muitas doses da vacina (apenas manutenção anual);
09) São mais atentos às chegadas de pessoas estranhas ao seu território, defendem mais a casa;
10) Será eternamente grato aquele que o adotou e será sempre um amigo fiel.
E, acrescentado por Angie_bcl:
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
- Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
- Contacto:
Oix 
Eu sou das mais suspeitas talvez aqui no forum pq dos 17 que tenho só 4 é que foram para minha casa cachorros , os restantes foram adoptados já adultos e bem adultos e sem duvida alguma que me deram mto menos trabalho que os 4 primeiros.
Um cão adulto é mto mais rapido na aprendizagem, mto mais companhanheiro, mto mais mto mais :p tou aqui a escrever e a pensar neles ao m tempo e fico xéxé das ideias pq começo a pensar nas graçolas deles que me perco um cadito
Hoje em dia e acho que desde sempre as pessoas sempre tiveram a inclinação para adoptar animais novinhos e infelizmente mais tarde estão esses mesmos animais á procura de um novo lar pq o cachorrinho adoptado inicialmente não correspondeu às expectativas ou então pq houve decoração na casa. O que é certo é que adoptar um animal adulto só nos impede de o ver crescer e de achar piadad a ALGUMAS coisas que eles façam.
Tenho actualmente uma cachorra em casa que me dá mais trabalho do que todos os outros pq a atenção é redobrada nas coisas que ela pode roer, nos xixix perdidos pela casa, pela quantidade de confusão que ela cria enfim.
Isto tudo para dizer que assino em baixo
Sandra Albuquerque

Eu sou das mais suspeitas talvez aqui no forum pq dos 17 que tenho só 4 é que foram para minha casa cachorros , os restantes foram adoptados já adultos e bem adultos e sem duvida alguma que me deram mto menos trabalho que os 4 primeiros.
Um cão adulto é mto mais rapido na aprendizagem, mto mais companhanheiro, mto mais mto mais :p tou aqui a escrever e a pensar neles ao m tempo e fico xéxé das ideias pq começo a pensar nas graçolas deles que me perco um cadito

Hoje em dia e acho que desde sempre as pessoas sempre tiveram a inclinação para adoptar animais novinhos e infelizmente mais tarde estão esses mesmos animais á procura de um novo lar pq o cachorrinho adoptado inicialmente não correspondeu às expectativas ou então pq houve decoração na casa. O que é certo é que adoptar um animal adulto só nos impede de o ver crescer e de achar piadad a ALGUMAS coisas que eles façam.
Tenho actualmente uma cachorra em casa que me dá mais trabalho do que todos os outros pq a atenção é redobrada nas coisas que ela pode roer, nos xixix perdidos pela casa, pela quantidade de confusão que ela cria enfim.

Sandra Albuquerque
Eu tenho um cão com dez anos que criei de bebe e duas cadelas adoptadas adultas.
Devo dizer que até em termos de dedicaçaõ e afecto elas são muito mais reconhecidas.
Talvez por lhes ter custado mais a arranjar o tal "lugar ao sol".
Devo dizer que até em termos de dedicaçaõ e afecto elas são muito mais reconhecidas.
Talvez por lhes ter custado mais a arranjar o tal "lugar ao sol".
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am
Olá,
Eu já tive vários cães mas o único que adoptei já adulto foi a Mel. Não me arrependi, pelo contrário.
Acho que a adopção em adulto só tem vantagens, as que referiu e mais algumas que acrescento:
...
Eu já tive vários cães mas o único que adoptei já adulto foi a Mel. Não me arrependi, pelo contrário.
Acho que a adopção em adulto só tem vantagens, as que referiu e mais algumas que acrescento:
...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
- Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....
Por acaso é só vantagens!!!
O meu tb o adoptei adulto, e foi a coisa mais fácil de se habituar a nós, embora com 13 meses, ainda tenha a mania de morder os meus dedos, punhos, mãos e braços, sempre na brincadeira, aqui é um cachorro autêntico.
Infelizmente, é que os cães adoptados em adulto, apesar de todos estes prós, vivem intensamente o dia dia com os novos donos, e nisto falo por experiência própria.
Há días em que chego da rua completamente estafada, ele é demasiado enérgico para uma alentejana como eu
Quando chego a casa, é uma festa que dura até eu me deitar.
Este é o único senão, mas eu acho que tem ver tb com a felicidade de ter novos donos que o adoram, etc.
Em relação á aprendizagem..... hum.....
as necessidades são feitas a horas marcadas
, e em casa não tenho nada destruido ( excepto os nossos chinelos de quarto, que devem ser apetitosérrimos para ele:)), mas que ele é um bocadiro desobediente, é.
Mas isto com o tempo vai ao lugar, espero eu!!!
O meu tb o adoptei adulto, e foi a coisa mais fácil de se habituar a nós, embora com 13 meses, ainda tenha a mania de morder os meus dedos, punhos, mãos e braços, sempre na brincadeira, aqui é um cachorro autêntico.
Infelizmente, é que os cães adoptados em adulto, apesar de todos estes prós, vivem intensamente o dia dia com os novos donos, e nisto falo por experiência própria.
Há días em que chego da rua completamente estafada, ele é demasiado enérgico para uma alentejana como eu

Quando chego a casa, é uma festa que dura até eu me deitar.
Este é o único senão, mas eu acho que tem ver tb com a felicidade de ter novos donos que o adoram, etc.
Em relação á aprendizagem..... hum.....
as necessidades são feitas a horas marcadas

Mas isto com o tempo vai ao lugar, espero eu!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Bom, adptei uma cadela com 9 anos o ano passado e vou tomar a liberdade de apenas algumas correcções 
Isto porque o comportamento varia de cão para cão, não se pode generalizar nem atirar "poeira" para os olhos das pessoas.

. Só quer é festas, e se forem desconhecidos melhor, ainda não sabem da mania das lambidelas na ponta do nariz, apanha-os desprevenidos 
Ah isso é, sem dúvida nenhuma

Isto porque o comportamento varia de cão para cão, não se pode generalizar nem atirar "poeira" para os olhos das pessoas.
Bom...não ladra se não tiver porquê ladrar....é cão, se tiver que ladrar, vai ladrar...Sussu Escreveu: 01) É um animal mais tranquilo, não ladra muito e não chora à noite;

Nem por isso....por ter estado na rua, sente por vezes a falta da liberdade de ir para onde bem lhe apetece, por isso pode por vezes dar uma corrida na intenção de "passear"Sussu Escreveu: 02) É mais obediente por já ter uma capacidade de assimilação maior;

Talvez...mas como é carente, gane na mesma no momento da separaçãoSussu Escreveu: 03) É mais independente, no caso de ter que ficar sozinho algumas horas;
Ahhhhhhhhhhhhhh, isso vai depender do cão...a Maria ignorou a árvore de Natal semanas..até que um dia achou piada e começou a tirar as bolas e as fitas e destruiu o centro de mesa. Só não come as minhas plantas porque não lhe dou oportunidade!!Sussu Escreveu: 04) Dificilmente destrói coisas dentro de casa;

De facto, é asseada, mas poderá haver o azar de o cão ser velho e ter problemas de saúde, nesse caso não irá conseguir controlar tanto.Sussu Escreveu: 05) Aprende, com maior facilidade e mais rápido, a fazer as necessidades no local adequado;
Esta não percebi!Sussu Escreveu: 06) Sujam menos que os filhotes (geralmente 2 ou 3 vezes por dia);
Verdade, e ama todas elasSussu Escreveu: 07) Se adapta rapidamente ao ambiente e às pessoas da casa, crianças inclusive;

Como qualquer cão adulto, adoptado ou nãoSussu Escreveu: 08) Não requer a necessidade de muitas doses da vacina (apenas manutenção anual);

Nem por issoSussu Escreveu: 09) São mais atentos às chegadas de pessoas estranhas ao seu território, defendem mais a casa;

Sussu Escreveu: 10) Será eternamente grato aquele que o adotou e será sempre um amigo fiel.
Ah isso é, sem dúvida nenhuma

-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm
Eu penso que se estão a referir às necessidades, um cão bébé passa a vida a fazer o seu xixizito e não só em muitos sítios, um cão adulto controla-se mais.cgtorres Escreveu:Esta não percebi!Sussu Escreveu: 06) Sujam menos que os filhotes (geralmente 2 ou 3 vezes por dia);
Pois é, ainda bem que há mais pessoas que tb tenham adoptado adultos, tenho mais pena deles nestes canis que dos cachorros, que sempre conseguem dono, mesmo tendo a sensação de que Siioux referiu "as pessoas sempre tiveram a inclinação para adoptar animais novinhos e infelizmente mais tarde estão esses mesmos animais á procura de um novo lar pq o cachorrinho adoptado inicialmente não correspondeu às expectativas"... e infelizmente está certa.
Por isso tb me faz certa confusao estas feiras de adopcao em que qquer um leva os cachorros, e sao as proprias "protectoras" que as fazem, como tentativa de solucionar a superpopulaçao de seus canis, ou por realmente nao teram muito mais que boa vontade pra fazerem o que fazem - que nao vou estar aqui a falar mal, acho mesmo louvavel todo esforço destas pessoas - mas faltam condiçoes, etc e tal que já todos estao cansados de saber. Mas penso que ao fazerem isso e como sabemos que a maioria das pessoas não pratica a posse responsavel de seus animais, ao verem ainda por cima as entidades que defendem seus direitos a muitas vezes "despachá-los" como já tive a oportinidade de ver, tb nao contribui em nada pra mudar a mentalidade desta gente...
Por isso tb me faz certa confusao estas feiras de adopcao em que qquer um leva os cachorros, e sao as proprias "protectoras" que as fazem, como tentativa de solucionar a superpopulaçao de seus canis, ou por realmente nao teram muito mais que boa vontade pra fazerem o que fazem - que nao vou estar aqui a falar mal, acho mesmo louvavel todo esforço destas pessoas - mas faltam condiçoes, etc e tal que já todos estao cansados de saber. Mas penso que ao fazerem isso e como sabemos que a maioria das pessoas não pratica a posse responsavel de seus animais, ao verem ainda por cima as entidades que defendem seus direitos a muitas vezes "despachá-los" como já tive a oportinidade de ver, tb nao contribui em nada pra mudar a mentalidade desta gente...
Só para esclarecer cgtorres, minha intenção não foi generalizar até porque todos sabemos que isso é impossivel.
A ideia foi mostrar vantagens que existem em se adoptar caes já adultos, em [u]comparação[/u] a filhotes, que costumam ser a primeira e unica escolha qdo se decide ter um cão.
E comentando alguns seus comentarios, geralmente os caes adultos para adopcao em sua [u]maioria já viveram anteriormente com pessoas[/u], e já possuem o aprendizado necessario para voltarem a conviver com elas novamente.
Portanto foi a considerar isso que elaboraram este ""10 Vantagens...", e tb pela minha experiência e de outros foristas parece corresponder bem, mas nunca seria a 100% dos casos, como o de sua cadela, mas tb nao acredito que se tenha arrependido de adoptá-la, nao é?
A ideia foi mostrar vantagens que existem em se adoptar caes já adultos, em [u]comparação[/u] a filhotes, que costumam ser a primeira e unica escolha qdo se decide ter um cão.
E comentando alguns seus comentarios, geralmente os caes adultos para adopcao em sua [u]maioria já viveram anteriormente com pessoas[/u], e já possuem o aprendizado necessario para voltarem a conviver com elas novamente.
Portanto foi a considerar isso que elaboraram este ""10 Vantagens...", e tb pela minha experiência e de outros foristas parece corresponder bem, mas nunca seria a 100% dos casos, como o de sua cadela, mas tb nao acredito que se tenha arrependido de adoptá-la, nao é?
-
- Membro
- Registado: quarta jan 15, 2003 9:49 pm
Para quem anda a pensar em adoptar um cão... Não se esqueçam dos "grandes" que também precisam de dono...
Para mim esta é mesmo a essência da questão.dougat Escreveu: Talvez por lhes ter custado mais a arranjar o tal "lugar ao sol".
Só criei 2 cachorras, os outros vieram já adultos. E foi só vantagens! E nem tem a ver com ser de raça ou srd, é igual.
Por isso também sou fã de cães já adultos.
Quanto a ladrar... bom, isto acho que depende da herança genética do cão, e não tem a ver com a idade.

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm
Off topicSiioux Escreveu: Oix
Sandra Albuquerque
xiiii Siioux voçê tem mm uma colecção de cães e gatos...

Parabêns são todos muuuiiitttooo giros... bem eu tenho uma mini colecção tb... (4 cadelas e 1 gato)
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Tópicos que convém relembrar.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>