Agressividade!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ana_oliveira
Membro Júnior
Registado: quinta jun 20, 2002 9:42 am

sexta mar 26, 2004 12:31 pm

Então Bons dias!
Tenho uma menina dobermann que tem uns comportamentos um bocado estranhos...Ela tem quase 7 meses e desde os 4 meses (ou menos)que começou a rosnar às pessoas, principalmente em casa quando entrava alguém. Agora é na rua e em todo o lado... Por exemplo, no prédio e ao pé dele, se vê alguém, ladra logo agressivamente...
Segui os vossos conselhos aqui do fórum e levei-a para sítios bastante movimentados e continuo a levar. O problema é que ela quando vai para esses sítios fica histérica mas nao liga nenhuma às pessoas, só puxa pela trela feita doida. é sempre uma aventura pois lá ando eu a zangar-me com ela e tentar que nao puxe. já sabe andar ao lado, mas parece que está sempre pendurada na trela.mas pronto, o problema principal é que é um dobermann e a verdade é que toda a gente se afasta, pois têm medo, mesmo quando era mais pequena...E agora, se alguém(que é raro) se aproxima e tenta fazer uma festa, ela foge logo e olha deconfiada.
O quê que acham que eu posso fazer?
Alguém conhece algum treinador no Algarve(para os lados de Portimão)?
Tenho uma irmã pequena que está em Lisboa só a vejo de vez em quando, elas adoram-se, poderá haver algum perigo para ela?
Acham que a Nara poderá vir a morder?
Desculpem a extensão e a quantidade de perguntas, mas ando um pouco preocupada com o assunto.
Agradeço desde já ajuda.. ;)
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sexta mar 26, 2004 12:34 pm

Realmente penso que a opção de frequentar uma escola de treino é a mais correcta, mas não conheço nenhum contacto.
Penso que se contactar o CPC, eles podem informá-la melhor!
Boa sorte!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
amstaff
Membro Veterano
Registado: quarta out 23, 2002 1:44 pm
Localização: American Staffordshire Terrier, Shakira, Xara e Staff, Canário e vários peixes
Contacto:

sexta mar 26, 2004 12:35 pm

Por acaso alguém que não pertença à casa tem acesso à cadela ?
O comportamento da cadela deixa-me um bocado intrigado, pois ao que parece na rua não liga nenhuma às pessoas e no entanto em casa... parece-me um comportamento defensivo e não de ataque...
RJPG
Membro Júnior
Registado: segunda fev 02, 2004 4:35 pm
Localização: Assís (SRD fila s miguel x boxer), Cocker (Zami), Gato (Nico), Caturras, Fichers, Diam. Gold,

sexta mar 26, 2004 12:55 pm

Olá Ana
Parece que temos uma excelente cão de guarda simpática. Segundo testes feitos os cães podem ser considerados bons guardas ou não segundo as 4 hipóteses:

1- O estranho se aproxima. Nota que o cão fica indiferente, não mostra os dentes ou late. Maior aproximação se faz e tenta tocar o cão e ver os dentes. Se ele o permite, sem qualquer reação, receberá nota ZERO. Não é um cão de guarda, porque mantem um temperamento juvenil. Pode servir de companhia para velhos e crianças.
2 - O cão, ao aproximar-se o estranho, mostra-se irrequieto, rosna, mostra os dentes, mas se deixa tocar. Recebe nota UM. Não e um cão de guarda.
3 - Quando o cão, com a maior aproximação do estranho começa a rosnar e a latir e não se deixa tocar, receberá nota DOIS. É um cão de guarda ideal, pois é educado, porém não aceita os estranhos.
4 - Finalmente, se o cão à aproximação do estranho a menos de dois ou três metros, procura investir, morder, impossibilitando qualquer contato, terá nota TRÊS. Paradoxalmente ele se mostra dócil com seu dono e com aqueles que com ele convivem.

No caso de não coseguires passear descansada a tua cadela experimenta pôr um estrangulador. Parece ser cruel mas não é. O cão vai passear ao teu lado e sem desconforto nenhum. Só sente desconforto se tu ou ela usarem força.

Ricardo
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta mar 26, 2004 1:31 pm

A mim parece-me mais que tem um excelente problema. Um cão desses para mim é o ideal, mas para isso há que o treinar e controlar a agressividade se for o caso. Um cão pode ser agressivo, mas controlado. Agora agressivo e descontrolado, não vai ser bom.
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sexta mar 26, 2004 1:56 pm

RJPG Escreveu: 1- O estranho se aproxima. Nota que o cão fica indiferente, não mostra os dentes ou late. Maior aproximação se faz e tenta tocar o cão e ver os dentes. Se ele o permite, sem qualquer reação, receberá nota ZERO. Não é um cão de guarda, porque mantem um temperamento juvenil. Pode servir de companhia para velhos e crianças.
E se o extranho se aproxima e o cão vai logo buscar a sua bola e convida ao extranho para brincar, como o meu Dylan faz? qual nota recebera? :lol: :lol: :lol:
Foi brincadeira, peço desculpas, já sei que não existe o bretão de guarda :p

Agora a falar á serio, sei que há uma escola de treino em Loulé e acho que há uma em Vale do Lobo que acho que é para dobermans, estam no site do CPC, eu não as conheço, nunca lá fui, mas pode tentar ir lá para ver.
Vai por pm tambem mais uma palavrinha para a Ana.

Alicia
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta mar 26, 2004 2:07 pm

Citando:
Tenho uma menina dobermann que tem uns comportamentos um bocado estranhos...Ela tem quase 7 meses e desde os 4 meses (ou menos)que começou a rosnar às pessoas, principalmente em casa quando entrava alguém. Agora é na rua e em todo o lado... Por exemplo, no prédio e ao pé dele, se vê alguém, ladra logo agressivamente...

Isso é uma situação relativamente normal mas nada recomendavel. O que se passa é que a cadela reconhece o predio e arredores como seu territorio e como tal sente necessidade de protege-lo contra intrusos. No entanto há que fazer compreender que a cadela não pode agir de tal forma, nem há necessidade para tal.

Sempre que a sua cadela achar piada em ladrar ou mostrar a placa a estranhos repreenda-a com um puxão seco de trela, juntamente com um "não". Se continuar dê-lhe uma chapada seca no focinho (atençao à sensibilidade). Vai ver q em pouco tempo aprende a se controlar

Citando:
agora, se alguém(que é raro) se aproxima e tenta fazer uma festa, ela foge logo e olha deconfiada.

Isto revela um cadela timida e com falta de confiança, o que pode dar origem a algum acidente. O melhor mesmo é sociabiliza-la, mante-la sobre controle a todo o tempo e não deixa-la fugir ao controle - assim mantem-ne sempre em mão, e ao mante-la em mão ela sente-se mais seguro, logo aumenta a sua auto-confiança.

Citando:
1- O estranho se aproxima. Nota que o cão fica indiferente, não mostra os dentes ou late. Maior aproximação se faz e tenta tocar o cão e ver os dentes. Se ele o permite, sem qualquer reação, receberá nota ZERO. Não é um cão de guarda, porque mantem um temperamento juvenil. Pode servir de companhia para velhos e crianças.
2 - O cão, ao aproximar-se o estranho, mostra-se irrequieto, rosna, mostra os dentes, mas se deixa tocar. Recebe nota UM. Não e um cão de guarda.
3 - Quando o cão, com a maior aproximação do estranho começa a rosnar e a latir e não se deixa tocar, receberá nota DOIS. É um cão de guarda ideal, pois é educado, porém não aceita os estranhos.
4 - Finalmente, se o cão à aproximação do estranho a menos de dois ou três metros, procura investir, morder, impossibilitando qualquer contato, terá nota TRÊS. Paradoxalmente ele se mostra dócil com seu dono e com aqueles que com ele convivem.

Falta aqui um pormenor muito importante : o dono onde está ?

É que se o dono está com o cão, na altura destes "testes", isto são só balelas.

O cão so deve ladrar ou se mostrar agressivo se houver razão, ou seja, por defeito, nunca por excesso !
Última edição por FAbarm em sexta mar 26, 2004 2:18 pm, editado 2 vezes no total.
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
ana_oliveira
Membro Júnior

sexta mar 26, 2004 2:10 pm

Olhem o que eu descobri!
Sim senhor! :lol:
Afinal tenho é um bom cão de guarda!Que maravilha!Estava eu preocupada!ihihi
Bem, ok sendo assim...
RJPG:
Quanto à coleira estranguladora, eu tenho daquelas semi-estranguladoras(acho que é assim que se chama e não sou eu é a Nara!), que foi herdada do meu outro cão, e por acaso tenho andado a pensar comprar dessas estranguladoras, porque esta ela nem sente o estrangulamento, às vezes engasga-se mas parece que não associa o puxão ao estrangulamento...Ela é um bocado bruta, sabem...ora eu habituadinha a educar collies que são uns caesinhos sensíveis e meiguinhos...

Pois é, ela realmente é simpática, para quem conhece... Fora os homens, não sei porquê ela não gosta de homens... por exemplo: adora a minha mãe e a minha irmã, já o meu Pai deixa fazer festas mas toma sempre uma atitude de desconfiança...ele bem a tenta comprar, mas ela não vai muito na conversa das festinhas e do falar assim:"aPitititiiii tão linda", etc. :lol:
O que eu tenho medo é que ela morda em alguém, ou que se torne descontrolada como disse o KROZ.Vou tentar descobrir uma escola de treino por estas bandas...
Bem, de qualquer das formas já fiquei contente, pois afinal é uma "excelente cão de guarda simpática!" :D
Obrigado pelas respostas, já me ajudaram bastante... :oops:
RJPG
Membro Júnior
Registado: segunda fev 02, 2004 4:35 pm
Localização: Assís (SRD fila s miguel x boxer), Cocker (Zami), Gato (Nico), Caturras, Fichers, Diam. Gold,

sexta mar 26, 2004 3:18 pm

Olá FAbarm estes testes são realizados normalmente aos Filas Brasileiros e outras raças que cães de guarda que se caracterizam pela sua aversão a estranhos. Este teste não me parece ser balelas porque é uma informação tirada de um site oficial mas também reconheço que é verdade que há muita informação na net que não corresponde á verdade. Segundo li este teste é feito para determinar a personalidade do cão como guarda e é realizado dentro e fora do território do cão, afastado de pessoas mas acompanhado pelo dono ou tratador, os cães tem de ter mais de dez meses de idade. Mais detalhes não sei.

Ana não te equeças que o Dobermann é um cão que defende muito o seu território e as cadelas, apesar de serem mais dóceis que os machos, são ainda mais protectoras. Acho bem que procures um treinador. Sou de Albufeira mas não sei de nenhum aqui perto.

A estranguladora q uso é uma com as pontas metálicas viradas para dentro. O cao ao fazer mais força aperta e magoa em vez de sofocar somente.
akira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 15, 2002 10:55 am

sábado mar 27, 2004 10:28 am

Bom dia ;) !!!

Soube ontem com grande tristeza e gostaria saber se é verdade :o que na exposição do Norte houve um rott que mordeu o juíz, isto é verdade?Isto foi dito pr um professor de uma colega minha que não falta a uma exposição.
:( :? :o
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado mar 27, 2004 10:48 am

...
Última edição por jcsousa em domingo mai 23, 2004 9:18 am, editado 1 vez no total.
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sábado mar 27, 2004 11:40 am

Acho que cá pode encontrar uma boa ajuda:

ASSOCIAÇÃO DOBERMANN DE PORTUGAL
Rua Bernardim Ribeiro, Quinta do Lago
Tapada de Vale de Lobos
2715-405 ALMARGEM DO BISPO
Tel: 917 061 905
Fax: 214 326 770
URL: http://www.dobermann.pt
Email: [email protected]

Boa sorte com a cadela

Alicia
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado mar 27, 2004 6:02 pm

Olá FAbarm estes testes são realizados normalmente aos Filas Brasileiros e outras raças que cães de guarda que se caracterizam pela sua aversão a estranhos. Este teste não me parece ser balelas porque é uma informação tirada de um site oficial mas também reconheço que é verdade que há muita informação na net que não corresponde á verdade. Segundo li este teste é feito para determinar a personalidade do cão como guarda e é realizado dentro e fora do território do cão, afastado de pessoas mas acompanhado pelo dono ou tratador, os cães tem de ter mais de dez meses de idade. Mais detalhes não sei.

Ana não te equeças que o Dobermann é um cão que defende muito o seu território e as cadelas, apesar de serem mais dóceis que os machos, são ainda mais protectoras. Acho bem que procures um treinador. Sou de Albufeira mas não sei de nenhum aqui perto.
boa tarde,

Aqui a minha opinião coincide com a do FABarm.

Esses testes, para testar o cão não são os mais fiaveis e muito menos para todas as raças.

Um cão para ser bom guarda não tem que andar a mostrar a placa a todos.
Antes pelo contrario, deverá ser sociavel e sempre sob controle, só sendo agressivo ou ameaçador quando a situação o exige.

O que se passa, é que certas raças de cães, tais como os Filas Brasileiros são a excepção à regra, ou seja, são por natureza agressivos com estranhos, super desconfiados não admitindo quaisquer confianças.

Com o dobermann e as outras raças de guarda "tradicionais" não se passa o mesmo - são cães super sociaveis, nada agressivos até que a situação o exiga. De tal modo que considerar no geral um cão bom guarda enquanto ladra a um estranho q se aproxime é no minimo pouco credivel e até duvidoso.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
ana_oliveira
Membro Júnior

segunda mar 29, 2004 10:53 am

Bem, afinal ela não é simpática! :?
Obrigado pela ajuda mais uma vez, já comprei uma estranguladora, e uma trela com amortecedor! :o .
O facto é que resulta mais, ela com a estranguladora já puxa menos e quando dá aqueles puxões que eu quase ía ao chão, o amortecedor funciona mesmo...
Bem, vou tentar ver essa escola da Quinta do Lago, o problema é que só posso aos fins de semana.
Pois, tenho sempre um pouco de receio que os treinadores usem a porrada, porque acho que isso ainda ia fazer pior! Por isso tenho de ir ver as condições da escola, e o método que usam. Também descobri um treinador um bocadinho mais perto, mas não sei, tenho de ir ver...
Eu já tive uma collie que era assim, tinha medo de tudo e de todos, barulhos etc., mas isso foi porque foi criada no campo e saíu de lá muito tarde (aos 6 meses)e pelo que percebi devia levar porrada do criador...
O facto é que ela lá para os 2 anos começou a tornar-se agressiva e chegou a morder numa pessoa (o que vale é que era um amigo meu)...
Esta só tem medo das pessoas. De barulhos fortes nao tem medo nenhum...
Eu tento sempre que ela tenha confiança e que sinta que ninguém lhe vai fazer mal, mas realmente pessoas desconhecidas ela não dá hipótese...
Vai mesmo para um treinador e acabou...Pronto!
Obrigado por tudo!

;) ;)
Responder

Voltar para “Cães”