O uso de "crates"; jaulas ou caixas, para confinar os cães é muito utilizado, mesmo cá em Portugal. Basta ir assistir a umas provas de competição para se constatar esse facto.
Os defensores argumentam que (entre muitos outros argumentos):
- é mais prático, e seguro para o cão e condutor do carro
- o animal não salta do carro mal se abre a porta
- o animal não anda pela casa toda
- o animal não suja ou destroi a casa
- o animal fica resguardado do stress de ver os outros cães a treinar/competir
- os que já se encontram no ring ou campo não são distraidos pelos que aguardam a sua vez
Ao que eu respondo:
- Tive um acidente grave de carro. Bateram-me por trás e o carro em que eu ia foi para a sucata. 2 cães iam nos bancos de trás. Se estivessem dentro da caixa ou crate estariam mortos. Saltaram com o embate e salvaram-se. Um deles é a minha Shiva.
- Os animais treinados não saiem antes do comando para sairem. Mesmo que saiam, devem obedecer de imediato ao comando do dono, seja para saltarem para o interior novamente, seja para permanecerem junto do dono.
- A minha cadela anda pela casa toda. Mi casa és su casa

- A minha cadela é mais importante para mim do que as maraquices que possa ter em casa. Se ela sujar eu limpo. Se ela destruir eu corrijo. De qualquer forma, eu não dou mais importância á casa do que á minha cadela, ou aos meus gatos.
- A minha cadela tem que aprender a lidar com situações de stress e aguardar pacientemente pela sua vez.
- Os cães que andam a treinar/competir no campo/ring, se são assim tão bons, então devem ser capazes de treinar/ competir em qualquer circunstância não se deixando distrair. A minha cadela está habituada a todas as situações...
Respeito quem usa a crate, mas eu não uso nem faço tenções de.