Tijelas elevadas?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta abr 08, 2004 12:55 am

No fórum dos pastores alemães fui surpreendido com uma novidade do Vasco que gostava que fosse mais debatida aqui porque vai um pouco contra aquilo que práticamente todos acreditamos como sendo o melhor.

Segundo o estudo indicado neste site, a elevação das tijelas (que eu sempre pensei ajudar a evitar torções de estômago) facilita a torção de estômago.

http://www.vet.purdue.edu/epi/update2.htm

Será tijelas simplesmente elevadas ou elevadas em demasia?

O melhor é deixar a tijela no chão? Comprei duas tijelas para aparafusar na parede mas ainda não as coloquei... sendo isto verdade... lá vai o dinheiro para o lixo :)
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

quinta abr 08, 2004 9:03 am

Pensava que era só eu que ainda não tinha entendido..... Fico a aguardar uma resposta consigo....
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta abr 08, 2004 9:15 am

Eu cá, sempre usei tigelas elevadas, estando convencido de que estava a diminuir o risco de torção de estômago.
Estaria enganado ?? :o :o :o :o :o :o :o :o
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quinta abr 08, 2004 9:17 am

KROZ Escreveu: a elevação das tijelas (que eu sempre pensei ajudar a evitar torções de estômago) facilita a torção de estômago.

http://www.vet.purdue.edu/epi/update2.htm

:?: :?: :?: Eu pensava exactamente a mesma coisa, é o que eu digo _Verdades de hoje são "mentiras" amanhã.
AndLemos
Membro Veterano

quinta abr 08, 2004 9:21 am

Será que é mesmo verdade :?: :!: :?: :!:
O meu vet aconselhou-me tigelas elevadas.
Mas agora fico preocupada é que se estão sempre a fazer novos estudos e se calhar descobriram algo novo.
Bem fico a aguardar.
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quinta abr 08, 2004 10:06 am

A nós também aconselharam tigelas reguláveis em altura... Pelos vistos estamos todos a aguardar novos desenvolvimentos! ;)
SarahKay
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 08, 2004 10:44 am

O Real come das taças no chão, e até provas em contrário vai ser assim que vai continuar a comer!

Sempre achei essas "modernices" muito estranhas! E pelos visto se calhar até nem tava nada enganada.....

Vamos ver se chegamos a alguma conclusão....

:roll:
AndLemos
Membro Veterano

quinta abr 08, 2004 10:53 am

SarahKay Escreveu: O Real come das taças no chão, e até provas em contrário vai ser assim que vai continuar a comer!

Sempre achei essas "modernices" muito estranhas! E pelos visto se calhar até nem tava nada enganada.....

Ó Sara não é uma questão de modernices, as taças já existem à muito tempo e foi-me aconselhada pelo vet.
E como pode ver nos tópicos anteriores é usada por alguns foristas.
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quinta abr 08, 2004 10:54 am

Sempre tive cães de raça grande (PA e Boxer) e sempre comeram de tijelas assentes no chão.
Talvez porque o facto nunca foi referido anteriormente e também porque nunca se constatou qualquer problema.
Caso fique provado que realmente pode prevenir algo maléfico para as cadelas, estou disposta a adoptar o sistema de tijelas elevadas do chão..até lá, continuam a comer da mesma maneira.
SarahKay
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 08, 2004 10:59 am

AndLemos Escreveu:
SarahKay Escreveu: O Real come das taças no chão, e até provas em contrário vai ser assim que vai continuar a comer!

Ó Sara não é uma questão de modernices, as taças já existem à muito tempo e foi-me aconselhada pelo vet.
E como pode ver nos tópicos anteriores é usada por alguns foristas.
Eu sei Andreia, chamei modernices em tom de brincadeira.

Eu andei a fazer muita pesquisa antes de comprar as tijelas. O que encontrei foi apenas experiencias e nada muito concreto ou conclusivo acerca das tijelas mais altas....

Mas se foi o vet que aconselhou se calhar é melhor falares com ele para ouvires a explicação e confrontá-lo com as novas descobertas...

Até porque não são apenas coisas "tiradas da net", é uma universidade com bastante crédito (segundo me foi dito)....

AndLemos
Membro Veterano

quinta abr 08, 2004 11:13 am

Pois, mas fico preocupada porque se me dissessem que não tinha qualquer influência ainda era como o outro, agora dizerem que facilita realmente deixa-me preocupada.
A Ruca é doida a comer, come à pressa, engasga-se toda, parece que não lhe dou de comer á 15 dias e na altura estava aqui um tópico aberto sobre a torção do estomago e falei com o vet e ele aconselhou-me as tais tigelas elevadas.
Não sei vou esperar outras opiniões.
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

quinta abr 08, 2004 12:07 pm

Kroz, efectivamente, a torção de estômago pode ser causada por tigelas elevadas. Este artigo (também em inglês) é muito informativo a esse
respeito: http://www.globalspan.net/bloat.htm

Fazendo uma tradução mais ou menos livre...

Causas

1. Hábitos alimentares, especialmente...
a) Tigelas de comida elevadas
b) Comer depressa
c) Comer ração seca que contenha ácido cítrico como conservante (o risco é ainda maior se o dono humedecer a ração) [Dado Novo]
d) Comer ração seca que contenha gordura entre os quatro ingredientes principais [Dado Novo]
e) Deficiência em tripsina (uma enzima pancreática presente na carne)
f) Diluição dos sucos gástricos necessários para concluir a digestão por beber demasiada água antes ou depois de comer [Dado Novo]
g) Comer alimentos que produzem gás (especialmente produtos de rebentos de soja, levedura de cerveja e alfafa) [Dado Novo]

2. Exercício antes e, especialmente, depois de comer

3. Stress
a) Exposições, acasalamento, parto, estadia num canil, alteração na rotina, etc.
b) Actividades que façam os cães engolir ar

4. Hereditariedade (especialmente se tiver um parente em primeiro grau que tenha sofrido de torção)

5. Características físicas e constituição
a) Peito profundo e estreito quando comparado com outros cães da mesma raça
b) Cães idosos
c) Machos
d) Peso a menos

6. Carácter
a) Temperamento medroso ou ansioso
b) Propensão ao stress
c) História de agressão para com outros cães ou pessoas

Para além das causas, o artigo lista também os sintomas e as medidas de precaução que devem ser tomadas.

Como já foi aqui dito, as verdades de hoje podem deixar de o ser amanhã... Por isso é que nos devemos actualizar constantemente.

Cumprimentos a todos,
Isabel

Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

quinta abr 08, 2004 12:13 pm

Já pensei em adoptar esse sistema, porque com as tijelas no chão ele leva o comer para ao lado da casota e espalha tudo. Se causa problemas, então desisto mesmo. Mas sabem de algo que impeça o Ruby de espalhar a ração toda? É que para levar do sítio de onde eu ponho para o sítio preferido dele há um degrau, e aí espalha tudo, mas onde ele põe apanha chuva e estraga tudo.

Tenho um livro que diz que os cavalos (nada a ver, mas pronto) devem comer num balde, no chão. Á tarde digo mais pormenores disso, pois não tenho o livro comigo aqui, vão-me devolvê-lo esta tarde.
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quinta abr 08, 2004 1:58 pm

Tigris, a propósito da torção do estômago:

já não é a primeira vez que ouço dizer que não se deve levar um cão a fazer exercício depois de comer. Acontece que nós temos um Labrador de 4 meses e levamo-lo sempre à rua depois de comer, por causa da frequência com que ele ainda faz necessidades. Ora, o menino apanha-se no jardim com os outros cães amigos e farta-se de correr feito maluco! Será que isso é prejudicial?
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta abr 08, 2004 2:07 pm

marta_vasques Escreveu: Tigris, a propósito da torção do estômago:

já não é a primeira vez que ouço dizer que não se deve levar um cão a fazer exercício depois de comer. Acontece que nós temos um Labrador de 4 meses e levamo-lo sempre à rua depois de comer, por causa da frequência com que ele ainda faz necessidades. Ora, o menino apanha-se no jardim com os outros cães amigos e farta-se de correr feito maluco! Será que isso é prejudicial?
Sim, pode ser prejudicial. Mas mais em cães adultos, a torção de estômago não é comum em cães de 4 meses.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Responder

Voltar para “Cães”