Apelo - Cadelinha de rua

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
carlalex
Membro Júnior
Registado: quarta fev 27, 2002 4:37 pm

quarta jun 26, 2002 5:22 pm

Peço a todos os forenses que me ajudem
Existe uma cadelinha de rua de porte pequeno peludinha que apareceu na zona de Sacavém e neste momento está grávida.
Eu trabalho numa Clinica Veterinária em part-time, onde existem muitos animais abandonados, neste momento não a podemos recolher, mas faziamos a cirurgia já antes que ele tivesse os cachorrinhos, mas para isso precisavamos de alguém que a recolhesse no minimo durante 8 dias para se recompor da cirurgia.
Eu própria fornecia o comer ela apenas precisava de um cantinho.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta jun 26, 2002 7:35 pm

Viva

Não percebi uma coisa. A clinica tem muitos animais abandonados? Faz então recolha de abandonados? Quando diz nós quer dizer, nós,pessoal da clinica ou quer referir-se à sua pessoa sem nada a ver com a mesma?

É que não percebo a razão de procurara alguém para ter o cão durante o pós-operatorio, em principio a clinica pode fazer isso, pensava era que andava à procura de um dono para a bichinha.

Por favor esclareça

Obrigado

Vasco
ana888
Membro Júnior
Registado: sexta dez 14, 2001 6:45 pm

quinta jun 27, 2002 12:16 am

Já morei em Sacavém, e "acho" que sei a que clínica veterinária se refere. Também sei que é hábito abandonarem animais amarrados na vedação de ferro, sei que têm imensos animais "adoptados" que circulam pela clínica e no exterior, desde gatos sem um membro inferior, a gatos cegos e cadelinhas paralíticas, para a qual pedem donativos para um "carrinho", ou o que quer que seja e ainda nada foi feito em relação a isso, pelo menos que eu tenha conhecimento, e estou frequentemente em contacto com habitantes de Sacavém e frequentadores assíduos da Clínica. Também sei que a DrªMªVitória, agora tem um canil, ainda não sei bem onde! ... Será que não tem espaço para ela, ou virou ainda mais comercial, e a Carla vê que já não há hipótese??? :?
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 27, 2002 1:04 am

Ana888 Eu também tenho um canil. Tenho 12 cães adoptados e ...chega. São mais 12 do que muito "boa" gente ajuda... Não sei quem é essa dra Mª Vitoria mas há limites para a ajuda de cada um. Por essa ordem de ideias que a ana888 manifestou eu também sou comercial por não colocar em casa todos os cães que vejo na rua.

Penso que já percebi a mensagem. Vou ver se conheço alguem da zona que possa adoptar a cadelinhas. Se me puder enviar as caracteristicas por pm agradecia

Vascov
ana888 Escreveu: sei que é hábito abandonarem animais amarrados na vedação de ferro, sei que têm imensos animais "adoptados" que circulam pela clínica e no exterior,... sei que a DrªMªVitória, agora tem um canil, ainda não sei bem onde! ... Será que não tem espaço para ela, ou virou ainda mais comercial, e a Carla vê que já não há hipótese??? :?
carlalex
Membro Júnior
Registado: quarta fev 27, 2002 4:37 pm

quinta jun 27, 2002 4:15 pm

A mensagem que escrevi talvez tenha sido escrita á pressa e não me tenha feito entender.
De facto eu trabalho em part time na clinica e de facto temos todos estes animais abandonados mais propriamente cerca de 27 gatos e 11 cães, isto tudo numa clínica com cerca de 5 assoalhadas incluindo sala de cirurgia, e gabinetes.
Não entendi d. ana quando se refere ao facto da Dtª Vitória ser comercial.
De facto alguém que cuida destes animais todos lhes fáz tratamentos, vacinas, lhes dá comer sem ajuda de ninguém como pode ser comercial?
A maior parte das pessoas que vão á clinica inclusive sabem que ela ajuda todos nunca levando o dinheiro que outros veterinários levam e chega mesmo a tratar animais de borla quando as pessoas não tem dinheiro.A Dtº Vit´+oria está a espera de poder construir um canil, já tem de facto o terreno mas falta o resto.

E de facto acreditem, ela opera a cadelinha sem cobrar nada mas neste momento não tem onde a poder deixar
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 27, 2002 7:30 pm

Somos todos considerados amigos dos animais até ao momento em que temos o atrevimento de dizer que já não podemos ajudar mais... Sinceramente tenho outra opiniião da Ana888 e ainda julgo que tenha sido um lapso linguístico e que ela queria dier outra coisa.

Essa atitude da dra vitoria de ter tantos animais nas instalações é louvável mas não estou a ver que ela chegue a lado nenhum com isso. Deve procurar donos e tomar medidas para que não lhe andem a despejar animais constantemente ou qualquer dia acontece-lhe como a uma colega dela cujo consultorio faliu devido aos penduras...
ana888
Membro Júnior
Registado: sexta dez 14, 2001 6:45 pm

sexta jun 28, 2002 12:13 am

Carla,

Peço desculpa se a choquei com a minha resposta, mas foi genuína e espontânea. Tenho conhecimento da ajuda que a Drª prestou a todos esses animais. Lamento não ter respondido que poderia ficar com a cadelinha durante os 8 dias de recuperação. O que desejo sinceramente, e o que é mais importante, é que a Carla consiga ajuda nesse sentido e seria excelente arranjar-lhe um dono que a estime.

Continue a interessar-se!
Cumprimentos
Ana
lena4
Membro Júnior
Registado: sexta jun 28, 2002 8:43 pm

sexta jun 28, 2002 8:48 pm

Olá carlalex,

O site de adopções www.felinus.promineo.com tem conseguido bastantes adopções com os anúncios que são lá colocados.
Experimente também colocar lá o anúncio da cadelinha pois sempre é mais um apelo a ser visto pelos utilizadores do site, que já são bastantes.
Por mim vou divulgar o apelo.
Boa sorte em encontrar um lar para a cadelinha.
Cumprimentos
Lena :)
Leper
Registado: terça jun 18, 2002 6:33 pm

sábado jun 29, 2002 10:02 pm

Devo dizer que conheço a clinica veterinària em questão e a referida drª e talvez por isso não possa deixar de dizer algo a propósito das estranhas palavras de ana888.
Se bem percebi, na sequência de um pedido de auxilio para uma cadela abandonada, d.Ana não compreende a razão de ser do mesmo já que, segundo parece, entende que deveria a drª Vitória abrigar mais este animal. Que a srª nao compreenda o porquê deste apelo até entendo já que cada um tem as suas limitações. Agora o que custa realmente a encaixar é o teor das considerações paralelas que faz, cujo verdadeiro sentido só se alcança na conclusão das mesmas. Aí refere "ou virou ainda mais comercial?". O facto de qualificar uma actividade profissional como a medicina veterinária como comercial até nem repugna (para quem não empregue rigor nos termos). Mas repugnará atribuir tal "comercialidade" a um desvalor de carácter ou a uma desconsideração pelos animais como parece querer sugerir d.Ana.
Andaremos nós todos enganados e as clinicas veterinárias funcionam afinal com fins altruístas? É isso q encontramos e esperamos quando entramos numa clinica? ou vamos nós ao encontro de uma prestação de serviços, como qualquer outra, com a especificidade desta se dirigir a um animal? O médico veterinário exerce uma actividade profissional e como tal deve ser remunerado. E de que outra forma, senão através de meios financeiros poderia a drª Vitória prosseguir na ajuda dos animais? É fechando a clinica que os ajuda? Passará pela não cobrança dos seus serviços?porque razão haveria um privado de abrir uma clinica, com todos os custos que isso acarreta, se esta não pudesse ser rentabilizada? Que ajuda traria então?
A ideia parece-me absurda estará d.Ana a criticar a drª por o seu trabalho ser remunerado como fazem todas as pessoas para sobreviver?do que é que estamos a falar afinal? a qualificação da actividade como "comercial" só pode passar por aí. os donos responsáveis pelos seus animais devem assumir os custos do seu tratamento; nem de outra forma poderia ser é descabido ponderar o contrário.
Mas o que realmente choca é virem-se associar tais considerações a respeito de uma pessoa (drª Mª Vitória) que, à margem de qualquer finalidade lucrativa, prossegue de forma incansável e empenhada a juda aos animais, sejam eles abandonados ou não, tenham os seus donos possibilidades financeiras ou não.
E é realmente triste que se esteja a utilizar um pedido sério de ajuda para desmoralizar o trabalho daqueles que tanto fazem pelos animais. Em que clinica veterinária encontramos algo de semelhante? É esta a retribuição a dar àqueles que se esforçam por fazer algo pelos animais?
Devemos ser todos chamados à responsabilidade. Devemos todos ajudar e pedir ajuda é esse o nosso dever para com os animais. Devemos tomar parte activa, mas quando não o possamos fazer não critiquemos quem como nós nada pode fazer porque está para além do humanamente exigível.
Os canais de informação são meios indispensáveis, e cada vez mais frutíferos para a prossecução de objectivos, para a comunhão de esforços. Não os utilizemos, pois, de forma pouco séria, levantando rumores e até mesmo calúnias. Utilizemo-los sim, mas para denunciar aqueles que maltratam os animais e não para pôr em causa o trabalho e o carácter de quem, como a própria autora reconhece "tem imensos animais adoptados que circulam pela clinica e no exterior, desde gatos sem um membro inferior, a gatos cegos e cadelinhas paralíticas".
Cada um faz o que pode, na medida da sua capacidade e possibilidade. Somos criticáveis pelo que nãp podemos fazer? Valemos pelo que deixamos de fazer pelos animais, manifestamente por falta de meios? E aqueles por quem respondemos, por quem nos responsabilizamos, não contam? Assumir uma responsabilidade com a qual não temos possibilidade de arcar não é também uma forma de desresponsabilização?
Queiram perdoar o tom audaz mas de facto a leviandade também desperta em mim, de forma "genuína e espontânea" manifestações menos cordiais.
Não somos "madres teresas de calcutá" d.Ana888 (expressão por si empregue em outra não menos interessante manifestação de pensamentos). Somos seres humanos com todas as limitações que a condição humana traz. Cada um faz o que pode e nem por isso deixamos de ser amigos dos animais; nem tão pouco belisca o mérito daquilo que fazemos pelo carinho e conforto que de alguma forma lhes podemos proporcionar.
Mas isso não nos dá o direito de criticarmos outros, que mais não podem fazer ou a quem mais não é exigível, quando na verdade deveriamos utilizar o facto de podermos usufruir de um espaço previligiado de comunicação para fazermos o possível, o que está ao nosso alcance para ajudar-mos os animais que nos unem pela alegria, pelo carinho e ,principalmente, pela pureza com que nos brindam, características essas que, infelizmente, nem sempre encontramos no ser humano.
Enalteçamos o esforço e empenho de quem realmente se interessa e esperemos que cresçam muitas drªs Vitórias no mundo.

O Gatólitus, a Quica, a Amarelinha, o Vitorino, o Pinus Traquinus, o Juzinho, a Nina, a Lisa, a Natasha, o Miró, a Toya, o Pino Pino Silvestre, o Gato João e os cinco indomáveis agradecem à drª Vitória todo o carinho e ajuda prestada
Última edição por Leper em sábado jun 29, 2002 11:40 pm, editado 1 vez no total.
Leper

sábado jun 29, 2002 10:33 pm

D.Ana refere ainda: "cadelinhas paralíticas, para a qual pedem donativos para um carrinho ou para o que quer que seja e ainda nada foi feito em relação a isso".
Esclareça-nos D.Ana: o que fez a srª em relação a isso?
Procurou informar-se sobre a questão? Ou tanto interesse se desvanece assim que implique o menor esforço de informação?
O que fez a srª antes de vir a público levantar suspeitas: procurou saber qual era a situação da cadelinha, qual a evolução da mesma?
Não obstante o seu desinteresse pela averiguação da questão, ponderou ao menos hipóteses alternativas às afirmações que profere? Ter-lhe-à passado pela cabeça que a cadeira poderá ter sido comprada e a cadela simplesmente não se conseguiu adaptar a ela? Ao que parece a srª nem sabe se a cadeira foi efectivamente comprada; e no entanto, não se coíbe de tirar conclusões de carácter duvidoso.
É preciso ter cuidado para não confundir o simples "ouvi dizer" ou a consideração menos ponderada com conhecimento adquirido! Do seu texto depreende-se que a srª SABE, não se percebe muito bem é com base no quê e afinal de contas para quê.
Relevem o eventual peso das palavras, mas fico feliz por a D.Ana desconhecer a localização do dito canil que a srª diz SABER que a drª Vitória tem ou, à semelhança do que vimos acontecer a propósito de um pedido de auxilio para uma cadela abandonada, encontraríamos sinais de protesto reveladores de um interesse que dispensamos.
Sandrara
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça jul 02, 2002 7:28 am

Cara Leper

Gostaria de saber em que pé está essa situação da prótese para a cadelinha. Quanto dinheiro já foi reunido e quanto falta reunir??

Aproveito para lhe dizer que não concordo quando diz que se houvessem mais Drª Vitórias estavam os animais bem, mas isso agora não interessa nada como diria a Teresinha.

Por favor dê-me as informações que lhe pedi relativamente à prótese.

Obrigada
Leper

terça jul 02, 2002 8:33 pm

olá sandra

penso estar a falar da cadelinha para a qual foram pedidos os donativos para o carrinho (e nao daquela em relaçao à qual é feito o apelo). É uma situação que já remonta há algum tempo atrás. essa cadela- a mimosa- foi atropelada e ficou paralítica, as patas de trás não têm recuperação. por isso, na altura (já deve haver 1 ano e tal ou mais) recolheu-se dinheiro para comprar um carrinho que há, próprio para estas situações e que permitem que o animal se desloque com mais facilidade sem que tenha que arrastar as patinhas. e a mimosa é uma cadela com muita alegria de viver, mesmo nessa situação ela tem uma genica muito grande e andava sempre de um lado para o outro com os outros cães, nao parava quieta. comprou-se então o dito carrinho e iniciou-se uma fase de adaptação: havia um senhor que levava a mimosa ao parque das nações para ela ter mais espaço e poder habituar-se ao seu novo "meio de transporte". e assim foi . só que infelizmente a mimosa não se conseguiu adaptar na totalidade e prefere deslocar-se sem a ajuda do carrinho e há que respeitá-la. por esse motivo não é frequente vê-la no carrinho.

À parte disso, é com pena que lhe digo que me atribui uma afirmação que não fiz. Eu não disse que se houvessem mais drªs Vitórias no mundo estavam os animais bem, porque para isso tinham que haver muitas Vitórias, muitas Sandras, muitas Carlas e certamente muito mais consciência social.
Limitei-me a expressar um sinal de esperança: " esperemos que cresçam muitas drªs Vitórias no mundo". Existe alguma diferença entre tal esperança e a afirmação que me atribui.
Mas não venham maiores percas ao mundo como se costuma dizer.
Mas para que não restem dúvidas, tal significa que, salvaguardando o devido respeito às opiniões divergentes, a drª ajuda de facto os animais e afirmo-o ainda com mais convicção quando sei que o fez relativamente aos meus.
Quanto ao resto devo dizer que não é do meu feitio andar a discutir se este fez mais ou se aquele fez menos pelos animais. Há lugar para todos e cada um ajuda da maneira que pode. o resto não interessa desde que não sejamos injustos para com os outros.
Leper

terça jul 02, 2002 8:51 pm

olá mais uma vez

resolvi escrever mais esta mensagem para confessar a minha ignorância no que toca a cães. tenho muitos gatos pelo que creio que o meu lugar deve ser no fórum dos gatos, mas costumo dar uma vista de olhos no fórum dos cães porque tem sempre coisas interessantes. Hà questões comuns a cães e gatos que cumpre conhecer. por isso vou lendo qualquer coisita sempre que posso.
Não estranhe por isso se não encontrar mais mensagens minhas, é que de certa forma sinto-me uma outsider, não estou em terreno conhecido, estou mais ligada a gatos. Mas quem sabe?

Até à próxima
Responder

Voltar para “Cães”