sexta abr 09, 2004 3:33 pm
O meu cão já teve o péssimo hábito de comer as fezes dos gatos, mas felizmente foi fácil descobrir o porquê e encontrar uma solução. Quanto a este tipo de casos em concreto, encontrar uma solução nem sempre é fácil, pois são várias as hipóteses sugeridas como motivação para um cão comer as próprias fezes.
O seu veterinário já verificou todas as possibilidades? Vermes, pancreatite, deficiência de enzimas digestivas (enzimas pancreáticas), ou cutros problemas no aparelho digestivo? Se estas hipóteses estiverem postas de lado, tente descobrir o porquê de o seu cão ter adquirido este hábito.
Recolhe as fezes à frente do seu cão? É que ele poderá apresentar um comportamento alelomimético, ou seja, aprendizagem por imitação: o cão vê o dono (ou outro animal) a apanhar as fezes e adopta a mesma prática. Para corrigir ou prevenir este tipo de comportamento, recomenda-se que o dono recolha sempre as fezes sem o cão ver.
Alguns cães adoptam este tipo de comportamento para chamar a atenção do dono. Já tentou ignorá-lo quando apanhado no acto? É também bastante comum que os cães que foram punidos com frequência, e ainda muito cedo, por fazerem no local errado apresentem este tipo de comportamento. É possível que o seu cão esteja a "recolher" as próprias fezes para não ser punido.
Os cães alimentados uma única vez por dia tendem a comer as próprias fezes mais dos que os cães alimentados duas ou mais vezes ao dia. Isto sucede porque alguns cães têm maior dificuldade em absorver os nutrientes se estes forem oferecidos numa única grande refeição. Os nutrientes acabam por passar directamente para as fezes do animal que, mais tarde, sentindo-se mal nutrido, acaba por comer as próprias fezes para se alimentar. Se for este o caso do seu cão, a solução poderá passar por aumentar o número de refeições (mas mantendo mais ou menos a mesma quantidade diária). Por outro lado, tal como já foi referido, alguns veterinários sugerem que este comportamento poderá ser causado por uma deficiência em vitaminas B ou vitamina K, que podem ser encontradas nas fezes.
Existem ainda casos em que, à medida que o cão vai amadurecendo, o problema se resolve por si próprio. Pode ser que seja este o caso. Mas a verdade é que, uma vez tornando-se um hábito, a coprofagia é realmente um comportamento muito difícil de eliminar...