A escolha um futuro dono!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

sábado abr 10, 2004 6:44 pm

Lançei um tópico igual a este no fórum rottweiler, mas como aquilo está um bocado parado decidi também lançá-lo aqui, a minha pergunta vai no sentido de quais os critérios que um criador deve ter quando vende um cão, como quase sempre se debate a escolha de um cachorro ou do criador, aqui fica uma questão sobre a escolha de um futuro dono.
Quais os principais requisitos que um criador tem em conta quando vende um cachorro?
- Dinheiro?
- Boas condições
- Espaço?
- Conhecimento sobre a raça?
- Querer tirar partido da raça (exposições, provas de trabalho etc...)?
-Espaço e disponibilidade para ensinar o cão
- Personalidade forte
- Desejo de toda a família em ter o cão
- De preferência com experiência em cães de raças médias/grandes em particular de guarda
- posses económicas para sustentar o cão
- alguns conhecimentos sobre a raça ou/e vontade de aprender

Ps: agrdeço a ajuda do forista Boerboelfan porque aqui estão também alguns tópicos que ele me ajudou a acrescentar! ;) ;)
O cão é um cavalheiro, eu espero ir para o céu deles, não para o dos homens." (Mark Twain)
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

sábado abr 10, 2004 8:48 pm

Ninguém melhor para lhe responder a isto que um Criador, mas aqui a maior parte de nós são só "donos de cão".
Por acaso também gostava de saber algumas opiniões.
Resta-nos esperar ;)
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sábado abr 10, 2004 9:30 pm

Eu também acho que a essa pergunta um criador poderá responder melhor, mas mesmo assim quase que aposto que não vão ser unânimes nalguns pontos :D .
De qualquer maneira qualquer pessoa quando dá um animal a outrem deve considerar o potencial dono e o seu perfil.
Primeiro há que verificar os conhecimentos específicos sobre a raça que o possível dono tem; consoante a raça verificar as condições de espaço; verificar as condições de tempo, atenção e carinho que poderão ser dispensados; no contacto pessoal verificar o interesse do dono sobre o canil, criador e raça; fazer um julgamento de carácter (a primeira impressão digamos :D ); ter a certeza que o dono terá os rendimentos necessários para poder pagar uma ração adequada e o material específico para o cão, casota/cama, taças de comida, algum brinquedo que ajude ao treino;se o cão for para companhia, ter garantias de que servirá apenas para esse efeito (e não o da criação); mostrar interesse em ficar com o contacto do dono, se este recusar pode significa que quer esconder algo;perguntar acerca de como farão nas férias; vontade do possível dono em aprender mais...

Estes são os pontos que acho mais importantes e os quais requeriria (e gostaria que me requerissem se comprasse um cão) se fosse criadora, mas como não tenho conhecimentos para isso, deixo agora espaço para os mais eruditos dizerem de sua justiça :lol:
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

sábado abr 10, 2004 9:47 pm

Por acaso também tenho curiosidade em saber como é que os Criadores seleccionam os futuros donos dos cachorros, os que o fazem...

No outro dia encontrei numa exposição a pessoa que me vendeu a minha Yorkie, perguntou-me «então não trouxe a sua?». Fiquei espantada com a pergunta. Seria mais normal perguntar-me se ela estava bem.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sábado abr 10, 2004 10:21 pm

É um pouco uma lotaria... ou o potencial dono se denuncia e fazemos marcha atrás, ou, como diz o ditado "quem vê caras não vê corações"...

Comigo aconteceu um facto muito curioso na minha segunda ninhada de AmStaffs... vendi um cachorro a medo a um ex-skinhead, depois de falar algumas vezes com ele, de conhecimentos comuns me terem dito que apesar das ideias políticas era boa pessoa... gostei da maneira como ele estava interessado na raça, do tipo de perguntas que fazia, etc... soube posteriormente que fez uma promissória para me conseguir comprar o cão.

Da mesma ninhada vendi outro macho a um jovem industrial minhoto, com bom aspecto, de modos afáveis embora um pouco rústicos...

Tive a oportunidade de ver ambos os cães ao mesmo tempo (numa expo do Porto que ambos os donos foram visitar e levaram o canito)... que inversão de valores... o cão do skinhead era bem socializado, o dono era afável com quem vinha fazer perguntas sobre a raça, qu7e não, que não era um cão de combate, que era o cão da filha de três anos, que só era chato com outros cães machos adultos, etc... O industrial era o inverso, via um cão com ar mais ou menos possante e estava a atiçar o cão, dizia que para a porrada era o melhor que havia, e (para meu orgulho pessoal e desgosto dele) só não conseguia que ele fosse mau para pessoas...

O skinhead só tinha uma queixa, para ralhar com a filha tinha que prender o cão, pois ele não gostava e metia-se no meio...

Moral da história - estou sempre a rezar por ter e conseguir descobrir donos como o meu amigo skinhead, mas é uma lotaria...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
drummondville
Membro Veterano
Registado: segunda mai 12, 2003 10:32 pm
Contacto:

sábado abr 10, 2004 10:50 pm

Em relação à escolha de um novo dono é tudo um pouco relativo, totoloto, como diz o casadiscaes.
Este tipo de selecção do novo dono vai da consciência de pessoa para pessoa, como de criador para criador.
Já o acto de comprar de um exemplar por um valor “mediamente alto” é por si só uma selecção pelo novo dono.
No entanto falando por experiência pessoal costumo pedir a morada e telefone a fim de visitar futuramente a casa do novo proprietário, ou de entrar em contacto com o mesmo.
Já se deu o caso de se ter vendido um cachorro a uma dita pessoa, que prendia o cão por um arame ao quintal da casa, fez-se o possível para remediar as coisas por ordem legal, graças a deus tudo se resolveu ;)
Se o criador se preocupar com o bem-estar dos seus “filhos” mantém-se em contacto com os mesmos dentro dos possíveis. Caso não seja possível custa sempre um pouco não ter a certeza.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo abr 11, 2004 12:40 am

RMarques Escreveu: Quais os principais requisitos que um criador tem em conta quando vende um cachorro?
- Dinheiro?
- Boas condições
- Espaço?
- Conhecimento sobre a raça?
- Personalidade forte
- De preferência com experiência em cães de raças médias/grandes em particular de guarda
- posses económicas para sustentar o cão

- Boas condições

Dinheiro e posses economicas para sustentar o cão é muito subjectivo. Há quem tenha dinheiro e não queira gastar um tusto com o cão, há quem não tenha e vá até ao fim do mundo por ele.
Depois, vem o factor sorte, tal como disse o Gonçalo.
Isabel
Pedra
Membro Veterano

domingo abr 11, 2004 10:37 am

O que se passou com o Gonçalo, fez-me lembrar uma, que não esqueço nem nunca esquecerei. Por várias razões, uma delas, que me serviu de lição, foi o facto de ter feito um julgamento precipitado, o que me levou a andar de pé atrás durante um tempo.
Alguém que me pergunta por cachorros, faz N perguntas e perguntas se os pais estão testados em relação á HD (logo aí, fiquei de pe atrás, pois nunca na vida ninguém português me tinha feito tal questão). A exigência mais estranha para mim foi... queria ver a ninhada TODA. (aqui comecei a pensar, gente doida, se só quer um cão, por que raio vai querer ver a ninhada toda, ora essa?!). Outra, seria ter prioridade de escolha no melhor macho, ao que eu respondi que a 1º escolha é sempre minha (mas a minha resposta até foi muito bem aceite).
Essa pessoa, deu muitas referencias, que eu indaguei, encontramo-nos algumas vezes em exposições, mas penso que só ao fim de uns meses é que teve o direito de vir a minha casa. Reparei tb que nalgumas fotos de exposições anteriores, muitas das vezes, estava lá uma cara que agora me era conhecida.
Penso que passado quase um ano, mais ou menos, o cachorro foi entregue, dei a 1º escolha dos machos . A pessoa em questão ficou a fazer parte do meu grupo de amigos, que vos garanto ser pequeno. E ainda hoje, eu tal como o Gonçalo, rezo que para mais gente como esta "estranha" pessoa, me apareça. Seria pedir muito?
Isabel ;)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo abr 11, 2004 11:38 am

É pedir muito.... infelizmente :|
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo abr 11, 2004 11:58 am

Este tópico é interessante.
Eu conheço poucos criadores. Mas pelo que se tem debatido aqui no fórum, vou formando a minha opinião sobre muitos, embora não os conheça pessoalmente.
As situações que o Gonçalo referiu julgo que são paradigmáticas. É realmente uma lotaria. Por muito cuidado que o criador tenha na selecção dos futuros donos, muitas vezes as contas saem furadas. Eu tenho conhecimento de alguns casos destes.

A Isabel referiu uma de entre muitas situações por que deve ter passado no que se refere ao rigor da entrega dos exemplares.
É uma tentação o que vou referir e, provavelmente, uma inconfidência. Eu tenho conhecimento de um caso em que a Isabel se recusou vender uma cadela por não confiar nos futuros donos, mesmo na condição de estes não colocarem qualquer limite de preço na sua aquisição.
Isabel, desculpe esta inconfidência mas não resisti.

Já se tem falado aqui, mais ou menos vagamente, na deontologia que deve orientar aquilo que se entende por um Criador com C grande. Mas não passa de conceitos que se vão assumindo sem estatutos fixados por uma associação ou outra entidade qualquer. Isso tem vantagens e inconvenientes. A vantagem é a de se conferir a essa actividade um certo sabor de aventura e de fascínio; o inconveniente será, eventualmente, o andar a navegar em águas turvas e um pouco ao sabor dos juizos das pessoas mal informadas nestas áreas.
Por isso, quando as regras se começam a estabelecer dentro de um quadro rígido e com as alíneas muito bem explicadinhas, julgo que se entra num sistema burocrático fechado e menos atractivo para o criador.
Direi antes, essas normas se estiverem implícitas na conduta do criador (normalmente estão) isso dará à actividade uma maior liberdade e prazer do que se elas estiverem explícitas num estatuto.

Bem, mas isto é o que eu penso, que não sou criador nem para aí estou virado.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

domingo abr 11, 2004 12:08 pm

Eu penso que é um bocadinho de todos os aspectos, embore eu funcione mais pela negativa. Ou seja, elimino compradores por alguns aspectos, como o de pedir desconto (não tem que ser rico, mas tem que estar disposto a gastar dinheiro com o cão, senão já sei que vai cortar no médico e na ração). Não vendo a quem me pede mais do que uma cadela, não vendo a quem me pede um casal para poder cruzar, e, admito, não vendo a quem não me desperta grande confiança. Sei que já me enganei sobre as pessoas, mas como raramente vendo para a zona onde vivo, é complicado manter contacto que não o telefónico. Tento não arriscar muito, mas é complicado. Se alguém tiver um segredo que garanta a segurança do cachorro, então diga-me que eu agradeço muito ;)
Pedra
Membro Veterano

domingo abr 11, 2004 12:44 pm

nel Escreveu: Isabel, desculpe esta inconfidência mas não resisti.
Não se preocupe, Nel. Está desculpado ;) :p , desde que me pague umas francezinhas quando eu for ao Porto...ehehehh
Por norma eu tenho sempre uma certa relutância em vender cadelas... não sei porquê. Mas a pessoa tem q me explicar muito bem a razão de querer uma cadela. E se algo, não me toca aos ouvidos....não vai, mesmo.
Mas já bati muito com a cabeça nas paredes, isso já. Talvez por isso, a maioria das pessoas que me abordam para comprar um cachorro me acham antipática. Estou sempre de pé atrás. Embora isso faça parte do meu feitio. A pessoa tem que me mostrar primeiro o que vale, antes da "benção". Até lá pouca conversa.
Há até quem diga que eu pareço muito pouco interessada em vender os cachorros e que o melhor seria era ficar com eles. Mas a realidade é outra e já foi aqui falada.
Mas... para se trabalhar uma raça, temos que fazer ninhadas. Sorte a nossa se numa ninhada aparecer um ou 2 cães verdadeiramente bons. Sim, porque não me venham com a história que numa ninhada inteira TODOS os exemplares são excelentes e magnificos.
E para fazer ninhadas, só temos 2 hipoteses, ou vendemos os cachorros que não nos interessa ficar, ou ficamos com todos, se não queremos correr riscos. È incomportavel, penso eu, esta última hipotese.
Resta-nos a lotaria, a experiência, o faro ;) , o tentar recolher ao maximo informações dos futuros donos, e... rezar para que os nossos cachorros, fiquem bem entregues.
Isabel
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

domingo abr 11, 2004 1:11 pm

Pedra, só que agora, pelo menos com a raça que tenho, só querem cadelas, não sei o que se passa. E quando se tem uma ninhada de 7 cadelas e 2 machos... É bom se se quiser vender à toa, mas é um senhor problema se se quiser ter cuidado. Eu faço o comprador assinar um papel a dizer que só pode cruzar a cadela com a minha aprovação (para evitar que se estrague uma linha que demorou bastantes anos a desenvolver à sua criadora, que não sou eu), assim como a dizer que tenho preferência no caso de precisarem de se desfazer do bichinho, mas já constatei que são poucos os que cumprem, mesmo aqueles que tratam os seus cães maravilhosamente.
Outro cuidado que tenho é só fazer uma ninhada quando tenho pedidos suficientes. O problema é que às vezes as pessoas desistem, e como eu nunca peço dinheiro de reserva... Mas não peço deliberadamente, porque prefiro ficar com o cachorro do que a pessoa vir buscá-lo sem o querer, só porque não quer perder o que já deu.
Pedra
Membro Veterano

domingo abr 11, 2004 1:34 pm

Se eu a entendo, Casadofarol, se eu a entendo...
Um dos meus problemas com a venda de cadelas, para além do que falou, em cruzar com qlqr um e eventualmente estragar todo um trabalho de anos (mas isso também pode acontecer com os machos), é o facto de eu não saber ao certo se as pessoas irão resguardar a cadela convenientemente no período do cio. Depois... "olha foi um acidente, dizem". Um dos problemas que eu tenho em especial com as cadelas é o facto de : Sei de muitos casos de cadelas cobertas ao 1º cio. Cada 6 meses, a parir, sabe-se lá de quem. Injecçoes para abortar ou para evitar o cio, com todos os problemas que isso acarreta. Esterilização, fora de questão.
Para além de não andar a criar cães para depois virem estragar, o mais importante ainda é que não ando a criar cães, neste caso cadelas, para andarem sempre prenhes.
Quanto ao resto, as pessoas mudam de ideias, a maioria quer um cão para ontem, e poucos, embora felizmente já alguns, estão na disposição de esperar.
Houve um senhor que queria um cdp, como eu não tinha, foi comprar um chow (parecido, nao?),entretanto já o devolveu. Uma outra, comprou um lab a um conhecido criador, que começou a vir aqui tomar banhos com Quitoso, logo passado 2 semanas. Ainda hoje, passados mais de 6 meses está á espera do LOP, que nunca irá ter.
Portanto, há de tudo ;)
Vida de criador é o maximo e a gente ganha dinheiro a pontapé
Isabel ;)
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

domingo abr 11, 2004 6:08 pm

Pedra Escreveu:
Por norma eu tenho sempre uma certa relutância em vender cadelas... não sei porquê. Mas a pessoa tem q me explicar muito bem a razão de querer uma cadela. E se algo, não me toca aos ouvidos....não vai, mesmo.
Isabel,

Ainda bem que tenho a mania dos Yorkies ;) Porque, no meu caso, quero evitar ao máximo ter um cão em casa e a preferência vai para as cadelas.
Deve ser muito dificil em poucos contactos, a maioria por telefone, avaliar se o potencial comprador irá ou não ser um bom dono. De qualquer forma, para quem quer comprar o contacto com o criador também serve para fazer alguma selecção. Eu se soubesse o que sei hoje tinha feito as coisas de forma diferente...Tinha feito muitas perguntas, e visto muitos mais cães. E se encontrar algum criador, como já encontrei, que não goste das minhas perguntas ou exigêcias, azar! Para mim também deixa de servir, é sempre um sinal de que pode estar a tentar enganar-me.
Responder

Voltar para “Cães”