calor e pelo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Aleacim
Membro Veterano
Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)

sábado abr 17, 2004 10:13 pm

Olá,
está a xegar o verão e noto que nos dias mais quentes que já se fizeram sentir o meu yorkshire começa a ficar com muito calor e as vezes "começa a espumar/salivar" muito. a primeira vez fiquei preocupada mas mal o pus num sitio fresco melhorou.
sempre que esta muito calor, se está no carro ou, por exemplo o outro dia que fomos "a pé" até a veterinaria, acontece o mesmo.
a minha duvida é, no verão devo/posso cortar-lhe o pelo? não o levo a exposições (ele não tem lop) e o aspecto fisico para mim e menos importante que o seu bem estar portanto a nivel de aspecto não me incomoda cortar-lhe o pelo.
O que quero saber é se ajudará, se lhe fará mal (já comecei a ouvir bocas do genero: eles nao veEm bem sem o pelo diante dos olhos :o :o :o e que faz parte da raça o pelo assim) a verdade é que eles sao uma raça inglesa, e em inglaterra nao se deve fazer sentir os 40 graus que eu por vezes apanho aqui no verao.
fico a espera de respostas

obrigada

fiquem bem
Ana
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

sábado abr 17, 2004 10:27 pm

Pode cortar-lhe o pelo sim.
Essa história do pelo nos olhos é um mito tal como muitos outros acerca de cães. ;)
Nunca vi nenhum cão ficar cego ou ver menos por não ter pelo nos olhos. Mas seja como for á cortes giros de york que lhe podem fazer, não precisa de ficar feio para ficar fresquinho.
Se acha que ele tem calor vá com ele ao cabeleireiro.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado abr 17, 2004 10:31 pm

Nãooooo... quem fica cego e com pêlos nas mãos são os meninos rabinos que fazem patetices à noite ;)

mas olhe, se ele fôr irrequieto tome cuidado com a tesoura, não lhe vá vazar um olhoi, ok ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Aleacim
Membro Veterano
Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)

sábado abr 17, 2004 10:32 pm

Obrigada isabel,

Eu para ser sincera já lhe aparei uma vez a franja...
mas acho que daqui a um mês ele vai precisar mais do que uma aparadela.
caso contrario, tenho de lhe arranhar um babete como os bebés.

fiquem bem
ana
Aleacim
Membro Veterano

sábado abr 17, 2004 10:35 pm

CasadeAnaval Escreveu: Nãooooo... quem fica cego e com pêlos nas mãos são os meninos rabinos que fazem patetices à noite ;)

mas olhe, se ele fôr irrequieto tome cuidado com a tesoura, não lhe vá vazar um olhoi, ok ?
eu??????? não...ai ele ficava era com aspecto de doente...tipo partes com pelo e partes sem pelo. vou-me informar de alquem que o faça, não quero submeter o Tó a uma tortura...eu a cortar o pelo devia ser giro. só dou apoio mental e quanto muito ajudo a segurá-lo. mas eu com uma tesoura era bonito de se ver... se bem que é tentador :o :o
sweetmoni
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 1:15 pm
Contacto:

domingo abr 18, 2004 9:54 am

Aleacim Escreveu:
CasadeAnaval Escreveu: Nãooooo... quem fica cego e com pêlos nas mãos são os meninos rabinos que fazem patetices à noite ;)

eu??????? não...ai ele ficava era com aspecto de doente...tipo partes com pelo e partes sem pelo. vou-me informar de alquem que o faça, não quero submeter o Tó a uma tortura...eu a cortar o pelo devia ser giro. só dou apoio mental e quanto muito ajudo a segurá-lo. mas eu com uma tesoura era bonito de se ver... se bem que é tentador :o :o
A Aleacim a cortar o pêlo ao cão,ia ser bonito,ia hehe :D
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

domingo abr 18, 2004 10:37 am

os meus, como também não gostam muito de calor, e no verão tomam banho na sua piscina (uma manilha, mas é mais fino dizer piscina ;) ) diariamente, quando o calor chega pego na máquina e rapo-os todos. Ficam um pouco ridículos, é verdade, mas pelo menos andam fresquinhos e felizes, e não tenho que os andar a escovar todo o santo dia.
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

domingo abr 18, 2004 1:40 pm

Olá,

a minha de pelo comprido, curiosamente, sofre menos com o calor do que a de pelo curto. O pelo protege-os tanto do frio como do calor.

Casa do Farol,

Rapa os seus cães com máquina? Como é isso?

A minha só leva uma aparadela :o
Aleacim
Membro Veterano

domingo abr 18, 2004 2:32 pm

bark Escreveu: Olá,

a minha de pelo comprido, curiosamente, sofre menos com o calor do que a de pelo curto. O pelo protege-os tanto do frio como do calor.

Casa do Farol,

pois, mas o calor deve apertar no meu pelo seu Pelo ser escuro...deve atrair mais o sol...tipo nós quando nos vestimos de preto no verão ;)

fiquem bem
Ana
bark
Membro Veterano

domingo abr 18, 2004 2:55 pm

Não afirmo, mas parece-me ter toda a lógico que assim seja... o tipo de pelo dos cães está intimamente ligado ao seu trabalho (cão de guarda, caça e tipo de caça, pastor, etc.) e ao seu habitat natural.

Posso apontar o Golden como exemplo pois é o que conheço melhor, a Casadofarol que me corrija se necessário(;)):

É uma raça oriunda da Escócia, Reino Unido, desenvolvida para o cobro da caça, tanto em campo aberto, como na água, pelo que apresenta uma pelagem densa e comprida, com uma camada de subpelo abundante e bem distribuida que o proteje das variações meteorológicas e da água.

Tem outra raças que podem servir de exemplo, como o cão de água português (Pedra!... acuda a qui :) ) e muitas outras.
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

domingo abr 18, 2004 3:05 pm

bark Escreveu: Tem outra raças que podem servir de exemplo, como o cão de água português (Pedra!... acuda a qui :) ) e muitas outras.
Raça oriunda de portugal, sem sub-pelo! ;)
O resto não quero estar aqui a cometer nenhuma gafe a Pedra que se acuse! :p
bark
Membro Veterano

domingo abr 18, 2004 3:50 pm

isabelnobre Escreveu: Raça oriunda de portugal, sem sub-pelo! ;)
O resto não quero estar aqui a cometer nenhuma gafe a Pedra que se acuse! :p
Ora bem! ;) :)

Aproveitar este espaço para promover o que é nosso :D

Embora o tipo de pelo do Cão de Água Português seja diferente do pelo do golden (parece-me que não tem subpelo) está adaptado à função dele. Sim ou não?

PEDRA! Acuda aqui :D
casadofarol
Membro Veterano

domingo abr 18, 2004 5:19 pm

bark Escreveu: Olá,

Casa do Farol,

Máquinas idênticas às que se usa na tropa :lol: :lol: :lol:
Escolho um pente mais compridito (15mm) e aí vai disto ;)
Mas olhe que ficam mesmo ridículos!!!! É só para quem não se rala com o aspecto deles no verão!
casadofarol
Membro Veterano

domingo abr 18, 2004 5:22 pm

Bark, esqueci-me de referir que, embora o pêlo os proteja também do calor, assim ficam mais fresquinhos. E é principalmente para poderem tomar 30 banhos por dia sem ficarem cheios de nós.
bark
Membro Veterano

domingo abr 18, 2004 5:28 pm

casadofarol Escreveu: [Máquinas idênticas às que se usa na tropa :lol: :lol: :lol:
Escolho um pente mais compridito (15mm) e aí vai disto ;)
Mas olhe que ficam mesmo ridículos!!!! É só para quem não se rala com o aspecto deles no verão!
'Tá me cá a dar umas ideias... 8) :D

Eles largam tanto pelo quando fazem a muda que nem me vou ralar nada com o aspecto ridiculo ;) :lol:
Responder

Voltar para “Cães”