AJUDA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
iviseu
Membro Júnior
Registado: sexta dez 14, 2001 8:20 pm

segunda jul 01, 2002 8:44 am

ola pessoal
adptei uma cadelinha, tem agora 2 meses e meio, mas ela ta a aprender tudo errado faz chichi em casa e na rua não faz absolutamente nada.
não sei o que fazer...
já me disseram que é cedo para ela aprender, mas tb já me disseram que temos de os ensinar desde cedo.
o que faço?
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

segunda jul 01, 2002 9:58 am

Ainda é realmente muito cedo. Até porque a cadela não deveria ir à rua até por volta dos 4 meses, que é quando termina a administração das primeiras doses de vacinas. A minha cadela só começou a fazer tudo no sítio certo por volta dos 8 meses. Até lá é preciso muita paciência, treino e... produtos de limpeza.

Primeiro, no que toca à limpeza, não deve limpar o local onde ela fez alguma necessidade com produtos que contenham amoníaco, tipo Sonasol Verdel, pois o cheiro destes produtos leva-os a fazer de novo no mesmo sítio.

O treino... coloque folhas de jornal do sítio onde quer que ela faça as necessidades. Depois é só ter atenção, tentar acertar na altura em que ela vai fazer alguma coisa e levá-la para cima das folhas de jornal. Deve sempre fazer isto sempre a seguir a comer, brincar e dormir, pois nestas alturas dá-lhes mais vontade. Sempre que ela fizer alguma coisa fora do sítio e desde que o descubra nos 5 minutos seguintes, repreenda-a (mas sem nada de esfregadelas nas fezes e coisas assim!!) e leve-a para os folhas de jornal, de maneira a mostrar-lhe que é ali que tem que fazer.

Na altura de começar a ir à rua, leve consigo uma folha de jornal para o passeio e ponha no chão para ela fazer o que tem a fazer, até ela associar a rua com as necessidades. Lembre-se também que a bexiga deles não é do tamanho da de um cão adulto e como tal, a frequência das visitas à rua tem que ser grande...

Ela vai começar a controlar os 'sólidos' mais fácil e rápidamente, o pior é o xixi, esse demora mais até começar a fazer no sítio certo. Até lá, é realmente preciso ter muita paciência e estar muito atento. ;)
iviseu
Membro Júnior
Registado: sexta dez 14, 2001 8:20 pm

segunda jul 01, 2002 3:53 pm

obrigado Kurika

eu tenho posto folhas de jornal e ja reparei que se ela tiver as folhas só faz lá em cima (menos mal). ela ja levou a primeira dose das vacinas, e daqui a 15 dias vai à 2º.
joanaguterres
Membro
Registado: terça jun 18, 2002 10:33 pm

segunda jul 01, 2002 4:16 pm

Se já faz no jornal já não é nada mau! ;) A minha cadela demorou muito mais tempo! Fazia por toda a casa...
Não se preocupe, não tarda nada ja faz tudo na rua! Aproxime agora as folhas de jornal da porta.Depois, quando as vacinas estiverem em dia e já poder ir à rua, leve-lhe um biscoito para, quando fizer necessidades, ela perceber que é correcto fazer na rua.
Felicidades!
Joana
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

segunda jul 01, 2002 5:16 pm

Pois... esqueci-me desse pequeno ENORME pormenor que a Joana referiu. Da mesma maneira que é importante repreendê-lo quando faz fora do sítio, é ainda mais importante recompensá-lo com muitas festas e um guloseima quando ele fizer no sítio certo! ;)
Responder

Voltar para “Cães”