Duvidas sobre criação

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

terça abr 20, 2004 2:24 pm

Boas,

Recebi, hoje, o seguinte mail (ocultei a parte da assinatura, para proteger a identidade do Sr. em questão):
ola, sou um apaixonado por cães, e penso em ser criador de cães a cruto prazo. e ando na internet á procura de criadores experientes que me possam ajudar nalgumas questoes. e então esta a escrever-lhe para se fosse possivel me responder a algumas questoes. a criação de caes atualmente é suficientemente rentavel para ser actividade unica? existe algum tipo de apoios ou patrocinios para este efeito?
agradeco a sua boa vontade pesso que men reponda por:
Ao qual respondi:
Caro Sr.;
A criaçao de caes so pode ser rentavel (ao ponto de ser unica actividade), se se optar por procriar os caes a torto e a direito, nao ter cuidados essenciais com os efectivos do seu canil, se tiver estomago para se descartar de todos os caes que por alguma razao nao possam ser procriados, se tiver unicamente as raças da moda, se nao gastar dinheiro em exposiçoes.
Mas isto nao e a verdadeira canicultura. Nao conheço ninguem que crie BONS CAES e viva disso.
Cumprimentos,
Diamantino Pedro
O que lhes venho pedir é que contribuam com a vossa opinião, de modo a que possa enviar ao Sr. em questão este tópico, para que ele possa ler outras ideias além da minha.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

terça abr 20, 2004 2:29 pm

Se um criador não vive só da criação que outras actividades é que tem? É que a criação também requer tempo e disponibilidade...?
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

terça abr 20, 2004 2:35 pm

SarahKay Escreveu: Se um criador não vive só da criação que outras actividades é que tem? É que a criação também requer tempo e disponibilidade...?
Eu sou gerente de uma firma comercial, conheço quem seja veterinário, quem tenha uma editora, quem para estar ligado aos cães tenha lojas do ramo, Hóteis caninos, etc.
O que convém é que sejam trabalhos com uma certa "fléxibilidade" de Horários.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

terça abr 20, 2004 2:40 pm

SarahKay: Para se ser criador também é preciso ter dinheiro. ;)

Casadotrevo, penso que há pessoas que não há qualquer resposta possível, porque por e simplesmente não a iriam entender. Acho que a pessoa que lhe enviou esse email não faz a mais pequena ideia do que significa criar cães. E nem vai saber porque pelas perguntas que lhe fez significa que ele acha que consegue ganhar muito dinheiro a custo nulo, assim que ele vir que criar cães não é a árvora das patacas concerteza que vai mudar de opinião e se for preciso nem lhe vai agradecer o tempo que gastou a responder-lhe.
Essa é a minha opinião.
Já li montes de emails similares a esse, alguns parecem ser para os apanhados mas pronto.
Já lhe respondeu, deu uma boa resposta, agora pronto.

Agora essa do patrocínio teve graça! :lol:
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

terça abr 20, 2004 2:47 pm

Caro Diamantino:
Concordo 100% com a resposta que deu a esse senhor.
Acrescento a minha opinião: um Criador é uma pessoa apaixonada por cães ao ponto de sacrificar uma grande parte do seu tempo livre (e do seu ordenado também) a fim de fazer Criação da raça que ama, tentanto melhorá-la e dá-la a conhecer pelos atributos que fez o Criador apaixonar-se por ela. Criar cães, na melhor das hipóteses dá lucro 0 (nem lucro nem prejuízo), mas provavelmente dará prejuízo. É uma coisa que se faz por amor, como criar um filho.
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

terça abr 20, 2004 3:31 pm

Na minha opinião penso que esse sr. deve pertencer aos "não sei quantos mil desempregados" e viu com escape a criação a garnel de cães, com o único intuito de ganhar dinheiro. O sr. em questão enganou-se no termo ele não queria dizer criador queria dizer "cadeleiro".
Na minha opinião deve ter pensado que "Agora tá na moda ter caezinhos de raça e tal e aqui está uma bela maneira de eu encher os bolsos"
Eis uma pequena amostra de como se estragam as raças, quando chegou a moda a Portugal dos Huskys era ver toda a gente a fazer criação a torto e a direito, infelizmente.
Nem sei que lhe diga em relação ao que dizer a esse sr., ainda pensa que está é com inveja.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça abr 20, 2004 6:43 pm

Eu cá respondia-lhe que há uma crise.
Que cada vez se vende cada vez menos porque as pessoas não querem gastar dinheiro.
Que conhece criadores que estão a oferecer cães das últimas ninhadas (houve um caso que contaram aqui - de samoiedos) porque se veêm nas mãos com cães que ninguém quer.
Lembre-lhe que uma ninhada pode ter 10 canitos e diga (mesmo que seja mentira) que só vende 1 ou 2.
E que os custos da ninhada são muito elevados.

Enfim diga coisas racionais e lógicas - que não devem andar muito longe da verdade - que lhe crie dúvidas na opção.

Era o que eu faria.
Tendo em conta o texto da criatura...
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça abr 20, 2004 6:57 pm

Esse senhor também me questionou e mandei-lhe uam resposta. Pelos vistos é um survey a nivel nacional :D

Não lhe respondi nada de mais, disse que teria de trabalhar muito e de ter muito dinheiro á partida para poder viver só disso... e não poderia viver só disso :D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça abr 20, 2004 7:33 pm

Última edição por SeaLords em domingo nov 23, 2008 3:21 pm, editado 1 vez no total.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça abr 20, 2004 7:57 pm

SeaLords Escreveu: E ninguém falou da parte do cheirar mal dos pés ? :p
Hummm, já ouvi falar disto em qualquer lado :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça abr 20, 2004 8:11 pm

nel Escreveu:
SeaLords Escreveu: E ninguém falou da parte do cheirar mal dos pés ? :p
Hummm, já ouvi falar disto em qualquer lado :lol:
eheheheh
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

terça abr 20, 2004 11:52 pm

è o que faz o desemprego. Criar actividades alternativas... depois queixam-se que nem dinheiro para comprar sabonete...
Claro que cheiram mal dos pés ;)
sealords, não chore, a mim tb ninguém me escreveu, mas mesmo que o fizesse, há uma coisita aqui no meu pc que eu chamo o delete e toca a andar.
Isabel
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

quarta abr 21, 2004 8:49 am

Pedra Escreveu: è o que faz o desemprego. Criar actividades alternativas... depois queixam-se que nem dinheiro para comprar sabonete...
Claro que cheiram mal dos pés ;)
sealords, não chore, a mim tb ninguém me escreveu, mas mesmo que o fizesse, há uma coisita aqui no meu pc que eu chamo o delete e toca a andar.
Isabel

Pois, mas se ninguém lhe responde, o senhor vai julgar que é má vontade, ou receio da competição, e quam vai pagar são os cães. Penso que é melhor explicar-lhe com números mesmo.
Estive a ver a minha contabilidade caseira: Desde o início do ano tive 2021 euros de despesas com os cães (inclui tudo, comida, expos, médico, conforto). Fazendo a extrapolação para o ano inteiro, dá-me cerca de 6000 euros de despesa (não incluo a amortização de despesas de canil, os cães iniciais, apenas as despesas correntes). Tenho actualmente uma ninhada, que deve ser a única do ano, que, a correr muito bem, vai gerar 5250 euros. Ou seja, com tudo a correr bem perco apenas 750. E se corre mal? Se aparecer uma parvovirose que me leve a ninhada toda? E se os cães não se venderem? (tinha 5 reservas, só 3 confirmaram o interesse) Vou ter que ficar com mais cachorros e sustentá-los. Mesmo que eu decidisse fazer 3 ninhadas: ficava a ganhar dinheiro, é verdade, mas teria que vender tudo e correr tudo bem. Esse senhor tem dinheiro próprio para aguentar com um azar? é que estar à espera dos cães para pagar as contas dá mau resultado.
Patrocínios? Eu tenho. O meu marido dá-me um patrocínio fantástico, tipo subsídio a fundo perdido, e nem me insulta muito quando tem que pagar as contas( eu sou professora, o meu ordenado não dava para isto) Aliás é sempre uma hipótese, casar bem, e penso mesmo ser a melhor sugestão a fazer ao senhor. :lol: :lol: :lol:
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

quarta abr 21, 2004 12:13 pm

casadofarol Escreveu: Estive a ver a minha contabilidade caseira: Desde o início do ano tive 2021 euros de despesas com os cães (inclui tudo, comida, expos, médico, conforto).
Ai a contabilidade e os maridos! O meu marido também fala na contabilidade, quando se lembra. Eu que não sou criadora, só tenho um cão a pilhas ;) em casa, que come pouco, sempre que começo a pensar no dinheiro que já gastei com ela... Só em produtos para o pêlo, nos últimos meses...
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quarta abr 21, 2004 12:13 pm

Não me empresta o seu marido????? ;) ;) ;)
Responder

Voltar para “Cães”