MNA Escreveu:
Agora a minha questão é a seguinte
Dá para um cão dominante deixar de o ser?? Se sim (espero), como?
Tentando tirar a opção do treinador (n quer dizer quen vá, pois talvez...)
Olá MNA
O facto de um cão ser dominante normalmente tem a ver com duas coisas que funcionam em simultãneo ou em separado: Carácter do próprio cão , educação do mesmo. Efectivamente há cães com predisposição mais dominante que outros.Também há cães que pela falta de treino , ou este mal feito , ou pelas atitudes evidenciadas pelos donos assumem posturas mais dominantes.
Mesmo que a dominancia seja de carácter , e mais se aplica nas outras situações , é possível controlar esses cães através de treino e de posturas correctas por parte dos donos.
Se quiser ter uma abordagem ao problema leia o artigo em ( ingles )
http://www.leerburg.com/dominac2.htm.
O treino a desenvolver não dispensa o acompanhamento por um profissional , isto é numa escola canina. Isto porque , de uma forma geral , o simples dono não fica habiliatado só pela leitura a desenvolver a capacidade de lidar com uma situação destas. Por isso ,aconselho quanto antes a frequência de uma escola com profissionais qualificados.
Em todo o caso digo-lhe prefiro um cão dominante que um tímido já que no caso do primeiro é muito mais previsível o seu comportamento e reacções.
Saudações