Sei que é um assunto muito controverso dai ir logo ao fundo da questão.
Estou a pensar seriamente em castrar o meu cão, apenas queria saber alguns dados técnicos de como é feito e tratamento depois.
-Quanto tempo demora a "cura" de pôs operação em geral..?
-O tal "colar" é obrigatorio em todos os cães? Por quanto tempo?
-Visto os testiculos serem totalmente removidos, ficara alguma cicatriz notável no mesmo lugar ou acabar por desaparecer?
Poderá parecer que me estou a preocupar com coisas parvas por uma questão tão importante para o cão, mas a decisão foi tomada por outras razões que como todos sabem varia de caso para caso.
Agradeço a quem me possa responder.
Cumprimentos
Castração, perguntas sobre alguns detalhes..
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Nós, lá em casa optámos por castrar o nosso SRD, as respostas que lhe vou dar, são relativas à minha experiência.sonic Escreveu: -Quanto tempo demora a "cura" de pôs operação em geral..?
-Visto os testiculos serem totalmente removidos, ficara alguma cicatriz notável no mesmo lugar ou acabar por desaparecer?
No mesmo dia, o nosso cão já andava em pé, mas só tirou os pontos passados uns 10 dias (se me lembro).
O colar é necessário para o seu cão não arrancar os pontos, portanto é aconselhável que o use até estes serem retirados.
O Zarco não tem nenhuma cicatriz.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
sonic Escreveu: Sei que é um assunto muito controverso dai ir logo ao fundo da questão.
Estou a pensar seriamente em castrar o meu cão, apenas queria saber alguns dados técnicos de como é feito e tratamento depois.
-Quanto tempo demora a "cura" de pôs operação em geral..?
Poderá parecer que me estou a preocupar com coisas parvas por uma questão tão importante para o cão, mas a decisão foi tomada por outras razões que como todos sabem varia de caso para caso.
Agradeço a quem me possa responder.
Cumprimentos
olá sonic,
1- Não sei o que quer dizer com cura exactamente... È a recuperação total da cirurgia? É quando começam a surgir as mudanças comportamentais?
Sobre a recuperação... não é uma cirurgia de barriga aberta, apenas se abre a pele. Não costuma dar problemas e no dia seguinte o animal está perfeitamente normal.
As mudanças comportamentais varia muito de animal para animal, mas demora umas semanas a notar-se.
2- O tempo médio que as suturas devem permanecer na pele, é de 8 a 10 dias. A sutura intra-dermica, é feita com pontos interiores e absorviveis, logo, não necessita de ser retirada. O colar usa-se para prevenir o animal de ir lá lamber e/ou arrancar os pontos, pelo menos até estes serem retirados. Se acha que o seu animal não vai lá... não ponha, mas é á sua responsabilidade.
3- A cicatriz é única e feita por cima da pele do pénis e não sobre os testiculos como acontece nos gatos. Se for bem feita e não ocorrerem problemas de infecção ou rotura de pontos, será practicamente invisivel ( apenas fica uma linha esbranquiçada) e em principio, dependendo do volume piloso do animal, ficará coberta de pêlo. De qualquer forma, os animais não tem as mesmas preocupações estéticas que nós... se ficar algo mais visivel.. também não é nenhum drama.
De qualquer forma... esponha essas duvidas ao veterinário que vai realizar a cirurgia, pois só ele lhe pode responder com mais exactidão sobre o que vai fazer.
Desde já o meu obrigado aos 2 pelas vossas experiências.
Só queria por mais uma questão final, ouve alguma alteração negativa no comportamento do vosso cão?
É que é estranho perceber se a "fuga" destes desce 90%, que o seu feitio em geral não seja afectado..
Não queria ficar com um cão mais "morto" e menos brincalhão.
Em resumo, a unica coisa que mudou foi mesmo a nível sexual? Certeza?
Obrigado
Só queria por mais uma questão final, ouve alguma alteração negativa no comportamento do vosso cão?
É que é estranho perceber se a "fuga" destes desce 90%, que o seu feitio em geral não seja afectado..
Obrigado
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Já contei a minha historia várias vezes neste forum, mas volto a repetir: Nos meus cães, as alterações incidiram essencialmente na diminuição da agressividade, da dominância e da tensão sexual. Em relação ao instinto de fuga, por motivos sexuais também diminuiu. De qualquer forma, castrar um animal que gosta de fugir para passear... não vai impedi-lo, porque não altera a sua personalidade.sonic Escreveu: Desde já o meu obrigado aos 2 pelas vossas experiências.
Obrigado
Em relação á menor actividade, á protecção territorial, á brincadeira, etc...em principio fica tudo igual. É obvio que se o animal era muito activo por causas sexuais ( cadelas em cio, lutas hieraquicas, etc...) a paragem com esse tipo de comportamento pode acarretar alguma diminuição de actividade fisica e consequentemente engordar mais um pouco.