Apito para chamar o cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

BeaRam
Membro
Registado: terça mar 09, 2004 5:06 pm

quinta abr 29, 2004 10:31 am

Alguém uso este dispositivo para chamar o cão?

A minha cadela é "lixada". Embora o treino básico efectuado tenha sortido um efeito muito bom no comportamento geral dela, nomeadamente no senta, de pé e especialmente na imobilização (já consegui que ela ficasse 10 minutos à minha espera à porta do café), na chamada o caso muda de figura.

Passo a vida a correr em direcção oposta para que ela não se afaste muito. Se eu fizer a chamada no recinto da escola não há problema, mas na praça onde moro ou na praia é o diabo.

O treinador diz-me que eu a deixo abusar (provavelmente é verdade).

Estou farta de dar voltas à cabeça para resolver o problema. Ela reponde mais ou menos à chamada, mas fica sempre a uma distância de "segurança".

Há dias encontrei o rapaz com o valente Dogue Alemão que responde à chamada quando o dono usa o apito.

Agradeço sugestões porque é cruxial este aspecto.

Já testei o processo da Jan Fennell e correu bem. Mas eu passeio-a a pé e não dá mutio jeito fugir no carro.

Obrigada

Beatriz
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta abr 29, 2004 11:50 am

Você só treina na escola? Se for o caso então isso é a causa do problema.

Tem que se treinar em todo o lado. Na escola, na rua, em casa, no local de férias... em todo o lado. Caso contrário, o cão só obedecerá na escola, ou obedecerá muito menos no exterior.~

Em relação ao apito, é uma ordem como outra qualquer. Use o comando de aqui e treine-a fora do recinto da escola e preferencialmente, na zona onde ela vive.

O apito é útil mas para cães que se afastam imenso (mesmo muito), tipo cães pastores.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta abr 29, 2004 12:00 pm

KROZ Escreveu: O apito é útil mas para cães que se afastam imenso (mesmo muito), tipo cães pastores.
ou de parar... ;)

Imagem
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
BeaRam
Membro
Registado: terça mar 09, 2004 5:06 pm

quinta abr 29, 2004 1:23 pm

Eu treino-a em todo o lado. E ela obdece (ainda não é obediência incondicional, mas lá vai), à excepção da chamada.

Eu faço os procedimentos correctos. Inclusivamente quando ela obedece à chamada, por norma eu não a prendo à trela, para que ela não faça a associação de "porto-me bem e não corro mais" e brinco com o churro, etc.

Ela precisava era de apanhar um susto valente quando eu a chamasse ela continuasse na vidinha dela ...

Se os apitos não dão bons resultados terei que puxar pela imaginação para resolver este problema (de qualquer modo já foi bem pior).

Obrigada pelas sugestões

Beijitos

Beatriz
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta abr 29, 2004 1:45 pm

Os apitos dão bons resultados. Treinei o meu com apito porque antigamente quando ele era mais calminho eu deixava-o ir à sua vida quando eu estava no café.
Mas o apito é o mesmo que um "aqui". Só que se o cão estiver longe o apito é melhor que berrar ou que assobiar alto.
RalphShark
Membro
Registado: quarta jul 30, 2003 1:01 pm

sábado mai 01, 2004 11:16 am

Essa do susto ocorreu com o meu Senna! Com o avançar da idade (tem agr 10 meses) sempre que o levava ao jardim mesmo em frente em minha casa, so atravessar a estrada, ele ao fim de dois minutos tinha a tendencia de fugir para casa e n responder ao meu chamamento, até que um dia ele ao fugir se assustou com uma carrinha k travou de repente. Foi remedio santo, já n foge e especialmente, já não vai para a estrada! É um risco aprender desta maneira, apanhou ele um susto e eu outro!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado mai 01, 2004 12:14 pm

É curioso este tema, porque há muito tempo, há mais de um ano, coloquei aqui exactamente este tópico.
O apito é bom para quem não sabe assobiar, como é o meu caso. Ou para quem perde o pio, salvo seja :lol:

Nalguns locais deixo os meus cães soltos, para correrem livremente. E já senti a necessidade de uma coisa dessas porque gosto de os deixar livres mas de uma forma controlada, não sei se me faço compreender.
Ora se eles se afastam, das duas uma, ou me ponho aos berros ou... não há controlo porque o assobio não sai.

Nunca encontrei apitos próprios para os cães mas, verdade seja dita, também nunca me esforcei muito. Mas ouvi dizer que o som do apito é ouvido por eles de uma forma completamente distinta de nós, pelo simples facto de esse som ser emitido numa frequência audível apenas por eles. Nós ouvimos apenas um sôpro sem expressão.

O Gary, o KROZ e outros, mais ligados ao treino, poderão fundamentar melhor isto. Aliás, também já ouvi dizer que esse som é de tal modo incomodativo para o cão que é servido para o calar quando ele ladra. Será mais uma daquelas bacoquices que se dizem àcerca de cães?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

sábado mai 01, 2004 1:49 pm

Há apitos para cães no Intermarche.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado mai 01, 2004 2:23 pm

Eu costumo chamar os meus cães e eles vêm logo...
Já com gatos é mais chato :D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sábado mai 01, 2004 2:59 pm

Um simples apito de arbitro serve para o efeito é tudo uma questão de hábito por parte do canito.

Cumprimentos

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado mai 01, 2004 6:02 pm

FAbarm Escreveu:Um simples apito de arbitro serve para o efeito é tudo uma questão de hábito por parte do canito.
Oh Tiago, deste-me uma ideia genial.
É que para além do apito de árbrito também vou passar a levar no bolso um cartão amarelo e um vermelho, que às vezes bem merecem :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
tonyV
Membro Júnior
Registado: sábado jun 07, 2008 8:05 pm

terça out 21, 2008 10:44 pm

Aproveitando que estou em dias de desenterranço, gostava de saber qual o alcance desses assobios (100-200metros?), e onde comprar!

Se me puderem ajudar agradecia, uma vez que o meu canito anda a ficar afoito nas incursões "fora de estrada" e hoje pregou-me um susto :?
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta out 22, 2008 5:44 am

Se andar à trela não prega sustos
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

quarta out 22, 2008 8:27 am

TonyV eu uso um ACME 211 (penso que seja esta a referencia)ha anos (16 +-)tem dois tons,um lado normal outro com "ervilha" e em baquelite e muito resistente.
Utilizei-o com bastante sucesso num pointer que era meu e em outros caes de amigos que nao respondiam muito bem ha chamada,segundo a minha experiencia os caes tendem a responder bem a este estimulo.
Por norma sao muito utilizados para trabalhar caes de pastoreio,de parar(como disse a cindelp) levantadores e retriviers(no que conheço o sucesso foi imediato por assim dizer).
Existem varios tipos de apitos altas frequencias tendem a ser mais indicados a grandes distancias(para fiel trails) os normais para distancias mais curtas ou em terrenos com cobertura mais densa o de ervilha para o mandar parar ou deitar conforme o ensino.
Por norma e o classico dois toques(curtos) para voltar junto do dono,um toque(curto) para virar no sentido oposto.
Com o tempo pode-se fazer mais combinaçoes mas de um modo sempre explicito para nao confundir o animal(nao tipo banda filarmonica :lol: como as vezes vemos em provas ou em certo pessoal).
tonyV
Membro Júnior
Registado: sábado jun 07, 2008 8:05 pm

quarta out 22, 2008 11:50 am

Pointerman Escreveu:TonyV eu uso um ACME 211 (penso que seja esta a referencia)ha anos (16 +-)tem dois tons,um lado normal outro com "ervilha" e em baquelite e muito resistente.
Utilizei-o com bastante sucesso num pointer que era meu e em outros caes de amigos que nao respondiam muito bem ha chamada,segundo a minha experiencia os caes tendem a responder bem a este estimulo.
Por norma sao muito utilizados para trabalhar caes de pastoreio,de parar(como disse a cindelp) levantadores e retriviers(no que conheço o sucesso foi imediato por assim dizer).
Existem varios tipos de apitos altas frequencias tendem a ser mais indicados a grandes distancias(para fiel trails) os normais para distancias mais curtas ou em terrenos com cobertura mais densa o de ervilha para o mandar parar ou deitar conforme o ensino.
Por norma e o classico dois toques(curtos) para voltar junto do dono,um toque(curto) para virar no sentido oposto.
Com o tempo pode-se fazer mais combinaçoes mas de um modo sempre explicito para nao confundir o animal(nao tipo banda filarmonica :lol: como as vezes vemos em provas ou em certo pessoal).
Muito obrigado pela informação completa :wink:
Se andar à trela não prega sustos
Se andar de trela no meio do mato/rio/montanha/pântano (meios sem pessoas e de difícil acesso) o dono não consegue providenciar o exercício que este tipo de cão necessita!

Além do mais o meu cão sempre respondeu ao meu assobio, mas uma vez que fui submetido a uma cirurgia e deixei de conseguir assobiar tenho de encontrar uma alternativa para o chamar e a mais lógica será um assobio, penso eu.
Responder

Voltar para “Cães”