Telejornal da SIC - Seguradoras e Raças perigosas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta abr 29, 2004 1:25 pm

Olá,
Hoje no Jornal da SIC da hora de almoço deu uma reportagem sobre a recusa de algumas seguradoras de fazerem seguros a 'raças perigosas'. Vejam logo à noite se puderem porque parece que no Jornal da noite da SIC vai dar de novo.

Aproveito para lembrar aos Sócios da AAR ( Associação Amigo do Rottweiler) que no próximo Domingo vai ter lugar a primeira jornada de Sociabilização, Educação e Treino na escola AGIDOG. Estas terão início no dia 2 de Maio. Posteriormente, ocorrerão no último fim-de-semana de cada mês.
Será desenvolvido um trabalho personalizado e dedicado. Estas jornadas irão estender-se a diversos locais do nosso pais sendo exclusivas e gratuitas para sócios.
Quem quiser inscerver-se como sócio ou saber mais sobre a AAR veja o site http://amigodorottweiler.com .

Abraços
Paulo C.
BeaRam
Membro
Registado: terça mar 09, 2004 5:06 pm

quinta abr 29, 2004 1:35 pm

As seguradoras sâo umas "tipas" porreiras. Só querem fazer seguros do que lhes interessa, ou seja do que não lhes dê despesas.

Nos casos em que for possível, sugiro que os donos tentem fazer seguro do cão nas seguradoras onde já tenham seguros de casa, recheio, etc. e tentarem pressioná-las no sentido de se não fazem do cão, então mudo os outros seguros todos para uma seguradora que aceite.

Elas vão ter que os fazer. Pois se o Governo obriga a segurar as seguradoras poderão tentar evitar, mas não se podem recusar

Beatriz
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quinta abr 29, 2004 1:35 pm

Esta lei, que a princípio pensei que fosse como todas as outras respeitantes a animais (que são só verbo de encher), está a começar a preocupar-me. Ainda esta manhã, andava com o Calvin no jardim (é um Lab de 4 meses, para quem não sabe) e vieram 2 polícias ter comigo porque o cão andava solto... Claro que andava solto, estava a brincar na segurança do jardim; de resto, anda sempre à trela. Estava a ver que me obrigavam a pôr-lhe um açaime... :roll:

No entanto, o que se aprende aqui no fórum dá muito jeito quando temos de discutir com as autoridades os registos, boletins de vacinas em dia, leis... e eles vêem-se obrigados a desistir de discutir com quem, por vezes, está mais bem informado do que eles...

Está a começar a cheirar a "caça às bruxas"... E fico preocupada por todos os donos que conheço que têm Rotts, Boxers, e outras raças que aquelas alminhas consideram "perigosas", que brincam com o Calvin todos os dias e que são as coisas mais meigas... Ninguém se lembra por um segundo que são os donos que fazem os cães...
linca
Membro
Registado: terça nov 25, 2003 12:45 pm
Localização: Bulky(boxer); Spock(dobermann) e Pipinha(chinchila)

quinta abr 29, 2004 2:19 pm

Boa tarde.

Beatriz nem tudo o que diz é verdade.
Passo a explicar...
As seguradoras são sociedades anónimas que perseguem fins lucrativos, ou seja, se eu me dirigir a uma seguradora e pedir para fazer o seguro do meu boxer eles claro que se podem recusar porque não é com um prémio de 25/30 €/ano que eles têm o risco salvaguardado. Normalmente aceitam mas com mais contratos feitos (ex. seguro de casa, carro, de vida etc).
Agora é assim se o governo impos esta lei ele sim tem que se responsabilizar e <B>nenhuma seguradora é obrigada a aceitar qualquer tipo de seguro</B>.
Isto já aconteceu a nível de mtos outros ramos cmo por exemplo...saiu uma lei em que as embarcações de recreio eram obrigadas a ter seguro. Nenhuma seguradora que eu conheça fez esse tipo de seguro...claro está que o governo teve de tirar essa obrigação.

Vamos esperar paar ver no que dá. :roll:

Cumprimentos,

Filipa
luisisn
Membro
Registado: quarta jul 02, 2003 2:22 pm
Contacto:

quinta abr 29, 2004 2:27 pm

mas deve haver algumas seguradoras que fazem seguros para cães de raça "perigosa".
julgo que nem todas o recusam em faze-lo.
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

quinta abr 29, 2004 2:37 pm

Olá,

acho que o termo "cães potencialmente perigosos" já é mau, e ainda por cima a SIC tirou o "potencialmente" e diz só " cães perigosos :evil: :evil: " :o :o
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta abr 29, 2004 2:38 pm

Boas tardes

A Companhia de Seguros Tranquilidade faz o seguro de responsabilidade civil dos cães e nem sequer faz questão na raça.

A minha cadela tem lá o seguro de 100 000 € e eu pago cerca de 32 €/ano
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
luisisn
Membro
Registado: quarta jul 02, 2003 2:22 pm
Contacto:

quinta abr 29, 2004 2:41 pm

kitten Escreveu: Boas tardes

A Companhia de Seguros Tranquilidade faz o seguro de responsabilidade civil dos cães e nem sequer faz questão na raça.

A minha cadela tem lá o seguro de 100 000 € e eu pago cerca de 32 €/ano
mas o que engloba esse seguro.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta abr 29, 2004 2:47 pm

O seguro de responsabilidade civil engloba tudo quanto diz respeito a responsabilidade civil, ou seja, se a minha cadela por exemplo for na rua e, como não é de Raça considerada potencialmente perigosa não existe a obrigatoridade de ir açaimada, morder em alguém a seguradora paga as despesas até 100 000 €, quem diz morder diz por exemplo arranhar um carro, ou seja, tudo quanto seja da responsabilidade do proprietário.

Mas atenção, para que pague, eu terei que provar que ela ía devidamente atrelada, que tem as vacinações em ordem, que está licenciada na Câmara Municipal, enfim que eu cumpri todas as minhas obrigações.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta abr 29, 2004 2:50 pm

Olá,
Ao que parece, muitas seguradoras estão a recusar simplesmente fazer seguros para certas raças mas para todas as outras fazem, o que leva a pressupor que não se trata de uma questão económica do preço do seguro ser baixo. Aliás, se fosse meramente pelo valor pago pelo segurado era uma questão de aumentá-lo! Assim teriamos gente apenas a queixar-se que os seguros eram elevados e não de que as empresas não fazem o seguro ( de valor nenhum!). Outras só fazem o seguro se efectivamente o segurado tiver mais seguros na empresa.
Eu tenho os seguros de responsabilidade civil relativos aos meus cães (Rottweiler) na tranquilidade e nunca me foi colocada qualquer barreira. A raça foi perguntada e consta da apolice (para que depois ninguém diga que não sabia de que raça os cães são ou que foram enganados). Graças a Deus nunca precisei de accionar o seguro, por isso não sei se as coisas funcionam bem ou não, mas em termos de aceitação do mesmo por parte da Tranquilidade, como já referi, não me foi colocada qualquer objecção. Aliás, até tenho uma redução de preço por ter dois seguros do mesmo ramo (Responsabilidade Civil - Animais).

Ah......o Boxer não está na lista de 'raças potencialmente perigosas' ;)

Abraços
Paulo C.
Última edição por PauloC em quinta abr 29, 2004 3:04 pm, editado 1 vez no total.
BeaRam
Membro
Registado: terça mar 09, 2004 5:06 pm

quinta abr 29, 2004 2:58 pm

Luisin,
Aqui vão as coberturas do seguro da Tranquilidade, é o mesmo que eu tenho para a minha cadela.

Susana, desculpe ter feito um copy da sua mensagem, mas não sei colocar o link (sou uma bocadito burra!)

"Então é assim:

Fui consultar o seguros do Tião e :

- Assistência médica e medicamentosa - 300€ por sinistro;
- Publicação de anuncios por desaparecimento - 50€ por sinistro;
- Guarda do animal em canil ou gatil - 300€ por sinistro;

num total máximo de 1250€ por ano.

e ainda:

- Responsabilidade civil extracontractual - 50.000€ por ano - quando o canito causa danos a terceiros.

A assistência médica e medicamentosa inclui: medicamentos prescritos pelo médico veterinário, Rx, internamentos, honorários do médico veterinário e há mais qualquer coisa de que agora não me lembro....

Esta opção custa 65€/ano, mas há mais barata.

Susana"

Até breve

Beatriz
sai
Membro
Registado: segunda jun 02, 2003 2:55 pm

quinta abr 29, 2004 3:11 pm

viva,
fui eu que dei a entrevista na sic, mas fiquei super desiludida, andei uma hora a falar, para depois passar so aquilo que todos sabem, não era esse o objectivo, ate me pediram para fazer um pequeno treino de obediencia com a uzzy visto ela andar na escola caneutile,para se mostrar um pouco do que se faz numa escola, enfim, tv.
falei da associação amigo do rottweiler e da jornada que vai haver no domingo e fiz o convit para lá irem, vamos ver, mas como nem sequer divulgaram o nome da associção, fartei-me dizer que era associada e quais os objectivos e o que se pode beneficiar atraves dela, mas nada, foi em vão.
so sabem criticar, agora enaltecer as qualidades destes animais é que não sabem, e era esse o meu objectivo.
nao consegui.
marta_vasques
Membro Veterano

quinta abr 29, 2004 3:27 pm

PauloC Escreveu: Ah......o Boxer não está na lista de 'raças potencialmente perigosas' ;)
Eu sei, PauloC, mas nem todos sabem... :roll: Como já houve gente que olhou para o meu cão e comentou: "este é daqueles perigosos", imagino o que não pensarão de um boxer... :roll:

E temos de concordar que as autoridades nem sempre estão tão bem esclarecidas ou conhecem a lei tão bem como deveriam... :roll:
marta_vasques
Membro Veterano

quinta abr 29, 2004 3:48 pm

Sai,
Realmente a reportagem foi curtíssima! É pena, havia tanto para salientar e discutir acerca desta lei (e estou certa que o fez; foi pena eles não mostrarem)...
Ainda assim, não achei que resultasse mal. Até pelo facto de se referir que só existe 1 Tosa Inu registado em Portugal fez com que esta idéia brilhante soasse ridícula... E pareceu-me que o próprio tom da reportagem - o governo legisla, as seguradoras esquivam-se, os donos não sabem o que fazer e fica tudo em águas de bacalhau - reforçou, de certo modo, a ironia da coisa...

Além disso, se queriam mostrar uma imagem de um Rott perigoso, a sua fez precisamente o contrário: mostrou ser obediente, afectuosa e brincalhona! ;)
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quinta abr 29, 2004 3:53 pm

Artigo 7.o
Obrigatoriedade do uso de coleira ou peitoral e açaimo ou trela1 — É obrigatório o uso por todos os cães e gatos
que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou
peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer
forma, o nome e morada ou telefone do detentor.
2 — É proibida a presença na via ou lugar públicos
de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e
sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à
trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais

estava aqui a discutir com um polícia que me dizia que o uso de açaimo era obrigatório, alguém me pode explicar o ponto 2?
Responder

Voltar para “Cães”