quinta mai 06, 2004 10:29 am
Olá Raquel21,
Antes de mais seja bem vinda ao nosso fórum.
Quanto ao seu cachorro, ele é realmente uma ternurinha. Quanto á raça, não me parece á primeira vista que seja de raça mas sim um rafeiro, mas não se importe com isso. O que interessa é que ele é lindo, saudável e é o seu melhor amigo. Quanto ao resto, não é importante se aquilo que deseja realmente ter é um companheiro, amigo e dedicado.
Agora , aproveitando para dar uma palavrinha ao membro Guida-f:
Parece que a Guida continua equivocada acerca da denominação de rafeiro.
Penso que nunca ninguém lhe disse que um cão de raça que não possua registos é um rafeiro.
Se ambos os pais forem da mesma raça, embora não possuam documentos, os cachorros são da mesma raça dos pais. Até porque as características desses cachorros serão exactamente iguais ás do seus progenitores. E claro que não poderão participar em exposições, mas podemos dizer que o nosso cão pertence á raça X.
Um cão de raça é aquele que partilha sinais característicos iguais.
São estes sinais e caracteristicas que o distinguem de outras raças.
Por exemplo, o Pastor Alemão e o Boxer pertencem embora sejam ambos caes tem características tão marcadas e diferentes que não temos qualquer dúvida a que raça pertence cada um deles.
Se no entanto fossemos cruzar um Pastor Alemão com uma Boxer iríamos obter cães completamente diferentes dos pais e já não poderíamos dizer que os cachorrinhos pertenciam á raça X ou Y. Esses seriam rafeiros. Se isto é verdade para o cruzamento entre dois cães de raças especificas, se falarmos então no cruzamento entre dois cães de raça indeterminada é claro que não haverá qualquer duvida que as crias serão rafeiros e ponto final.
Agora pergunto: E assim tão importante para a Guida que o seu cão tenha um rótulo?
No meu caso, tenho uma cadelinha, a Rita que a mãe é uma caniche pura e o pai é um rafeirito.
A Rita é muito parecida com um caniche de pelo frisado, no entanto quando me perguntam se a Rita é um caniche eu respondo : NÃO! E rafeira.
Como vê o rotulo a mim não me interessa, o importante é que a Rita é a minha “menina”, a minha amiga. O resto são pormenores sem importancia.