Veganismo e revolta

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
vegan2004
Registado: sábado mai 08, 2004 4:41 pm

sábado mai 08, 2004 4:49 pm

Como reacção à forma como os animais são tratados e àquilo que se passa nos matadouros, sentimentos muito fortes são compreensíveis e inteiramente justificados. Mas eu acredito que a nossa inabilidade – tanto pessoalmente como como um movimento – para lidar com a nossa revolta de uma forma construtiva é um dos maiores obstáculos ao avanço do movimento da libertação animal.

Com o passar do tempo, as pessoas tendem a lidar com a sua raiva de diferentes maneiras. Algumas voltam-se para os protestos e manifestações, algumas gritam, ou abraçam o ódio ou o sarcasmo. Outras afastam-se da sociedade e rodeiam-se apenas por pessoas que pensam da mesma maneira, olhando para a sociedade como uma grande conspiração contra o veganismo. Eu não acredito que qualquer destas atitudes faça muito por ajudar a sociedade a tornar-se mais compassiva.

Uma abordagem diferente é tentar manter um ponto de vista optimista e um sentido de humor. Desta forma é mais fácil continuar no activismo e evitar a atitude fundamentalista de “dono da verdade”, e também se torna possível interagir de forma positiva e construtiva com os outros.

Infelizmente, não existe nenhum caminho fácil para construir e manter um sentido de humor.

Uma sugestão é recordares-te sempre do teu objectivo final. No meu caso, é a diminuição do sofrimento. Se eu me permitir a mim próprio ser miserável por causa da miséria no mundo, estou a acrescentar mais sofrimento ao já existente no mundo. Mais fundamentalmente, eu estou a dizer que a não ser que a utopia seja imediatamente estabelecida, então não é possível ser feliz. Logo o meu objectivo é, à partida, irrealizável.

Para que alguma mudança se dê no mundo, temos de convencer os outros a pensarem para além de si próprios. Nós devemos estar dispostos a fazer o mesmo. Tal como nós queremos que os outros vejam para além da satisfação a curto prazo de seguirem hábitos e tradições, nós temos de avançar para além da nossa revolta para uma advocacia efectiva (e.g. avançar para além os gritos e dos cânticos para uma abordagem construtiva e educacional). Se eu alego que não posso ser feliz – que sou um escravo da minha situação – como posso eu esperar que os outros ajam de forma diferente?

Também é útil manter uma perspectiva histórica. Compreendo que não sou a primeira pessoa a indignar-se pelo estado das coisas no mundo. Posso aprender pelos erros e pelos êxitos daqueles que vieram antes de mim.

Poucas pessoas chegaram a uma visão iluminada do mundo por si próprios e de um dia para o outro. Precisei de mais de um ano após a minha exposição inicial a estas questões para me tornar vegetariano, e ainda mais depois disso para me tornar vegan. Se eu tivesse sido tratado com desprezo e raiva devido às minhas ideias feitas e racionalizações patéticas (em retrospectiva), certamente nunca me teria tornado vegetariano.

A minha história não é única. Não apenas ela mostra as desvantagens da raiva e os benefícios da paciência, como também mostra que não deves desistir dos teus amigos se eles não reagem à informação da forma que tu gostarias. Fugir dos teus amigos porque eles não adoptam imediatamente as tuas ideias vegan não apenas de afasta daqueles a quem precisas de chegar, como perpetua o estereotipo do infeliz fanático sem outra vida que não seja fazer queixas.

“Lutar” contra o sofrimento é a única maneira de construir um mundo melhor; criar felicidade e alegria como partes de uma vida ponderada e compassiva pode ser ainda um instrumento mais poderoso para promover a mudança.

Enquanto existir vida consciente na Terra, existirá sofrimento. A questão é o que fazer com a existência que foi oferecida a cada um de nós. Podemos escolher acrescentar a nossa própria fúria e sofrimento ao resto, ou podemos dar um exemplo ao simultaneamente trabalhar para aliviar o sofrimento e levar uma vida alegre, com significado, e preenchida.
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

sábado mai 08, 2004 5:59 pm

Boas!!!

Epa!!!

Só uma pergunta!!

Imaginemos de 100% da humanidade era Vegan ou vegetariana...precisariamos provavelmente de ENORMES campos de cultivo...verdade??? onde punha os animais todos???

Abraços,

Arcanjo
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

sábado mai 08, 2004 6:36 pm

Gosto muito destes textos "ciêntificos" sem serem assinado e de fontes pouco credíveis...

Somos omníveros e pessoalmente como mais depressa uma picanha que um bife de soja :p
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado mai 08, 2004 6:38 pm

È um óptimo substituto para um sonífero :D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sábado mai 08, 2004 7:09 pm

Não...Mais tópicos destes não........ Tenham dó!!!!!!!!!!!!!!!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sábado mai 08, 2004 11:36 pm

Olá

Que insensiveis!!!

Eu lutarei (até que a alma me doa) para que o vegetarianismo e o veganismo se implantem a fundo na nossa sociedade!

Não encontro outro modo de fazer descer o preço da carne!!
Um abra&ccedil;o
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado mai 08, 2004 11:46 pm

gary Escreveu:

Eu lutarei (até que a alma me doa) para que o vegetarianismo e o veganismo se implantem a fundo na nossa sociedade!

a fundo ou no fundo :p ?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

domingo mai 09, 2004 12:05 am

gary Escreveu: Olá

Que insensiveis!!!

:D Contem comigo!!! Para quando é a manifestação? 8)
MNA
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 6:39 pm

domingo mai 09, 2004 7:03 am

Oh por favor, eu já como salada :D
Eu não consigo passar uma semana sem comer carne. Eu tbm acredito que às vezes matam em excesso, isso já não gosto. Mas se eles 'matarem' só o suficiente, émuito melhor.

Mas, isto n quer dizer que eu vá ser vegetariana, era preciso santa paciência :o paa mim
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo mai 09, 2004 10:52 am

OLá

Eu já disse aqui várias vezes que faço muitas refeições à base de vegetais. Não propriamente por motivos de carácter ideológico, mas porque reconhecidamente a alimentação vegetariana ou, se preferirem, à base de vegetais é muito mais saudável. Tenho essa experiência ao longo de vários anos e julgo que está provado cientificamente que assim é.
Mas não sou radical e o que se passa é existir um extremar de posições. É o oito ou oitenta.

O que penso sobre estas atitudes activistas sobre o veganismo é que têm um efeito perverso. Em vez de terem um efeito moralizador e pedagógico, ao contrário provocam o extremar das posições do tipo "abaixo a couve e viva o bife".

Eu julgo que ninguém é indiferente à forma cruel como os animais de consumo são tratados desde a criação ao abate. Mas o que existe da parte do público em geral é uma enorme passividade em relação a essa crueldade. A pessoa prefere ignorar do que incomodar-se com isso. A vida já tem tantos problemas...
Julgo que a intenção desses movimentos consiste em alertar as consciências em face dessa passividade. Mas o efeito é realmente perverso.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo mai 09, 2004 10:54 am

repetida
Última edição por nel em domingo mai 09, 2004 1:42 pm, editado 2 vezes no total.
Ramses
Membro Júnior
Registado: segunda abr 05, 2004 9:16 am

domingo mai 09, 2004 11:55 am

O membro Vegan2004 falou muito e disse pouco. Gostaria de lembrar que este fórum é para discussão de assuntos relacionados com cães e afins. Não me parece que seja o melhor canal para devaneios pseudofilosóficos.
Saber viver em sociedade é saber respeitar os outros membros dessa sociedade.
"Lutar" contra os retrógados comedores de carne e querer impôr o vegetarianismo como forma e sinal de evolução da condição humana, parece-me tão grave ou ofensivo como os ideais da Inquisição ou do fundamentalismo Islâmico.
Deixe lá de armar em Torquemada do Vegan e respeite quem não "evoluiu" ao seu encontro.
Já agora queria apenas dizer que a sua senda pelos caminhos do conhecimento ainda agora começaram, e por consequência, o/a senhor/a é uma pessoa profundamente igmorante, porque se não o fosse não viria para aqui pavonear os seus parcos conhecimentos sobre a humanidade e as suas capacidades de relação, evolução e respeito para si mesmos e para os animais que os rodeiam.
O conhecimento enaltece o espirito e aproxima as pessoas, trazendo uma nova capacidade de nos olharmos e respeitarmos.
Saber mais é ser mais humilde
Já agora deixo uma dica; vc escreve muito mal e perde-se no seu próprio delíro. O seu texto raia a incongruência, e só é possível chegar ao fim e lê-lo após um grande esforço de concentração.
continue a mandar postais...
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

domingo mai 09, 2004 12:00 pm

Só queria saber porque é que este conjunto de tópicos teve de ser colocado em dois fóruns, porque é que não se colocou isto nos milhentos tópicos sobre o assunto existentes e porque é que vieram falar disto ao fórum dos cães.
A quem me souber responder muito obrigado, porque isto vai para além da minha compreensão.
noricum04
Membro
Registado: domingo mai 09, 2004 10:39 am

domingo mai 09, 2004 12:04 pm

Para quem acusa os outros de escreverem muito e dizerem pouco... este ramsés é um pro. de português frustrado...
Ramses
Membro Júnior
Registado: segunda abr 05, 2004 9:16 am

domingo mai 09, 2004 12:11 pm

[quote=noricum04]
Para quem acusa os outros de escreverem muito e dizerem pouco... este ramsés é um pro. de português frustrado...
[/quote]

Explique-se... sff. Gostaria de saber como detectou que sou um frustrado. Já que faz a acusação em público...

Obrigado.
Responder

Voltar para “Cães”