"Prova de ração"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda mai 10, 2004 3:53 am

Boas,
Alguns de vocês sabem que sou um bom garfo e aprecio um bom prato.
Mas fora isso, todos vocês têm o sentido gustativo apurado de modo a destinguirem o sabor da carne, peixe, cereais, legumes, etc.
Bom, este tópico deve-se á perplexidade de várias pessoas ( comerciantes de rações, pet-shops, distribuidores e representantes de rações, colegas meus e mesmo amigos membros deste fórum...) quando provo as amostras, a ração exposta ou utilizada pelos mesmos.
Muitos me chamam maluco. Para quê provar uma ração se no rótulo tem lá toda a informação escarrapachada.
Embora com os processamentos actuais de rações haja reduzidos riscos de saúde para a minha “maluqueira”, há sempre o risco de uma “cozedura” mal feita e levar com uma gastrite como os meus cachorros há 2 anos atrás.
Mas de facto tenho por hábito provar as rações, mesmo correndo o risco.

Claro que há rações que pelo aspecto nem vala o esforço provar. Mas essas apenas pelo preço podemos imaginar os ingredientes. Provavelmente são boas para alimentar hamsters ou cobaias.

1- Rações que sabem a “corn flakes”, a pão sem sal ou flocos de cereais para mim são de descartar, já que o sabor condiz com o rótulo: 1º ingrediente- cereais em grande
percentagem. Normalmente a proteína anda pelos 20 / 22% e a gordura pelos 09/12%.

2- Rações que sabem a subprodutos típicos de matadouros de aves (isto para quem esteja familiarizado com o cheiro das fábricas de subprodutos á base de penas de frango). Estas rações por vezes têm valores relativamente altos de proteína de origem animal (no entanto de que serve a proteína extraída das penas das aves? Para uma boa qualidade das unhas dos cães?).
Poderão ser rações de manutenção razoáveis, dependendo da quantidade de gordura incorporada.

3- Rações que sabem a um misto das 2 primeiras com % de proteínas acima dos 23%.
Como sabem mais a flocos de cereais que outra coisa, deduzo que a proteína venha sobretudo de origem vegetal, onde a soja é um bom componente.
A proteína será apenas para “inglês ver”, pois o resíduo fecal será idêntico aos pontos anteriores e a assimilação também idêntica.

4- Rações que sabem ligeiramente a “torresmo”, embora no rótulo mencionem” carne e subprodutos de origem animal”. Estas rações têm normalmente % de proteína acima dos 26%. Pelo menos sabem a carne. Embora tenham subprodutos, ou estes não são á base de penas, ou então as percentagens não são maioritárias.
Não me posso queixar deste tipo de rações, embora a quantidade diária por cabeça seja um pouco elevada. Tudo depende do teor de gordura.

5- Rações que sabem mesmo a “torresmo” e que na sua maioria mencionam “carne de aves”, por vezes “borrego”. Normalmente têm % de proteína de 25% a 33% e gordura de 15 a 22%. É neste rol que aparecem as rações “premium” (nem todas, pois algumas o sabor enquadra-se no ponto anterior). No entanto o sabor a “torresmo” (carne), convence-me que a proteína vem de origem animal ( carne mesmo e não penas).

No que respeita á gordura(isto tem mais a ver com a textura que propriamente com o sabor) :
1- Há aquelas que são completamente “secas” e que se formos ver têm abaixo dos 10% de gordura. Bom para coelhos...
2- Aquelas que são ligeiramente engorduradas mas que não conseguimos sentir gordura na mão. Por vezes têm 30% de gordura no rótulo, mas duvido que seja verídico.
3- Aquelas que são muito “oleosas” mas quando partimos o crocante, este é seco por dentro. Parece que a gordura é incorporada no final do processamento e serve também como conservante. Normalmente são “premium” com % entre os 15 e 20%.
4- Aquelas que são “gordurentas” mas se partirmos o crocante, a gordura está repartida pelo seu interior. Normalmente são “premium” com % entre 15 e 22%.
5- Aquelas que extravasam em gordura, deixando as mãos completamente ensopadas. Normalmente dão-lhe o nome de “semi-húmidas”. Por vezes ultrapassam os 22% de teor. Pessoalmente acho um exagero.

Por mim prefiro aquelas que correspondem ao ponto 5 no que respeita ao paladar, e ao ponto 4 no que respeita á gordura.

Já estou habituado a me chamarem “ET”. Mas mesmo assim pergunto: Algum de vocês já tem feito este tipo de “experiência”?
Para não ser o único “maluco”, conheço 3 veterinários que também têm o hábito de “provar” ração.

Agradecia a todos vós, especialmente á Sealords que comentassem este tópico, uma vez que se bem que tenha alguns fundamentos técnicos, na sua maioria são empíricos, resultantes da experiência : cães vs rações e respectivos resultados (e provas de ração, claro está).


PS: Porque será que uma ração que tem como ingrediente “carne de frango” sabe a “torresmos” ( carne de porco)??? Bem, pelo menos sabe a carne... se bem que não aprecie torresmos...
:?
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

segunda mai 10, 2004 8:27 am

Última edição por SeaLords em domingo nov 23, 2008 3:40 pm, editado 1 vez no total.
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

segunda mai 10, 2004 9:08 am

Eu, também provo sempre.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SarahKay
Membro Veterano
Mensagens: 991
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

segunda mai 10, 2004 9:12 am

Eu por acaso também provei a dos gatos, mas o meu namorado prova sempre, tanto a ração como os biscoitos....

Não vejo qual é o mal! Quando trabalhei no ramo de hotelaria havia um senhor que vendia um produto para matar baratas que não fazia mal à saude e ele para comprovar isso comia uma colher do pó!!! Isso sim fazia-me muita confusão!
AndLemos
Membro Veterano
Mensagens: 1060
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm
Localização: Dogue Bordéus, Husky Siberiano, Siamesa

segunda mai 10, 2004 9:23 am

SarahKay Escreveu: Eu por acaso também provei a dos gatos, mas o meu namorado prova sempre, tanto a ração como os biscoitos....

Não vejo qual é o mal! Quando trabalhei no ramo de hotelaria havia um senhor que vendia um produto para matar baratas que não fazia mal à saude e ele para comprovar isso comia uma colher do pó!!! Isso sim fazia-me muita confusão!
UHG, que nojo Sara, comer pó para matar baratas... :o :o :o :o
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

segunda mai 10, 2004 9:54 am

SeaLords Escreveu: Só me resta dizer que este fang é mesmo "esperto dos cabeça". ;)
Nem mais. Eu tinha jurado a mim próprio não participar mais em tópicos sobre rações porque normalmente não se passa disto: a ração X é melhor do que a ração Y, numa atitude exactamente igual à apreciação dos detergentes: o OMO é melhor do que o TIDE...
Mas o autor do tópico suscitou-me a curiosidade e, normalmente, as suas intervenções valem muito para mim.

O Gary já uma vez disse aqui (ou no chat, não me lembro) que também provava as rações. E disse-o com toda a naturalidade: "Cllaro que provo as rações, qual o problema?".
Na altura, numa fase em que ainda andava indeciso sobre a escolha da ração, lembro-me ter provado uma e digo-vos, é melhor do que muitos aperitivos.
A propósito, qualquer dia, juntamente com os cajús e amendoins, prego uma partida aos meus convidados e sirvo-lhes umas bolinhas de ração :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
izabella
Membro Veterano
Mensagens: 317
Registado: sábado fev 02, 2002 12:33 pm
Localização: 2 gatos; 3 cães; 11 peixes

segunda mai 10, 2004 10:05 am

Eu as vezes tenho vontade de provar mas não tenho coragem.
Mas há umas que cheiram tão bem!!!!!!!!!!!!!! :oops: :oops: :oops:
Imagem
<strong>Lu....</strong>
angie_bcl
Membro Veterano
Mensagens: 506
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am
Localização: 2 cadelas e um cão

segunda mai 10, 2004 10:06 am

Olá,

eu só provo se o cheio for agradável :lol:
Já experimentei algumas vezes a ração, algumas delas para incitar os cachorros a comer. Devo dizer que a ração para cachorro é muito mais saborosa. A de adulto, por vezes só o cheiro já me faz desistir. Houve uma altura uma ração que experimentei porque tinha cores diferentes, e cada cor correspondia a um ingrediente, lembro-me de ter experimentado os vermelhos para verificar se eram mesmo de cenoura e não só corantes, e não é que sabia mesmo a cenoura.

Os biscoitos esses sabem a bolachas integrais, existem uns em forma de osso que até são mais estaladiços que as ditas! IAM, IAM.
Os recheados já não gosto mas eles adoram por isso não os posso alimentar conforme o meu gosto, senão andavam sempre a fazer dieta de produtos integrais. 8)
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda mai 10, 2004 10:46 am

bahh.... lá fui eu provar a ração. Torresmos... é capaz... não gosto disso e também não me agradou o sabor da ração :D por isso está tudo ok!
Rainbow
Membro Veterano
Mensagens: 1761
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
Localização: Um cão(Rugas)

segunda mai 10, 2004 10:55 am

Por acaso,ração nunca provei,mas dantes dava uns snacks ao Rugas que tinham um aspecto delicioso :p Mas também nunca os provei... :roll:

Apesar deste assunto já estar bastante debatido,acho sempre interessante a troca de opiniões e ideias sobre as rações...Estamos sempre a aprender ;)
Abraços a todos:
Rainbow
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Tchinho
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm
Localização: 1 cão, 2 gatos, 2 coelhos, pássaros e peixes

segunda mai 10, 2004 1:38 pm

Eu já provei todas as rações que já comprei para o Tião :oops: , tenho gostado de todas. Também provo as dos gatos e a dos coelhos ( guloseimas ) :lol:

Uma vez tive que ir a Lisboa comprar a ração, pois aqui onde moro estava esgotada e demorei 3 horas a ir e vir, estava com tanta fome que abri o saco da ração e toca de comer punhados de ração pela boca abaixo :D :D .... quando cheguei a casa, não tinha fome mas tinha dor de barriga :(

A dos coelhos, também me faz dor de barriga :oops:

Também costumo provar os schmackos de leite, os dentarask... sabem bem :lol: :lol: :lol: :p
izabella
Membro Veterano
Mensagens: 317
Registado: sábado fev 02, 2002 12:33 pm
Localização: 2 gatos; 3 cães; 11 peixes

segunda mai 10, 2004 1:58 pm

Eu já provei todas as rações que já comprei para o Tião , tenho gostado de todas. Também provo as dos gatos e a dos coelhos ( guloseimas )

Uma vez tive que ir a Lisboa comprar a ração, pois aqui onde moro estava esgotada e demorei 3 horas a ir e vir, estava com tanta fome que abri o saco da ração e toca de comer punhados de ração pela boca abaixo .... quando cheguei a casa, não tinha fome mas tinha dor de barriga

A dos coelhos, também me faz dor de barriga

Também costumo provar os schmackos de leite, os dentarask... sabem bem
tchinho és um granda maluco :lol: :lol: :lol: :p :p :p :p
Imagem
<strong>Lu....</strong>
Tchinho
Membro Veterano
Mensagens: 1809
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm
Localização: 1 cão, 2 gatos, 2 coelhos, pássaros e peixes

segunda mai 10, 2004 2:17 pm

Izabella eu sou uma rapariga :D :D :D :D
izabella
Membro Veterano
Mensagens: 317
Registado: sábado fev 02, 2002 12:33 pm
Localização: 2 gatos; 3 cães; 11 peixes

segunda mai 10, 2004 2:24 pm

Desculpa Susana eu vi o teu nome mas entretante tive uma branca e nunca mais me lembrei mas não deixas de ser uma maluquita :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Imagem
<strong>Lu....</strong>
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

segunda mai 10, 2004 4:36 pm

Rainbow Escreveu: Apesar deste assunto já estar bastante debatido,acho sempre interessante a troca de opiniões e ideias sobre as rações...Estamos sempre a aprender ;)
De acordo. Aliás, os novos membros que se inscreveram aqui recentemente ou que têm dúvidas sobre rações, muito naturalmente colocam as suas dúvidas. Um dos primeiros tópicos que criei logo quando me inscrevi foi exactamente sobre rações.

Eu vou explicar melhor por que motivo já não ligo a este tema e por que motivo acho que ele deixa de ser construtivo e, antes, prejudicial.
Eu adoptei uma marca de ração e não conto mudar porque alterar e/ou variar a alimentação do cão é-lhes prejudicial. Sigo à risca este princípio e não creio que ele seja seguido por muita gente, que passa a vida a fazer experiências.
Eu também fiz algumas experiências num período de tempo relativamente curto, por motivos que não interessará muito explicar aqui para não tornar a mensagem muito longa. Mas quando encontrei a solução, deixei de dar importância às marcas de rações.

Eu quando critico que se discutem as rações com a mesma atitude de apreciação dos detergentes, claro que estou a ironizar, mas preocupa-me que se façam experiências a torto e a direito com os cães e isso de facto não é nada saudável. É que usar o Tide e logo a seguir o Omo e logo a seguir ainda o Ariel, sinceramente, acho que isso é perfeitamente irrelevante, até porque estou convencido de que são todos iguais.

Quando li o texto de apresentação do Fang, que aliás é muito interessante, pensei logo no reverso da medalha: olha, lá vai a malta toda trincar as rações e fazer experiências com os bichos, coitados, que não têm culpa nenhuma.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”