O meu cao morde- nos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jocas
Mensagens: 1
Registado: sábado jul 06, 2002 4:04 pm

sábado jul 06, 2002 8:24 pm

Tou angustiada! Sempre ansiei por um Cao! Agora que tou mais disponível, arranjei um Xhih- Tzu!!! Morde nos a nos os donos e tem ataques de FURIA. Que nem na loja, a lavar, nem o Veterinário podem fazer nada dele!

Que fazer?


jinhos*********
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

sábado jul 06, 2002 9:05 pm

Ora muito bem

Comprou um Shitzu e não sabe escrever o nome da raça do cão?
1º sinal de alarme. Significa que não pesquisou o suficiente
2º Finalmente tem tempo para ter um cão? Ora mais uma, falta de experiência.


Na minha opinião e desculpe a franqueza o que lhe falta é pulso para dominar o cão. Fale com um treinador de cães sem falta de forma a evitar que crie uma situação sem retorno...

E boa sorte

Vasco
Última edição por VascoV em sábado jul 06, 2002 10:15 pm, editado 2 vezes no total.
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado jul 06, 2002 9:10 pm

Pois....
Se é que não criou já...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Jany
Membro
Mensagens: 90
Registado: sexta fev 15, 2002 6:41 pm
Localização: Java (Cadela Cocker Spaniel)

sábado jul 06, 2002 10:07 pm

Realmente o ideal teria sido, devido a inexperiencia, antes de arranjar o cao, pesquisar bastante sobre os comportamentos da raça e principalmente como treinar o seu cao.

E claro que irao sempre acontecer situaçoes inexperadas e nem todos os caes tem comportamentos comuns (talvez devido a cruzamentos, por vezes desconhecidos pelos compradores...) mas e sempre uma ajuda.

Mas pronto o necessario a fazer no momento e tomar uma atitude de "lider" quanto o cao tenta mostrar-se superior tendo esses ataques de furia e morder. Ou seja nada de fugir e mostrar medo. Desde o firme NAO a um sopapo (com a intensidade apenas necessaria) tera de fazer ver ao seu cao que e voçe que e o lider!

Espero ter ajudado um pouco, mas se pesquisar neste forum existem muitos topicos de obediencia bastante uteis (experiencia propria)
Elsa
Membro Veterano
Mensagens: 818
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 cão d'água português; 1 Castro-Weiler e 3 gatos.

domingo jul 07, 2002 11:02 am

Olá,

Das duas uma, ou o seu cão nasceu com um defeito de carácter ( tipo sindrome do cocker furioso) que o predispõe para a agressão ou têm uma grande falha de educação que o tornou " arrogante", ou seja o chefe da matilha que impõe a sua vontade aos seus subordinados ( donos) através de dentadas.

Analizando a situação, baseando-me apenas naquilo que disse, Pode ser um mistura explosiva das duas situações, pois já existem aí muitos shitzus comprados em lojas, provenientes de produtores de cães sem escrupulos ou de amadores ignorantes que resolveram brincar aos criadores para fazer umas massas.
Depois têm a situação de você não ter experiência nenhuma com cães e não ter pesquisado bem sobre a raça. Isso vai implicar uma série de erros fatais na educação e lide do cão, bastante frequente nestas raças pequenas, pois coitadinhos eles são tão giros, tão pequeninos, tão sensíveis... mas depois ahhhh afinal também têm dentes!!!!

Enquanto que o dono de um rottweiler está consciente de que têm que levar o seu cão ao treino senão não têm mão nele, as pessoas com cães pequenos acham isso, um absurdo, uma perda de tempo e uma perda de dinheiro. Mimam o cãozinho demais e depois dele verificar que ao minimo capricho os donos obdecem-lhe, apartir daí esse comportamento furioso será constante. Os donos ainda tentam lidar com a situação evitando perturbá-lo ou fazendo tudo o que ele quer e só recorrem a alguém que os ajude, muitos anos depois quando já tão naquela de não aguentarem mais e se isto não se resolver o cão terá de ser posto a dormir ou é abandonado. Ás vezes é tarde de mais...

Cães pequenos assim há aos milhões...

Bem, analizando as soluções:

- Em relação à carga genética " má" que ele possa ter, já não há nada a fazer.. você é que escolheu mal o cão, agora há que aguentar.

- 1ª coisa a fazer é dirigir-se a um veterinário que saiba lidar com problemas comportamentais. Ele irá receitar uns medicamentos que podem ajudar a que o cão fique mais calmo e menos irritável em casa. Depois dará instruções aos donos como proceder de forma a colocar o cão de volta no seu lugar de subordinado e não de chefe. TODOS os elementos da familia terão que colaborar. Este tratamento pode durar anos e o cão pode nunca voltar a ser como era.

Pode ao mesmo tempo ir a uma escola de treino e colocar o seu problema ao treinador ( verifique que ele sabe lidar com problemas comportamentais ). A obediência aliada a alguma treino de descondicionamento da agressão fará muito bem ao cão e a si, pois aprenderá a compreender a psicologia canina e a controlar o seu cão ou qualquer outro que lhe venha parar às mãos.

Existe uma terceira hipótese remota, mas sem mais dados é impossivel dizer.. mas a agressão descontrolada de um cão também pode ser devido a tumores cerebrais que podem causar alterações de comportamento mais ou menos radicais, geralmente para a agressão. De qualquer forma penso que seja muito pouco provável, mas não queria deixar esta hipótese de lado.

Espero que consiga resolver essa delicada situação o mais depressa possivel e se o erro foi seu.. que tenha aprendido uma lição com este cão: Nunca se compra um cão por impulso!
Existem milhares de livros sobre cães, sobre as raças, sobre o seu comportamento, sobre educação.. etc.. Só se compra um cão depois de muito bem informado, evita muitas chatisses e desagradáveis surpresas!

De qualquer forma não se iniba de pedir ajuda sempre que necessite. Ninguém sabe tudo e cada cão é único na sua personalidade. Boa sorte. ;)
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

domingo jul 07, 2002 3:09 pm

Excelente intervenção, Elsa.
Não se pode adiantar mais.
Contudo seria desejável saber a idade do animal, se o tem há muito tempo, se foi sempre assim ou se o comportamento é recente.Haverá alguma causa próxima ?
Em todo o caso, tente uma escola de obidiência.
Em princípio devem ter experiência de situações semelhantes e poderão ajudar.
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

domingo jul 07, 2002 3:09 pm

Excelente intervenção, Elsa.
Não se pode adiantar mais.
Contudo seria desejável saber a idade do animal, se o tem há muito tempo, se foi sempre assim ou se o comportamento é recente.Haverá alguma causa próxima ?
Em todo o caso, tente uma escola de obidiência.
Em princípio devem ter experiência de situações semelhantes e poderão ajudar.
JAntunes
Membro Veterano
Mensagens: 498
Registado: quarta jul 03, 2002 7:16 am

segunda jul 08, 2002 4:49 am

Acho que foram aqui dadas otimas sugestões.

Qual dela é que vai seguir ?
Responder

Voltar para “Cães”