ATAAC

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta mai 13, 2004 10:07 pm

Visto que misteriosamente o tópico que abri desapareceu... abro outro mas desta vez faço um resumo.

Contra alguns rumores que ouvi, a ATAAC está em funcionamento, e sempre esteve.

Era só isto.
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

quinta mai 13, 2004 10:10 pm

Tenta manter o tópico na 1ª página, como ias fazer com o outro. ;)
KROZ
Membro Veterano

quinta mai 13, 2004 10:15 pm

Não apaguem todos os dias que isto de andar sempre a repetir-me cansa.

Apaguem pelos menos dia sim dia não :D
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quinta mai 13, 2004 10:18 pm

:lol:

Preguiçoso... :p :roll: :oops:
KROZ
Membro Veterano

quinta mai 13, 2004 10:29 pm

Entao repete tu :p
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quinta mai 13, 2004 10:38 pm

:o
KROZ Escreveu:Contra alguns rumores que ouvi, a ATAAC está em funcionamento, e sempre esteve.
:roll: :p
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mai 13, 2004 10:48 pm

Kroz, desculpe a pergunta , mas no primeiro tópico que abriu referia algo sobre a obediência de competição e a obediência do dia a dia não serem compativeis. Ora este é um tema muito interessante, inteiramente relacionado com cães e o seu treino - uma temática deveras importante! -não quer aprofundar? :)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

sexta mai 14, 2004 9:56 am

Kroz, será que poderia colocr aqui o mapa de como se vai para a ATAAC :D ..... vi da outra vez, mas não decorei :oops: .... gostava de lá ir este fim de semana, falar com o treinador, em relãção ao Tião ;)
josecruz
Registado: quinta abr 29, 2004 11:43 am

sexta mai 14, 2004 11:01 am

Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

sexta mai 14, 2004 11:45 am

Obrigada ;)
KROZ
Membro Veterano

sexta mai 14, 2004 12:57 pm

Não liguem muito ao site porque está bastante desactualizado em vários sentidos. Mas o mapa está correcto.

Nynf, já falamos disso, agora vou primeiro almoçar e depois quando voltar, que não sei quando vai ser, eu escrevo qualquer coisa.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta mai 14, 2004 7:46 pm

Ficamos à espera.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
KROZ
Membro Veterano

sexta mai 14, 2004 8:18 pm

Bom, então vamos lá.

Obedience e Obediência.

A primeira refere-se à vertente de competição, a segunda é o que todos conhecemos.

O que disse prende-se ao facto de que a obedience está um pouco afastada daquilo que o dono comum necessita para viver como seu cão em comunidade. Aqui não importa o que realmente é bom e o que realmente interessa. Nem sequer importa trabalhar de acordo com estudos de etologos. O que interessa em obedience é obedecer às regras da competição.

Vejamos ponto a ponto as falhas de obediencia para a vida real.
(atenção que vou referir-me a obedience)

Junto: Este é feito com o cão colado à perna e a olhar para o dono. Para mim é mais lógico o cão no seu dia a dia andar em frente a olhar para a frente de modo a ver onde anda. E andar colado, é um pouco incómodo. O cão não necessita de olhar para nós para nada. O seu ângulo de visão dá-lhe a capacidade de conseguir ver-nos mesmo estando ele um pouco à nossa frente.

Busca: Um cão civilizado não o é por saber ir buscar um pau ou não. É bom o cão o fazer pois assim faz exercicio enquanto brinca, mas é dada importância demais a este comando.

Recusa de alimento: Este é um dos mais ridiculos. O cão é ensinado a recusar o alimento de alguém após o dono dar a ordem. Longe do dono ele come. Ou seja, é mais educado pedir a quem está a dar comer ao cão para não o fazer ao invés de dar a ordem ao cão para não o comer. E se não estivermos presente, podem dar tudo ao cão e ele comerá. Qual o interesse?

Box: Um dos exercicios de elite é conduzir um cão à distância a um local demarcado. Mas aqui não se trata de obediência. O cão aprende para onde ir pois aprende que tem que se deitar no centro de uns pinos que se encontram ou num certo local. O cão não é conduzido. O cão usa a sua memória e sabe o que fazer nesse exercício. Pelo menos devia pois mesmo assim não é assim tão fácil. Agora obediência a sério, é conduzir o cão nuclearmente sem existirem quaisquer pistas e ser o dono a dar as ordens para o cão ir em frente até o dono dizer para virar etc etc.

E muitos mais exercicios há mas a finalidade é sempre a mesma... regras.

Depois, há o facto de recompensar um cão materialmente. Muitas cães habituam-se a isso e depois só trabalham com comida ou bola, ou então trabalham sem isso, mas muito mal.

Esta é a realidade de práticamente todas as escolas civis. E é o que estamos a tentar contrariar na ataac.

Podia explicar mais exercicios, mas agora tenho de ir jantar :D. Depois com as respostas eu desenvolvo se necessário.
Última edição por KROZ em sexta mai 14, 2004 9:34 pm, editado 2 vezes no total.
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

sexta mai 14, 2004 8:54 pm

KROZ Escreveu: ...Esta é a realidade de práticamente todas as escolas civis. E é o que estamos a tentar contrair na ataac.
...
Contrair ou Contrariar?
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

sexta mai 14, 2004 9:05 pm

uh!!!

Acho que me vou fazer sócia e ir lá com o Ruby... tenho é que continuar a ensiná-lo a andar de carrinha...

Talvez para o ano, quando tiver supostamente ganho o meu money no Verão.
Responder

Voltar para “Cães”